Rádio Acesa FM VR: 2021-03-21

sábado, 27 de março de 2021

22 municípios do Rio receberam 'Kit intubação' nesse sábado (27)

Entregas estão sendo feitas para 22 municípios entre sábado (27) e segunda-feira


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza entre este sábado (27) e segunda-feira a entrega de medicamentos para intubação a 22 municípios do Estado, como Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes e Paraíba do Sul. Entre os itens do chamado “kit intubação” distribuídos pela SES, estão atracúrio, propofol e morfina, medicações fundamentais para o tratamento de pacientes internados em estado grave em UTI. 

As primeiras entregas foram feitas na manhã deste sábado, aproveitando a logística de envio das 363 mil doses da vacina contra o coronavírus. Os medicamentos vão abastecer dezenas de unidades de saúde das cidades fluminenses. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, a demanda pela medicação tem sido grande. 

- Estamos fazendo o possível para que nenhuma cidade fique sem os medicamentos necessários. Tenho conversado com o Ministério da Saúde de forma constante. No entanto, temos visto que o desabastecimento vem acontecendo em diversas partes do Brasil devido à crescente procura. É importante também que a população faça sua parte, cumprindo as regras estabelecidas pelo Estado e pelas prefeituras – destaca Chaves. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Além dessa entrega, a SES espera receber ainda na próxima semana uma nova remessa do Ministério da Saúde, órgão responsável pelo fornecimento aos estados.

Associação de moradores do Açude busca com técnicos solução para quedas de energia em parte do bairro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Divbulgação
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Açude, Alan Cunha, recebeu na tarde de quinta-feira (25), em sede da Amaba, os técnicos de manutenção da Light, Bruce Leonardo e Robson Lucio, para relatar as reivindicações apresentadas por moradores das Ruas Dois, no bairro Açude 1, e Bom Pastor, no Açude 4, as constantes quedas no fornecimento de energia.

De acordo Alan, os representantes da concessionaria que administra o fornecimento de energia no bairro se comprometeram resolver o problema o mais rápido possível. 

Os técnicos ainda disseram que não há necessidade da implantação de um novo transformador no local. Eles realizaram uma avaliação visual e técnica antes do encontro. 

Sobre as descargas elétricas, durante as fortes chuvas, que provocam os desarmes constantes das chaves de segurança da rede local, não foi informado o problema.

Já o aterramento, questionado pelo morador Márcio Vieira, não há necessidade de alteração, pois os instalados são suficientes. 

Alan garantiu que se o problema das quedas de energia elétrica não for resolvido irá ingressar uma ação na justiça.

Acusado de homicídio é preso em Volta Redonda

93ª DP de Volta Redonda
Agentes da 93ª DP (Volta Redonda) prenderam um homem acusado de homicídio qualificado. Ele foi capturado no município de Volta Redonda, Região do Médio Paraíba, após monitoramento do setor de inteligência da unidade policial.

Contra o homem foi cumprido mandado de prisão expedido pela Justiça. Ele foi encaminhado ao sistema prisional. A ação aconteceu na última quinta-feira (25/03).

Desmatamento é constatado em área de preservação permanente em Barra do Piraí após denúncia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Ambiental

Dois mil metros quadrados de área com degradação ambiental foram encontrados no município de Barra do Piraí, após policiais da 2ª UPAm terem recebido denúncia sobre crime ambiental no bairro Doutor Mesquita, na quinta-feira, dia 25.

Segundo a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, na Rua Doutor Mesquita foi constatado o desmatamento dentro de uma área de preservação permanente, já que na localidade há uma nascente. 

Buscas foram realizadas no entorno a fim de identificarem os responsáveis e, quando em contato com uma moradora do bairro, os agentes foram informados que uma mulher seria a proprietária da área desmatada, mas que desconhecia seu paradeiro. Diante dos fatos, os militares procederam à 88ª DP, onde a ocorrência foi registrada como fato atípico, já que não havia nem o autor do fato e tampouco sua localização.

Polícia constata extração irregular de substância mineral e nivelamento de greide em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Uma denúncia de crime ambiental no bairro Bonfim, em Angra dos Reis, levou policiais militares a constatarem na sexta-feira (26) a existência de um local com 500 metros quadrados de área degradada além da extração de 30 metros cúbicos de pedras no final da Rua Pedro Eugênio de Oliveira.

A equipe da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (Juatinga), responsável pela averiguação da denúncia, identificou que na lateral do local denunciado havia indícios de nivelamento de greide e corte de talude, sendo que para essa atividade é obrigatório o licenciamento ambiental de acordo com o decreto 46.890 do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e demais procedimentos de controle ambiental (SELCA). 

Os policiais ainda informaram que no terreno, foi verificado a extração irregular de pedras, na qual as mesmas eram cortadas e beneficiadas, sendo utilizadas para realizar calçamento do local além do corte de uma árvore de grande porte, aparentemente com uso de motosserra, onde o material lenhoso vinha sendo fracionado em partes menores e acondicionado dentro do terreno, considerado área de preservação permanente e infringindo a lei 12.651 de 2012 que delimita as áreas de preservação.

A equipe da 4ª UPAm não identificou nenhum responsável e tampouco placas contendo as licenças pertinentes para as intervenções ali realizadas, procedendo em seguida à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Homem é preso com drogas em Angra dos Reis após denuncia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 33º BPM - Angra dos Reis
Policiais militares prenderam nesta sexta-feira (26) um homem por suspeita de trafico de drogas no bairro Vila Nova, em Angra dos Reis, Uma denuncia, informando sobre um homem que estava em atitude suspeita na Praça da Tararaca.

Os agentes do serviço reservado cumpriam ordem de policiamento a fim de checar pelo menos três informes quando observaram um homem em atividade suspeita naquela localidade. Durante a abordagem, os policiais encontraram pelo menos dois pinos de cocaína com ele e mais 46 pinos escondidos no interior de uma sacola plástica e sete trouxinhas de maconha. 

O caso foi conduzido à 166ª DP da ciadade onde a ocorrência foi registrada.

Regras impostas por decreto não são repeitadas e prefeito pode fechar totalmente Volta Redonda

Fiscalização da Força Tarefa tem constatado o alto risco de contaminação da Covid-19 na cidade de Volta Redonda, RJ. 

Igrejas e bares foram flagrados descumprindo as normas em decretos: praças lotadas de gente bebendo; festas e aglomerações. Esses foram alguns casos flagrados até este sábado no município.

Nos últimos dias, a prefeitura teve de abrir mais leitos de UTI. Desde janeiro haviam 5 e hoje já são 17.

Na sexta-feira, dia 26, chegaram equipamentos para montar mais quatro leitos. A Secretaria de Saúde prever a abertura de mais dez leitos nos próximos dias.

O prefeito Antonio Francisco Neto, disse em sua rede social que até o momento foi solucionado o problema da falta de oxigênio para as unidade médicas e feito adequadamente as vacinas.

"Já aplicamos mais de 30 mil doses de vacina. Aumentamos o número de unidades básicas para as pessoas fazerem testes e pedimos muito para as pessoas respeitarem as regras. Estamos fazendo o impossível", disse.

O prefeito ainda disse que já foi de feito tudo para que regras criadas não dificulta mais a vida das pessoas, de quem precisa trabalhar para não quebrar e nem passar fome.

- Quem pode, fica em casa e só sai quando necessário. Quero registrar que a maioria fez sua parte e sou grato a eles. No entanto, numa pandemia a minoria pode fazer a diferença para o pior. E o pior está batendo na nossa porta, graças a insensatez de alguns, à falta de empatia e a investimentos errados, desabafou.

