Rádio Acesa FM VR: 2024-03-24

sábado, 30 de março de 2024

Campeã mundial de Muay Thai é homenageada em Barra Mansa

Hillary Ribeiro, de 21 anos, venceu neste mês competição internacional na Tailândia
A lutadora barra-mansense Hillary Ribeiro, que conquistou o título mundial de Muay Thai, disputado na Tailândia, através da academia na qual a atleta treina regularmente, foi homenageada na noite de quarta-feira (27) pela Secretaria Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL).
 
Representada pelo secretário Bruno Oliveira e o coordenador Elias da Corbama, a pasta entregou para a jovem de 21 anos uma medalha e um troféu como forma de reconhecimento por Hillary ter representado o município mundialmente.
 
Com início no mundo da luta aos 14 anos, Hillary praticou outros tipos de artes marciais como jiu jitsu, taekwondo, judô e karatê, mas se encontrou no Muay Thai. No último sábado (23), a lutadora fez sua estreia na modalidade de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla em inglês), em evento realizado no município.
 
No encontro com os representantes da Secretaria, a jovem contou um pouco sobre sua experiência no mundial. “Foi um desafio muito grande, minha primeira viagem internacional, algo novo e diferente para mim. Acabei lutando abaixo do meu peso por não ter me adaptado ao fuso horário e com a alimentação local, mas no final deu tudo certo e pude sair com o título mundial”, relatou Hillary.
 
O secretário Bruno Oliveira parabenizou a lutadora por sua conquista. “Gostaria de felicitar a Hillary por ganhar o título mundial e representar o nosso município internacionalmente. Quero frisar que nossa pasta sempre se esforça ao máximo para atender todas as modalidades do esporte em Barra Mansa”, ressaltou.
 
De acordo com o treinador de Hillary, Ricardo Jesus, a arte marcial é um esporte que faz bem tanto para a saúde física quanto para a mental. “Temos alunos que chegaram aqui com problemas de ansiedade e conseguiram ter uma melhora absurda nesse sentido. Nossa região tem uma grande quantidade de atletas qualificados, mas nossa maior dificuldade atualmente é o financeiro, já que temos poucos patrocinadores para nos ajudar com recursos em campeonatos fora da cidade”, contou o treinador.

Crianças da ala pediátrica do Hospital do Retiro recebem visita do “Coelho da Páscoa” em Volta Redonda

Pacientes internados e em atendimento ganharam uma tarde divertida em celebração à data, comemorada no próximo domingo (31)

O “Coelho da Páscoa” saiu da toca para visitar as crianças da ala pediátrica do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), o Hospital do Retiro, em Volta Redonda. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 28, para os pacientes internados e em atendimento da unidade médica, que ganharam uma tarde divertida em celebração à Páscoa – comemorada neste domingo (31).

Com a visita do coelho, a comemoração foi em dobro para dois pacientes que receberam alta nesta tarde, como o pequeno Mateo Amorim, de dez meses, que se manteve sorridente no colo da mãe Andie Amorim durante a passagem do coelho, que chamou muita atenção por ser gigante, com aproximadamente dois metros de altura.

“Hoje é um dia especial porque estamos saindo do hospital, e a visita do ‘Coelho da Páscoa’ completou a nossa felicidade. O Mateo teve que ficar internado por causa do diagnóstico de diabetes, estávamos aqui desde sexta-feira (22). A iniciativa do hospital em trazer o coelho para visitar as crianças é muito útil, pois a internação é um momento de fragilidade que causa dor aos familiares, e com essa visita nos distraímos. O Mateo ficou completamente empolgado, só temos que agradecer”, disse Andie.

A Maria Vitória, de dez anos, disse que nunca tinha visto um coelho tão grande em toda vida. “Achei muito legal a visita, estou feliz porque vou sair hoje do hospital e passar a Páscoa em casa, e o coelho me deixou ainda mais alegre. Ele me abraçou e ainda tirou foto comigo, vou me lembrar para sempre desse momento”, disse a paciente.

A mãe de Maria Vitória completou: “Essa visita é fundamental para as crianças que estão doentes se sentirem mais acolhidas, principalmente para as famílias que vão passar a Páscoa no hospital”, citou Dejanira Rodrigues.

A diretora-geral do Hospital do Retiro, Márcia Cury, comentou que nas datas comemorativas como a Páscoa e o Natal a unidade médica faz questão de oferecer atividades diferenciadas para os pacientes, sempre pensando no acolhimento e bem-estar.

“Em todas as datas comemorativas o Hospital do Retiro promove ações buscando humanizar o atendimento, e na Páscoa não poderia ser diferente”, disse.

Rio+Saneamento mantém canais de atendimento em funcionamento durante feriado de Páscoa

A Rio+Saneamento informa que manterá em funcionamento os canais de atendimento a clientes durante todo o período do feriado de Páscoa - também conhecido como Semana Santa -, que começa na sexta-feira (29/03) e vai até o domingo (31/03) . Os serviços funcionarão 24 horas por dia por meio do telefone 0800 da concessionária e de 6h à meia-noite pelos canais digitais.

Por meio do 0800 772 1025 (Capital) e 0800 772 1027 (Região Metropolitana e interior), o cliente pode ligar ou enviar mensagem via WhatsApp para solicitar todos os serviços, como segunda via de conta e reparos, obter informações sobre abastecimento e aderir à conta digital e ao débito automático.

Os consumidores também têm à disposição o site riomaissaneamento.com.br e o aplicativo Cliente Rio+, que reúnem informações sobre serviços, segunda via e detalhamento das contas e endereços das lojas de atendimento. Nas redes sociais, a Rio+Saneamento possui perfis ativos no Instagram e no Facebook para estreitar a comunicação com o consumidor.

Já as lojas de atendimento presencial retornam ao funcionamento normal, das 9h às 16h, na segunda-feira (01/04).

Centenas de pessoas acompanham as tradicionais encenações da Paixão de Cristo em Barra Mansa

Apresentações aconteceram no distrito de Rialto e no bairro Vista Alegre

A tradicional encenação da Paixão de Cristo, no distrito de Rialto, em Barra Mansa, levou às ruas diversas pessoas, nesta sexta-feira (29). A iniciativa, que é promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultura, tem como objetivo marcar a data na qual Cristo foi julgado, morto e crucificado, de acordo com a crença cristã. A Paixão de Cristo relata os últimos dias de Jesus na terra, antecedendo o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, encerrando a Semana Santa. A encenação também aconteceu no bairro Vista Alegre, na Estrada Quatis-Vista Alegre.

