Rádio Acesa FM VR: 2017-07-16

sábado, 22 de julho de 2017

Carro perde o freio e capota no bairro Açude

Veículo perde o freio e capota na Rua 12 no bairro Açude II/Foto: WhatsApp
Veículo perde o freio e capota na Rua 12 no bairro Açude II/Foto: WhatsApp

Um carro de passeio, Fiat Stilo prata, capotou na madrugada deste sábado, dia 22. O acidente aconteceu depois que o proprietário tinha estacionado o veículo em frente a sua casa, na Rua 12, no bairro Açude II, em Volta Redonda. O proprietário, que não quis se identificar, disse que tinha chegado por volta das 3h, estacionou o carro na frente da sua residência, e após cinco minutos escutou um barulho, ao verificar o que tinha acontecido na rua, viu que que o seu veículo tinha descido de ré, bateu com as rodas no meio fio e capotou. Ninguém se feriu e até o momento da publicação o guincho estava sendo esperado para retirar o veículo do local.

Veículo perde o freio e capota na Rua 12 no bairro Açude II/Foto: WhatsApp
Veículo perde o freio e capota na Rua 12 no bairro Açude II/Foto: WhatsApp

O TEMPO E A TEMPERATURA: Confira como vai ficar o clima na região Sudeste neste sábado

Neste sábado, o céu vai ficar claro a parcialmente nublado com possibilidade de geada no sul e sudoeste de Minas Gerais. Pode chover no Rio de Janeiro. Nas demais áreas, o céu ficará parcialmente nublado.

A temperatura mínima na região Sudeste pode atingir 3 graus e a máxima será de 31 graus. A umidade relativa do ar pode variar de 20 a 95%.

Operação 'Fecha Quartel' aconteceu nesta sexta-feira em Volta Redonda

O 28º BPM (Batalhão de Policia Militar) - Volta redonda - passou a realizar nesta sexta-feira (21), a operação “Fecha Quartel”. O objetivo é aumentar o número de agentes nas ruas para coibir assaltos, roubo de veículos e flagrar carros roubados ou furtados com maior presença nas ruas.


Nesta ação, policiais que atuam internamente nos batalhões fazem meio expediente no quartel e cumprem o restante da jornada nas ruas, reforçando o policiamento. Além do 28º BPM (Volta Redonda) o 37º BPM (Resende) também participa da iniciativa em Resende.


As equipes se concentram em pontos fixos, mas também se movimentam para outros locais nas duas cidades. Não há prazo para o procedimento ser encerrado.

Alunos da Rede Pública de Volta Redonda vão ao Japão disputar

Divulgação
Cinco alunos e três professores da Escola Municipal Rubens Machado, no bairro Verde Vale, estão de malas prontas para o Japão. No dia 23 (domingo), a equipe ‘Jaguar Baby’ irá decolar rumo à Nagoya (cidade japonesa) para disputar o Campeonato Mundial de Robótica, na categoria “Dança de Robôs”.

A viagem só foi possível, graças a uma ação da Prefeitura Municipal de Volta Redonda que envolveu o apoio de empresas da cidade e região para cobrir o custo de uma semana no Japão.

Na manha desta sexta-feira, dia 21, o prefeito Samuca Silva, o vice Maycon Abrantes, secretários e outros integrantes do governo se juntaram aos professores, diretores, pais e moradores do bairro, para desejar uma excelente viagem à equipe. Faixas com mensagens de incentivo aos adolescentes foram deixadas nos arredores do colégio.

Samuca não mediu os elogios para desejar boa sorte a todos. “É muito gratificante ver esses jovens estudantes da rede pública estarem literalmente indo tão longe. E olha que o Japão é bem distante. Mas quando se acredita, se dedica e sonha, “Longe é um lugar que não existe”. Estaremos bem representados. Pedi para que eles registrassem a viagem com fotos, vídeos, selfies e relatos, para que esse momento fique marcado na história da educação de nossa cidade. Independente do que acontecer, eles já são verdadeiros campeões”, disse emocionado o prefeito.

Lucas, Bianca, Lais, Thiago e Hiago que tem, em média 14 anos, terão lá na  Copa do Mundo de Robôs, cinco minutos para montar e desmontar todos as máquinas. Dentro deste tempo, dois minutos serão com música, onde os alunos irão interagir com os robôs por meio de uma coreografia. Países como Espanha, Canadá e Alemanha estarão na disputa com os voltaredondenses, que também concorrerão com representantes de outras regiões do Brasil.