Se caso as medidas não forem respeitadas, há uma grande possibilidade de ter de fechar tudo para conter a propagação do vírus no município. 

Os dados do quadro epidemiológico estão sendo analisados desde sexta-feira para saber quais medidas devam ser tomadas nos próximos dias.

A ação será em conjunta com os prefeitos de mais dois municípios da região: Barra Mansa e Pinheiral, Rodrigo Dable e Ednardo Barbosa se reunirão para definir quais medidas devam ser tomadas.

Barra Mansa imuniza 1.381 pessoas contra a Covid-19 nesta sexta-feira

Prefeito Rodrigo Drable acompanhou a ação; foram vacinadas mulheres com 71 anos completos e idosos de 82 e 83 anos

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (26), aplicando a primeira dose em 669 mulheres com 71 anos completos e a segunda dose em 708 idosos de 82 e 83 anos. Também foram imunizados quatro professores de Educação Física, totalizando 1.381 aplicações do imunobiológico Coronavac. O prefeito Rodrigo Drable acompanhou de perto toda a ação, a fim de garantir a qualidade nos atendimentos. 

Estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima, os secretários de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, de Ordem Pública, William Pereira, e de Administração, Gabriel Resende, o diretor executivo do Saae-BM, Adilson Rezende, o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, o  presidente da Câmara Municipal, Luiz Furlani, e os vereadores Cristina Magno, Daniel Maciel, Demerson Novais (Deco) e Eduardo Pimentel. 

Drable conversou com a população e fiscalizou a aplicação das doses. "A gente está fazendo um esforço tremendo para acompanhar cada ato de vacinação, pedindo para que as pessoas filmem e fotografem. Eu tento chegar na porta de todos os carros, mas é humanamente impossível, porém o esforço está sendo feito. A equipe, em sua maioria, é ótima, excepcional, mas infelizmente, em qualquer grupo vai ter uma laranja podre e nós temos que encontrá-la e tirá-la do grupo. Esse é o nosso desafio para que a nossa ação funcione e imunize o maior número de pessoas possível". 

A vacinação seguiu funcionando através de sistema drive-thru, no Parque da Cidade e atendendo somente pessoas que residem no município. A imunização permaneceu sendo feita de forma separada, em dois grupos: nascidos nos meses de janeiro a junho compareceram na vacinação das 8h às 12h e de julho a dezembro, das 13h às 16h. 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma das mulheres de 71 anos a receber a vacinação foi a Angelina Rosa de Oliveira, a Tia Gê. A moradora do bairro Cotiara contou quais são seus planos para quando estiver completamente imunizada. “Foi muito bom o atendimento na vacinação. Eu estava ansiosa pela vacina. Estou me sentindo ótima. Após a segunda dose, quero abraçar e receber as pessoas na minha casa para tomar a minha cerveja e fazer um pagode”.

Mais uma igreja é interditada por descumbrir medidas contra a Covid-19 em Volta Redonda

Força-tarefa fecha igreja que abrigava show e aplica primeira multa com novo valor

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A força-tarefa criada para fiscalizar medidas de combate e prevenção à Covid-19 acaba de fechar mais uma igreja em Volta Redonda. Desta vez, o flagrante foi em uma igreja evangélica no bairro Voldac.

Na noite desta sexta-feira, dia 26, após denúncia anônima, fiscais encontraram no bairro uma espécie de show sendo realizada na igreja, que segundo os fiscais estava com público além da capacidade permitida.
Com isso, a igreja foi notificada e deve fechar as portas por pelo menos 15 dias. Além disso, trata-se do primeiro estabelecimento que vai ser multado com novo valor de R$ 5.929,80.

- A Força-tarefa segue nas ruas e a determinação é fiscalizar e penalizar todos que estiverem em situação irregular. Disse o secretário de  Fazenda, Eric Higino.

A lei, que prevê multa e fechamento dos estabelecimentos flagrados descumprindo as regras de combate à Covid-19, foi alterada nesta semana pelo prefeito Antonio Francisco Neto e aprovada pela Câmara Municipal.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados

Pinheiral registrou hoje (26/03) o quadragésimo óbito pela COVID-19. O novo óbito é de um homem de 49 anos que era portador de doença cardíaca crônica e estava internado fora do município.

Na cidade são 2.034 casos confirmados (1.913 curas, 40 óbitos, 72 em isolamento domiciliar, 6 internados fora do município e 3 internado no município). Seguem aguardando resultado 4 pessoas (1 internado fora do município e 2 internados no município e 1 em isolamento domiciliar). Até agora 3.715 casos foram descartados.

Defesa Civil fiscaliza comércios e academias em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Visando o cumprimento das determinações do Governo do Estado e os decretos municipais de combate à pandemia, a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Defesa Civil, fiscalizou na tarde desta sexta-feira (26) o comércio e academias no Centro. Participou da ação o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonardo dos Santos.

O assistente técnico da Defesa Civil, Felipe Ribeiro, explicou a ação. “A fiscalização será rotineira. Orientamos os comerciantes e os gerentes sobre o decreto municipal, como também o uso de máscara, álcool gel, acompanhamento de cliente, fluxo de loja, distanciamento, medidor de temperatura, entre outras coisas. A fiscalização também está sendo feita nos bairros, através da Guarda Municipal”.

Mapa de risco da Covid-19: estado apresenta bandeira vermelha

Regiões Centro Sul, Litorânea e Metropolitana I estão classificadas com risco muito alto

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A 23ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em risco alto (vermelho) no Estado do Rio de Janeiro. As regiões Centro Sul, Litorânea e Metropolitana I estão classificadas com risco muito alto (bandeira roxa); as regiões da Baía de Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Norte e Noroeste estão com risco alto (bandeira vermelha), e a Região Serrana apresenta risco moderado (bandeira laranja), conforme mapa de risco da Covid-19. A análise compara a semana epidemiológica 10 (de 07 a 13 de março) com a 08 (de 21 a 27 de fevereiro) de 2021. 

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). 

Na comparação do período analisado (07 a 13/03 e 21 a 27/02), o Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de óbitos (2%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (24%). As taxas de ocupação de leitos do estado, nesta sexta-feira (26.03), estão em 92% para UTI, e em 78% para enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região. 

Abertura de leitos - A Secretaria de Estado de Saúde informa que a ação conjunta com o Ministério da Saúde possibilitará a abertura de 557 leitos, sendo 324 de UTI, até a próxima semana. 

Na rede estadual, foram abertos 89 leitos de UTI e 10 de enfermaria, esta semana, nos hospitais Zilda Arns, Anchieta, João Batista Caffaro, Carlos Chagas e Adão Pereira Nunes.

 Até a próxima quarta-feira, serão inseridos na Central de Regulação Estadual (CER) mais 104 leitos de UTI e 56 de enfermaria. São leitos privados contratados por meio de chamamento público. Até o dia 02.04, outros 27 leitos de UTI da rede estadual serão inseridos na CER. No total, entre esta semana e a próxima, a ampliação chegará a 366 leitos. 

Quanto à rede federal, a ação conjunta com a SES já conseguiu inserir na CER 76 leitos de UTI e 136 de enfermaria. Até o dia 02.04, o Ministério da Saúde informou que outros 28 leitos de UTI e 31 de enfermaria serão destinados a pacientes com Covid-19 e inseridos na regulação unificada. Com isso, o número de leitos abertos na rede federal e regulados pelo estado será de 271, sendo 104 de UTI. A força de trabalho e a gestão desses leitos serão federais. O cronograma de abertura de mais leitos na rede federal será informado pelo Ministério da Saúde. 