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, disse que esse evento é uma forma de fortalecer a fé das pessoas e proporcionar um dia de comunhão nas comunidades. “A cada edição dessa encenação é uma surpresa diferente. Ver as pessoas se emocionando diante desse marco tão significativo para os cristãos é indescritível. Estamos muito felizes, pois mais uma vez esse evento foi um grande sucesso”, expressou Bravo.

Maria Aparecida Evangelista, moradora de Rialto, disse que todo ano faz questão de acompanhar a encenação. “É sempre muito emocionante acompanhar essa encenação. Ver de perto o que aconteceu com Jesus Cristo fortalece a nossa fé e nos aproxima mais de Deus, independentemente da religião”, relatou Maria.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Botafogo goleia e põe a mão no bi da Taça Rio

Tiquinho abraça Júnior Santos comemorando um dos gols do Alvinegro (Crédito: Úrsula Nery/Agência FERJ)
O Botafogo colocou a mão no bi da Taça Rio ao golear o Boavista, por 4 a 0, na primeira partida da final, disputada na noite desta quarta-feira (27/03), no Elcyr Resende, em Bacaxá.

Tiquinho Soares (duas vezes), Junior Santos e o jovem Yarlen marcaram os gols do Alvinegro, que pode perder por até 3 tentos de diferença no jogo de volta, domingo (31), às 18h30, que ficará com o segundo título seguido da Taça Rio.

Já o Verdão de Saquarema só resta vencer por 5 gols de vantagem para faturar o troféu, ou por 4 de diferença para levar à decisão para os pênaltis.

Flamengo e Fluminense vencem na Copa Rio Sub-20

O Flamengo venceu o Madureira por 3 a 2 nesta quarta (27), na Gávea. A partida foi válida pela 4ª e penúltima rodada da fase de grupos da Copa Rio Sub-20. Lucas Silva, Adriel e Gusttavo marcaram os gols.

Essa foi a segunda vitória dos Garotos do Ninho que chegou a 6 pontos, avançando para a terceira posição, com o mesmo número de pontos que o Nova Iguaçu, segundo colocado do grupo A.

Na última rodada, o rubro-negro encara a Portuguesa, na Gávea, às 15h, no próximo sábado (30).

Já o Fluminense chancelou sua ida à semifinal, de forma antecipada, ao vencer o Audax por 3 a 0. João Lourenço, Chrysthyan Lucas e Fabinho fizeram os gols do confronto no Estádio Vale das Laranjeiras.

Tendo 100% de aproveitamento no torneio, com quatro vitórias em quatro jogos, o tricolor é o líder isolado do grupo B, com 12 pontos. O Botafogo é o vice-líder da chave, com nove pontos.

O Flu encerra a fase de grupos também no próximo sábado (30), contra o Bangu, às 15h, Vale das Laranjeiras.

Outros resultados:

Boavista 2 x 4 Sampaio Corrêa

Nova Iguaçu 0 x 4 Vasco

Portuguesa 1 x 1 Volta Redonda

Idoso é resgatado em situação de abandono numa residência no bairro Açude, em Volta Redonda

Um homem de 75 anos foi resgatado em situação de abandono pela rede de proteção ao idoso de Volta Redonda nesta quinta-feira (28). Ele foi encontrado em situação insalubre e sem condições de subsistência dentro da própria casa, no bairro Açude I, após equipes da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) acionarem a Patrulha de Proteção ao Idoso, serviço ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O idoso foi encontrado deitado sobre uma cama e com muita sujeira ao redor, como restos de comida, roupas, recicláveis e fezes de animais pelo imóvel, o que causava um forte odor. Não havia alimento ou água potável. Ao lado da cama do homem, as equipes encontraram um cão de estimação. O animal ficou agressivo com a presença dos profissionais e foi necessário chamar o Corpo de Bombeiros para que eles o contivessem.

Diante dessa situação, o idoso recebeu os primeiros cuidados ali mesmo no imóvel e foi encaminhado ao Hospital Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro. Segundo informações obtidas pela Patrulha do Idoso no local, o homem, natural do estado da Bahia, não tem familiares vivos e mora sozinho na casa. O caso está sendo acompanhado pela rede de proteção ao idoso do município, que inclui a Patrulha de Proteção e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

“Gostaria de parabenizar a todos os servidores envolvidos: Saúde, Corpo de Bombeiros, mas em especial aos agentes da Patrulha do Idoso - guarda Ana Lúcia e o psicólogo Victor, por mais um caso de sucesso. É importante ressaltar que esse caso se tratou de um resgate de uma vida. Que casos como esse sirvam de exemplos para que possamos estar cada vez mais vigilantes e atentos aos nossos vizinhos, amigos e que a população continue nos auxiliando, através de denúncias, a garantirmos a proteção a essa parcela tão vulnerável da sociedade”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Como denunciar abusos

Quem tiver conhecimento de violência ou situação de abuso e maus-tratos contra idosos deve procurar a Patrulha do Idoso, através do Nuai (Núcleo de Atendimento ao Idoso), que funciona na delegacia da Polícia Civil de Volta Redonda.

Homem morto com tiros de metralhadora em Barra Mansa é identificado

Foi identificado como Jonatan Ferreira Moreira, de 35 anos, conhecido como 22, o homem assassinado na tarde desta quinta-feira (28) em Barra Mansa. O crime ocorreu dentro de uma oficina mecânica na Vila Coringa. Imagens de segurança registraram o homicídio.

Os bandidos – pelo menos três – chegaram num carro prata, desembarcaram armados e seguiram em direção da vítima. As imagens não mostram o momento exato da execução (veja o vídeo abaixo). Em seguida, os atiradores fugiram no mesmo veículo.

Informações preliminares dão conta que pelo menos cinco tiros foram disparados de metralhadora. O socorro chegou a ser chamado, mas o rapaz morreu na hora. Após a perícia, o corpo será levado para o IML de Volta Redonda. A Polícia Civil vai apurar autoria e a motivação do crime.

Vigilância Sanitária de Volta Redonda intensifica fiscalização na Semana Santa

Equipes estão inspecionando mercados e peixarias para garantir a qualidade dos produtos comercializados, já que as vendas aumentam nesse período
Com a proximidade do feriado da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa) e da Páscoa (celebrada no domingo, dia 31), o setor de fiscalização de alimentos da Vigilância Sanitária de Volta Redonda vem efetuando inspeções em estabelecimentos comerciais do município que trabalham com produtos típicos da ocasião, como supermercados, peixarias e chocolatarias. As equipes estão inspecionando e emitindo orientações sobre as boas práticas no comércio de ovos de páscoa e chocolates, assim como de pescados.

De acordo com a Vigilância Sanitária, foram vistoriados até o momento 100% das peixarias do município e grandes unidades em diversos bairros. O coordenador da Vigilância Sanitária, Carlos Amaro Chicarino, explica que essas ações promovem mais segurança na hora da compra.

