Rádio Acesa FM VR: 2022-06-19

sábado, 25 de junho de 2022

Homem morre e outro fica ferido ao serem baleados em Porto Real

Um homem morreu e outro ficou ferido durante ataque no inicio da madrugada deste sábado, dia 25, em Porto Real. O crime aconteceu na Rua 22 - próximo ao posto de saúde do bairro Jardim das Acácias.

De acordo com a PM, a mulher de Willian Fontoura de Menezes, de 41 anos, informou que pediu ao marido para busca-la na casa de uma amiga e quando ele seguia ao local foi baleado.

No mesmo local outro homem, identificado como Eduardo Santana Araújo, de 33 anos, também foi atingido e levado ao hospital de Porto Real.

Eduardo foi atingido na nádegas e não corre risco de morrer.

No local em que as vitimas foram atingidas os policiais recolheram 11 estojos de calibre 380 e 13 estojos de calibre 40. 

O corpo foi removido ao IML e a ocorrência encaminhada à 100ªDP para registro.

Homem é preso envolvimento com o trafico de drogas na Japuíba

Policiais militares do serviço reservado prenderam nesta quinta-feira (23) um homem suspeito de integrar uma facção criminosa em Angra dos Reis, além de apreenderem materiais entorpecentes. O fato ocorreu na Japuíba, quando os agentes averiguavam denúncias sobre tráfico de drogas.

Munidos com informações de que na Rua Matelândia haveria um suspeito de ter recebido uma carga de drogas na noite anterior a mando do traficante conhecido como “Bigode” ou “BG”, as equipes da P-2 foram ao local denunciado, onde avistaram o suspeito saindo de sua residência. Durante abordagem, não foi encontrado nada de ilícito com ele, porém, durante fiscalização no imóvel, a equipe encontrou 211 cápsulas de cocaína e 58 trouxinhas de maconha. 

O suspeito ainda informou aos policiais um local no terreno de sua residência onde havia escondido um carregador de pistola e três munições calibre 38 e, depois de verificar os antecedentes criminais, foi verificados que o acusado tem uma passagem por tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada na delegacia da cidade.

Operação Asfixia prende três pessoas em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) realizaram, nesta sexta-feira (24/06), a Operação Asfixia, com o intuito de mapear locais onde há tráfico de drogas para prender criminosos e apreender veículos irregulares. A ação é conjunta das forças de segurança de Barra do Piraí, e percorre os bairros da cidade. Policiais civis, militares e guardas municipais estão em diligências.

Ao todo, três pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido. Os agentes apreenderam uma arma e grande quantidade de drogas.

Acusado de violência doméstica é preso em Volta Redonda

Policiais civis da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam, nesta quarta-feira (22/06), um homem condenado pelo crime de lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão.

A partir de informações do Setor de Inteligência, os agentes localizaram o acusado no bairro Três Poços, em Volta Redonda, Região do Médio Paraíba. Após a ação, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Indicadores precoces epidemiológicos apresentam desaceleração

Secretaria de Saúde alerta para importância de a população completar o esquema vacinal

A 6ª edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (24.06) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra um cenário de desaceleração dos indicadores precoces da Covid-19. Embora os dados ainda apresentem crescimento, já é possível observar um arrefecimento. A análise considera os dados registrados na semana de 13 a 18 de junho.

- Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas ainda não retornaram aos postos para completar o esquema vacinal primário (1ª e 2ª dose) e cerca de 2 milhões ainda não receberam nenhum imunizante. A vacina é a melhor forma que temos para prevenir as formas graves e os óbitos por Covid-19. Fazemos um apelo para que a população procure os postos de saúde para se vacinar - alerta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual (UPAs) aumentaram 6% em relação à semana anterior. Na semana de 06 a 12 de junho, a média diária de atendimentos foi de 568, sendo 261 pediátricos. Já entre os dias 13 e 18 de junho, a média diária foi de 604 atendimentos, sendo 244 pediátricos.

Na última semana, foram realizados em média 6.620 testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 34%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 370 exames por dia, com positividade de 36%. Na semana de 06 a 12 de junho, a positividade dos testes de antígeno estava em 30% e a dos exames de RT-PCR, em 28%.

Quanto às solicitações de leito para tratamento da Covid-19, a média diária foi de 18 para UTI e 13 de enfermaria.  Na semana de 6 a 12 de junho, foram 13 solicitações para UTI e 14 de enfermaria. O mesmo padrão pode ser observado no número de pessoas aguardando um leito. A média diária é de 34 UTI e 25 para enfermaria. Importante ressaltar que a fila é dinâmica e, ao longo das 24h, pessoas entram e saem dessa fila.

A SES acionou o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 47 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann e no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. A ação pode ser ampliada, de acordo com a demanda. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Vacinação contra Covid-19, Influenza e sarampo segue nesta sexta-feira, em Barra Mansa

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue nesta sexta-feira, dia 24, com a aplicação da quarta dose contra Covid-19 em pessoas a partir de 40 anos de idade. Para receber o segundo reforço é necessário que a pessoa tenha recebido a aplicação anterior há pelo menos quatro meses, ou seja, que a terceira dose tenha sido aplicada até o dia 24 de fevereiro de 2022.

A Pasta também oferece o primeiro reforço do imunizante da Janssen (2ª dose) para pessoas entre 18 e 39 anos, não gestantes ou puérperas, que receberam a dose anterior há dois meses; e o segundo reforço (3ª dose) para quem recebeu a anterior há quatro meses.

O cronograma completo de vacinação contra a doença para esta sexta-feira é o seguinte:

- 1ª dose: em pessoas a partir de 12 anos;

- 2ª dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;

- 3ª dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda até o dia 24/02/22; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há 4 meses;

- 4ª dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham 4 meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, 4 meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham 4 meses após a terceira dose.

As aplicações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Para a imunização é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a segunda, terceira ou quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das aplicações anteriores.

Influenza e sarampo

A Secretaria de Saúde também segue com a imunização contra Influenza, que é destinada a crianças de seis meses a quatro anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas e os grupos prioritários de 5 a 59 anos de idade, que são as pessoas com comorbidade, caminhoneiros, trabalhadores portuários, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

As doses contra o sarampo são aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus próprios locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral como atualização de caderneta. Além de crianças de seis meses a quatro anos de idade de forma indiscriminada.

A imunização contra Influenza e sarampo acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Atletas da Ginástica de trampolim de Pinheiral conquistam 17 medalhas em campeonato brasileiro

Os 43 atletas da delegação conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze

#Pinheiral #Atletas
A equipe de Ginástica de Trampolim da Prefeitura de Pinheiral obteve excelentes resultados no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, realizado por no Ginásio Poliesportivo da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, de 08 a 12 de junho. Os atletas conquistaram 07 medalhas de ouro, 04 de prata e 06 de bronze, que juntas totalizam 17 medalhas. A inscrição e transporte para participação da equipe no campeonato foram custeados pelo município. 

O projeto de Ginástica de Trampolim é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, para crianças e adolescentes do município de 06 a 17 anos de idade. Atualmente as aulas acontecem todas às quartas e sextas-feiras, de 18h30 às 22h. O Centro de Treinamento de Ginástica de Trampolim de Pinheiral está localizado na Rua Nini Cambraia, número 322, Centro. 