Distribuição de vacinas – A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta sexta-feira (26.03), 3.096.720 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 2.642.120 da CoronaVac e 454.600 mil da Oxford/AstraZeneca. Até a última segunda-feira (22.03), foram distribuídas 2.716.120 doses dos imunizantes, sendo 1.971.930 para primeira aplicação e 742.960 para segunda aplicação. Neste sábado (27.03), uma remessa com 363.600 doses será enviada aos 92 municípios do estado. 

Balanço vacinação - Até as 9h desta sexta-feira (26.03), 92 municípios registraram 964.246 pessoas imunizadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Destas, 324.590 já receberam a 2ª dose. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Vacinação Covid-19 (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro). 

Calendário de vacinação - O governador em exercício, Claudio Castro, anunciou a criação de um calendário único estadual de vacinação, que será divulgado na próxima semana. O objetivo é garantir a uniformidade na imunização em todas as regiões e a prioridade da população de maior risco.

92 municípios recebem a décima remessa de vacina contra Covid-19

Serão enviadas 300 mil doses de CoronaVac e 63.600 de AstraZeneca para serem usadas como primeira aplicação

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, neste sábado (27.03), a entrega da décima remessa de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 363.600 doses, sendo 300 mil de CoronaVac e 63.600 de Oxford/Astrazeneca. Todo o lote deverá ser utilizado para primeira aplicação do esquema vacinal.

As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá vão retirar as doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já para os outros 88 municípios, a distribuição será realizada a partir das 7h, por cinco helicópteros, sendo um da Secretaria de Estado de Polícia Civil, um da Secretaria de Estado de Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros, um do Governo do Estado e um da Secretaria de Estado de Saúde. As aeronaves também vão transportar medicamentos do chamado "kit intubação" para várias cidades.

A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta sexta-feira (26.03), 3.096.720 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 2.642.120 da CoronaVac e 454.600 mil da Oxford/AstraZeneca. Até a última segunda-feira (22.03), já foram distribuídas 2.716.120 doses dos imunizantes, sendo 1.971.930 para primeira aplicação e 742.960 para segunda aplicação.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforça, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Público prioritário - A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

- Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
- Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
- Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
- Trabalhadores dessas instituições;
- Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
- Idosos a partir de 70 anos.
- Povos e comunidades tradicionais ribeirinha;
- Povos e comunidades tradicionais quilombola

Vacinação - Até as 9h desta sexta-feira (26.03), o estado registrava 964.246 pessoas vacinadas com a primeira dose e 324.590 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

Caminhos para a Cidadania celebra datas especiais com agenda de diversidade

Março é o período ideal para ativar reflexões sobre diversidade na agenda escolar. São tantas datas importantes: Dia Internacional da Mulher, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down. Por isso, o Caminhos para a Cidadania criou o mote: “Mais do que uma palavra, diversidade é atitude!

O Instituto CCR, gestor do programa, organizou diversas atividades para fomentar em sala de aula uma poderosa ideia: “o que importa é a essência e não a aparência”, colocando a diversidade ao alcance de pais, alunos e professores. E para avançar a temática, o programa disponibiliza material especial de atividades sobre o tema. Na Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

“Ajudar pais e educadores a derrubarem os seus próprios julgamentos e preconceitos, sem dúvida, é o primeiro passo. E isso é natural. Todos nós compartilhamos opiniões sem a devida análise. O segundo passo é fazer o aluno refletir sobre si mesmo”, explica Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa.

Para apoiar a proposta de autoconhecimento, o programa sugere exercícios agradáveis e simples, que podem ser feitos em casa e em sala de aula. Por exemplo: a criação de um perfil fictício (em qualquer rede social, ou no caderno mesmo), descrevendo as características dos alunos, conforme eles gostariam que fossem vistos pelos colegas. “A ideia é fazer o estudante pensar sobre o que compõe a sua essência. Passando pelas características físicas, emocionais, psicológicas, familiares e sociais”, completa Ariane.

A reunião de temas está contemplada em cursos EaD, ferramentas de aprendizagem e sugestões de conteúdo para professores da rede pública do Brasil. É só clicar aqui para conferir. O Caminhos para a Cidadania, em 2020, impactou mais de 80 mil alunos em 71 municípios do Brasil. Confira esta e outras informações no site: www.caminhosparaacidadania.com.br.

Caminhoneiros recebem kits de higiene com máscara, álcool em gel e sabonete, para prevenir contra o coronavírus

Ação acontece no posto de pesagem de veículos de Resende (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Os caminhoneiros que passaram pelo posto de pesagem de veículos (PPV) de Resende (RJ), localizado no km 301 da pista sentido São Paulo da via Dutra, na quarta-feira, dia 24/03, receberam um kit higiene distribuído pela CCR NovaDutra. O kit, composto com álcool em gel, máscara, sabonete, saboneteira e flanela é uma forma de contribuir com a prevenção e contágio da covid-19. A ação acontece das 9h às 13h ou até o término do estoque de kits higiene. Em outras ações, foram entregues 792 kits no formato ‘Drive-Truck’ na passagem pela pista de pesagem de veículos.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de apoio ao motorista profissional que o grupo CCR realiza desde o início a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Desde março do ano passado, a CCR NovaDutra já realizou mais de 206 mil ações de apoio aos profissionais do volantes, com a entrega de kits de alimentação, higiene, máscaras, consulta e orientação médica, além da higienização das cabines dos caminhões, teleconsultas e entrega de flanelas. 

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 25 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Smac informa funcionamento de setores no feriado prolongado

A Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) informa que os setores de Residência Inclusiva; Abrigo Municipal Seu Nadim; Centro Pop; Equipe de Abordagem; Restaurante Popular; Banco de Alimentos e o Departamento de Manutenção e Obras estarão funcionando normalmente, no período do feriado prolongado de 26 de março a 04 de abril, conforme decreto municipal 16.617.  

Informamos que as famílias agendadas para o atendimento de Cadastro Único (CadÚnico) do dia 29 de março a 01 de abril foram transferidos conforme tabela abaixo:

● Famílias agendadas para o dia 29/03/2021 serão atendidas no dia 07/04/2021, no mesmo horário.
● Famílias agendadas para o dia 30/03/2021 serão atendidas no dia 08/04/2021, no mesmo horário.
● Famílias agendadas para o dia 31/03/2021 serão atendidas no dia 09/04/2021, no mesmo horário.
● Famílias agendadas para o dia 01/04/2021 serão atendidas no dia 12/04/2021, no mesmo horário.

Comunicamos também que todos os setores e departamentos dessas secretarias terão profissionais de plantão de sobreaviso.

VR: Subprefeitura terá plantão especial para pagamento de IPTU com desconto

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Subprefeitura de Volta Redonda, localizada no bairro Retiro, manterá um plantão no feriado prolongado de atendimento para que os contribuintes, que precisarem, possam retirar a segunda via do IPTU 2021 (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O imposto vence na próxima quarta-feira, dia 31, para pagamento da cota única com 10% de desconto. O plantão na Subprefeitura funcionará nos dias 26, 29 30 e 31 de março, no horário de 12h às 17h.

A Subprefeitura fica situada na Avenida Antônio de Almeida, n° 46.

Após serem recebidos a tiros, policiais prendem dois suspeitos com arma e drogas no Siderlândia, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Dois homens, de 21 e 18 anos, foram presos após ação do Gat I e II no bairro Siderlância, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu no ponto final, próximo a Rua B, nesta sexta-feira (26).