“A equipe de fiscais da Vigilância Sanitária intensifica o programa de fiscalização aos estabelecimentos que comercializam pescados nesta época do ano, por conta do aumento das vendas. Quanto mais consumo, maior o risco de contaminação se o produto não estiver adequado. O trabalho da Vigilância Sanitária visa garantir um produto de qualidade na mesa da população”, comentou Amaro.

A coordenação da Vigilância Sanitária ressalta que umas das orientações que está sendo trabalhada pela equipe é a exigência de que pescados salgados, inclusive o bacalhau, têm que ser conservados sob refrigeração.

Confira algumas orientações da Vigilância Sanitária sobre como fazer uma avaliação de um pescado fresco:

- Pele brilhante, úmida, tonalidade viva, sem lacerações;
- Muco ausente. Quando característico da espécie, deve ser aquoso;
- Escamas unidas entre si, fortemente aderidas à pele, translúcidas e com brilho;
- Carne firme, elástica e aderida aos ossos;
- Opérculo (membrana que reveste guelras) rígido, deve oferecer resistência a sua abertura;
- Guelras róseas ou vermelhas, úmidas e brilhantes. Ausência ou discreta presença de muco translúcido;
- Órgãos internos bem definidos;
- Olhos salientes, transparentes e brilhantes;
- Odor suave ou ausente.

quarta-feira, 27 de março de 2024

Jovem é baleado na barriga em Barra Mansa

Um jovem, de 23 anos, foi baleado nesta quarta-feira (27) em Barra Mansa–RJ. O crime aconteceu no bairro Nova Esperança. As informações são da Polícia Militar.

O rapaz contou à PM que estava sentado próximo a um supermercado quando dois criminosos em uma moto passaram atirando. O tiro acertou a barriga e saiu pela costela.

O baleado foi socorrido e levado para a Santa Casa.

Ainda de acordo com a PM, o jovem disse que possui duas passagens pela polícia: uma por tráfico de drogas e outra por assalto à mão armada.

O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa como tentativa de homicídio e está sendo investigado.

Jovem é morto a tiros em Resende

Um jovem, de 23 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde desta quarta-feira (27) em Resende–RJ. As informações são da Polícia Militar.

O crime aconteceu na Rua Projeta II, no Morro do Cruzeiro. A vítima morreu no local.

A cena do crime passou por uma perícia para ajudar a Polícia Civil nas investigações. Em seguida, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda (RJ).

O caso foi registrado na delegacia de Resende e está sendo investigado. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre prisões e motivação do crime.

Homem é flagrado com material que usava no corte de pedras na cidade de Angra dos Reis

Uma equipe de policiais militares identificaram nesta terça-feira (26) o corte e beneficiamento ilegal de pedras no Encruzo da Enseada. A ação se deu durante cumprimento de ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Disque Denúncia, através do programa Linha Verde (0300 253 1177).

Quando passavam pela Avenida Vereador Benedito Adelino, os agentes flagraram um homem que vinha realizando o corte de diversas pedras além de um espaço utilizado para depositar grande quantidade de pedras já cortadas, degradando uma área com cerca de 300 metros quadrados. 

Durante a fiscalização, os policiais questionaram acerca das licenças necessárias, mas o homem informou que estava realizando o serviço para uma outra pessoa e que, segundo ele, não haveria nenhuma documentação. 

Ainda segundo o suspeito, todo o material vinha sendo retirado do bairro Banqueta. Com ele foi apreendido ainda uma marreta de seis quilos, uma maceta, uma alavanca de ferro e sete ponteiros de diversos tamanhos. 

A ocorrência foi registrada na 166ª DP, com base no artigo 60 da lei 9605/98.

Uma pessoa fica ferida em acidente envolvendo caminhão, moto e carro de funarária em Angra dos Reis

Um acidente entre um caminhão, uma moto e o carro de uma funerária deixou uma pessoa ferida na tarde desta quarta-feira (27) na Rodovia Rio-Santos (BR-101), em Angra dos Reis–RJ. O acidente aconteceu na altura do km 495, na pista sentido Paraty, por volta de 16h.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima foi socorrida e levada para o Hospital Municipal da Japuíba. Não foi informado em qual veículo ela estava.

O estado de saúde da vítima não foi divulgado.

De acordo com a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, por volta de 17h45, o trânsito estava fluindo com lentidão nos dois sentidos.

Neste mesmo horário, o congestionamento era de 4 km no sentido Mangaratiba (RJ) e 5 km no sentido Paraty.

Até a publicação desta reportagem, a PRF não havia informado as causas do acidente.

Encontrado o corpo do homem que desapareceu em naufrágio em Angra dos Reis

O corpo do homem desaparecido em um naufrágio de uma embarcação no mar de Angra dos Reis–RJ foi encontrado por uma equipe de buscas dos bombeiros na tarde desta quarta-feira (27).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o barco em que ele estava naufragou após bater em uma pedra na madrugada de sábado (23), por volta de 4h, próximo à Ilha de Búzios, na Baía da Ilha Grande.

Após quatro dias de buscas, o corpo da vítima foi encontrado entre a Ponta dos Meros e a Ilha dos Meros, na Ilha Grande.

A embarcação que naufragou estava com dois tripulantes e cinco passageiros. As outras seis pessoas foram resgatadas sem ferimentos.

A Marinha do Brasil informou ainda que um procedimento interno será instaurado para investigar as causas e circunstâncias do acidente.

Policiais agem em local de desmatação em Paraty

Pelo menos 10 árvores foram encontradas cortadas nesta terça-feira (26), em Paraty, no Sul Fluminense, por policiais militares do Comando de Polícia Ambiental que averiguavam denúncias de crimes ambientais encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).

Agentes relataram que, segundo as quatro denúncias recebidas, na localidade da Prainha de Mambucaba, vinha ocorrendo dentro de um sítio, supressão de vegetação dentro de uma área de preservação permanente. 

Durante a fiscalização no local, foi identificado uma casa de cor amarela em construção, citada na denúncia, onde atrás dela foram identificadas árvores de porte médio cortadas e vegetação suprimida, com indícios de utilização de motosserra. 

Todo o material lenhoso proveniente do corte das árvores estava, segundo os policiais, acondicionado no terreno ao lado da casa, totalizando cinco metros cúbicos de degradação no local. 

Uma pessoa que estava no local foi perguntada a respeito das autorizações ambientais necessárias para as intervenções, mas informou ser o pedreiro da obra, contratado pela dona do empreendimento. De acordo ele, na semana anterior, uma equipe teria ido ao local para cortas as árvores. 