“Estamos muito alegres e satisfeitos por mais um grande e inédito resultado conquistado pela equipe de ginástica de trampolim da Prefeitura Municipal de Pinheiral. Eles brilharam apresentando resultados importantíssimos e trazendo medalhas para nossa cidade. Enquanto professor e técnico dos atletas, fiquei admirado ao ver tamanho comprometimento, seriedade, garra, determinação e força demonstrado por cada atleta, pois em meio às dificuldades que temos em nosso dia a dia, conseguimos nivelar e aprimorar a técnica de execução de seus movimentos ginásticos, os colocando para competir de forma igualitária junto aos demais clubes e prefeituras, sem nenhuma discrepância nas notas finais”, disse, Enilson Alves de Oliveira, técnico da equipe. 

Vale lembrar que no mês passado, em 21 de maio, os atletas da equipe de Ginástica de Trampolim de Pinheiral conquistaram 24 medalhas no Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim 2022, realizado por meio da Federação de Ginástica do Rio de Janeiro, no Parque Olímpico, e garantindo, também, o troféu de segundo lugar para a equipe. 

QUADRO DE MEDALHAS 

Raphael Malaquias - 01 medalha de OURO no aparelho duplo mini trampolim e 01 medalha de OURO no trampolim sincronizado .

Yhago Clemente - 01 medalha de OURO no aparelho trampolim sincronizado, 01 medalha de BRONZE no trampolim individual e 01 medalha de BRONZE no duplo mini trampolim. 

Maria Clara Ramos - 01 medalha de BRONZE no trampolim sincronizado. 

Caio Santiago – 01 medalha de PRATA no duplo minitrampolim,  medalha de OURO no trampolim sincronizado e medalha de PRATA no trampolim individual. 

Vitória da Silva - medalha de BRONZE no trampolim sincronizado. 

Rhuan Muniz - medalha de OURO no trampolim individual, medalha de OURO no duplo mini trampolim e medalha de OURO no trampolim sincronizado. 

Raissa Muniz - medalha de PRATA no trampolim sincronizado. 

Tabatha Beatriz de Oliveira - medalha de BRONZE (Quinto Lugar). 

Maria Eduarda Bonaldo - medalha de BRONZE (quinto lugar) e medalha de PRATA no trampolim sincronizado.

Moradores de Amparo devem economizar água neste final de semana

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) informa os moradores do distrito Amparo sobre a necessidade de economizar água neste final de semana, dias 24, 25 e 26. A medida é necessária devido a uma manutenção preventiva no poço da localidade, que receberá diversas melhorias, como: limpeza geral, avaliação das condições operacionais e desinfecção. O objetivo é garantir o funcionamento e a qualidade da água fornecida. A autarquia solicita à população o uso consciente da água durante o período.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Operação termina com munições e arma apreendidas e um morto na Vila Brasília

#VoltaRedonda #Operação #VilaBrasília
Foto: 28º BPM-VR
A PM realizou uma operação na manhã desta quinta-feira, dia 23, no complexo Vila Brasília, em Volta Redonda, com intuito de combater o tráfico de drogas.

Durante a ação houve confronto e um suspeito de 19 anos morreu após intensa troca de tiros com a polícia na Rua do Mutirão.

Após consulta foi constatado que o morto já havia sido preso no dia 15 de abril de 2022 por policiais militares do 28ºBPM com 1.007 pinos de cocaína no mesmo bairro.

Foram encontrados uma pistola 380 com dois carregadores municiados, drogas e rádios comunicadores, na ação outros três acusados de tráfico também foram presos.

Cerca de 60 policiais militares participaram da operação com apoio da Guarda Municipal.

Todo material juntamente com os elementos detidos foram apresentados na 93ª Delegacia de Polícia (DP).

Barra Mansa recebe novas estruturas da Ponte Ruth Coutinho

A instalação da nova Ponte Vereadora Ruth Coutinho – principal acesso ao Fórum de Barra Mansa, na Rua Argemiro de Paula Coutinho, no Centro, está mais próxima de acontecer. As peças da nova estrutura chegaram ao município nesta terça-feira, 21. As obras estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e totalizam um investimento da ordem de R$4,8 milhões.

Pai de um aluno que estuda na escola próxima ao local, o químico Jocemir Medeiros destacou a importância da estrutura para o intenso tráfego de veículos e pedestres.

“A ponte estava caindo e era um risco para as crianças passarem, fora os carros que não estavam passando direito. Uma ponte nova para a gente é muito importante  para a travessia das crianças que estudam no Colégio SESI e também do pessoal que vem para o Fórum, disse Jocemir, aproveitando para agradecer ao prefeito Rodrigo Drable que, segundo ele, “é gente boa demais”.

O funcionário do Fórum, Júlio César Costa, destacou ainda, a agilidade que a nova travessia irá proporcionar. “A ponte é muito importante e economiza tempo, porque permite que as pessoas não precisem dar a volta no bairro para chegar ao trabalho e à escola”, acrescentou.

O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância da parceria entre estado e município para que esta e outras melhorias à cidade fossem possíveis.

“A nova ponte, bem como asfaltamentos, Condomínio Industrial e outros investimentos são resultado da nossa atuação com o deputado Marcelo Cabeleireiro, mas, principalmente, pela liderança do nosso governador Cláudio Castro”, ressaltou Drable.

A antiga ponte, localizada na Avenida Argemiro de Paula Coutinho, estava parcialmente interditada para o tráfego de veículos desde 2016, em função de danos estruturais provocados pelas cheias do Rio Barra Mansa. Porém, em fevereiro deste ano, a prefeitura, por medida de segurança, fechou totalmente a ponte para o trânsito de carros e motocicletas.

Homem que transportava um quilo de cocaína é preso em Piraí

Agentes da 94ª DP (Piraí), com apoio de policiais militares, prenderam em flagrante um homem pelo crime de tráfico de drogas. Ele foi detido com um quilo de cocaína, nesta segunda-feira (20/06), durante ação para reprimir o comércio de entorpecentes na localidade de Arrozal, em Piraí.

Segundo os policiais civis, o traficante foi capturado no interior de um ônibus que fazia o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro. Ainda de acordo com os agentes, a droga era transportada para o bairro Guadalupe, Zona Norte do Rio, onde seria entregue a um intermediário.

Após procedimentos de praxe na delegacia, o homem foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Homem é preso por agressão a ex-mulher em Volta Redonda

Agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda prenderam, na segunda-feira (20/06), um homem, de 33 anos, acusado de lesão corporal decorrente de violência doméstica. Ele foi capturado no bairro Retiro.

De acordo com os policiais, o autor agrediu a vítima apertando os seus braços e desferindo golpes com cabo de vassoura. O crime aconteceu em 2018.

Contra o agressor, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pelo 1º Juizado Especial de Violência Doméstica de Volta Redonda. O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

Dupla presa por suspeita de homcidio em Itatiaia

Foto: PM

Dois homens foram presos nesta quarta-feira, dja 22, por suspeita de participar de um homicídio em Itatiaia.

De acordo com a PM, a arma, que teria sido usada no crime, foi encontrada em Itatiaia, na mesma região.

A ocorrência foi encaminhada para registro na 99ª DP.