De acordo com a PM, após obter a informação de que no local haviam homens armados traficando, os policias adentraram a região com uso de tática para não serem percebidos por 'olheiros' e traficantes.

De longe foi possível avistar quatro elementos em atitude tipo a trafico de drogas e, ao se aproximar deles, houve disparos de arma de fogo por parte de criminosos. Dois foram rendidos e presos.

Ainda de acordo com as informações, com um homem 21 anos foi apreendido R$ 52,00 em espécie e com o de 18 anos uma sacola contendo 212 pinos de cocaína (55 gramas), dois carregadores de pistola, uma pistola calubre 380, 17 munições do mesmo calibre, um rádio transmissor, uma bateria reserva com uma base recarregadora.

A dupla foi conduzida a 93ª DP para a apresentação da ocorrência ao delegado de plantão. Eles permaneceram presos enquadrado nos artigos 33 e 35 da lei 11343/2006 e artigo 14 da lei 10826/2003.

Técnica de enfermagem é presa por desvio de insumos de hospital

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Civil
Policiais civis prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (25), uma técnica de enfermagem pela prática de crimes contra a Saúde Pública e receptação. Ela foi capturada na casa onde mora, no bairro Citrolândia, em Magé, RJ.

De acordo com as investigações, a mulher é acusada de desviar medicamentos e insumos médicos de uma unidade hospitalar com a finalidade de realizar atendimentos particulares. Houve apreensão do material subtraído, como remédios, itens hospitalares e um aparelho oxímetro profissional com a identificação do hospital no qual a autora trabalha.

Ela também foi indiciada pelo crime de peculato-desvio, quando um funcionário se apropria de um bem a que ele tenha acesso por causa do cargo que ocupa.

Concluintes do Ensino Médio em 2020 têm direito a reforço com foco no ENEM

Alunos que terminaram o Ensino Médio na rede estadual em 2020 poderão se matricular em reforço escolar online com foco no Enem deste ano


De 23 a 28 de março, os alunos que terminaram o Ensino Médio em 2020 que tiverem interesse em participar do Enem deste ano poderão se inscrever no reforço escolar online da rede estadual de ensino: o RegresSeeduc. Com a matrícula especial, os estudantes poderão ter acesso, via Google Sala de Aula e pelo aplicativo de navegação gratuita Applique-se, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação, aos conteúdos de até sete disciplinas: Português, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia e História. Serão ofertados turnos de aulas com foco no Enem em dias úteis e também aos sábados.

As aulas começam no dia 12 de abril. Dentro da plataforma do Google Sala de Aula, os alunos terão monitorias em tempo real com os professores de cada matéria; material didático em formato pdf; além de exercícios e simulados de provas do Enem.

- Após um ano de pandemia e suspensão das aulas presenciais, muitos dos estudantes que terminaram a 3ª série do Ensino Médio, em 2020, não se sentiram aptos para realizar a prova do Enem em janeiro. Queremos dar a esses jovens a oportunidade de reforçar as disciplinas que sintam mais necessidade, dando condições para que façam o vestibular e sigam para o Ensino Superior – explica o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt.

Os alunos que estão atualmente cursando a 3ª série do Ensino Médio também poderão se matricular no reforço escolar entre os dias 01 e 06 de abril. No caso desses estudantes, não será permitida a inscrição no turno que estejam cursando sua matriz curricular regular.

A matrícula para o RegresSeeduc deve ser feita pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.

Cedae realiza manutenção preventiva em Piraí e em distrito de Barra do Piraí nesta sexta-feira (26)


A Cedae vai realizar nesta sexta-feira (26) serviço de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água do bairro de Varjão, em Piraí. O serviço terá início às 07 horas e deve ser concluído até as 17 horas. Durante sua execução, o abastecimento do bairro será interrompido.

O fornecimento de água será retomado logo após a conclusão do serviço e a previsão é de que o abastecimento esteja normalizado em até 48 horas. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reserva (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento.

A Companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água. Vale informar que clientes da Cedae podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Barra do Piraí

Já em Barra do Piraí, o serviço de manutenção preventiva será no sistema de abastecimento de água do distrito de Ipiabas. Os trabalhos iciarão às 08 horas e deve ser concluído até as 13 horas. Durante sua execução, o abastecimento do distrito será interrompido.

O fornecimento de água será retomado logo após a conclusão do serviço e a previsão é de que o abastecimento esteja normalizado em até 36 horas. Moradores de imóveis que dispõem de sistema de reserva (caixas d’água e/ou cisterna) não devem sofrer desabastecimento.

A Companhia pede que os clientes usem água de forma equilibrada e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo de água. Vale informar que clientes da Cedae podem solicitar o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Detran.RJ fará apenas atendimentos de urgência no recesso de 26/03 a 04/04

Agendamentos para os serviços emergenciais de habilitação e identificação civil serão feitos exclusivamente pelo site do Detran, na aba Ouvidoria, para os dias 26, 29, 30 e 31/03

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Seguindo as determinações do governador em exercício, Cláudio Castro, no combate à Covid-19, o Detran.RJ suspenderá o funcionamento de todas as atividades a partir desta sexta-feira (26/03) até o domingo de Páscoa (04/04). Os usuários que já tinham atendimentos agendados para este período poderão retornar às unidades nos dez dias úteis subsequentes à reabertura, sem necessidade de reagendamento.

Apenas os casos de urgência serão atendidos, com agendamento para os dias 26, 29, 30 e 31/03. Para isso, o canal de atendimento aos usuários, durante o recesso, será exclusivamente o agendamento prévio, via Ouvidoria, no site do departamento (www.detran.rj.gov.br). Basta acessar Ouvidoria-Fale Conosco, preencher o formulário do site e escolher, na opção Motivo, o item Agendamento Especial. Para evitar aglomerações, o usuário não deverá procurar a sede e os postos sem fazer este procedimento. O teleatendimento não funcionará neste período.

Um dos serviços de urgência oferecidos pelo Detran.RJ será a emissão de segunda via da carteira de identidade, em casos comprovados de furto e roubo. O atendimento será prestado na sede do Detran.RJ, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, e em quatro postos de diferentes regiões do interior do estado: Petrópolis, Volta Redonda, Cabo Frio e Campos dos Goytacazes.

Também haverá atendimento de urgência para emissão da segunda via da carteira nacional de habilitação. Só serão atendidos profissionais de saúde, de segurança e de outras atividades remuneradas, em casos de roubo ou furto. Será necessário que o usuário esteja com todos os documentos e exames exigidos. O atendimento também será realizado na sede do Detran e nos postos de Petrópolis, Volta Redonda, Cabo Frio e Campos. As unidades do Rio Poupa Tempo ficarão fechadas no recesso.

Governo do Rio anuncia abertura de leitos, chegada de vacinas e calendário unificado de imunização

Estado do Rio de Janeiro vai abrir mais de 900 leitos para reduzir a fila de espera e salvar vidas

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), no Palácio Guanabara, a abertura de mais de 900 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 nas próximas duas semanas. A ampliação das vagas em hospitais do Estado do Rio é resultado da articulação do governador em reuniões realizadas com o Ministério da Saúde.

- Minha ida a Brasília já deu frutos. Estamos estadualizando 560 leitos federais. Eu tinha até anunciado um número menor, mas o ministro da Saúde deu a ordem: além de 80 leitos abertos ontem, serão mais 480 até a semana que vem. Teremos mais 560 leitos, que farão com que essa nossa taxa de ocupação baixe bastante ao longo da semana - explicou o governador.

Além dos leitos em hospitais federais, há ainda mais vagas em unidades de saúde estaduais e na rede privada.

