Rádio Acesa FM VR: 2021-01-10

sábado, 16 de janeiro de 2021

Motorista pede ajuda para encontrar documentos perdidos no Retiro, em Volta Redonda

O motorista de caminhão Willis Vilar Alves perdeu todos os documentos nessa sexta-feira (15) no bairro Retiro, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu após ele descarregar um material próximo à casa de material de construção União Gonçalves.

De acordo com a filha do motorista, os documentos estavam dentro de uma carteira de despachante preta com o endereço de Campos de Goytacazes, região norte do Rio de Janeiro.

Para qualquer informação entrar em contato com o número da Rádio Acesa: (24) 999145825 [WhatsApp]. A família oferece recompensa.

Acidente envolvendo duas lanchas deixa mortos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Imagens: rede social
Pelo menos quatro pessoas morreram em um grave acidente envolvendo duas lanchas no início da tarde deste sábado (16/01) em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

As vítimas: três são da mesma família, sendo uma criança, a mãe dela e a avó materna. Elas foram identificadas respectivamente como Luíza, de 11 anos, Tatiana Godim Pinheiro, de 43, e Maria Candida Pinheiro, de 57.

A quarta vítima, uma mulher, que estava em companhia da família, foi identificada como Vânia Maria Edde, de 63 anos, ela era amiga da família.

Segundo as informações passadas pelo Corpo de Bombeiros, a colisão entre as duas embarcações aconteceu próximo às ilhas de Paquetá e Calaca.

Além dos mortos, outras quatro pessoas ficaram feridas no acidente. Três delas foram atendidas no local pelos socorristas e a quarta foi levada para um hospital de Angra.

Ainda de acordo com os agentes, uma das vítimas sobreviventes é o pai da criança.

Homem acusado de receptação é preso em Itatiaia

Foi preso na sexta-feira (15), em Itatiaia, RJ, um homem acusado de receptação. A ação envolveu a Polícia Civil do município (99ª DP). Os agentes informaram que flagraram o acusado com um aparelho celular que pertencia a uma outra pessoa.

Segundo os agentes, a prisão ocorreu após o pai do dono do aparelho comunicar, em setembro do ano passado, na delegacia, que seu filho havia perdido o celular e ao tentar reencontrar o aparelho, ligou diversas vezes, mas não conseguiu contato com o portador do aparelho.

Após o registro de ocorrência de apropriação de coisa achada, os agentes iniciaram as buscas e, obtiveram informações da operadora de telefonia, que, ao rastrear o IMEI do aparelho, informou a titularidade de um novo usuário que utilizou uma nova linha de setembro a novembro do ano passado, levando os investigadores até o autor que foi encontrado em posse do telefone. Ele disse aos policiais que havia ganhado o celular de sua vizinha após ela ter comentado com ele que achou o aparelho na rua.

Ainda de acordo com os agentes, a vizinha não foi encontrada em sua casa e autor foi encaminhado à sede policial onde foi formalizada sua prisão. Após pagamento de fiança, o suposto autor foi posto em liberdade.

11 pessoas são denunciadas no caso do incêndio que provocou a morte de dez adolescentes no Ninho do Urubu

Pelo menos 11 pessoas foram indiciadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), pelo crime de incêndio culposo qualificado por morte e lesão grave, apontadas como responsáveis pela tragédia do Ninho do Urubu. 

A tragédia aconteceu há dois atrás, no dia 8 de fevereiro de 2019, o incêndio no Centro de Treinamento do Clube de Regatas do Flamengo (CRF), conhecido como "Ninho do Urubu", provocou a morte de dez adolescentes e graves lesões em outros três.

A denúncia oferecida junto à 36ª Vara Criminal do Rio de Janeiro descreve uma série de irregularidades e ilegalidades cometidas. De acordo com MP-RJ, os indícios apontam que houve desobediência a sanções administrativas impostas pelo Poder Público por descumprimento de normas técnicas regulamentares, ocultação das reais condições das construções existentes no local ante a fiscalização do Corpo de Bombeiros, contratação e instalação de contêiner em discordância com regras técnicas de engenharia e arquitetura para servirem de dormitório de adolescentes, inobservância do dever de manutenção adequada das estruturas elétricas que forneciam energia ao aludido contêiner, inexistência de plano de socorro e evacuação em caso de incêndio e, dentre outras, falta de atenção em atender manifestações feitas pelo MPRJ e o MPT a fim de preservar a integridade física dos adolescentes.

O MPRJ ressalta que não houve nenhuma condição de caso fortuito ou força maior a afastar a responsabilidade penal dos denunciados, sendo as condutas dos acusados as únicas causas do incêndio. "Assim é que o Clube de Regatas do Flamengo dotou o Centro de Treinamento de investimentos vultosos em infraestrutura entre 2012 e 2019, mas continuou mantendo os jovens atletas da base em contêineres. Tais alojamentos da base não foram registrados como parte do projeto de licenciamento, foram montados em estruturas móveis clandestinas e produzidos sem as devidas cautelas quanto à estrutura de evacuação, luzes de emergência, disposição de portas, gradeamento das janelas e dotação de extintores de incêndio, deixando de observar as cautelas necessárias para a fuga de todos os atletas e a contenção de eventual início de incêndio no alojamento dos mesmos, incrementando o risco do resultado por negligência", relata a denúncia.

A ação penal ajuizada relata, ainda, que antes do incêndio ocorrer o Centro de Treinamento havia sofrido interdição pelo fato de o Flamengo exercer ilegalmente atividade no local. Destaca, ainda, que em 2015 o MPRJ ajuizou ação civil pública buscando a interdição imediata do alojamento da base do Clube de Regatas do Flamengo justamente por conta da sua estrutura precária e da ausência de monitores treinados e adequados para cada grupo de 10 (dez) jovens, inclusive durante o período noturno, dentre outras irregularidades.