Crimes ambientais são flagrados em Fazenda de Angra dos Reis

Nesta terça-feira (21), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga identificaram um local em Angra dos Reis, onde vinha ocorrendo supressão de vegetação, corte de árvores e construção irregular dentro de uma área de preservação permanente. Os agentes chegaram ao local após recebimento de denúncias voltado para meio ambiente.

Segundo a 4ª UPAm, na Estrada Jundiaquara, no Pontal, encontraram uma área com corte de 12 árvores embaúba (cecropia) de pequeno e médio porte e supressão de vegetação, tudo dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual do Cunhambebe, considerada área de preservação permanente.

De com os policiais, um funcionário foi encontrado durante a fiscalização, mas ele informou que fora contratado pelo dono do terreno, mas não sabia se ele possuía as licenças necessárias para as atividades ali desenvolvidas. Foi feito então contato telefônico com o dono do local e após os policiais ambientais receberem a negativa do mesmo, procederam à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada. Vale ressaltar que foi feito um auto de constatação em desfavor do proprietário do terreno.

Foragido da justiça é preso em Angra dos Reis

Um homem, foragido da justiça, foi preso pela PM nesta terça-feira (21) nas “Casinhas do Bracuhy”, em Angra dos Reis, na Costa Verde. Os policiais foram ao local com objetivo de averiguar denúncias sobre tráfico de drogas.

Quando entraram na comunidade, os policiais perceberam que diversos suspeitos fugiram. Foi feito contato com agentes lotados na Unidade de Polícia de Proximidade (UPP) do Frade para realizar um cerco no local. Durante as diligências, observaram um homem com certo nervosismo ao avistar os policiais e realizaram abordagem. Não foi encontrado nada de ilícito, porém, quando verificavam os antecedentes criminais, descobriram que o mesmo se encontrava evadido do sistema prisional deste o final de 2019. Diante dos fatos, a equipe do 33º BPM procedeu com o acusado à delegacia da cidade, onde o mesmo permaneceu preso.

Homens são presos com 20 kg de pasta base de cocaína em Piraí

#Piraí #Dutra #PF #Traficodedrogas
Foto: PF
Dois homens, de 28 e 47 anos, foram presos nesta quarta-feira, dia 22, após serem flagrados pela Polícia Federal transportando 20 kg de pasta base de cocaína de São Paulo para o Rio de Janeiro, no interior de um veículo.

A abordagem realizada pelos policiais federais ocorreu na Rodovia Presidente Dutra, na região de Piraí, e contou com o apoio do cão farejador Apollo para localização da droga, oculta no porta malas do veículo.

Os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da PF, na Praça Mauá, para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e responderão pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Arrascaeta receberá titulo de Cidadão Fluminense

O uruguaio Giorgian Daniel de Arrascaeta Benedetti, jogador do Flamengo, vai receber o título de Cidadão Fluminense da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A medida vai ser publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Arrascaeta nasceu em Nuevo Berlin, uma pequena cidade do interior do Uruguai, onde passou parte de sua infância criado por seus pais, os entregadores de pães, Alfredo e Victoria. Na justificativa do projeto, os autores do projeto lembram que ele foi contratado pelo Flamengo numa negociação histórica, cujo valor atingiu 15 milhões de euros, sendo até então a transferência mais cara do futebol brasileiro.

Os parlamentares destacaram, ainda, que Arrascaeta foi muito importante na virada que o Flamengo conseguiu na decisão da Copa Libertadores da América, em 2019, ao realizar o passe que resultou no empate do time rubro-negro no fim do segundo tempo, e logo depois ocorreu a virada com o Flamengo sagrando-se campeão em cima do argentino River Plate, ganhando por 2 a 1. Ele foi um dos heróis do título da equipe da Gávea. 

A homenagem foi proposta pelos deputados André Ceciliano (PT), Alexandre Knoploch (PSC) e Bebeto (PSD) no Projeto de Resolução 1.290/22, aprovado em discussão única pelo Parlamento, nesta terça-feira (21/06).

Valor de indenização de obra autoral será fixada após perícia sobre o lucro do SBT

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou necessária a realização de perícia para servir de base à fixação do valor da indenização por danos morais a ser paga pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) ao escritor Benedito Ruy Barbosa, em razão da exibição não autorizada de uma versão editada da novela Pantanal, de sua autoria.


A novela – transmitida originalmente em 1990, pela extinta TV Manchete – teve uma reprise levada ao ar pelo SBT, entre 2008 e 2009. Em 2016, os ministros da Terceira Turma acolheram recurso do escritor e condenaram o SBT ao pagamento de indenização por danos morais e patrimoniais devido à exibição da versão editada e não autorizada da obra.

Parâmetros objetivos para quantificação da indenização

Dessa vez, a turma julgadora discutiu se é ou não imprescindível a realização de perícia para que sejam determinados os parâmetros objetivos para a fixação do valor da indenização devida a título de danos morais.

Decisão interlocutória de primeiro grau determinou que fosse feita a perícia. No entanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que a perícia técnica não seria necessária, argumentando que a fixação do valor indenizatório reclamaria análise eminentemente subjetiva do magistrado, o qual teria liberdade para eleger os critérios a serem utilizados no caso.

No recurso especial apresentado ao STJ, o autor da novela defendeu a realização da perícia para melhor quantificar a compensação, pois, segundo ele, a decisão que determinou o pagamento de danos morais apontou a necessidade de o valor ser fixado de acordo com o volume econômico da atividade na qual se deu a inserção indevida da obra.

Indenização deve levar em conta o lucro da emissora

O relator, ministro Moura Ribeiro, ressaltou que a Terceira Turma não apenas deferiu o pedido de indenização por danos morais (pela veiculação não autorizada e desfigurada da novela), como também estabeleceu um critério objetivo para a sua quantificação.

Segundo o magistrado, o acórdão proferido na ocasião estabeleceu que a quantificação dos danos morais se faria mediante arbitramento. Ele acrescentou que, no julgamento dos embargos de declaração que se seguiu, ficou definido que, embora a quantificação do dano estivesse a cargo do juiz, deveria ser observado o volume econômico da atividade em que a obra foi inserida.

"Considerando que escapa das regras normais da experiência um conhecimento adequado acerca dos lucros obtidos pelo SBT com a divulgação (indevida) da novela Pantanal, tem-se, de fato, como imprescindível a realização da perícia determinada em primeiro grau de jurisdição, para que, levando em conta a observação relativa aos lucros percebidos, seja fixado percentual sobre tal verba que sirva de efetiva recomposição dos danos morais do autor" – destacou o relator ao dar provimento ao recurso especial.

terça-feira, 21 de junho de 2022

Servidor Público em Resende/RJ é selecionado para ser avaliador no 7º Prêmio Inova Minas Gerais

O conceituado "Prêmio Inova Minas Gerais", estipulado por Decreto Estadual desde de 2016, segue em sua sétima edição estimulando os servidores públicos do estado de Minas Gerais por meio de premiação de ideias e iniciativas transformadoras que promovam ações de simplificação e desburocratização de processos governamentais.

Um dos objetivos do prêmio é aperfeiçoar os serviços públicos com foco nas necessidades dos usuários, bem como o reconhecimento e valorização dos agentes públicos estaduais que atuam de forma criativa e proativa com a apresentação de experiências e a formulação de ideias passíveis de implementação na Administração Pública Estadual.