- Estamos aumentando os leitos estaduais. Temos uma perspectiva de 200 leitos estaduais a mais. Além disso, haverá mais um ingresso de 180 leitos da rede privada, após chamamento público - completou Castro.

Vacinas

No combate contra o avanço da Covid-19 no estado, Cláudio Castro destacou, ainda, que recebeu do Ministério da Saúde a previsão de chegada de dois milhões de doses de vacinas para o Rio até o dia 31. Até agora, o estado já distribuiu para os 92 municípios 2.176.120 doses. Com a nova chegada, serão mais de 4 milhões de doses.

- Em Brasília, tivemos uma perspectiva de até 31 de março recebermos mais 2 milhões de doses de vacina. Com isso, dependendo da vacina que recebermos, talvez mais de 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas – disse.

Calendário de vacinação

O governador anunciou também a criação de um calendário único estadual de vacinação. O objetivo é garantir a uniformidade na imunização em todas as regiões e a prioridade da população de maior risco.

- Na segunda-feira, a pedido dos prefeitos, apresentaremos um calendário único de vacinação. Para que a população não precise ir em outro município, vacinamos em todos os municípios a mesma faixa etária - explicou.

Medidas restritivas


Cláudio Castro aproveitou para detalhar as novas medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Estado. A medida instituiu feriados entre os dias 26 de março e 4 de abril. As restrições levaram em consideração as reuniões de conversas com os prefeitos dos 92 municípios e representantes do setor produtivo, além da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.

- Os números de atenção básica da última semana acenderam um alerta. Por isso, decidimos decretar essa parada emergencial, não é um feriado tradicional. Faço um apelo à população: é o momento de ficar em casa e proteger vidas. As decisões que tomamos foram técnicas e baseadas em muito diálogo. Conversamos com os prefeitos, os empresários, os poderes Legislativo e Judiciário e o Ministério da Saúde. Estamos fazendo de tudo para combater esse inimigo em comum, que é o vírus - disse.

Liberação de atividade física individual nas praias

Ainda nesta quinta-feira (25/03), um novo decreto publicado no Diário Oficial extra libera a prática de atividade física individual nas praias fluminenses, no entanto segue suspensa a permanência de pessoas, inclusive realizando atividades econômicas nas areias e esportes coletivos.

A nova publicação, ainda, inclui como essenciais e, portanto, podem funcionar, o comércio de autopeças e acessórios para veículos automotores e bicicletas (incluindo-se os serviços de mecânica e borracharia), supermercados e os serviços de lavanderia, de limpeza urbana, manutenção e zeladoria.

Carro furtado é recuperado após ser flagrado com homem na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem foi preso ao ser flagrado com um carro roubado na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, RJ. O caos aconteceu por volta dás 19h00 desta quinta-feira (25), no km 276 d aBR-116, durante policiamento ostensivo.

Os policiais tiveram atenção voltada para um VW/Gol, cor branca, com placas do Rio de Janeiro, pela consulta da placa seria um veículo 2019, modelo 2020. Durante a fiscalização os agentes observaram que o CRLV apresentado pelo condutor de 44 anos continha indícios de falsificação.

Após o indicio de irregularidades, foi realizada a inspeção veicular minuciosa no veículo, sendo verificado que as numerações do chassi e do motor também apresentavam indícios de adulteração, e outros itens de identificação também estavam adulterados ou suprimidos. 

Após as verificações e as devidas consultas aos sistemas disponíveis foi constatado que o veículo era um clone de um carro original, de fabricação e modelo do ano de 2017, constando registro de furto em 18/08/2020 no Rio de Janeiro.

O condutor disse que adquiriu o veículo há uns 6 meses, através do aplicativo de venda pela internet, de outro indivíduo de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e que teria pago parte do valor com um veículo no valor de 8 mil reais, tendo dividido o restante em parcelas mensais que estava pagando diretamente ao outro indivíduo mensalmente.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP de Barra Mansa para registro da prisão por receptação e a recuperação do veículo furtado.

OBS: Conforme tabela FIPE o veículo recuperado está avaliado em R$ 34.296,00.

Pandemia: Contran suspende o vencimento da CNH entre outros serviços

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em edição extra do Diário Oficial dessa quarta-feira, 24 de março de 2021, sete Portarias que voltam a suspender o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) além de outros prazos e serviços.

Segundo o órgão máximo de trânsito, o motivo é o agravamento da pandemia da Covid-19 no país, e a medida repete com pequenas mudanças o que havia sido feito em abril de 2020.

Foram prorrogados prazos de defesas, recursos, validade da CNH e PPD, registro de veículos novos e transferência de propriedade.

Cada Portaria refere-se a uma unidade da Federação: Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, Alagoas e São Paulo. Anteriormente o Contran já havia tomado a mesma decisão para os estados do Amazonas, Ceará e Acre.

Foram prorrogados serviços como prazos para defesas de infrações de trânsito, recursos, validade da CNH e da Permissão para Dirigir (PPD). A suspensão do prazo para registro de veículos novos e transferência de propriedade também foram atendidos pelas Portarias.

As Portarias trazem datas diferentes de início da prorrogação para cada Estado.

No caso de São Paulo a suspensão da validade da CNH vale para carteiras vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação da portaria. Já no caso da Bahia e do Distrito Federal, a data é 1º de fevereiro.

Quanto ao prazo para registro e licenciamento do veículo novo, este fica suspenso para o bem adquirido desde 26 de fevereiro de 2021 no caso do estado de São Paulo, e no caso da Bahia e do DF esta data é 12 de fevereiro.

Os prazos ficam suspensos até edição de nova portaria.

Jovem é morto a tiros dentro de bar em Pinheiral

Um jovem de 18 anos, identificado como Wesley da Silva Lourenço, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (24), em Pinheiral, no Sul do Rio. A avó dele, de 62 anos, foi ferida no mesmo momento por um disparo.

O crime aconteceu em bar de propriedade da idosa, na Rua Juvenal Xavier Botelho, no bairro Varjão. Segundo apurado pela polícia, testemunhas disseram que os homens encapuzados invadiram o estabelecimento atirando contra o rapaz. A avó dele foi atingida na perna e socorrida no pronto socorro do Hospital Municipal Aurelino Barbosa.

O caso será registrado na delegacia (101ª DP) da cidade. Até o momento ninguém foi preso e a polícia ainda apura a motivação para o crime.

Polícia identifica desmatamento em área de preservação permanente em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogpsot.com.br

Dois mil metros quadrados de área com degradação ambiental foram encontrados nesta quarta-feira (24) no município de Barra do Piraí, após policiais da 2ª UPAm terem recebido denúncia sobre crime ambiental no bairro Doutor Mesquita.

Segundo a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, na Rua Doutor Mesquita foi constatado o desmatamento dentro de uma área de preservação permanente, já que na localidade há uma nascente. 

Os policiais disseram que após buscas no entorno, a fim de identificarem os responsáveis, foram informados que uma mulher seria a proprietária da área desmatada, mas que não havia informações do seu paradeiro. 

O caso foi encaminhado à 88ª DP, onde a ocorrência foi registrada como fato atípico, já que não havia nem o autor do fato e tampouco sua localização.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Homem é baleado durante assalto em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um assalto terminou com um homem de 35 anos baleado durante no início da tarde desta quinta-feira (25), em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu na BR-393 (Lúcio Meira), na entrada do bairro Caieiras.

De acordo com a PM, a vítima contou aos agentes que dois homens em uma moto o abordaram no local e tentaram pegar o celular que estava em sua mão. A vítima reagiu, puxando de volta o aparelho, mas um dos criminosos efetuou um disparo e a bala atingiu os seus dedos, e levando o seu aparelho.