Diante dos fatos e com base no artigo 39 da lei 9605/98, os policiais procederam à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Conselheiro tutelar e motorista sofrem sequestro relâmpago em Barra Mansa

Um conselheiro tutelar e um motorista sofreram um sequestro-relâmpago na manhã desta quarta-feira (27) em Barra Mansa–RJ. As duas vítimas trabalham no Conselho Tutelar de Porto Real–RJ e estavam no município a serviço.

O carro em que eles estavam foi abordado por um criminoso armado, próximo ao bairro Apóstolo Paulo. Segundo a prefeitura de Porto Real, o veículo foi levado até um posto de gasolina no distrito de Floriano, onde o criminoso tentou sacar um dinheiro em um caixa eletrônico.

Neste momento, o conselheiro aproveitou a saída do sequestrador e disse que estava sendo vítima de um sequestro a um funcionário de um restaurante, que acionou a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar.

Depois de sacar o dinheiro, o criminoso conduziu o carro até um local próximo ao bairro Bocaininha e fugiu, deixando o veículo com o motorista e o conselheiro tutelar.

Segundo a Polícia Militar, os servidores de Porto Real relataram que, durante o sequestro, o criminoso gastou R$ 500 do cartão de crédito de um deles, além de roubar dois celulares e um relógio.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital da Santa Casa, onde receberam atendimento médico.

O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa e está sendo investigado. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Obra irregular é identificada em praia de Paraty

Foto: divulgação da UPam
A Polícia Militar Ambiental identificou nesta quarta-feira (27), diversos crimes ambientais que ocorriam na localidade conhecida como Praia dos Vagabundos, em Paraty, no Sul Fluminense. Os agentes chegaram ao local após receberem denúncia do programa Linha Verde (0300 253 1177), o Disque Denúncia do Meio Ambiente, sobre construção irregular na faixa de areia.

Os policiais foram ao local, onde encontraram o possível suspeito pelas atividades. Uma pessoa se apresentou como construtor da obra que não ofereceu documentação, apenas mostrando uma certidão de inexigibilidade da Prefeitura de Paraty, que estava em formato digital no aparelho celular, mas a data não correspondia a que estava fixada na placa.

Segundo os agentes da 4ª UPAm, a própria certidão informava que a obra era de reforma de uma casa de 75 metros quadrados, porém, foi verificada a alteração da obra com colunas e fundação de concreto, medindo aproximadamente o dobro do que está no documento. Além disso, a casa está ao na área de proteção ambiental Cairuçu, e ao lado de dois cursos de água e uma faixa marginal de areia, o que transforma o local em área de preservação permanente, indo em desacordo com o artigo 4º da lei 12.651/12 e artigo 268 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

Pela falta das documentações necessárias, os policiais militares realizaram vistoria no entorno da obra e constataram ainda a captação ilegal de água para abastecer toda a obra, vindo de um poço artesiano com utilização de uma bomba elétrica, mas também não foi apresentada nenhuma outorga para a extração de recurso hídrico. Dando continuidade a fiscalização, a equipe da UPAm ainda encontrou uma betoneira de concreto que estava despejando resíduos na faixa marginal da areia da praia, escorrendo em direção ao mar e a construção de um biodigestor sem licença. Aos policiais, o construtor da obra informou o nome da empresa responsável e foi convidado a proceder à 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Homem é preso por suspeita de agressão a mulher no Retiro, em Volta Redonda

Um homem, de 45 anos, foi preso por agredir a companheira na noite de terça-feira (26) em Volta Redonda–RJ. O crime aconteceu na Rua Hermelindo Pereira Vaz, no bairro Retiro.

Segundo a Polícia Militar, a vítima, de 30 anos, disse que durante uma discussão entre os dois ele a agrediu. Ela conseguiu fugir e pedir ajuda.

Ainda de acordo com a PM, a filha do casal, de oito meses, estava no imóvel no momento das agressões.

Diante das evidências, os policiais foram até o endereço informado. Ao ser questionado, o homem confessou e se entregou.

O homem foi encaminhado para a delegacia de Volta Redonda e vai responder por lesão corporal contra a mulher, com base na Lei Maria da Penha.

Corte de árvores em área de preservação é constatado por policiais ambientais em Angra dos Reis

Foto: divulgação da PAm
Policiais militares foram averiguar uma denúncia de crime ambiental nesta quarta-feira, dia 27, na Vila Abraão, em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. As informações, encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), informava sobre o corte de árvore numa área de preservação permanente.

Segundo os policiais, ao passar pela Rua da Praia, observaram um homem que tinha acabado de realizar o corte de uma árvore com utilização de uma eletrosserra e por esse motivo, desceram da viatura para questionar o responsável. 

Durante a fiscalização, os agentes perguntaram sobre a licença de porte e uso, nota fiscal e autorização para o corte da árvore e mesmo informou possuir a nota fiscal e a licença de posse, porém, ela estava vencida. 

Ainda de acordo com as informações, sobre o corte da árvore, já que o local é uma área de preservação permanente, não foi apresentada nenhuma autorização de órgão competente. 

Diante dos fatos, os policiais procederam à projeção da 166ª DP na Ilha Grande, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 39 da lei 9605/98.

Casa pega fogo em Volta Redonda

Uma casa pegou fogo na noite de terça-feira (26) em Volta Redonda–RJ. O imóvel fica na Rua Vitória, no bairro Volta Grande.

Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhum morador ficou ferido.

O combate às chamas durou cerca de 40 minutos. Após controlar o fogo, a corporação iniciou a fase de rescaldo. Por volta de 23h50, a ocorrência foi finalizada.

Segundo informações de populares, uma vasilha teria sido esquecida acesa no fogão.

Confronto entre policiais e bandidos termina com drogas apreendidas em Resende

Foto: divulgação da Polícia Militar
Um confronto entre suspeitos de envolvimento com o tráfico e policiais militares terminou com drogas apreendidas na segunda-feira (25) em Resende–RJ.

Denúncias de venda de entorpecentes levaram os agentes à Rua Almerinda Gonçalves da Silva, no Morro do Batista.

Segundo a PM, ao chegar no endereço, os policiais foram alvos de disparos efetuados por seis criminosos. Eles revidaram e houve troca de tiros.

Após cessarem os tiros, foi encontrado em uma área de mata 50 trouxinhas de maconha, 69 cápsulas de cocaína e um rádio de comunicação. Os criminosos conseguiram fugir e não foram localizados.

As drogas foram levadas para a delegacia de Resende, onde o caso foi registrado. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito de envolvimento na troca de tiros havia sido preso.

Corpo encontrado em rio é de jovem morador de Volta Redonda

O corpo do jovem Kauã Eduardo Oliveira Neves, de 19 anos, que estava desaparecido há mais de três dias, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (25) em Volta Redonda–RJ. A informação foi confirmada pela família.