Seguindo o procedimento adotado no ano anterior, nessa versão de 2022, a seleção de profissionais para atuarem como avaliadores dos trabalhos inscritos no concurso se deu por processo de chamamento público para os interessados em todo país. Com a devida capacidade técnica os inscritos passaram por um rigoroso processo de seleção até sair a listagem dos contemplados.

Johnes Hebert V. Evangelista, 31 anos, morador em Barra Mansa e servidor público na Prefeitura Municipal de Resende/RJ é um dos escolhidos representando o estado do Rio de Janeiro. "Fico feliz por estar apto nessa seleção e poder contribuir com esse importante prêmio, sendo um dos avaliadores. Tenho a formação necessária para ser um dos escolhidos, mas também trago uma experiência como membro ativo em discussões de políticas públicas ao longo desses 10 anos. Venho com uma trajetória dentro do setor público como assessoria de gabinete do Prefeito em Barra Mansa/RJ por quase três anos, por três mandatos como conselheiro no Instituto Federal do Rio de Janeiro e completei esse mês, três anos concursado na Prefeitura Municipal de Resende/RJ. Essa bagagem complementa a formação. Espero suprir todas as necessidades e desejo boa sorte a todos que estão concorrendo," diz o servidor da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O Prêmio é coordenador pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), com co-coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e parceria da Ouvidora-Geral do Estado (OGE).

Corpo de Bombeiros RJ divulga resultados da pesquisa sobre Saúde Mental

Uma das queixas que mais aumentou, durante a pandemia, foi o sentimento de medo entre os profissionais

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou, esta semana, o resultado da pesquisa “Saúde Mental e Qualidade de Vida”, realizada no ano passado com a tropa. O estudo, promovido pela Seção de Psicologia em Desastres da corporação, busca pautar iniciativas futuras relacionadas à temática em prol das necessidades dos bombeiros. A adesão foi voluntária e anônima.

Com foco na influência da pandemia na vida familiar, 69,8% dos participantes julgaram que a Covid-19 teve impacto negativo, ao passo que 30,2% julgaram o impacto positivo. A pesquisa apresentou uma questão em que os militares deveriam apontar as queixas e os sintomas que os incomodavam antes e após a pandemia. A reclamação que mais aumentou foi o sentimento de medo, com 595% entre os dois períodos (medo de contaminação, da morte); seguido por descontrole alimentar, 337%; uso frequente de medicamentos, 233%; irritabilidade/agressividade, 156%; uso de álcool e drogas, 137%; ideação suicida, 103% e distúrbios do sono, 97%.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral.do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, o estudo é voltado para o público interno e visa à criação de programas que incentivem e estimulem o bem-estar do efetivo.

- Nossas ações são voltadas para a prevenção e promoção da saúde da tropa -reforçou o comandante, adiantando que os profissionais de psicologia estarão em breve presente nos quartéis para atividades itinerantes de prevenção em Saúde Mental.

De acordo com a chefe da Seção de Psicologia em Desastres, tenente-coronel Eliane Cristine, o levantamento dos dados revela uma pequena amostra do que representou a Covid-19 na vida das pessoas.

 - Avaliamos itens como assistência profissional na área de Saúde, satisfação e motivação com o trabalho, entre outras variantes, mas buscamos focar nos impactos do cenário da Covid e, diante deles, colocar em prática projetos para que o profissional esteja cada vez mais pleno em saúde para exercer sua atividade-fim – destacou a oficial.

Trabalhos definitivos são realizados no km 453 da Rio-Santos, em Angra dos Reis

A CCR RioSP iniciou, na semana passada, os trabalhos definitivos no km 453 da BR-101, rodovia Rio-Santos, na região de Conceição de Jacareí, em Angra dos Reis (RJ). A região foi uma das várias danificadas pelas fortes chuvas que atingiram à rodovia, em março deste ano. No local, as equipes da Concessionária realizam a limpeza da área para, na sequência, executar serviço de solo grampeado, que consiste na perfuração e inserção de barras de aço, com injeção de calda de cimento garantindo mais segurança ao motorista que utiliza o trecho.

Outro serviço iniciado é no km 451. Neste trecho, a CCR RioSP vai realizar a construção de um novo pavimento que servirá de desvio do tráfego para execução do projeto de Engenharia.

*A concessionária orienta o motorista a respeitar a sinalização implantada nos trechos em obras e respeitar o limite de velocidade ao trafegar por esses locais.*

*Em andamento*
Além destes dois novos serviços iniciados, a CCR RioSP continua com a execução dos trabalhos no km 476 (praia de Jacuecanga) e no km 462,8 (praia do Portogalo).

No km 476, região da praia Jacuecanga, a concessionária executa serviço de solo grampeado. Também está programado para o local a montagem de tela de aço e projeção de concreto com a intenção de estabilizar o aterro.

Já na região do Portogalo, km 462,8 da BR-101, a CCR RioSP iniciou a recuperação da cortina atirantada – contenções feitas de concreto para a contenção de terrenos - com o escoramento metálico para contenção da cortina, além da instalação de tirantes com injeção de calda de cimento e protensão das barras. O objetivo do trabalho é garantir a estabilidade da cortina já existente.

Carro é atingido por roda solta na Dutra

#BarraMansa #Rodasolta #Dutra
Foto: PRF

Um acidente no final da noite desta segunda-feira, dia 20, provocou um susto no condutor e nim passageiro de um carro que seguiam sentido Rio de Janeiro na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, é que uma das rodas da traseira de um , que seguia sentido São Paulo, se soltou e atravassou o canteiro central e atingou em cheio um Sandero.

O caso aconteceu por volta dás 22h45, no km 284.

Os ocupantes foram socorridos com ferimentos leves por equipe de resgate da CCR para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. 

Um Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), da PRF, foi lavrado.

Fundador e co-fundador da Ricardo Eletro são investigados por sonegação de R$ 86 milhões

#RicardoEletro #Investogado
O Ministério Público ofereceu Denúncia contra R.R.N. e P.D. M., administradores do Ricardo Eletro, por sonegação fiscal. Entre junho de 2016 e maio de 2018, os denunciados, por meio da empresa RN Comércio Varejista S.A., destacaram e cobraram o tributo ICMS-ST em operações de venda de mercadorias para compradores do Rio de Janeiro e não fizeram o recolhimento à Fazenda Pública. A prática gerou 58 infrações penais e gerou um prejuízo de 18.050.623,71 Ufirs, o que corresponde a R$ 86,1 milhões atualizados pelo valor da Ufir em Minas hoje.

P.D.M. exerceu a função de diretor superintendente da RN Comércio Varejista de 21 de outubro de 2015 a 10 de maio de 2019 e R.R.N., segundo a Denúncia, apesar de ter formalmente renunciado ao cargo de diretor-presidente em 21 de outubro de 2015, se manteve à frente da entidade até o ano de 2019, compartilhando o poder de decisão com o co-denunciado.

Apesar de a Fazenda Pública do Rio de Janeiro ser a responsável pela constituição do crédito tributário, a operação é de substituição tributária, tornando o credor a Fazenda Pública Mineira. Como a RN Comércio Varejista S.A, contribuinte-infrator, tem dois endereços em Contagem e um em Lagoa Santa e os delitos em maior número se referem às unidades comerciais localizadas na primeira cidade, aplica-se a regra de reunião de feito prevista no artigo 78, inciso II, b, do Código de Processo Penal, que determina que a jurisdição que prevalecerá será a do lugar onde houver ocorrido o maior número de infrações.