O denunciado Eduardo Carvalho Bandeira de Mello, na condição de presidente do clube e detentor final da tomada de decisão, optou por não cumprir a disponibilização de um monitor, por turno, para cada dez adolescentes residentes e por não adequar a estrutura física do espaço destinado a eles às diretrizes e parâmetros mínimos. Segundo a denúncia, ele tinha plena ciência do estado de clandestinidade administrativa dos módulos habitacionais. Ainda segundo o MPRJ, os outros denunciados também incrementaram o risco ao negligenciarem diversos cuidados necessários e adotarem condutas que caracterizam imperícia.

Para o promotor de Justiça Décio Alonso, as ações e omissões dos denunciados levaram à ocorrência do incêndio, que culminou na morte de dez adolescentes, lesões graves em outros três e traumas incomensuráveis para diversas famílias e jovens atletas. "Entendeu o MPRJ que a correta investigação conduzida pela Polícia Civil conseguiu reunir os elementos probatórios indicativos de condutas previamente pretendidas ou admitidas, sendo fruto da concorrência de condutas negligentes, imprudentes e desprovidas de perícia dos denunciados em seus respectivos campos decisórios, como a gerência da agremiação, atividade empresarial e técnica, manutenção de instalações e equipamentos e vigilância dos adolescentes, que criaram uma condição de risco proibido, que impunha cessação imediata, mas foi postergada até o evento fatídico”, explicou.

Ao fim do processo, os denunciados estão sujeitos às penas previstas nos art. 250, §2º, c/c art. 258, do Código Penal, com penas de detenção, de 1 ano e 4 meses a 4 anos, com aumento de pena de um sexto até a metade, em razão do concurso formal.

Mais de duas mil pessoas ficam desassistidas com o fechamento do Crás Açude


Em entrevista ao Programa Entre Nós, na Rádio Acesa FM, neste sábado (16), apresentado pelo radialista Adriano Martins, a coordenadora do Cras Açude, Gabriela de Oliveira, informou que o decreto de calamidade pública, na cidade de Volta Redonda, inativou os trabalhos da instituição no bairro e deixa pelo menos duas mil e quinhentas pessoas desassistidas.

Ainda de acordo com a Gabriela, além de não poder atender a população durante o período de pandemia, os profissionais estavam com a situação indefinida após ao prefeito Antônio Francisco Neto suspender a contratação de profissionais concursados. 

A agente informou que foi chamada para trabalhar no ano passado, porém, teve a contratação cancelada após o prefeito, que assumiu a prefeitura em janeiro, suspender a convocação de muitos profissionais como ela.

"Com a suspensão dos trabalhos, além nos deixar sem qualquer tipo definição, a população ficará sem a atenção durante esse período de pandemia, já que muitas pessoas precisam dos do Cras para obter os benefícios", afirmou.

O decreto foi publicado na noite desta quarta-feira, dia 13, o “Estado de Calamidade Pública no âmbito da administração fiscal e financeira” em Volta Redonda. O prazo vigente do decreto é de 180 dias, mas o documento pode ser prorrogado caso as medidas que vêm sendo tomadas desde o primeiro dia do ano não sejam suficientes para reverter o quadro de crise econômica encontrado pela atual gestão.

No decreto, Neto ressalta que levou em consideração a questão da folha salarial, que estava com metade de novembro, dezembro e o décimo terceiro em aberto. Nesta quinta-feira, dia 14, após dez dias úteis de governo, Neto conseguiu quitar o mês de novembro para concursados e inativos.

Segundo o prefeito, o decreto aponta a questão da pandemia e a crise econômica nacional, mas ressalta que foram “fatores caseiros” que realmente levaram à situação atual. Nas considerações, o decreto afirma que o “município vem sofrendo bloqueios judiciais diretamente na fonte de repasse do ICMS para pagamento das parcelas de precatórios judiciais que não foram pagos no exercício de 2020”. Também apontado como grave está a consideração sobre serviços essenciais.

“Há constatação de que em 31.12.2020 o município encontrava-se, e ainda se encontra, inadimplente em parcelamentos de curto e longo prazo e que muitos destes contratos são de bens e serviços essenciais à Administração Pública, tais como fornecimento de energia elétrica e coleta de lixo”, escreveu o prefeito, que ressaltou alguns pontos sobre a situação de Volta Redonda:

– Não são só os salários dos servidores que estão atrasados. Esta é uma prioridade quitar, mas temos uma série de situações que podem levar a um quadro de calamidade social. A Prefeitura não é apenas uma pagadora de salários. Ela presta serviços importantes, na Saúde, Educação, Social. A situação é muito delicada e mesmo assim ainda pagamos novembro em dez dias – disse Neto.

A partir do decreto, novas medidas para conter gastos e aumentar a arrecadação serão anunciadas. O documento não isenta a Prefeitura da obrigação de fazer licitações para contratações de bens e serviços, mas durante o período em vigor do estado de calamidade fica vedada a realização de quaisquer despesas que dependam de recursos próprios do município sem a expressa autorização do Chefe do Executivo.

Aulas na rede pública do RJ voltam 4 de fevereiro a distância

As aulas nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro vão começar dia 4 de fevereiro, mas de forma remota. A previsão é de que apenas em março cerca de 10% dos alunos - que não têm acesso à internet - retornem às atividades presenciais.

Entre as mudanças já anunciadas para aprimorar a aprendizagem e o ensino dos conteúdos, está a renovação de todo o sistema de informática para melhor atender tanto professores quanto estudantes. O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt disse que será dada atenção maior aos alunos que voltarão ao sistema presencial, com maior vulnerabilidade social e sem condições de acompanhar as aulas on-line.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, à medida que houver uma queda na curva de casos de covid-19, o retorno às aulas será gradual.  

O fato é que, por enquanto, a volta de 100% dos alunos às salas está descartado, e os professores do grupo de risco seguirão dando aula de modo remoto.

Outras novidades anunciadas foram a realização de concurso público do magistério para preencher 500 vagas imediatas de professor e outras 3,5 mil para cadastro de reserva, além de reajuste no auxílio-alimentação da categoria.