De acordo com a família, Kauã não era visto desde sexta-feira (22). Morador do bairro Jardim Belmonte, ele tinha saído de casa para ir a um baile, no bairro Padre Josimo, mas não chegou ao destino.

Segundo os bombeiros, o corpo foi visto boiando no Rio Paraíba do Sul, na altura do bairro Vila Americana, por volta de 15h. No entanto, devido à correnteza, só foi retirado da água no bairro Volta Grande.

Uma equipe da perícia foi acionada. Em seguida, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal da cidade, no bairro Três Poços.

As causas da morte estão sendo investigadas pela delegacia de Volta Redonda.

Drogas são apreendidas durante operação contra o tráfico em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar
Uma operação da Polícia Militar terminou com apreensão de drogas apreendidas em Barra Mansa. A ação começou por volta dás 8h desta quarta-feira, dia 27, no bairro Eduardo Junqueira.

O material estava em um terreno abandonado. Ninguém foi preso, mas foram apreendidos 480 tambores de cocaína Os agentes também estiveram nos bairros Vila Delgado, Roberto Silveira e Bom Pastor.

A Polícia Militar informou que ações estão sendo intensificadas contra articulações do tráfico de drogas que vem praticando atos com intenção de banalizar a segurança na localidade,

Metralhadora é apreendida e duas mulheres são presas por suspeita de tráfico de drogas em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Duas mulheres foram presas na tarde desta quarta-feira, dia 27, no bairro Monte Castelo, em Volta Redonda. Elas são apontadas como comerciantes de drogas na localidade, segundo informou a Polícia Militar.

Os policiais foram ao local averiguar uma denúncia anônima informando sobre esconderijo de armas e drogas do crime organizado.

Durante averiguação a uma residência, os policiais encontraram uma metralhadora calibre 380, oito munições do mesmo calibre, dois carregadores alongados.

Além das armas e munições, policiais militares da P2 apreenderam 29 pinos de cocaína, nove pedras de crack, cinco trouxinhas de maconha, um rádio comunicador com base carregadora e R$ 65,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

terça-feira, 26 de março de 2024

Eleições 2024: TRE-RJ inicia contato com mesárias(os) para futura convocação

Objetivo é confirmar situação de voluntários que se encontram cadastrados para trabalhar nas mesas receptoras de votos
Os cartórios eleitorais fluminenses já iniciaram os contatos com mesários e mesárias para tratar sobre as Eleições 2024. Nesse primeiro momento, as servidoras e os servidores contactam aqueles que estão cadastrados, na base de dados da Justiça Eleitoral, como voluntárias e voluntários para a atuação nas mesas receptoras de votos. O objetivo é confirmar o interesse em participar e os dados necessários para a convocação, que será em meados de julho.

Além disso, nessa fase de pré-convocação, as Zonas Eleitorais verificam se a pessoa voluntária tem algum impedimento legal à prestação dos trabalhos eleitorais, como o exercício de cargo de agente policial, ou desempenho de função de confiança no Poder Executivo, entre outras.

Na oportunidade, também são divulgadas informações sobre a futura nomeação, como a função eleitoral atribuída e benefícios, bem como sobre a opção de convocação por meio do Sistema de Convocação Eletrônica instituído no TRE-RJ.

A Justiça Eleitoral realiza os contatos via e-mail ou telefone, cadastrados pelos eleitores no banco de dados eleitoral. Em nenhuma hipótese, é solicitado que as(os) mesárias(os) cliquem em algum link, por motivo de segurança, para evitar janelas de oportunidade para a atuação de golpistas. Em caso de dúvida quanto à veracidade do remetente da mensagem ou do telefonema, o TRE-RJ recomenda que o eleitor abordado entre em contato com os cartórios eleitorais.

Seja Mesário Voluntário

Para se inscrever como mesário voluntário, acesse o site do TRE-RJ ou vá pessoalmente em seu cartório eleitoral. O mesário tem direito à folga no serviço (público ou privado) pelo dobro de dias de convocação, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. O mesário também tem preferência no desempate em concurso público, quando previsto no edital.

Para estimular a participação, o TRE-RJ firmou parceria com diversas instituições de ensino superior para a concessão de horas para fins de crédito de atividades complementares, mais conhecidas como HAC, aos eleitores estudantes que trabalharem como mesários. Para mais informações, acesse o portal Mesário Voluntário.

Torneio de MMA reúne centenas de espectadores em Barra Mansa

Ao todo mais de 80 atletas participaram do torneio de artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) ‘Maximun Fight’, realizado no Clube Municipal, no último sábado, dia 23, em Barra Mansa. O evento também teve lutas de boxe e muay thai. Os embates agitaram o público presente que comemorava cada golpe aplicado pelos lutadores.

Um dos competidores, Danilo Bambam, falou sobre a sua preparação para o torneio. “Foram meses de trabalho intenso, buscando evoluir o máximo possível para chegar focado e preparado para realizar uma boa luta hoje”, relatou o atleta.

A seguir os resultados das lutas do card principal:

Ketlyn Rauber vitória por nocaute técnico contra Maria Sinistrinha

Lívia Castro vitória por decisão unânime contra Jayane Ribeiro

Hillary Ribeiro vitória por finalização contra Stefani Justo

Danilo Bambam vitória por nocaute técnico contra Rivaldo Rodrigues

Genilton Van Damme vitória por nocaute contra David Tatu

Cristiano Greco vitória por decisão unânime contra Jorge IronHand

Distrito de Lídice, em Rio Claro, recebe obras na rede de abastecimento de água à população

Interligação realizada entre a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Rua do Sapo, e a estação principal trouxe benefícios para a região

Devido à proximidade com diversos rios, o distrito de Lídice, em Rio Claro, é uma localidade abundante em recursos hídricos. No entanto, a região sempre enfrentou problemas de falta d'água, especialmente em áreas como o Morro do Querosene e o Morro da Itaoca, situados em pontos mais altos. Ao assumir o abastecimento no município, a Rio+Saneamento investiu em ações para ampliar a distribuição nas áreas mais elevadas do distrito.

A concessionária realizou a interligação dos reservatórios em um esforço conjunto com as autoridades locais, permitindo que a água fosse distribuída por gravidade para áreas mais altas, sem depender inteiramente de bombeamento. Isso garante uma maior segurança no abastecimento.

“Essa iniciativa não só resolveu problemas crônicos de abastecimento, mas também demonstrou o impacto positivo que uma infraestrutura bem planejada pode ter na vida das pessoas. Estamos comprometidos em continuar investindo em soluções que melhorem a qualidade de vida e garantam um fornecimento confiável de água para toda a comunidade. Este é apenas o começo de uma série de melhorias que planejamos implementar para garantir a sustentabilidade e eficiência de nossas operações”, afirma Gustavo Dias, gerente de Operações da Rio+Saneamento.