O MPMG, por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Contagem, denuncia os dois como incursos nas sanções do art. 2º, II, c/c art. 12, I, da Lei 8.137/90, por 58 vezes. Cada uma das 58 infrações pode gerar pena de seis meses a dois anos de prisão e multa, agravada de um terço à metade por ter ocasionado grave dano à coletividade. O MPMG também requer a reparação dos danos causados ao erário mineiro, nos termos do art. 387, IV, do Código de Processo Penal, valores a serem atualizados pela Fazenda Estadual.

Entenda o caso


Em julho de 2020, força-tarefa composta pelo MPMG, Secretaria de Estado de Fazenda, Polícia Civil e Advocacia-Geral do Estado  desencadeou a "Operação Direto com o Dono", visando desestruturar suposta organização criminosa que teria sonegado cerca de R$ 400 milhões em ICMS devidos ao Estado de Minas Gerais. No dia 8 de julho de 2020, R.R.N., fundador da rede varejista Ricardo Eletro, foi preso em São Paulo.  As investigações apontaram que a rede de varejo cobrava dos consumidores o valor correspondente aos impostos, mas não fazia o repasse ao estado.

BH_DESTAQUE02_ricardoeleyro_EricBezerraIMG-20220614-WA0044.jpg

Existem mais duas denúncias que tramitam na 3ª Vara Criminal, distribuídas por dependência à medida cautelar de sequestro de bens, busca e apreensão e prisão nº 0079.19.008652-4. Nessa ação encontram-se sequestrados cerca de bens imóveis e participações societárias em shoppings da região metropolitana de Belo Horizonte. Em valores venais, o montante sequestrado gira em torno de R$ 60 milhões. Em valores de mercado, pode chegar a R$ 200 milhões.

Contra esses sequestros já foram propostos três embargos de terceiros e um mandado de segurança, todos denegados. Ainda tramita inquérito policial para apurar a lavagem de dinheiro supostamente praticada pelos denunciados, por meio de empresas de participação em nome da mãe e da irmã do fundador da empresa, fundos de investimentos e outros mecanismos contábeis e financeiros.

Após a “Operação Direto com o Dono”, a empresa Ricardo Eletro apresentou um pedido de recuperação judicial e fechou suas lojas físicas. Em setembro de 2021, foi homologado pela Justiça o plano de recuperação judicial. O Ministério Público trabalha com a tese de que R.R.N. foi o causador das dívidas que provocaram a bancarrota da empresa, transferindo para si e seus parentes os lucros obtidos com a sonegação fiscal.

Covid-19: Volta Redonda começa a aplicar 4ª dose em pessoas a partir de 40 anos nesta terça-feira

Para receber o reforço, é necessário ter um intervalo de pelo menos quatro meses da terceira dose

#VoltaRedonda #Vacina #Covid19
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) começa a aplicar a quarta dose contra Covid-19 em pessoas a partir de 40 anos de idade nesta terça-feira (21). As vacinas ficarão disponíveis em todas as 46 unidades básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos nos shoppings Sider e Park Sul, Zoológico Municipal e  unidades básicas  de Saúde da Família (UBSFs) Conforto e Vila Mury.

Para  receber a nova dose, é necessário ter um intervalo de pelo menos quatro meses da terceira dose (21 de fevereiro).

A quarta dose, ou segunda dose de reforço, é uma aplicação que já vinha ocorrendo em Volta Redonda,  em imunossuprimidos e idosos. Agora, a ampliação da cobertura vacinal busca prevenir ainda mais contra o coronavírus. 

A Prefeitura segue aguardando a chegada de novas remessas e a liberação técnica para estender ainda mais o público-alvo da vacinação.

Material do tráfico de drogas é apreendido em Três Poços

#VoltaReonda #TrêsPoços #Traficodedrogas
Foto: PM
Uma granada caseira, um revólver e 15 munições de diferentes calibres foram apreendidos pela PM na Tarde desta segunda-feira, dia 20 em Volta Redonda. A ação ocorreu no Minha Casa, Minha Vida, no bairro Três Poços, após denúncia de que o gerente do tráfico estaria agredindo e expulsando moradores dos apartamentos do condomínio.

De acordo com a PM, ninguém foi preso e o material estava numa mochila rosa em um apartamento do residencial. Além da granada, da arma e das munições – calibres 32, 38, 9 milímetros, 7.62 e 380 -, os agentes encontraram 13 tabletes pequenos de maconha, 14 sacolés do entorpecente, seis tiras de maconha prensada, uma capa de colete balístico, um suspensório militar, um casaco camuflado do Exército, um celular e mil pinos vazios.

A PM informou que o apartamento estava com a porta entreaberta e o material estava num sofá. Parte dele estava dentro de uma mochila rosa. Os agentes chamaram pelo morador, mas ninguém estava no imóvel.

Inverno começa com expectativa de chuva acima da média em regiões do país

A estação fria do ano chegou às 06h14 desta terça-feira, dia 21, no Hemisfério Sul, e a expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. A estação termina em 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília).

Oposto ao El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios na Região Norte e a redução das chuvas na Região Sul.

Além de mais chuvas, o Inmet prevê que o Norte terá temperaturas mais elevadas. As exceções são o sul do Pará e de Tocantins, onde o clima mais quente deve ser acompanhado de chuvas abaixo da média, o que aumenta as chances de ocorrência de incêndios florestais no sul da Amazônia.   

Na região Centro-Oeste, massas de ar seco e quente também devem favorecer incêndios florestais principalmente nos meses de agosto e setembro. O inverno deve intensificar o período seco, e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%, e picos mínimos abaixo de 20%.

O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul, além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto. O oeste desses três estados, porém, pode ter chuvas acima da média, e o norte do Paraná pode ter um inverno mais quente que o de costume.

No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, enquanto no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média. O La Niña também deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média em grande parte da região.

O Sudeste pode ter chuvas ligeiramente abaixo da média, mas a passagem de frentes frias deve continuar a causar chuvas no litoral. Sobre a temperatura, a previsão é que ela permaneça acima da média, mas massas de ar polar podem determinar até mesmo a formação de geadas em regiões de altitudes elevadas.  

No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, mas no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média.

Mais um homicídio é registrado na região Sul Fluminense

Sobe para três o numero de homicídios registrado na Região Sul Fluminense em menos de 24h. Um homem, identificado como Julio Cesar, de 26 anos, foi assassinado com dois tiros na cabeça na manhã desta terça-feira (21), no bairro São Domingos, em Barra Mansa. O crime aconteceu na Rua Duque Antônio de Paiva, que liga a Estrada Engenheiro Alexandre Drable.

A vítima, segundo a PM, vestia calça jeans e camisa de frio preta com listras brancas. Os tiros atingiram o lado esquerdo da cabeça do homem. No momento desta publicação, a perícia era aguardada no local.

No domingo, na cidade vizinha Volta Redonda, teve um homicídio no Aterrado, enquanto na segunda-feira, no Retiro, um homem foi assassinado com nove tiros.