Adolescente suspeito de matar duas mulheres em Angra estava foragido do Centro de Socieducativo de Volta Redonda

166ª DP - Angra dos Reis
A Polícia Civil revelou que o adolescente apreendido na quinta-feira, dia 14, em Angra dos Reis, além ser reconhecido como autor de carga na região e suspeito de participação na morte de duas mulheres, em Japuiba, também em Angra dos Reis, estava foragido do Centro Socioeducativo de Volta Redonda.

Após ser localizado e detido pelos agentes o suspeito revelou como aconteceu o roubo a uma carga de cigarros, além de fornecer informações sobre o assassinato das duas mulheres. Em depoimento, o adolescente também indicou o local em que guardava munições, que foram apreendidas.

Bebê e criança são abandonados em carro em Barra Mansa

Uma criança de oito anos e um bebe de um ano foram encontrados abandonados em um Fiat Uno, na tarde desta quinta-feira (14), em Barra Mansa, RJ. O veículo estava estacionado com as portas abertas na Avenida Verbo Divino, no centro.

De acordo com a PM, as crianças receberam água para bebe e foram acalmadas. Até a ocorrência repassada ao Conselho Tutelar não havia sido localidade os responsáveis.

Uma conselheira tutelar esteve no local, e, apos comprovar a situação foi até a 90ª DP registrar a ocorrência.

Dupla é flagrada com arma e munições no Jardim Cidade do Aço

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Duas armas de fogo foram apreendidas na madrugada desta quita-feira (14) em Volta Redonda, RJ. Policiais militares foram até a Rua Frei Henrique Soares, no bairro Jardim Cidade do Aço, onde avistaram dois suspeitos durante patrulhamento no Condomínio do 'Minha Casa, Minha Vida'.

Segundo o 28º BPM - Volta Redonda, a dupla tentou fugir, mas foram seguidos, detidos e abordados, com eles foram encontrados um revólver calibre 38 com a numeração adulterada, quatro munições do mesmo calibre e um simulacro de pistola.

A ocorrência foi encaminhada para a 93ª DP de Volta Redonda.

Homem é flagrado com drogas no Bom Pastor, em Barra Mansa

Foto: divulgação do 28º BPM - Volta Redonda

Um jovem de 20 anos foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (15), com 15 pedras de crack e R$ 98,00 em espécie no bairro Bom Pastor, em Barra Mansa, RJ.

Segundo a PM, a ação foi possível através uma denúncia anônima informando trafico de drogas na Rua Santa Catarina, local em que foi encontrado o homem com o material apreendido.

Ainda de acordo com as informações, o jovem acabou confessando está traficando e que o dinheiro arrecado era de uma carga de maconha que ele havia acabado de vender.

O caso foi encaminhado a 90ª DP de Barra Mansa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Prefeitura de Barra Mansa alerta para prejuízos decorrentes de construções irregulares sobre redes de drenagem de águas

Edificações impossibilitam manutenção de tubulações e representam riscos à população

As equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) estão trabalhando desde a manhã desta quarta-feira (13) na Rua Gabriel Gonçalves de Brito, no bairro Siderlândia, para corrigir os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram Barra Mansa na tarde da última terça-feira (12). Em alguns trechos da via, o nível de água chegou a três metros de altura. O problema foi agravado pelo entupimento da tubulação, uma vez que a rede se encontra abaixo de construções irregulares que impedem a manutenção e reparos da galeria. 

Essas construções sobre as redes de drenagem são ilegais, conforme determina as Leis de Uso do Solo, como é o caso da Lei Federal nº 6.766/79, sem prejuízo dos limites estabelecidos pelo Código Florestal Brasileiro (Lei nº12.651/12).

De acordo com o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, a autarquia está trabalhando para resolver em definitivo o problema da comunidade. “As construções irregulares impedem o serviço de manutenção. Além disso, há ainda o desgaste provocado pela ação do tempo na tubulação de aço que capta as águas pluviais. O entupimento da rede foi causado pelo entulho do desmoronamento de uma construção irregular. Estamos trabalhando para encontrar o ponto exato do problema. Paralelamente, vamos elaborar um projeto alternativo e buscar recursos junto aos governos Federal e Estadual para sua execução e assim resolver a situação em definitivo”, detalhou Fanuel. 

Integrantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos também estiveram no local. O secretário da Pasta, J. Chagas, ressaltou que foram realizadas visitas às famílias atingidas pelas chuvas. “Vamos acolher essas pessoas e fazer os atendimentos que estiverem ao nosso alcance”, explicou.

Durante as chuvas de ontem, em alguns pontos da Rua São Vicente a água chegou a três metros de altura. Uma adolescente de 18 anos foi carregada pela correnteza. Ela foi socorrida por um morador e não sofreu ferimentos. 

Represa do Funil abre comportas e eleva o nível do Rio Paraíba do Sul
 

Desde a terça-feira, 12, a Represa do Funil, em Itatiaia, aumentou a liberação de água para o Rio Paraíba do Sul. O procedimento influencia diretamente no nível do rio. Segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Jonas Rodrigues Leite, com o aumento da vazão há riscos de transbordo em alguns pontos do município. “Ontem, a represa começou o dia trabalhando com a vazão de 136m³/s. No fim do período, estava em 456 m³/s. Nesta manhã, o nível chegou a 3,84 metros. O limite para provocar o transbordamento em alguns locais do município, como a Rua Argemiro de Paula Coutinho e as vias ribeirinhas dos bairros Vila Maria, Saudade e Vista Alegre, é de 4 metros. Continuamos monitorando o nível e se acontecer novo aumento na vazão seremos informados para repassar o alerta a população”.