A vítima foi socorrida no Hospital São João Batista e o caso foi registrado na delegacia de polícia da cidade. Até o momento, ninguém foi preso.

Prefeitura de Barra Mansa realizará força-tarefa de fiscalização para conter avanço da pandemia

Ação acontece entre esta sexta-feira (26) e o dia 4 de abril

As coordenações de Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização Fazendária e Procon, juntamente com o secretário de Ordem Pública, William Pereira, se reuniram na tarde desta quinta-feira (25) para definir as ações de fiscalização, a fim de garantir o cumprimento das medidas determinadas pelo Governo do Estado, como também os decretos municipais. 

O feriado de 10 dias acontece entre esta sexta-feira (26) e o dia 4 de abril para conter o avanço da pandemia no estado do Rio de Janeiro. Durante este período, as equipes atuarão dia e noite, fiscalizando o comércio, bares e restaurantes, igrejas, academias e áreas públicas e de lazer. 

O secretário de Ordem Pública, William Pereira, explicou a ação. “Nós alinhamos com todos os coordenadores envolvidos para que seja cumprido o decreto municipal no período desses dez dias, bem como está sendo cobrado o decreto do Estado, que trata sobre aspectos mais rigorosos. Vamos atuar para evitar aglomerações”. 

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, destacou a importância do apoio da população nas ações dos próximos dias. “Vamos ter um efetivo atuando para garantir a integridade física dos fiscais que estarão em apoio, fazendo valer o decreto. Caso alguém veja alguma pessoa desrespeitando o decreto ou acúmulo de pessoas, pode ligar para nós que automaticamente a Guarda Municipal e a Polícia Militar irão até o local”. 

De acordo com a coordenadora da Gerência de Fiscalização de Posturas, Dayanne Bonifácio, as ações serão mais rigorosas neste período. “A nossa posição aqui vai ser respeitar exclusivamente o que determina o decreto, que agora vai trazer algumas normas um pouco mais rígidas. Vamos atuar para que ele seja respeitado. O nosso objetivo vai ser interditar e multar os estabelecimentos que não estiverem de acordo. Faremos tudo o que for preciso para que a curva de infecção da Covid-19 em nossa cidade diminua”. 

Quem presenciar o descumprimento dos decretos ou acúmulos de pessoas, pode informar através dos números (24) 3028-9369 e 3028-9339.

Ubirajara Vaz reeleito para novo mandato de quatro anos

Assembleia ocorreu no salão principal da sede da Associação dos Aposentados

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O engenheiro Ubirajara de Oliveira Vaz foi reeleito presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, em assembleia, na manhã de hoje, realizada no salão principal da sede da entidade, na Rua 35, Vila Santa Cecília. Como concorreu com chapa única, a eleição foi decidida por aclamação e não precisou ser realizada em dois dias, como no ano passado.

Ao agradecer a confiança dos presentes, o presidente da AAP-VR, que está completando 27 anos à frente da entidade, disse que a participação dos associados, o dedicado trabalho de sua diretoria e dos colaboradores foram o mais importante para o crescimento da Associação.

“Ninguém faz nada sozinho. Quando me perguntam o segredo para o estupendo crescimento da nossa Associação, sempre falo que se deve à participação dos nossos associados e ao trabalho da diretoria. Não fazemos nada, uma obra, sequer, sem autorização da assembleia de associados e, no fundo, são eles que dirigem a nossa entidade”, afirmou Ubirajara.

Neste mês, a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Aposentados aprovou as contas de Ubirajara Vaz, relativas ao ano passado, que apresentaram superávit de quase R$ 1 milhão.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

As principais mudanças na diretoria executiva da AAP-VR se deram na vice-presidência, com José Lúcio da Silva (J. Lúcio), no lugar de Clara Sabença, que foi para a diretoria de Secretaria Geral; Cezar Macedo Gonçalves, como diretor Jurídico; Helenice Pereira Melo de Almeida, como diretora de Saúde; Sebastião Pinheiro Bastos, como diretor de Patrimônio e Obras; Geraldo Antonio Martins Vida, como diretor tesoureiro; Manoel Messias dos Santos, como diretor de Assistência Social e João Batista dos Santos, como diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente. Rômulo de Carvalho permanece como diretor Previdenciário, Sérgio Luiz Pereira dos Santos, como diretor de Comunicação e Marketing, e Artur Gomes de Lima, como diretor de Cultura, Esporte e Turismo.

Pandemia: TRE-RJ suspende eleições suplementares em Itatiaia

Adiamento dos pleitos é por tempo indeterminado, devido ao agravamento da pandemia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Colegiado do TRE-RJ determinou o adiamento das eleições suplementares no município de Itatiaia, que estavam marcadas para 11 de abril. Aprovada por unanimidade na sessão desta quinta-feira (25), a suspensão do pleito é por tempo indeterminado e foi motivada pelo recrudescimento da pandemia em todo o país. A iniciativa tem o objetivo de "evitar a disseminação do vírus", como esclareceu o presidente do Tribunal, desembargador Cláudio dell´Orto, responsável por propor à Corte o adiamento. O magistrado destacou ainda o "risco do colapso do sistema de saúde e o aumento exponencial de vítimas da Covid-19". A decisão também atinge as do município de Santa Maria Madalena.

"Por maiores que sejam as medidas de precaução, sem o recomendável isolamento social não haveria como garantir as condições adequadas de segurança aos eleitores, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral", afirmou o presidente do TRE-RJ. Ele também citou orientação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, no sentido de adiar os pleitos suplementares marcados nas diversas unidades da Federação. A decisão leva ainda em consideração o relatório de monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No documento, os mapas de riscos dos municípios indicam tendência de agravamento da situação sanitária nas localidades.

Com o adiamento do pleito em Itatiaia e Santa Maria Madalena, as campanhas dos candidatos registrados foram  canceladas e qualquer forma de propaganda eleitoral passa a ser imediatamente proibida. Quando houver nova data para as eleições suplementares, o processo eleitoral terá que ser reiniciado desde o início, inclusive com a realização de novas convenções partidárias para indicação de candidatos. Caberá ao Colegiado do Tribunal aprovar uma outra resolução com um novo calendário para as eleições nos municípios, o que ainda não há data prevista para acontecer.

Transporte publico passa por vistoria em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Tendo em vista as inúmeras denúncias de desrespeito às medidas de controle do contágio da Covid-19 por parte dos usuários do transporte público intermunicipal, a Prefeitura de Pinheiral realizou nesta quinta-feira, 25, uma vistoria através do seu Departamento Municipal de Trânsito, mesmo não sendo sua atribuição – já que pertence ao DETRO (Departamento de Transportes Rodoviários), do Governo do Estado. 

O objetivo foi levantar informações para enviar ao Ministério Público e solicitar providências ao órgão competente.  

A ação foi realizada pelos agentes do departamento, na Avenida Nilton Penna Botelho, próximo à entrada do município. 

No local foram feitas fotos dos veículos para averiguar as informações de superlotação. 

O chefe do departamento, Juarez Eloy, falou sobre a ação. 

“Foi uma determinação do secretário de Governo [Estanislau José Correa] em resposta às inúmeras reclamações dos munícipes para que possamos solicitar providências junto ao Ministério Público, já que a fiscalização é de responsabilidade do DETRO”, disse.

Homem é morto a tiros pelas costas em Roma, Volta Redonda

Foi identificado como Cléber Fernandes Canela, de 47 anos, o homem morto a tiros pelas costas no início da tarde desta quinta-feira (25), em área de posse no bairro Roma, em Volta Redonda, RJ.