Foragido da justiça é preso em Itatiaia

#Itatiaia #Foragido
Foto: PRF
Um homem de 27 anos foi preso após se encontrar foragido da justiça em Itatiaia. Ele foi flagrado na garupa de uma moto na noite de domingo, dia 19, durante a operação de fiscalização.

Ação se deu por conta da tentativa de abordagem ao condutor da moto que tentou fugir da blitz. Além de não possuir CNH; ele transportava o homem com mandado de prisão por roubo.

A ocorrência foi encaminhada a 99ª DP do município.

O condutor foi multado por conduzir sem CNH, licenciamento vencido e outras infrações de trânsito constatadas, no valor total de R$ 2.054,29, sendo liberado, e a motocicleta recolhida ao pátio.

Homem é flagrado com mais de mil litros de cerveja sem nota fiscal na Dutra

#BarraMansa #Floriano #Bebidasemnota
Uma caminhonete foi flagrada no acostamento da Rodovia Presidente Dutra, nesta segunda-feira, dia 20, em Barra Mansa. O veiculo estava parado no sentido São Paulo, altura do km 286,em distrito de Floriano.

Segundo a PRF, o condutor alegou que havia parado ali por não estar se sentindo muito bem. Foi solicitado que abrisse o compartimento de carga sendo constatado que transportava 50 caixas de energético Red Bull e 141 caixas de cerveja de diversas marcas.

Ao ser solicitada a documentação fiscal da mercadoria transportada, o condutor de 28 anos apresentou apenas um cupom fiscal de venda ao consumidor das 50 caixas de energético, não tendo qualquer documentação fiscal do restante das bebidas. 

O homem foi detido por transportar mercadorias sem nota fiscal e a ocorrência apresentada para um Auditor da Receita Estadual do Posto Fiscal de Nhnagapi.

No total foram apreendidos 32 litros de bebida alcoólica, 300 litros de energético e 1.077 litros de cerveja.

Homem é preso por tentativa de homicídio durante briga de trânsito em Angra dos Reis

#AngradosReis #Tentativadehomicídio #166DP
Um homem foi preso nesta segunda-feira, dia 20, por tentativa de homicídio. O crime aconteceu, na tarde de domingo (19/06), após uma discussão no trânsito.

A vítima foi atingida com pauladas na cabeça e teve o crânio fraturado. O autor estava em uma motocicleta sem placa e, após as agressões, fugiu do local.

Ao ser capturado, o detido confessou o crime.

Homem é denunciado por estupro de menor em Piraí

#Piraí #Abusosexul #Menor
O Ministério Público denunciou um homem de 42 anos por estupro de vulnerável, no município de Piraí, no Vale do Paraíba. A denúncia, relata que o acusado praticou atos libidinosos com uma menina de nove anos por mais de uma ocasião, sendo o denunciado incurso, por dez vezes, no artigo 217-A do Código Penal (estupro de vulnerável), que prevê pena de oito a 15 anos de prisão.

De acordo com as investigações, os crimes aconteceram em período anterior a fevereiro deste ano, quando a mãe da menina descobriu que a filha estava recebendo mensagens do denunciado em seu aparelho celular. Em uma ocasião, André estacionou seu carro no local onde a menina brincava, no bairro Ponte das Laranjeiras, tendo se aproximado da menor e acariciado seus braços e pernas, próximo à genitália, antes de convidá-la para ingressar no veículo e pedir seu número de telefone.

Em outros momentos, o denunciado enviou, por pelo menos nove vezes, fotos e vídeos do seu aparelho genital para o telefone da menina, tendo recebido, como retorno, fotos e vídeos da genitália da menor. Após perceber uma mensagem suspeita no telefone da filha, a mãe da menor vasculhou o aparelho, encontrando uma mensagem que dizia: “Vamos fazer uma última vez. Eu apago aquele vídeo perto de você”. Ela também encontrou diversas fotos e vídeos da genitália da filha e do aparelho genital do denunciado no aparelho celular da menina.

Instalação de nova fábrica vai gerar 50 empregos em Barra Mansa

Cidade vai receber uma unidade da Noroaço, que vai se instalar à margem da Via Dutra, na altura do bairro São Silvestre 

#BarraMansa #Emprego
Uma nova empresa está chegando a Barra Mansa. A Noroaço vai instalar uma unidade na altura do Km 273 da Rodovia Presidente Dutra, na altura do bairro São Silvestre, local onde antes funcionava a Expresso Sul Fluminense. A empresa está sediada na cidade de Votuporanga, no interior de São Paulo, e atua com uma variada linha de produtos em aço para setores como agronegócio, construção civil, metalurgia, serralheria, galpões comerciais e silos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Bruno Paciello, esteve reunido na última semana com representantes da Noroaço no local onde as obras estão acontecendo. De acordo com Bruno, a expectativa é que sejam gerados de 15 a 20 empregos diretos durante a primeira fase do projeto e mais de 50 quando a empresa estiver em operação.

“A Noroaço é uma grande indústria e é com grande felicidade que a recebemos em nosso município. Barra Mansa ganha com a geração de empregos e, o mais importante, a cultura organizacional dinâmica e humanizada, e de meritocracia que transforma a qualidade dos empregos gerados na cidade”, comentou o secretário.

A Noroaço de Barra Mansa deve começar a funcionar na segunda metade do mês de julho.

Inspeções são realizadas em estabelecimentos comerciais e produtivos de Barra Mansa

Ação visa garantir a qualidade das mercadorias para o consumo final 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está intensificando as ações de inspeções sanitárias nos principais estabelecimentos comerciais e produtivos do município. A intenção é verificar as condições de higiene e climatização do local, bem como, a qualidade e manipulação de carnes, aves, pescados, leite e derivados, embutidos, ovos, mel e derivados apícolas, entre outras mercadorias. 

Segundo informações do secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a fiscalização está sendo realizada em todo estabelecimento destinado à produção, fabricação, preparo, beneficiamento, manipulação,  acondicionamento, armazenamento, transporte de produtos de origem animal e vegetal. “Neste último caso, os proprietários ou administradores devem apresentar aos agentes fiscalizadores o Registro no Serviço de Inspeção Municipal que autoriza o funcionamento da unidade, assim como, o Certificado de Inspeção Sanitária, que é renovado anualmente”. 

Conforme explica o médico veterinário da Secretaria, Maurício Iancarelli, as inspeções sanitárias são realizadas sistematicamente. “Em média visitamos de cinco a 10 estabelecimentos por dia. Nos supermercados, onde carnes, queijos e embutidos são vendidos de forma fracionada, checamos se a manipulação dos produtos segue uma rotina de higiene, condições de climatização, qualidade e processo de embalagem. Todas as ações têm como base a Lei 3019/1998, regulamentada pelo Decreto 6644/2011, e que instituiu o serviço de inspeção sanitária de produtos de origem vegetal e animal do município de Barra Mansa”, esclareceu o médico veterinário. 

Nos próximos meses, a intenção da Secretaria de Desenvolvimento Rural é atualizar a legislação visando à vinculação das ações ao consórcio público dos municípios. Para isso, enviará mensagem com a proposição para apreciação da Câmara de Vereadores do município.