Desde a conclusão da interligação, a comunidade de Lídice testemunhou uma melhora significativa na disponibilidade de água. Agora, os moradores dos pontos mais altos da região não precisam mais enfrentar os desafios diários relacionados à falta d'água.

“Depois dessa interligação, uma demanda que enfrentamos por muito tempo foi atendida pela Rio+. Em um prazo de 30 dias mais ou menos, a obra foi concluída e depois disso a gente não está tendo mais falta d'água. Os problemas de escassez, especialmente nas áreas mais altas, virou coisa do passado. Desde então, estamos tendo um fornecimento regular, e as preocupações com a falta d'água acabaram”, conta Carmelo Pereira, morador e administrador da página Lídice, Lídice.

A atuação da Rio+Saneamento desde o início tem sido marcada por investimentos em infraestrutura e tecnologia, aliados à prestação de serviços comerciais e operacionais essenciais, como manutenções e reparos. Com projetos de construção de estações de tratamento e expansão da rede de água e esgoto, a empresa está comprometida em atender aos padrões estabelecidos pelo Marco Regulatório do Saneamento, visando garantir que até 2033 praticamente todas as residências nas cidades atendidas recebam água tratada e tenham acesso ao tratamento de esgoto. Essas ações refletem um compromisso sólido com a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades atendidas, além de contribuir para a melhoria significativa da infraestrutura de saneamento básico no estado.

Saae de Barra Mansa anuncia concurso público para diversas áreas

Inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, 1º de abril
Na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, serão abertas as inscrições para o concurso público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM). O concurso visa à formação de cadastro de reserva, oferecendo diversas vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior – incluindo para Cota Racial e Pessoas com Deficiência (PcD).

Os interessados deverão se inscrever até o dia 29 de abril por meio do site do Instituto Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br), onde poderá ser conferido o edital completo com todos os detalhes do certame. A prova objetiva será realizada no dia 19 de maio, enquanto a prática vai acontecer em 22 e/ou 23 de junho (para os cargos especificados no edital).

O diretor do Saae-BM, José Geraldo Santos, o Zeca, destacou que o concurso representa uma excelente oportunidade para ingresso no serviço público. “São oferecidas vagas variadas, o que permitirá que muitos profissionais possam integrar nossa equipe, contribuindo para somar na realização de ações e serviços que são fundamentais para a população do município”, afirmou Zeca. 

O Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto é uma autarquia responsável pela realização dos serviços públicos de saneamento básico, sobretudo o abastecimento de água e a coleta de efluentes e resíduos. O órgão está sediado na Avenida Homero Leite, 572, no bairro Saudade.

Bancos não Abrirão ao público na Sexta-Feira da Paixão (29)

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão (29/03), que antecede o domingo de Páscoa (31/3).

O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente. 

A decisão segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional. 

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 29/03 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte (segunda-feira, 01 de abril). 

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso o ajuste da data não tenha sido feito no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o débito em conta, que pode ser feito nos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban. 

Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. 

Em algumas localidades, as salas de autoatendimento também estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.

Vacinação contra gripe é aplicada em todos os bairros de Barra de Mansa

Imunizante tem como objetivo minimizar e evitar complicações, internações e mortes em decorrência das infecções causadas pelo vírus influenza
Foi iniciado nesta terça-feira, dia 26, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) em Barra Mansa. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.
 
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D, sendo que o primeiro é o responsável pelas grandes pandemias.

Os grupos prioritários para a estratégia são: crianças de 6 meses a 6 anos; idosos de 60 ou mais; gestantes; puérperas; indígenas vivendo fora e em terras indígenas; profissionais da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; adolescentes menores de 18 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores; pessoas com comorbidades; Forças Armadas; forças de segurança e salvamento; população em situação de rua; caminhoneiros; trabalhadores portuários; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Barra Mansa, Juliana Russi, a campanha da influenza deste ano foi antecipada pelo Ministério da Saúde por conta de alguns casos da doença registrados no país.

_ É de suma importância que a população esteja preparada antes do aparecimento de novos casos. Por isso, o público-alvo deve se conscientizar e procurar o serviço de saúde mais próximo para a vacinação, para que estejam imunizados o mais rápido possível, evitando assim que ocorram os agravos provenientes da influenza. Além disso, neste ano a Atenção Básica está disponibilizando um horário estendido até às 19h em algumas unidades para contemplar o público que trabalha até mais tarde – frisou Juliana.

A imunização seguirá até o dia 31 de maio. A população que faz parte do público-alvo deve comparecer à unidade mais próxima de sua residência com a caderneta de vacinação, o comprovante de atuação profissional, o documento de identidade e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).  
As unidades básicas de saúde que realizarão atendimento até às 19h são:

- PSF (Programa Saúde da Família) Julio Caruso, segunda e sexta-feira
- PSF São Francisco, terça e quinta-feira
- PSF Ismael de Souza, terça e quinta-feira
- PSF Bocaininha, terça e quinta-feira
- PSF Boa Sorte, terça e quinta-feira
- PSF Vila Orlandelia, segunda e quarta-feira

Castramóvel Volta Redonda inicia atendimento em animais do bairro Belmonte

Veículo móvel adaptado vai permanecer no local até o dia 9 de abril; Siderlândia é o próximo bairro beneficiado pelo projeto de castração gratuita
Os animais do bairro Belmonte, em Volta Redonda, começaram a ser atendidos nessa segunda-feira (25) pelo Castramóvel da Prefeitura, que oferece castração gratuita para cães e gatos de até 20 quilos. O veículo móvel adaptado para os procedimentos cirúrgicos vai permanecer no Belmonte até o dia 9 de abril.

Foram disponibilizadas 120 vagas divididas da seguinte maneira: 40 para cadelas; 40 para cães e gatos machos; e 40 para gatas. Por dia, o castramóvel realiza 12 cirurgias. Antes, os animais passam por uma avaliação clínica pelo médico veterinário, que verifica a saúde em geral dos pets.

“As vagas são exclusivas para os animais da localidade onde o castramóvel está atendendo. Vale lembrar que todos os bairros de Volta Redonda serão contemplados pelo projeto e, no caso de o castramóvel ainda não ter ido até o seu bairro, o morador pode agendar a castração no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo WhatsApp da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, (24) 99233-4480”, explicou a coordenadora da pasta, Janaína Soledad.

Castramóvel vai chegar ao Siderlândia

O Siderlândia é o próximo bairro a receber o Castramóvel Volta Redonda. Os agendamentos para as cirurgias vão começar no dia 1º de abril (segunda-feira) no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Os moradores interessados em castrar o seu animal devem comparecer presencialmente no Cras para a inscrição. 
 