De acordo com a PM, no local os policiais foram informados que a vitima estava com um homem conversando com uma mulher de 43 anos, onde negociavam sobre lotes, e que nesse momento chegaram vários elementos, os cercaram e um deles fez os disparos contra os dois, porém, um deles reagiu e conseguiu derrubar a arma da mão do criminoso, após Cléber ser atingido.

Ainda de acordo com as informações, após o caso, todos correram para uma área de mata, inclusive a mulher que conversava com eles.

A arma do crime não foi localizada. Até a publicação desta reportagem ninguém tinha sido preso.

A perícia foi acionada para colher as informações do cenário do homicídio para abrir inquérito para investigar o caso. A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Carreta tomba na BR-393 em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carreta carregada com containers tombou na manhã desta quinta-feira (25), na altura do Km 274 da BR-393 - Rodovia Lúcio Meira, em Barra do Piraí, RJ. O veiculo seguia sentido centro do município.

A PRF informou que o acidente aconteceu na Curva do Aterrado. O condutor de 34 anos ficou levemente ferido, foi atendido por um equipe medica e teve alta no local.

O transito ficou interditado para o atendimento médico as autoridades analisarem a segurança no trecho, pois houve vazamento de óleo dos tanques e a pista ficou escorregadia.

A partir das 9 horas, o transito foi liberado, porém seguia com lentidão.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Até a publicação da reportagem, o veículo não tinha sido removido do local do acidente.

Operação Verão da Lei Seca retira das ruas mais de 1,8 mil motoristas embriagados

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Operação Verão da Lei Seca terminou junto com o fim da estação, na última sexta-feira (19/3), e abordou 19.910 motoristas em 682 blitzes diurnas montadas nos principais acessos às praias, cachoeiras e áreas de lazer em todo o estado.  Desde o início da Operação, em 21 de dezembro de 2020, foram registrados 1.868 casos de alcoolemia. Estes motoristas com sinais de embriaguez tiveram a habilitação suspensa e foram autuados. Levando em consideração o total de motoristas abordados nas blitzes, os com sinais de alcoolemia representam 9,3%. Na edição do verão passado, este percentual foi de 7,6%. 

Além da fiscalização, 127 ações de educação foram realizadas durante o verão para conscientizar a população dos riscos da mistura de álcool e direção. Mesmo com a pandemia e as orientações de distanciamento social, os agentes de educação estiveram em bares, restaurantes, quiosques e parques públicos para reforçar a mensagem da Lei Seca de "nunca dirigir depois de beber". Todos os agentes de educação foram vítimas de acidentes de trânsito e por meio de suas histórias sensibilizam as pessoas.

Estado do Rio tem antecipação de feriados como medida para conter avanço da pandemia

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Foi aprovada pela Alerj, em regime de urgência, na terça-feira (23), o Projeto de Lei 3.906/21 que adianta os feriados de Tiradentes e São Jorge e implementa um recesso entre os dias 26 de março e 4 de abril, com o objetivo de conter o avanço da pandemia de covid-19 no estado. A medida não afeta o funcionamento das unidades de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, serviços funerários, igrejas e templos, além de outras atividades consideradas essenciais e atividades de trabalho exclusivamente remotas. O projeto segue para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro.

Os deputados apresentaram 47 emendas para aperfeiçoar o texto e 25 delas foram aproveitadas pela Comissão de Constituição e Justiça, após um acordo entre os deputados e representantes do Governo estadual. O novo texto definiu que tanto o Governo do Estado quanto as prefeituras serão responsáveis por estabelecer as regras de funcionamento e a proibição de abertura dos estabelecimentos durante o recesso. Se houver divergência entre eles, valerão aquelas regras que forem mais restritivas.
“Essa matéria não teve vencidos nem vencedores. Essa matéria é para dar autonomia, já existente na Constituição, aos municípios e aos prefeitos nas últimas decisões. Não é saber quem tá certo ou quem tá errado, não é o momento de ter razão, o momento é de ter juízo”, comentou o presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT).

Os feriados de Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril) serão transferidos para os dias 29 e 30 de março, respectivamente. Para garantir a redução da circulação de pessoas nesse período, a medida também cria três feriados nos dias 26 e 31 de março e 1º de abril. “Os leitos estão acabando em todo o Brasil. A proposta do governador não é estabelecer esse período como um momento de lazer, mas dar uma mensagem à população de que essa paralisação emergencial é necessária”, declarou o líder do governo na Alerj, deputado Márcio Pacheco (PSC).

Por meio de emendas, os parlamentares também inseriram a previsão para o Governo do Estado prestar apoio técnico e financeiro às prefeituras nas fiscalizações de estabelecimentos que violem as normas de combate à covid-19 durante o recesso.

Força-tarefa de prevenção à Covid-19 atua na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda

Trabalho educativo segue estratégia da Prefeitura de Volta Redonda de envolver a sociedade nas ações para diminuir a circulação do vírus no município

A Vila Santa Cecília, um dos principais centros comerciais de Volta Redonda, recebeu nesta terça-feira, dia 23, ação da força-tarefa de combate à Covid-19, formada por fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e Vigilância Sanitária, além de agentes da Guarda Municipal. O grupo visitou estabelecimentos comerciais e fez orientações sobre as determinações do Decreto Municipal nº 16.586/21 com medidas restritivas de prevenção à doença.

De acordo com a diretora de Departamento de Fiscalização das Atividades Econômicas e Sociais da SMF, Elisângela Almeida, os fiscais da Vigilância Sanitária fizeram o trabalho em lanchonetes e restaurantes, emitindo orientação sanitária, enquanto os da Secretaria de Fazenda ficaram com os demais ramos de comércio.

“Todo tipo de estabelecimento foi orientado, das lojas maiores aos ambulantes, sobre as medidas restritivas do decreto municipal de prevenção à Covid-19. Entregamos uma cópia do documento e falamos sobre os horários de funcionamento, a obrigatoriedade do uso da máscara, do álcool 70% e de manter o distanciamento entre os clientes”, falou Elisângela.

A ação educativa no comércio da Vila Santa Cecília segue a estratégia da Prefeitura de Volta Redonda de envolver a sociedade nas ações de prevenção à doença. O mesmo trabalho vai se repetir nos demais centros comerciais do município e, em depois, segue para as regiões de comércio nos bairros.

Na última segunda-feira, dia 22, houve reunião na Prefeitura com a Associação de Pastores de Volta Redonda para, além de pedir o cumprimento do decreto nos templos, que eles se tornem multiplicadores das medidas de prevenção entre os fiéis. 

A mesma ação será feita com outras denominações religiosas, bem como com demais setores organizados da sociedade. "Além das ações rotineiras de fiscalização e repressão às irregularidades, estamos também com atividades de conscientização. Somente com a união de todos poderemos vencer essa pandemia", destacou o Secretário municipal de Fazenda, Eric Higino.

Volta Redonda aumenta multa para estabelecimentos que descumprirem decreto na pandemia

Valor passa de R$ 592 para quase R$ 6 mil. Objetivo é evitar aglomeração e propagação do coronavírus

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Volta Redonda teve aprovado pela Câmara Municipal na noite desta terça-feira, dia 23, projeto de Lei que altera dispositivos dos códigos Administrativo e Tributário municipais. O objetivo é tornar mais rígidas as medidas para os estabelecimentos que descumprem as restrições contra a propagação da Covid-19 no município.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Erick Higino, o valor da multa por interdição de estabelecimento assim como o prazo dessa interdição eram brandos, e a equipe de fiscalização tem encontrado dificuldades para atuar.