Barra Mansa amplia quarta dose contra Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos

Secretaria de Saúde também inicia aplicação do primeiro reforço do imunizante da Janssen a partir desta terça-feira, 21

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa amplia a partir desta terça-feira, dia 21, a aplicação da quarta dose contra Covid-19 em pessoas a partir de 40 anos de idade. Para receber o segundo reforço é necessário que a pessoa tenha recebido a aplicação anterior há pelo menos quatro meses, ou seja, que a terceira dose tenha sido aplicada até 21 de fevereiro de 2022.

A Pasta também vai começar a oferecer o primeiro reforço do imunizante da Janssen (2ª dose) para pessoas entre 18 e 39 anos, não gestantes ou puérperas, que receberam a dose anterior há dois meses; e o segundo reforço (3ª dose) para quem recebeu a anterior há quatro meses.

O cronograma completo de vacinação contra a doença para esta terça-feira é o seguinte:

- 1ª dose: em pessoas a partir de 12 anos;

- 2ª dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;

- 3ª dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda até o dia 21/02/22; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há 4 meses;

- 4ª dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham tomado a terceira até 4 meses antes; pessoas acima de 40 anos, 4 meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham tomado a terceira até 4 meses.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Para a imunização é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a segunda, terceira ou quarta dose é imprescindível também a apresentação do comprovante das aplicações anteriores.

Volta Redonda empata com o Floresta em 1 x 1 pelo Brasileiro Serie-C

#Voltaço #SerieC2022 #FlorestaCE
Floresta x Volta Redonda - Série C 2022 (Foto: Ronaldo Oliveira-Ascom Floresta EC)

O Volta Redonda foi até o Presidente Vargas, no Ceará, e empatou em 1 a 1 com o Floresta-CE na noite desta segunda-feira, dia 20, pela 11° rodada do BrasileirãoSérieC.

O Voltaço saiu na frente com Caio Vitor, mas acabou cedendo o empate ao Verdão no segundo tempo, com gol de Carlos Renato. Quando os cearenses tiveram a oportunidade de virar nos acréscimos, Flávio Torres isolou a cobrança de pênalti.

O empate mantém as equipes onde elas estavam. O Volta Redonda continua dentro do G-8, no 6º lugar, agora com 19 pontos. Depois de seis derrotas seguidas, o Floresta soma um pontinho e vai a 12, mas continua na zona de rebaixamento, na 17ª posição.

O Volta Redonda já volta a campo nesta quinta-feira, em compromisso válido pela Série A2 do Campeonato Carioca. O adversário será o Olaria, em jogo fora de casa, marcado para as 15h (de Brasília). Enquanto isso, o Floresta tem mais uma semana livre pela frente. A próxima partida na agenda do Verdão está marcada para domingo, contra o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, às 17h (de Brasília), pela 12ª rodada da Série C.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Volta Redonda registra dois homicídios em 24h

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi morto na noite desta segunda-feira, dia 20, no bairro Retiro, em Volta Redonda. O crime aconteceu no final do bairro - na Avenida Antônio de Almeida com a Avenida Francisco Antônio Francisco.

A vitima, que foi identificada como Bruno Gonçalves Mael, de 31anos, levou nove tiros na cabeça quando em companhia do pai. Ela foi levada ao hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos na mesa de cirurgia, por volta dás 21h.

O caso foi encaminhado a PM que comunicou a Polícia Civil da cidade.

Este é o segundo caso num prazo de 24h na cidade. O homicídio aconteceu na noite deste domingo, dia 19, no bairro Aterrado.

Traficante é preso em Itatiaia

#Itatiaia #Traficodedrogas #VilaFlórida
Foto: 37º BPM-Resende
Um homem foi preso neste domingo, dia 19, com 24 pedras de crack, um cigarro artesanal de maconha em Itatiaia. Ele foi encontrado na Rua A, no bairro Vila Flórida.

De acordo com a PM, durante patrulhamento, os policiais tiveram a atenção voltada para o homem que já conhecido da policia por trafico de drogas.

Durante a abordagem foi encontrado as drogas.

O caso foi encaminhado a 99ª DP, onde foi constatado um grama de maconha e 1,5 gramas de crack.

Prefeito de Volta Redonda testa positivo para Covid-19

Está trabalhando em casa o prefeito de Volta Redonda Antonio Francisco Neto, que testou positivo para Covid-19. 

O chefe do Executivo confirmou o caso na manhã desta segunda-feira (20), após fazer o teste rotineiro. 

Neto, de 66 anos, está bem e seguirá despachando de casa até o fim do período de isolamento.

Moto é recuperada em Volta Redonda

#VoltaRedonda #Motorecuperada

Agentes da Guarda Municipal recuperaram no último sábado (18) uma motocicleta com registro de furto, na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta, em Volta Redonda. 

Segundo a GM, durante patrulhamento, o veículo foi encontrado com auxílio do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Motorista é flagrado conduzindo carro embriagado após acidente no bairro Laranjal

Idoso de 67 anos conduzia um veículo, que se chocou contra um muro

Um homem de 67 anos foi detido por guardas municipais de Volta Redonda na tarde de domingo, dia 19, por dirigir embriagado um carro de passeio. Ele foi flagrado pelos agentes após causar um acidente no bairro Laranjal. O motorista conduzia um Escort GL, que se chocou contra um muro na Rua 161 B. Não houve feridos.

Os agentes realizavam um patrulhamento quando viram o acidente. No local, os agentes foram ao auxílio do condutor, que estava sozinho no veículo, e sentiram odor etílico. Eles perceberam também a falta de equilíbrio e olhos vermelhos por parte do motorista. O idoso contou aos guardas que teria perdido o controle do carro e por isso bateu.

Ele foi submetido ao teste do bafômetro que acusou consumo de bebida alcoólica. Durante a abordagem, descobriu-se ainda que ele estava com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida há mais de um ano (13/06/2021). Neste momento, o idoso teria tentado subornar uma guarda municipal, dizendo: "vamos negociar isso aqui", mostrando R$ 100 dentro da carteira dele. Foi dada voz de prisão ao homem.

O idoso foi conduzido pelos agentes da Guarda Municipal à delegacia da Polícia Civil de Volta Redonda (93ª DP). Ele foi preso em flagrante por embriaguez ao volante e corrupção ativa.

MP aciona associação de moradores por cobrança indevida

O Ministério Publico abriu um processo contra a Associação de Moradores do bairro Chalés do Imperador, em Juiz de Fora, região da Mata de Minas Gerais.

Segundo o MP, a entidade cobra taxa indevida a proprietários e não associados para manutenção de serviços prestados pelo poder público, como segurança, recolhimento de lixo e limpeza de vias.

Segundo a representante do MPF, Cláudia Marque, embora a questão envolva interesses entre particulares, a participação do MP, no caso, faz-se necessária porque há certos interesses individuais que, quando visualizados em seu conjunto, de forma coletiva e impessoal, têm a força de passar a representar os da comunidade como um todo.

"A forma consiste na privatização e exploração do espaço e serviços públicos. Com o objetivo de suspender a cobrança das taxas, o órgão ingressou com uma ação civil pública. A ação, no entanto, foi extinta sem julgamento de mérito, por não se vislumbrar “ocorrência de proteção a direitos meta individuais. A decisão de primeira instância foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do estado (TJMG), razão pela qual o MP estadual apresentou o RE, agora sob exame no Supremo que aceitou o parecer."