Secretaria de Saúde cria grupo técnico para monitorar eventos adversos das vacinas contra Covid-19

Comissão vai apoiar os municípios para análise de possíveis casos em tempo real


Com o objetivo de promover o monitoramento e dar mais tranquilidade aos cidadão do estado do Rio de Janeiro quanto à aplicação das vacinas contra Covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) criou, nesta quinta-feira (14/01), o Grupo Técnico de Investigação de Eventos Adversos Pós-vacinais para Covid-19. A comissão de especialistas da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES atuará em três frentes de trabalho: diretamente com a população, com o produto em si e com a busca ativa das informações, visando o cruzamento dos dados e a atualização dos casos em tempo real.

Os especialistas terão como missão auxiliar os municípios para que façam a notificação de forma correta, seguindo os procedimentos operacionais dos eventos adversos pós-vacinais graves ou inusitados. Os técnicos também vão assessorar os municípios na investigação dos casos quando necessário. O objetivo é que os processos de notificação, investigação, acompanhamento e elucidação de possíveis eventos aconteçam com agilidade.

O grupo é composto por profissionais da vigilância sanitária, da vigilância epidemiológica, da comissão de controle de infecção hospitalar e da comissão de controle de óbitos.  Eles serão responsáveis por analisar dados de vacinação e acompanhar a aplicação das doses, inserindo as informações no sistema estadual de monitoramento.  

Para a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Cláudia Mello, a criação do Grupo Técnico é de grande importância para dar total suporte e apoio a todas as vigilâncias municipais.

- O grupo é importante para monitorarmos e analisarmos cada fase de possíveis efeitos adversos vacinais contra Covid-19, que são imunobiológicos novos. Queremos identificar de forma rápida possíveis eventos que fujam do esperado e quantificar os previsíveis, como febre e dor no local da aplicação. Precisamos distinguir se determinado quadro é causado pela vacina ou relacionado a outros fatores. Para isso, temos que contabilizar a parte epidemiológica, quantos foram vacinados, e a farmacovigilância, que vai acompanhar a qualidade dessa vacina – destacou ela.

Saae contrata máquina específica para desobstrução de tubulação no Siderlândia

O equipamento está previsto para chegar ainda nesta quinta-feira. Serviço será realizado inclusive no fim de semana, caso haja necessidade

www.radioacesafm.blogspot.com.br
 
O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) contratou em caráter emergencial uma máquina escavadeira S90 para desobstruir a tubulação da Rua Gabriel Gonçalves de Brito, no bairro Siderlândia. Na última terça-feira, as chuvas intensas provocaram o alagamento da via. A água chegou a atingir três metros de altura em alguns trechos. 

De acordo com o diretor executivo da autarquia, Fanuel Fernando, o problema é decorrente de construções irregulares erguidas sobre a rede de drenagem das águas pluviais. “Isso impede a manutenção e reparos na galeria de captação de água pluviais. Nossa expectativa é de que esse equipamento chegue ainda hoje. Dessa maneira teremos condições de operacionalizar a identificação exata do ponto onde a tubulação se rompeu. Acreditamos que o rompimento esteja a uma profundidade de quatro metros do nível da rua”, detalhou Fanuel. 

Ele ainda ressaltou que a intenção é iniciar os serviços logo pela manhã. “Se houver necessidade vamos trabalhar inclusive durante o fim de semana”. 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
 
A Prefeitura de Barra Mansa e o Saae alertam que as construções sobre as redes de drenagem são ilegais, conforme determina as Leis de Uso do Solo, como é o caso da Lei Federal nº 6.766/79, sem prejuízo dos limites estabelecidos pelo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/12).

SSOP realiza ação contra ocupação irregular de veículos em ruas de Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Paraty realizou a Operação de Choque de Ordem em bairro de Paraty para combater estacionamento de veículos irregulares.

Visando a "Limpeza Visual", vários proprietários foram notificados para regularização e desobstrução da passagem nas calçadas. 

Ainda houve notificações sobre o ordenamento de caçambas de lixo, irregularidade de posturas em lojas comerciais, além do diálogo direto sobre interesses dos moradores Locais.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A medida faz parte de um projeto do poder publico, Guarda Municipal e a Polícia Civil.

Passagem em nível será interditada no fim de semana em Barra Mansa

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Guarda Municipal, informa que a passagem em nível, localizada na Rua Alberto Mutel, no Centro, terá o tráfego totalmente interditado nos próximos domingos, dias 17 e 24, das 07h às 19h. 

A paralisação é para que a empresa concessionária que administra a ferrovia realize os trabalhos de implantação do Projeto de Adequação Viária, acabamento asfáltico e relocação de cancela.

Volta Redonda prepara estratégia de prevenção à dengue

Agentes de endemia terminam nesta sexta-feira, 15, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa)

 
Agentes de endemia da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Volta Redonda dedicaram a segunda semana de janeiro ao Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho é feito por amostragem e abrange todo território do município, obedecendo técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. O objetivo é identificar como está distribuída a infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e, assim, nortear as ações de combate.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Soledad, esclareceu que o LIRAa fornece informações sobre as áreas com maior incidência do mosquito e ainda aponta os principais tipos de criadouros em cada localidade.

“Com este diagnóstico, podemos criar estratégias de combate à proliferação do Aedes aegypti mais efetivas, direcionando as equipes para os bairros com mais infestação e fazendo orientações direcionadas para os problemas encontrados em cada comunidade”, explicou.

Ela acrescentou a importância da vistoria semanal nas residências para quebrar o ciclo de vida do mosquito.

“Estamos num período quente e úmido, períodos de chuva intercalados com dias de altas temperaturas, quando o mosquito se multiplica com maior intensidade. O tempo de eclosão dos ovos varia entre sete e dez dias, por isso, a eliminação de possíveis criadouros semanalmente interrompe o ciclo de vida do Aedes, impedindo que se tornem adultos transmissores da dengue, zika e chikungunya”, alertou Janaína.


A coordenadora da Vigilância Ambiental destacou que as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são graves e não devem ficar esquecidas por conta da pandemia do novo coronavírus.