“O objetivo não é inviabilizar o funcionamento do comércio. Os estabelecimentos cumpridores da lei não podem ser penalizados em detrimento dos infratores, por isso o enrijecimento da multa e penalidades”, explicou o secretário.

Com a aprovação do Projeto de Lei, foram alterados os artigos 8º e 26 do Código Administrativo de Volta Redonda (Lei Municipal nº 1.415/1976). A multa que era de R$ 592,98 passou para R$ 5.929,80. Os estabelecimentos que forem encontrados em descumprimento do decreto serão autuados.

“Em caso de interdição, os estabelecimentos deverão ficar fechados por 15 dias, e em caso de reincidência, por 30 dias, podendo ainda, os estabelecimentos terem o alvará de licença cassado”, explicou Elisângela Almeida, diretora do departamento de Fiscalização de Atividades Econômicas da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF).

O prefeito Antonio Francisco Neto ressalta que a medida não visa o aumento de receitas, de arrecadação, mas o fiel cumprimento do decreto municipal relacionado ao combate à pandemia, evitando a aglomeração e a propagação do coronavírus no município.

“Queremos salvar vidas e vamos fechar quem estiver errado. Será uma espécie de lockdown seletivo. A conscientização de todos é fundamental e o cumprimento das medidas restritivas nos ajuda a combater e reduzir a propagação do vírus”, afirmou o prefeito.

Prefeitos se reúnem para decidir medidas do feriado estadual de dez dias em Volta Redonda, Pinheiral e Barra Mansa

Municípios irão alinhar os decretos em uma reunião na tarde desta quarta-feira

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Na manhã desta quarta-feira (24), os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, e de Pinheiral, Ednardo Barbosa Oliveira, se reuniram para alinhar em conjunto medidas a serem tomadas durante o feriado de dez dias, entre os dias 26 de março e 04 de abril, determinado pelo Governo do Estado como medida de combate à pandemia causada pela Covid-19. Ao fim do encontro, ficou definido que cada município irá produzir o seu decreto.

O encontro, realizado na Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap).

Os três municípios respondem à mesma promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Dentro das medidas a serem determinadas, poderão haver decisões divergentes de um município para o outro, de acordo com as particularidades de cada um.

Durante o encontro, Rodrigo Drable pontuou avanços importantes no combate à doença. “O exercício que podíamos fazer sobre o aumento de leito nós fizemos, as otimizações possíveis nós estamos fazendo, como uma área nova ao lado da Upa para poder segregar um segundo problema, que agora é a dengue. A vacinação está seguindo gradativamente. Estamos fazendo a nossa parte”.

De acordo com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, é fundamental essa troca de experiências para avançar no combate à pandemia. “Foi muito importante saber o que os prefeitos pensam a respeito dos próximos dias. Da mesma forma, apresentar nossos quadros epidemiológicos e as características diferentes de cada município. Com isso, vamos buscar alinhar ações e buscar o melhor para salvar vidas".

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa Oliveira, destacou os cenários semelhantes causados pela doença. “Pinheiral é um município menor, mas os problemas se igualam aos de Barra Mansa. Nós tivemos um avanço bem significativo na vacinação e intensificamos a fiscalização em bares durante a noite. Eu tenho uma expectativa de que a sociedade se envolva mais, porque o poder público sozinho não consegue”.

“Superferiado”

A medida, definida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, institui como feriados os dias 26 e 31 de março e 1º de abril. O feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, passa para 29 de março. Já o feriado de São Jorge, em 23 de abril, fica antecipado para 30 de março.

O superferiado não se aplica a unidades de saúde, segurança pública, assistência social e serviço funerário, além de outras definidas como essenciais, incluindo igrejas, e atividades que se desenrolam de forma exclusivamente remota.

Os municípios têm autonomia para decretar medidas restritivas de acordo com cada cidade. Em caso de conflito de normas estaduais e municipais, prevalece a mais restritiva.

Saae-BM coleta 26 mil litros de óleo vegetal em 2020

www.radioacesafm.blospot.com.br

O programa de coleta de óleo de cozinha usado desenvolvido pelo Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) arrecadou, entre janeiro e dezembro de 2020, cerca de 26 mil litros de óleo. Com a iniciativa foi possível evitar que o produto fosse descartado de maneira incorreta prejudicando o meio ambiente e acarretando outros prejuízos públicos, como a retenção da gordura na rede de esgotamento sanitário. 

O recolhimento do óleo vegetal usado é feito sistematicamente em 62 bairros de Barra Mansa uma vez por semana, mas existem pontos fixos de coleta em locais estratégicos, como padarias, lanchonetes, restaurantes e açougues. Por conta da pandemia da Covid-19, a coleta realizada nas unidades escolares está suspensa temporariamente.

O diretor executivo do Saae-BM, Adilson Rezende, explicou que o recolhimento do óleo de cozinha usado é feito pelos cooperados da Coopcat (Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis) há cerca de oito anos. “Os cooperados comercializam o produto com empresas especializadas na fabricação de biodiesel, lubrificantes, sabão e até fontes de energia alternativa”, disse.

Em 2012, quando o programa foi implantado, foram processados 40.680 litros de óleo. Em 2013, 39.557 litros. Já no ano seguinte, a quantidade atingiu 43.307 litros.

Em 2015, houve uma leve queda no quantitativo de óleo coletado, chegando a 42.670 litros; porém em 2016 os números despencaram para 22.833 e em 2017 atingiu 16.529 litros coletados.

A coleta de óleo passou por uma reestruturação e em 2018 foram processados 26.805 litros. Em 2019, a parceria estabelecida com 35 escolas públicas possibilitou a coleta de 37.485 litros de óleo.

Em 2020, a pandemia da Covid-19 também influenciou na quantidade coletada do produto, já que as aulas foram suspensas e os estabelecimentos comerciais parceiros tiveram que se ajustar às novas regras de funcionamento. Com isso, o acumulado durante os 12 meses foi de 26 mil litros de óleo. Em janeiro deste ano, a Coopcat já coletou quatro mil litros do produto.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O gerente do setor de Destinação Final de Resíduos, responsável pelo Programa de Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, lembrou que o óleo disponibilizado para a coleta deve ser acondicionado em uma garrafa PET com tampa e acrescentou: “Os comerciantes que geram óleo e ainda não conhecem o programa podem fazer contato com a Coopcat pelo telefone (24) 3322-5206. Nós vamos até o local, fazemos o cadastro e deixamos o recipiente adequado, no caso, as bombonas, para armazenamento do produto e posterior coleta”. 

IMPACTOS DO DESCARTE IRREGULAR DO ÓLEO VEGETAL 

- No solo

Na terra, o resíduo causa a impermeabilização do solo, impedindo a infiltração da água. Isso destrói a vegetação e colabora para o aumento de enchentes. Além disso, ao passar pelo processo de decomposição, gera formação de gás metano, que causa mau cheiro e é um dos gases do aquecimento global.

- Na rede de esgoto

Ao ser descartado em pias ou vasos sanitários, o óleo acaba se solidificando nas tubulações, causando entupimentos e extravasamentos de esgoto tanto nas vias públicas quanto dentro das residências. 

- Nos mananciais de água

Já em situações em que não existe um sistema de tratamento de esgoto, o óleo se espalha pela superfície dos rios e represas, aumentando o processo de eutrofização — redução de oxigênio nos corpos d’água devido ao acúmulo de matéria orgânica presente. Isso acaba contaminando a água e prejudicando a vida de espécies que habitam nesses locais.