Ao se posicionar favoravelmente ao recurso extraordinário do MPMG, Cláudia Marques explica que o pedido manifesta relevância social que envolve questões de direito urbanístico, política habitacional, como uso, parcelamento e ocupação do solo urbano, o próprio direito social à moradia. Todos previstos no artigo 6º da Constituição.

Acrescenta ainda que a pretensão está em consonância com a jurisprudência da Suprema Corte que fixou tese vinculante no sentido de ser inconstitucional a cobrança por parte de associação de taxa de manutenção e conservação de loteamento imobiliário urbano de proprietário não associado. “O Ministério Público Estadual busca tanto a tutela de interesses individuais de pessoas determinadas, quanto direitos individuais homogêneos, de toda a coletividade de moradores e proprietários de imóveis no Bairro Chalés Imperador, os quais não se associaram, que estavam sendo cobrados, indevidamente, por serviços já prestados pelo poder público em loteamento urbano com vias públicas, e não de loteamento fechado ou condomínio”, afirmou.

Trio é detido com pinos de cocaína em Barra do Piraí

#BarradoPiraí #Traficodedrogas #Quimica

Três suspeitos foram detidos em flagrante na tarde desta segunda-feira, dia 20, com uma quantidade de drogas no bairro Química, em Barra do Piraí.

A PM informou que foi acionada ao local para averiguar a suspeita de traficantes. No local, os policiais fecharam cerco aos três homens que foram detidos.

Com os elementos foram apreendidos 136 pinos contendo cocaína, 35 tiras de maconha, um celular e R$ 10,00 em espécie.

O caso foi encaminhado à 88ª DP, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, permanecendo presos.

CCR RioSP inicia trabalho de remoção de terra no km 276 da Via Dutra, em Barra Mansa (RJ)

#BarraMansa #Remoçãodeterra
A CCR RioSP iniciou os serviços de desobstrução da pista às margens da via Dutra, no km 276, sentido Rio de Janeiro, em Barra Mansa (RJ). No local, parte do talude cedeu após as fortes chuvas que atingiram a região no fim do mês de março. Como existe risco de uma nova queda de material, a concessionária realizou vistorias constantes no local, com objetivo de avaliar a melhor solução para remoção segura do material deslizado.
 
As equipes de obra e engenharia da concessionária farão o retaludamento provisório do aterro – processo de terraplenagem que garante maior estabilização do mesmo – para liberação da faixa interditada ao tráfego de veículos. O prazo previsto para conclusão do trabalho é de 30 dias. Em caso de chuva, os trabalhos podem ser paralisados ou mesmo suspensos.
 
O acesso à via local está interrompido devido à queda de barreira. A opção para o motorista que está sentido Rio de Janeiro ou no sentido contrário da Via Dutra é utilizar o retorno no km 275 (Bocaininha). O motorista deve respeitar a sinalização implantada no trecho em obra.
 

Câmeras flagram homicídio no Aterrado

#VoltaRedonda #Homicídio #Aterrado

Serão encaminhadas as imagens do registro do homicídio na noite deste domingo, dia 19, no bairro Aterrado, em Volta Redonda.

Nas imagens é possível ver um homem com uma arma de fogo chegando e atirando contra Gilberto Mendonça Amâncio, de 33 anos, que saia de uma farmácia e ia até ao um carro branco no estacionamento do estabelecimento.

A vitima ainda tentou sair correndo, mas foi alvo de vários disparos pelo caminho até cair morta na calçada entre a Rua Jaime Panteleão de Moraes com a Avenida Paulo de Frontin.

O caso está sendo investigado pela polícia.

Denuncia

 Em setembro do ano passado, Gilberto tinha denunciado a policia que era vitima de calúnia e difamação nas redes sociais. Segundo ele uma mensagem estava sendo compartilhada em redes sociais, com sua foto, afirmando que ele teria tentado estuprar uma criança.

"Meus amigos, quem conhece ou viu essa mula jagunço fala para gente, tentou abusar de um bebê, filho de um amigo nosso", diz a mensagem caluniosa, de acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo trabalhador.

A época Gilberto disse que estava com receio de ir ao trabalho, na CSN, temendo por sua segurança por conta da fake news. “Essa mentira está sendo propagada desde o dia 2 deste mês. Quem me conhece sabe que sou trabalhador e peço ajuda às pessoas para compartilhar a verdade”, pediu Gilberto, também nas redes sociais.

 Homem é morto à tiros na noite deste domingo em Volta Redonda

Polícia ambiental identifica construção irregular em Paraty

#Paraty #Construçãoirregular
Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga estiveram neste domingo (19) no município de Paraty, onde constataram a existência de construção irregular na Prainha de Mambucaba.

Durante a fiscalização, observaram a construção de uma unidade unifamiliar, com cerca de 300 metros quadrados de área, já em processo de edificação e toda em alvenaria. 

Os policiais disseram que não localizaram os responsáveis pela edificação e nem foram localizadas placas indicativas de licenciamento ambiental.

Por ser uma área de preservação permanente, conforme artigo 4º da lei 12.351 e por estar dentro dos limites da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaína, os policiais procederam à 167ª DP, para o registro da ocorrência.

Terreno com suspeita de crimes ambientais é autuado em Angra dos Reis

#AngradosReis #Crimeambiental
Uma construção foi identificada neste domingo, dia 19, com a suspeita de irregularidades na Rua Ilha do Arroz, na Ribeira, em Angra dos Reis.

Segundo policiais ambientais, após denuncia de desmatamento de uma área de preservação ambiental e aterramento de mangue, foi constatado uma área de degradação ambiental com 200 metros quadrados.

Com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, os policiais da UPAm procederam à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.

Numero casos da Covid-19 volta aumentar no Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Saúde alerta para importância de a população completar o esquema vacinal

#RiodeJaneiro #Covid19
A 5ª edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (17.06) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra crescimento de casos da Covid-19. A análise considera os dados registrados na semana de 06 a 12 de junho.

Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual (UPAs) aumentaram 16% em relação à semana anterior. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, a média diária de atendimentos foi de 489, sendo 256 pediátricos. Já entre os dias 6 e 12 de junho, a média diária foi de 568 atendimentos, sendo 261 pediátricos.

A taxa de positividade de antígeno continua em tendência de crescimento. Na última semana, foram realizados em média 11.500 testes por dia, sendo a positividade de 30%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 900 exames por dia, com positividade de 28%. Na semana de 29 de maio a 5 de junho, a positividade dos testes de antígeno estava em 28% e a dos exames de RT-PCR, em 23%.

As solicitações de leito Covid-19 apresentaram discreto aumento em relação à semana anterior, com  uma média diária de 13 para UTI e 14 de enfermaria.  Na semana de 29 de maio a 5 de junho, foram  13 solicitações para UTI e 12 de enfermaria. O mesmo padrão pode ser observado no número de pessoas aguardando um leito. A média diária é de 22 UTI e 22 para enfermaria. Importante ressaltar que a fila é dinâmica e, ao longo das 24h, pessoas entram e saem dessa fila.

A SES acionou o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 40 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann. A ação pode ser ampliada, de acordo com a demanda. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios com orientações sobre testagem para Covid-19 no estado. O texto alerta para que as unidades básicas e de pronto atendimento mantenham a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19: https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.