“As pessoas devem aproveitar, já que estão passando mais tempo em casa, para se empenharem na eliminação dos possíveis criadouros”, aconselhou, informando que, historicamente, a maioria dos criadouros do mosquito se encontra dentro das casas e nos quintais e jardins domiciliares.

Serviços Públicos

Além do trabalho das equipes da Saúde, a Secretaria Municipal de Infraestrutura também tem grande importância no trabalho de combate ao Aedes aegypti. O trabalho de roçada, capina e, principalmente, a retirada de entulho, ajudam a conter a proliferação do mosquito, com a remoção dos possíveis criadouros que ficam fora das casas.

Confira algumas dicas para a vistoria semanal:

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe bem esticadas as lonas usadas para cobrir os objetos para evitar formação de poças d’água;

- Verifique instalações de locais pouco usados como salão de festas e banheiros.

Unidades que atendem casos suspeitos de Covid-19 abrirão aos fins de semana em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Locais agora funcionarão também aos sábados e domingos, das 7h às 19h. Medida busca evitar sobrecarga da rede de urgência e emergência, além de fazer o diagnóstico precoce da doença

Cinco unidades básicas de saúde tratadas como referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19 em Volta Redonda terão seu funcionamento ampliado. A partir deste sábado, dia 16, as UBSFs da 249, Siderlândia, São João, Vila Mury e Volta Grande funcionarão também aos finais de semana, das 7h às 19h.

O objetivo é evitar uma sobrecarga nas unidades de urgência e emergência da cidade, além de promover o diagnóstico precoce da doença. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que pessoas que estejam com sintomas, seja ele qual for, é que procurem uma dessas unidades de atendimento, onde haverão equipes capacitadas para acolher e encaminhar aos centros de referência em caso de gravidade.

Visitas ao Zoológico de Volta Redonda requer agendamento prévio

Obedecendo as normas sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Zoológico de Volta Redonda está funcionando com algumas medidas restritivas. Uma delas é o agendamento prévio de visitantes e o limite de pessoas estabelecido em 1.000 por dia - 500 pela manhã e 500 à tarde.

O local fica aberto de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O horário entre meio-dia e uma hora da tarde está reservado para higienização dos espaços de convivência e banheiros.

O agendamento deve ser feito através: https://agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br/

Nível do Rio Paraíba do Sul baixa em Volta Redonda

População pode contribuir com as ações da Defesa Civil

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Defesa Civil da Prefeitura de Volta Redonda informa que o nível do Rio Paraíba do Sul baixou aproximadamente 50% nesta sexta-feira, dia 15, chegando a 1,89 metro acima do nível normal. De acordo com o coordenador do órgão, Rubens Siqueira, a queda se deve à diminuição no volume de água que escoa da Represa do Funil, em Itatiaia.

Rubens Siqueira explica que esse reflexo era esperado e que a Defesa Civil segue monitorando o nível do rio. O órgão segue em estado de alerta máximo, que é quando o nível fica acima de 1 metro do normal. Segundo o coordenador, a população pode contribuir com as ações da Defesa Civil.

“Orientamos a população que mora próximo às margens do rio para que observem o nível da água próximo de suas residências. Caso o nível suba e a água se aproximar do imóvel, os moradores devem, de forma antecipatória, elevar seus móveis, pegar documentos e remédios de uso contínuo, e ficar acolhidos em local seguro até que o nível do rio diminua e que eles possam retornar às suas residências. E, se necessário, promover a higienização do interior do imóvel”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Para emergências a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199. Para outras informações o número recomendado é o 3339 2065.

Medidas são tomadas para evitar transtornos no período chuvoso em Pinheiral

A limpeza é realizada rotineiramente, mas está sendo reforçada como parte das ações da Operação Chuvas de Verão

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Pinheiral está com equipes nas ruas para intensificar a limpeza dos bueiros. A manutenção é realizada rotineiramente, mas está sendo reforçada como parte das ações preventivas que vêm sendo executadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por meio da operação ‘Chuvas de Verão’. O objetivo é evitar os transtornos causados pelo período chuvoso. Todos os bairros receberão a manutenção.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
De acordo com o diretor de Serviços Públicos, Ailton Gomes de Amorim, as intervenções são de rotina, mas estão sendo intensificadas para evitar possíveis alagamentos. Segundo ele a ação já foi realizada no bairro Varjão, pontos da Rua Helena Corrêa de Miranda, no Centro e na Tancredo Neves, no bairro Rolamão além de ralos coletores de águas pluviais no Beco do Carmo, na Rua Bulhões de Carvalho, também no Rolamão.

“As nossas equipes trabalham incansavelmente para evitar transtornos, mas é fundamental que cada um faça sua parte e ajude descartando corretamente os materiais como, restos de obras, lixo, entre outros, que podem parar no bueiro e causar entupimentos”, orienta.

Barra Mansa reforma e amplia Rede de Frio para armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19

Município se prepara para receber as doses do imunobiológico 

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está reformando e ampliando a Rede de Frio do setor de imunização, visando o armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19. A intenção, segundo o prefeito Rodrigo Drable, é se antecipar, estruturar os equipamentos e, simultaneamente, traçar as estratégias de imunização, preparando o município para receber as doses da vacina tão logo seja regulamentada e disponibilizada para a população. 

O Secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explicou como o município tem trabalhado para receber as doses. “O Brasil está aguardando a chegada dos lotes de vacina e as determinações do Ministério da Saúde e da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Enquanto isso, Barra Mansa está organizando a operacionalização do Plano Municipal de Vacinação para iniciar a aplicação das doses do imunobiológico assim que a campanha nacional for iniciada”. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Gomes disse que a rede de saúde está estruturada e fazendo os ajustes necessários, como a melhoria do setor de Imunização para garantir que não haja perdas dos imunobiológicos. “Até o momento, o Ministério da Saúde não se manifestou sobre a quantidade de doses que será enviada ao município, mas vamos trabalhar com capacidade total de armazenamento. A meta é vacinar 100% do público prioritário, composto por profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos, acamados domiciliares e um único cuidador desse paciente, como também os asilados”. 