No dia da castração, o tutor – além de levar o cão ou gato – deve apresentar cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.

STF mantém a prisão de Chiquinho e Domingos Brazão

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão e do delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa. Os três são investigados por envolvimento no homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O referendo está em deliberação em sessão virtual extraordinária que termina às 23h59 desta segunda-feira (25), mas todos os ministros que integram a Primeira Turma já votaram. Com o referendo da decisão no Inquérito (INQ) 4954, o ministro Alexandre de Moraes enviou ofício à Presidência da Câmara dos Deputados informando sobre a ordem de prisão.

De acordo com a Constituição Federal (artigo 53, parágrafo 2°), quando um parlamentar federal é preso, o fato deve ser comunicado à respectiva Casa Legislativa para que se manifeste sobre a manutenção da ordem ou sua revogação.

Afastamento
A decisão também determina o afastamento das funções do delegado Giniton Lages e do comissário de Polícia Civil Marco Antonio de Barros Pinto, suspeitos de embaraçar as investigações e proteger os seus mandantes e executores materiais. Em relação a eles, foram impostas medidas cautelares diversas da prisão (uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, entrega de passaporte, suspensão de porte de armas), além da obrigação de se apresentar semanalmente ao juízo da execução no RJ.

Bloqueio de bens
Todos os investigados tiveram seus bens bloqueados. A medida atinge, inclusive, a advogada Erika Andrade Araújo, esposa do delegado Rivaldo Barbosa e suspeita de ter participado da movimentação de recursos ilícitos.

Psol pede impeachment de Domingos Brazão

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) protocolou no Superior Tribunal de Justiça um pedido de impeachment contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão.

Brazão e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), foram presos preventivamente pela Polícia Federal no último domingo (24/3) com a acusação de terem planejado o assassinato de Marielle Franco e Anderson Torres. No mesmo inquérito, a PF também prendeu o ex-chefe da Polícia Civil fluminense Rivaldo Barbosa. Ele teria atuado para obstruir as investigações, em conluio com os irmãos Brazão.

No pedido apresentado ao STJ, o Psol sustenta que a investigação da PF demonstrou que Domingos Brazão, em parceria com seu irmão, concebeu, idealizou, estruturou e levou a cabo o plano que culminou no assassinato de Marielle.

O partido defende que a participação do conselheiro no crime contra a vereadora configura crime de responsabilidade e pede o seu impeachment.

“Considerando (primeiro) que este Superior Tribunal de Justiça se encontra em regime de plantão até o dia 31 de março de 2024 em razão da migração de banco de dados; (segundo) a extrema gravidade dos crimes de responsabilidade imputados; e (terceiro) a comoção social de toda a nação em relação aos crimes, entendem os requerentes que é possível a análise e deferimento do pedido liminar visando a aplicação, desde já, dos referidos efeitos automáticos do processamento por crime de responsabilidade”, diz trecho da inicial.

No entanto, em despacho, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ, explicou que não é possível atender ao pedido do Psol porque o sistema da corte está fora do ar para manutenção.

“Em que pese a gravidade das acusações lançadas na peça vestibular, como visto, a jurisdição do Superior Tribunal de Justiça está limitada aos casos que se amoldam ao regime de plantão, entre os quais não está listado o objeto da pretensão ora apresentada.”

Joice Hasselmann é condenada a indenizar emissora de rádio por danos morais

Uma empresa sofre dano moral quando uma declaração afeta sua reputação e abala sua imagem perante a sociedade, independentemente de tal ato gerar alguma repercussão direta e imediata sobre seu patrimônio.
Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados
Em uma entrevista a um podcast, a ex-deputada Joice Hasselmann afirmou que a rádio Jovem Pan se tornou um lixo e que o alinhamento da emissora com o governo federal durante a gestão de Jair Bolsonaro (PT) foi a maneira encontrada pela direção da empresa para conseguir uma licença de tevê.

“Olha o lixo que virou a Jovem Pan. Eu fui âncora do (programa) Pingo nos Is quando a Jovem Pan era Jovem Pan! Agora virou esse lixo que fica lambendo os pés do Bolsonaro pra cima e pra baixo. Por quê? Porque os donos queriam a TV que eles ganharam. Era por isso só, negócios, business. E a TV não tem audiência pra nada, não tem meia dúzia assistindo”, disse a ex-deputada.

Ao analisar o caso, o relator da matéria, desembargador Vitor Frederico Kümpel, entendeu que, ao dizer que a rádio se alinhou ao bolsonarismo por interesses empresariais, Joice colocou em xeque a credibilidade da empresa.

Diante disso, ele condenou a ex-deputada a indenizar a Jovem Pan em R$ 10 mil.

Proposta de reajuste salarial e benefícios para ativos e inativos de Volta Redonda é enviada a Câmara

Câmara Municipal de Volta Redonda/Foto: Google Maps
Foi enviada a Câmara de Volta Redonda, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei que concede reajuste de 7% no salário-base de servidores públicos (ativos e inativos), além de aumentar o valor do auxílio-alimentação do funcionalismo e criar cesta-básica para aposentados e pensionistas. A expectativa é que os novos valores já comecem a valer a partir de abril, no salário pago no último dia útil do mês. 

De acordo com a secretaria administração do município, o aumento de 7% no salário-base é que beneficie cerca de 5 mil servidores (entre ativos e inativos) – o índice é maior que o reajuste do salário-mínimo (6,97%) concedido pelo Governo Federal em fevereiro deste ano. Outros 3,5 mil servidores municipais, aproximadamente, já foram beneficiados desde o início do ano com a equiparação do salário-base ao piso implantado pelo Governo Federal. O salário do prefeito Antonio Francisco Neto não será reajustado. 

O secretário municipal de Administração, Cláudio Franco, explica que, com essa medida, nenhum funcionário da prefeitura receberá menos que R$ 1.962 (valor 39% maior que o salário mínimo), considerando a remuneração com verbas fixas. “Atendendo a uma solicitação do prefeito Neto, realizamos um esforço em conjunto com as secretarias de Fazenda (SMF) e de Planejamento (Seplag) e buscamos o máximo possível para os servidores”. 

Todos os servidores da administração pública municipal também serão beneficiados com o aumento no valor do auxílio-alimentação, que atualmente é de R$ 250 por mês e passará a ser de R$ 350 mensais – um aumento de 40% no benefício. 