Esta semana, Barra Mansa divulgou que o estoque de seringas e agulhas do município para a vacinação da Covid-19 é de 75 mil unidades. Neste sábado, 16, a Secretaria de Saúde confirmou o recebimento de mais 60 mil seringas e agulhas. Durante a semana foram realizadas reuniões técnicas para alinhar e organizar o Plano Municipal de Vacinação.

Nível do Rio Paraíba começa a baixar em Barra Mansa

Por volta das 10 horas, nível da água era de 3,66 metros

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Defesa Civil de Barra Mansa informou na manhã desta sexta-feira, 15, que o nível do Rio Paraíba começou a baixar. Por volta das 7 horas, o nível era de 3,70 metros e às 10 horas, de 3,66 metros. O órgão segue monitorando a situação. 

Na tarde desta quinta-feira, as águas chegaram a 4,30 metros, ocasionando o alagamento de alguns pontos do município, como a Vila dos Remédios, no distrito de Floriano; Rua A, no Vista Alegre, e as Ruas Pedro Paulino e Argemiro de Paula Coutinho, próximo ao Fórum. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jonas Rodrigues Leite, no último dia 12, a Represa do Funil aumentou a vazante em 456 m³/s, e nesta quinta-feira iniciou o processo de redução da vazão. “Com o aumento do volume de liberação de águas e as chuvas que caíram nas cidades localizadas abaixo da represa houve um aumento substancial no nível do Paraíba, ocasionando o transbordamento em algumas localidades do município. A partir da redução da vazante, a tendência é que o nível comece a baixar, desde que não haja ocorrência de novas chuvas volumosas”, explicou. 

As famílias afetadas pelo transbordo do Paraíba estão recebendo os serviços e orientações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Homem é morto a tiros no Açude II, em Volta Redonda

Foi identificado como Pedro Henrique Ferreira Martins, de 23 anos, o homem morto a tiros no final da noite desta quinta-feira (14) no bairro Açude II, em Volta Redonda, RJ. O homicídio aconteceu na Rua 10.

Informações de populares é que vários homens em um Gol branco, de placa não identificada, efetuaram os disparos e seguiram sentido ignorado.
 
A PM acionou a 93ª DP de Volta Redonda para que o perito fosse até o local e liberar o corpo para remoção o IML. Até a publicação da reportagem não havia informação  de alguém preso.

Previbam realiza pagamento gradual a segurados devido a alteração temporária de cronograma do INSS

Atraso aconteceu em nível nacional, causado pela implantação do novo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social

O Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam) está regularizando gradualmente o pagamento referente ao mês de dezembro de aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 4.950,00. O atraso aconteceu em todo o país em decorrência da implantação do novo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. Até o momento, a autarquia quitou o salário de 89% dos segurados. 

O município tem até o quinto dia útil para efetuar o pagamento, porém a mudança de sistema causou a alteração do cronograma de compensação deste mês entre o regime geral, representado pelo INSS, e o regime próprio, a prefeitura. Ao todo, o Previbam atende 2.430 segurados. 

A presidente do Previbam, Denise Gomes, informou que a situação não afetará os próximos meses. “O Previbam vem cumprindo os pagamentos rigorosamente em dia e até mesmo antecipando estes rendimentos. Porém, devido à mudança do sistema de compensação previdenciária, o Compev, houve um caso isolado de atraso do pagamento de alguns segurados. A partir de fevereiro, os pagamentos voltam a regularidade”. 

Aposentados e pensionistas que tiverem dúvidas, devem procurar atendimento no Previbam, que funciona na Rua Bernardino Inácio Silva, ao lado dos Correios, no Centro, das 08h às 14h, ou pelo Whatsapp, no número (24) 99857-0996, até às 17h.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Barra Mansa esta sob atenção com elevação do nível do Rio Paraíba

A Defesa Civil de Barra Mansa, informa que na tarde desta quinta-feira, 14, o nível do rio Paraíba do Sul subiu 4,23 metros. A partir de 3,50 metros, o município entra em estado de alerta e com 4 metros já apresenta riscos de alagamento na Rua Argemiro de Paula Coutinho (altura do Fórum, no Centro), na Vila Delgado (Ano Bom), Vila dos Remédios (Floriano) e nos bairros Vista Alegre, Vila Maria e Roberto Silveira. 

De acordo com o órgão, o aumento do nível do rio se deu devido ao índice de pluviosidade que atingiu as cidades do Sul Fluminense localizadas logo após a represa de Furnas, em Itatiaia.

Segundo a Defesa Civil, Furnas reduziu a vazão às 9 horas da manhã e novamente às 12 horas. A tendência é que o rio diminua o nível ainda nas próximas horas, se não houver um grande volume de chuvas nas cidades localizadas acima no curso do rio Paraíba do Sul.

Rio começa a distribuir seringas para a campanha de vacinação contra Covid-19 neste sábado

Operação para levar 5,5 milhões de seringas descartáveis com agulha aos 92 município do estado será escalonada

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) dará início, neste sábado (16/01), à distribuição do primeiro lote de seringas para a campanha de vacinação contra Covid-19. Ao todo, nesta primeira fase, serão enviadas 5,5 milhões de seringas descartáveis de 3 ml com agulha aos 92 municípios do Estado. Os lotes serão entregues aos municípios pela Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) de forma escalonada até o dia 22 de janeiro.

Nesta quarta-feira (13/01), a Subsecretaria de Vigilância em Saúde encaminhou aos secretários municipais de Saúde um ofício recomendando que as seringas sejam de uso exclusivo da campanha de vacinação contra Covid-19. O material corresponde ao mesmo número de doses que serão necessárias para imunizar a população que se encaixa nas quatro fases iniciais da vacinação.

Fases da vacina - A primeira fase prioriza os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena;
A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos; A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades e, por isso, maior risco de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares);
A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

População - As quatro fases juntas contabilizam 5.454.912 habitantes. Na primeira fase, serão cerca de 811.235 idosos acima de 75 anos; 545.197 trabalhadores da saúde; 339 indígenas; e 10.892 mil idosos em instituições de longa permanência (1.367.663 pessoas, ao todo). Na segunda fase, teremos cerca de 2.181.861 de idosos na faixa de 60 a 74 anos. Na terceira, cerca de 1.666.259 de pessoas com comorbidades. Na quarta fase, 97.225 professores; 92.205 profissionais das forças de segurança pública e salvamento; 991 funcionários do sistema prisional e 48.708 privados de liberdade.

Buscas por criminosos termina com menor apreendido em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM-VR
Um menor de 17 anos foi apreendido, na tarde desta quinta-feira (14), durante buscas por criminosos em Volta Redonda, RJ. 

Policiais militares, com a informação de um suposto confronto entre facções do São Carlos e Eucaliptal, quando passavam pelo São Lucas, num local conhecido como 'Boreuzinho', na Rua Andrelândia, avistaram dois suspeitos em ato tipo a do tráfico de drogas.

O 28º BPM - Volta Redonda, informou que durante a abordagem, realizado pelos agentes envolvidos na ação, um dos suspeitos fugiu, porém, outro foi detido e com ele foi encontrado R$ 80,00, trinta e dois pinos de cocaína, seis fitas de maconha e um aparelho celular.

A ocorrência foi encaminhada para a 93ª DP de Volta Redonda.

Trio, acusado de crimes de trafico de drogas, são presos em operação da PC e P2

www.radioacesafm.blogspto.com.br

Uma ação conjunta da Polícia Civil e do Serviço Reservado da PM (P2) de Barra do Piraí, terminou com a prisão de três suspeitos, na manhã de quinta-feira (14). Os acusados são suspeitos de integrar uma facção criminosa que estaria, segundo a polícia, no alvo de uma guerra entre facções de Volta Redonda e Barra do Piraí e que tem provocado pânico na região.

Os policiais civis da 88ª DP e a P2 do 10º Batalhão da PM cumpriram mandados de prisão no distrito da Califórnia e no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda. O local descoberto seria esconderijo dos criminosos e também há denúncias de venda de drogas em plena luz do dia.

Os presos têm 20, 21 e 24 anos. Os três tem passagens por tráfico de drogas. O mais velho tem duas anotações pelo mesmo crime. Os policiais apreenderam 43 pinos de cocaína, dois tabletes de maconha cerca de R$ 180 em dinheiro.

Os três também são suspeitos de participar de “ataques” ocorridos no município de Barra do Piraí, Califórnia, deixando os moradores no meio do fogo cruzado que acontece em razão da guerra entre facções nos dois municípios. No entanto, tudo devido, segundo a polícia, a rivalidade e disputa por territórios de venda de drogas. Em decorrência dessa rivalidade estão homicídios que deixa a sensação de insegurança ainda maior.

 Por SFO

Polícia prende jovem acusado de matar homem a golpes de foice em Porto Real

100ª DP de Porto Real
Um homem acusado de matar outro homem com golpes de foice foi preso nesta quinta-feira (14) pelos policiais da 100ª DP de Porto Real, RJ. Ele foi capturado no bairro Novo Horizonte e contra ele havia um mandado de prisão temporária expedido pela justiça. O preso se encontra à disposição da justiça.

A polícia não divulgou quando o crime aconteceu e nem revelou a identidade do acusado.

Nível do Rio Paraíba segue subindo em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Defesa Civil de Barra do Piraí informa que as vazões do Rio Paraíba do Sul seguem em elevação gradual, incluindo o volume de água no trecho próximo à Usina de Santa Cecília. Volumes continuam elevados. 

De acordo com a secretaria de Comunicação, alguns pontos do município foram atingidos parcialmente pelas cheias, como imóveis situados em locais muito próximos às margens do rio.

A Defesa Civil realizou, na tarde desta quinta (14), visitas de inspeções em pontos mais críticos, para avaliações e orientações. Bairros visitados: Centro, Oficina Velha, Vila Suíça, Vila Helena. 

A Defesa Civil se mantém em Estado de Alerta, monitorando e acompanhando junto à Light e Furnas. Moradores de áreas ribeirinhas devem permanecer em atenção.

De acordo com o aplicativo da Hidroweb, da Agência Nacional de Água, a vazão do Rio Paraíba do Sul em Barra do Piraí neste momento é de 690 m³, com nível de 35.393 cm.

Adolescente suspeito de envolvimento na morte de duas mulheres é apreendido em Angra dos Reis

166ª DP - Angra dos Reis
Um adolescente foi apreendido nesta quinta-feira (14) por porte ilegal de munições de uso exclusivo das forças policiais em Angra dos Reis, Região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com os policiais da 166ª DP - Angra dos Reis, o menor também é suspeito de envolvimento na morte de duas mulheres, no bairro de Japuíba, fato ocorrido no início deste mês.

Após ser localizado e detido pelos agentes, o adolescente apontou o local em que guardava munições de calibre 9mm, que foram arrecadadas e apreendidas.

Foragido da Justiça há seis anos é preso nesta quinta em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
90ª DP de Barra Mansa
Uma ação de policiais civis de Barra Mansa (90ª DP) prenderam, nesta quinta-feira (14), um homem em cumprimento a mandado de prisão condenatória, expedido pela 1ª Vara Criminal de Volta Redonda, pelo crime de furto, fato ocorrido em 2014.

Com base em informações, os agentes foram até a Rua D, no bairro Nove de Abril, em Barra Mansa, onde localizaram e prenderam o autor. Após os procedimentos de praxe, o acusado foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas atesta segurança

As urnas eletrônicas são seguras e descartou irregularidades nas Eleições2020
www.radioacesafm.blogspot.com.br
 
A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas (Votação Paralela) é realizada por todos os tribunais regionais eleitorais por meio de amostragem e serve para demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas sob condições normais de uso. Essa auditoria ocorre no mesmo dia e hora da votação nas seções eleitorais e é feita com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e de qualquer interessado, pois a cerimônia é realizada em local público e de amplo acesso a qualquer cidadão, em todos os estados e no Distrito Federal.