“Quando assumimos o governo, pegamos praticamente três folhas de pagamento atrasadas. Colocamos tudo em dia, passamos a pagar dentro do mês e agora chegamos a este reajuste, alcançando também a cesta-básica e a alimentação. Ainda estamos criando a cesta-básica para os aposentados. Ou seja, dentro do possível, estamos fazendo o melhor. Graças ao apoio dos 18 vereadores da nossa base, isso está sendo possível e conto com eles para aprovar o projeto”, disse Neto. 

Aposentados e pensionistas 

Os servidores inativos – aposentados e pensionistas – também serão beneficiados para além do reajuste em seus vencimentos. O Projeto de Lei do governo municipal propõe também a criação de um auxílio cesta-básica no valor de R$ 350 para toda a categoria. Segundo levantamento da SMA, atualmente cerca de 2,5 mil servidores inativos ganham apenas R$ 115 de auxílio para alimentação, enquanto outros 1,5 mil, aproximadamente, não recebem esse tipo de auxílio. 

O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que esse é o segundo reajuste concedido ao funcionalismo desde que reassumiu a prefeitura (o primeiro foi em fevereiro do ano passado), destacando o trabalho de reconstrução da cidade e reorganização das finanças públicas, incluindo pagamento de salários atrasados da gestão anterior, e retomada de pagamentos no mês trabalhado e em dia para todos os servidores, dentre outras ações. 

“Era um compromisso do meu governo melhorar os vencimentos de quem tanto fez e faz por nossa cidade. Nosso esforço foi para valorizar todos os servidores, incluindo nossos aposentados e pensionistas, eles merecem. Agradeço às equipes que nos ajudaram a construir um caminho para que pudéssemos melhorar a vida do nosso funcionalismo, e vamos continuar trabalhando para oferecer ainda mais para nossos servidores”, ressaltou o prefeito. 

Todo o esforço financeiro do governo municipal para reajustar salários, além de ampliar e conceder benefícios, será de aproximadamente R$ 4 milhões por mês a mais – cerca de R$ 53 milhões anuais.

Carro atinge mureta central na Dutra, em Resende

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Um acidente foi registrado por volta dás 02h30 desta terça-feira, dia 26, na altura do km 313 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Resende.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor de um Renault/Sandero, com placas de Resende, perdeu o controle do veículo e bateu contra a mureta central.

Ainda de acordo com as informações, a vítima foi socorrida por uma equipe de resgate médico da concessionária CCR RIO SP e levada para o Hospital de Emergência de Resende.

Não houve congestionamento, apenas lentidão no local.

Operação é realizada contra ação criminosa durante montagem de hospital de campanha contra a Covid-19 em Volta Redonda

Cerca de 40 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios ligados aos envolvidos no suposto esquema criminoso, nos municípios de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Rio Claro–RJ, Pinheiral–RJ, Barra do Piraí–RJ e Paraíba do Sul–RJ. Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Volta Redonda.

A ação, que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 26, denominada 'Vírus' tem como objetivo de apurar irregularidades cometidas na contratação de serviços de caráter emergencial, pela Prefeitura de Volta Redonda–RJ, durante a pandemia da Covid-19.

As investigações foram iniciadas em 2020, a partir de uma denúncia anônima que relatou irregularidades no processo de dispensa de licitações relativo à contratação de serviços para instalação de equipamentos no hospital de campanha montado em Volta Redonda, para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.

De acordo com a Polícia Federal, as apurações indicaram desvios de verbas públicas relativas a um contrato de R$ 1,6 milhão, além de revelar indícios acerca de outras irregularidades nas contratações em questão. Dentre as fraudes investigadas, está o superfaturamento na contratação dos referidos serviços; irregularidades na apresentação de documentos; direcionamento do objeto a ser contratado; conluio entre empresas, agentes políticos e servidores do município; empresas de fachada, entre outras.

Com a deflagração de hoje, os policiais federais buscam desarticular o grupo criminoso investigado e encontrar novos elementos de prova indispensáveis ao completo esclarecimento dos fatos.

Além dos crimes licitatórios, os investigados poderão responder por associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Homem é flagrado com carro 'clone' em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Um homem foi flagrado no final da manhã desta segunda-feira, dia 25, com um carro clonado na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na altura do distrito de Floriano, em Barra Mansa.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que durante a fiscalização de veículos, no km 293, abordou um Chevrolet/Spin, com placas de Florianópolis–SC, tendo como condutor um indivíduo de 50 anos. 

Aos policiais, o motorista alegou que estava indo de Barra Mansa para Passa Vinte–MG para realizar um serviço em estrutura metálica; que o veículo não lhe pertencia, estava emprestado de um conhecido há quase um mês, pois seu carro estava no conserto; porém, este conhecido queria negociar o veículo, por isso estava deixando o carro com ele para testar e talvez fazer a compra; mas, não sabia o nome completo do suposto proprietário, nem tinha o contato telefônico e não sabia o endereço dele.

Ainda de acordo com as informações, ao ser realizada inspeção foi verificado que vários itens de identificação estavam adulterados, confirmando se tratar de um "clone", constatando que o veículo abordado pela PRF (original), na verdade, se tratava de um carro com mesmo modelo/marca/cor, mas, licenciado em Volta Redonda e com registro de roubo no mesmo município, em 14/11/2023. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem e a ocorrência apresentada na 90ª DP - Barra Mansa, onde o delegado, após ouvir as partes, determinou a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante do indivíduo com base no Art. 311 do CP — adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, monobloco, motor, placa de identificação, ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, elétrico, híbrido, de reboque, de semirreboque ou de suas combinações, bem como de seus componentes ou equipamentos, sem autorização do órgão competente: (Redação dada pela Lei nº 14.562, de 2023)

Se condenado, o receptador pode pegar uma pena de três a seis anos de prisão e multa. (Redação dada pela Lei nº 9.426, de 1996), determinando a prisão do indivíduo sem direito à fiança.

Caminhão pega fogo na Dutra, em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Um caminhão pegou fogo na manhã desta segunda-feira, dia 25, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí. O incidente foi por volta dás 11h, no km 237, sentido São Paulo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as chamas se deu por conta de uma pane elétrica na cabine.

Apesar do fogo, o caminhoneiro conseguiu estacionar no acostamento e sair do veículo antes das chamas destruir o veículo. 

Ainda conforme as informações, ninguém se feriu, apenas o trânsito ficou retido no local.

Carro sai da pista na Rodovia Presidente Dutra em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Um carro saiu da pista e bateu contra o meio-fio no km 247 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no sentido São Paulo, em Piraí.

O condutor do Nissan/Tiida alegou que perdeu o controle ao fazer uma curva e, além de atingir o meio-fio, saiu da pista, bateu contra um barranco e acabou tombando.

O condutor foi socorrido por equipe de resgate médico da concessionária CCR RIO SP para uma unidade médica não informada.

O trânsito no local não foi afetado.