Para a realização da auditoria, são selecionadas, por meio de sorteio, urnas eletrônicas de cada unidade da Federação já preparadas para eleições oficiais. Essas urnas são retiradas do local de votação na véspera da eleição e levadas para o local escolhido. Cédulas em papel são preenchidas e depositadas em uma urna de lona, para que, no dia da auditoria, os participantes digitem esses votos tanto na urna eletrônica quanto em um sistema específico que computará os votos consignados em paralelo.

Cabe destacar que a grande vantagem dessa auditoria é que se consegue demonstrar, para eleitores sem conhecimentos específicos em tecnologia, a fidedignidade da votação na urna eletrônica de forma clara e transparente, evidenciando o funcionamento e a segurança dessas máquinas.

Todos os passos da auditoria são filmados. Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no Boletim de Urna. O processo é acompanhado por uma auditoria independente, contratada via licitação.

Os auditores, ao final do evento, emitem relatórios sobre a operação, contendo, necessariamente, o resultado da contagem independentemente do número de votos – realizada manualmente pelo fiscal sem utilizar o sistema de apoio do TSE – e a descrição de qualquer evento que possa ser entendido como fora da rotina de uma votação normal, como rompimento de lacres, inserção de mídias quaisquer, reconhecimento biométrico indevido, digitação de senhas e de títulos inválidos etc., mesmo que ocorrido antes do início da votação e da emissão da zerésima  até a impressão final do Boletim de Urna.

Acesse abaixo os relatórios referentes à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas - Eleições 2020

Os relatórios que devem ser publicados estão anexos aos autos:

Relatórios de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas 1° turno (Compactado .zip - 28 MB)
Relatórios de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas 2° turno (Compactado .zip - 25 MB)

Jovem é detido por suspeita de jogo de azar no Boa Vista, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM - Volta Redonda
Quatro máquinas caça-níquel foram encontradas pela Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira (13), em uma residência no bairro Boa Vista, em Barra Mansa, RJ. Um jovem de 19 anos foi detido por suspeita de jogo de azar.

A polícia chegou até ao rapaz através denuncia anonima. Na casa dele estava as maquinas lacradas e sem moeda e nota em dinheiro.

A perícia foi acionada para averiguar o material e, em uma delas foi encontrado um pendrive. Esse material foi conduzido a sede policial para registro de ocorrência e investigação. 

Após prestar depoimento o jovem foi liberado.

Foragido da Justiça é preso na Vila Americana em Volta Redonda

Um homem foi preso nesta quinta-feira (14) no bairro Vila Americana, em Volta Redonda, RJ. Contra ele havia um mandado de prisão por crime não divulgado.

A Polícia Militar - 28º BPM - Volta Redonda -, informou que policiais foram até a Rua Nicarágua, onde estaria escondido o foragido. O homem recebeu os agentes e confirmou fato.

Diogo Borges de Oliveira foi conduzido para a 93ª DP de Volta Redonda.

Foragido da Justiça é preso no Eucaliptal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM - VR
Um homem de 28 anos foi preso por policiais militares na noite de terça-feira (12) no bairro Eucaliptal, em Volta Redonda, RJ. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto.

A PM (28º BPM) informou que durante patrulhamento os agentes avistaram o acusado dentro de um carro com outro homem em atitude suspeita. 

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com a dupla, porém, ao ser verificado o sistema de dados da polícia foi descoberto haver uma ordem de prisão contra o ele.

Em sede policial (93ª DP) o homem ficou preso a disposição da justiça. Já o segundo homem foi ouvido e liberado.

Dois aparelhos celulares e um rádio comunicador foram apreendidos.

Secretaria de Saúde publica resolução que cria regulação unificada para tratamento da Covid-19

A medida visa garantir o acesso aos leitos para atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19 de forma democrática, transparente e integral

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou, nesta quarta-feira (13/01), em edição extra do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, resolução que cria a regulação unificada para leitos destinados a pacientes com Covid-19 em todo o estado, conforme o Plano de Resposta de Emergência ao Coronavírus. O documento assinado pelo Secretário Carlos Alberto Chaves estabelece que todos os leitos clínicos, obstétricos, pediátricos e de terapia intensiva com suporte ventilatório destinados ao tratamento de Covid-19 estarão sob a gestão estadual, por meio da Central Estadual de Regulação (CER), enquanto durar o estado de emergência em saúde pública.

A regulação única foi discutida com os municípios através da Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite com representantes das secretarias de Saúde dos municípios do Estado do Rio, visando a otimização dos leitos destinados aos cuidados dos pacientes acometidos pelo coronavírus. A medida tem como objetivo promover o acesso de todo cidadão fluminense aos serviços de saúde pública de forma democrática, transparente e integral. A resolução será apresentada, nesta quinta-feira (14/01) aos secretários de Saúde dos 92 municípios do Estado, em uma reunião de acolhimento e boas-vindas aos novos gestores da saúde.

- O leito não é de um município, de uma unidade nem de uma pessoa. O leito é do SUS. Todos os cidadãos têm o direito a um leito de forma igualitária. A regulação única sempre foi nosso principal objetivo. Estamos começando com os leitos de Covid e vamos ampliar essa regulação unificada para a alta complexidade. Isso é um legado que queremos deixar para a população – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

O acordo define ainda que é de responsabilidade das unidades hospitalares integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo as conveniadas e as contratadas, manter o mapa de leitos atualizado em tempo real no Sistema Estadual de Regulação. A medida  garante a transparência das ações de regulação. Caberá ao estado garantir o processo de regionalização, hierarquização e integração das ações e serviços de saúde, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.