A professora Patrícia Osório, uma das idealizadoras do projeto, disse que a equipe foi classificada ao mundial após conquistar o Campeonato Latino-Americano no ano passado. “Conheceremos de perto como o Japão lida com a tecnologia e a robótica. Vai ser um grande desafio e aprendizado”, ressaltou. O mundial começa no dia 26 com a cerimônia de abertura. Depois, no dia 27, acontece uma entrevista técnica e uma apresentação, onde os alunos demonstrarão como montar os robôs. Já nos dias 28 e 29 ocorrem as apresentações de disputa pelo título. Por fim, no dia 30, serão divulgados os resultados com as premiações.

A diretora do Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, parabenizou os envolvidos e acredita que a escola conseguiu fornecer a sua função social.“A educação é isso. É um orgulho muito grande levar o nome do nosso bairro para o mundo. É uma visão positiva para a comunidade. Estamos muito felizes e orgulhosos”, elogiou.

O aluno Lucas Roberto Moreira, de 14 anos, apesar de ansioso, espera absorver o máximo possível de conhecimento e aprendizado. “Espero que seja uma boa competição, assim como foram às outras que disputamos. Só de conhecer a cultura deles já fico contente”, enfatizou. Já o morador da Vila Brasília, Hiago Nascimento, também de 14 anos, não vê a hora de conhecer os japoneses. “A família fica preocupada, mas os japoneses são bem educados e super inteligentes, por isso podem ficar tranquilos, que serei bem tratado. Assim como iremos aprender com eles, eles irão aprender conosco”. Já o aluno Thiago Leite, de 13 anos, acredita no potencial da Jaguar Baby para vencer o mundial. “Vai dar tudo certo”, afirmou. A aluna Laís Soares Lopes, de 14 anos, moradora do Mariana Torres, espera sair do Japão com uma boa colocação. “Estamos dando o nosso melhor para dar tudo certo. Não chegamos aqui à toa. Foi muito trabalho e dedicação”, contou. Por fim, a estudante Bianca Romero, de 14 anos, desde 2015 na equipe, disse que o principal objetivo dela é pegar experiência. “Já somos vencedores, mesmo se não viermos com o troféu. Estou bastante satisfeita do nosso grupo”.

O projeto, desenvolvido num dos bairros mais carentes de Volta Redonda é um orgulho para a escola, participantes e comunidade local. Implantado em 2012, ano passado o programa teve a participação de 120 alunos, divididos em seis turmas de 20, incentivando a permanência do estudante na escola. Num horário participam das aulas normalmente e, no outro, do aprendizado de robótica.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Vem aí o sorvete que não derrete

(Crédito: Thinkstock
Os dias de sorvetes derretidos estão contados: cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram uma proteína que é capaz de garantir um sorvete cremoso por mais tempo.

Para melhorar, ele também evita os cristais de gelo que aparecem quando você esquece o pote no congelador.

A substância se chama BsIA, já existe em alguns alimentos, e é gerada naturalmente pela bactéria Bacillus subtilis.

Os fabricantes vão até poder reduzir a quantidade de açúcar na produção, já que o excesso está ligado à necessidade de realçar o sabor, que fica prejudicado no frio.

Quem também vai se dar bem com a descoberta é o ambiente: os freezers não precisarão ficar tão gelados para a distribuição e produção do doce, diminuindo a quantidade de energia gasta.

Agora, se você estiver pensando no gosto que a proteína produzida por uma bactéria vai conferir ao seu sorvete, não precisa se preocupar.

A promessa é que o seu paladar não sofrerá consequências.

O produto só chega aos mercados em três ou cinco anos. Até lá, não se esqueça do guardanapo.

Fonte: Interfacial self-assembly of a bacterial hydrophobin, Universidade de Edimburgo.

Foto com sorriso já pode ser tirada no Detran do Rio de Janeiro

Órgão estadual lança campanha para estimular o sorriso na emissão de documentos oficiais
Foto: Alexandre Simonini

Para quem não sabia, agora está mais do que claro. O sorriso é bem-vindo nos documentos emitidos pelo Detran no estado do Rio de Janeiro. A medida é o tema de uma campanha nas redes sociais. O Detran-RJ quer incentivar as pessoas a sorrirem em seus documentos oficiais, tanto na carteira de identidade quanto na de habilitação. 

A campanha já conquistou a população, que está animada em poder tirar a primeira e segunda via da identidade ou renovar a habilitação com o sorriso estampado no rosto. Prova disso é que o vídeo da campanha já alcançou mais de 140 mil pessoas na página oficial do Detran-RJ no Facebook.

— Incentivar o sorriso traz harmonia para a expressão de todos nós. Um procedimento que parece ser burocrático, com um simples sorriso, fica mais leve. No Detran, pessoas alegres são sempre bem-vindas — frisou o presidente do Detran, Vinicius Farah.

Legislação não proíbe o sorriso

O Contran, órgão responsável pela regulamentação da Carteira Nacional de Habilitação, nunca proibiu o sorriso no documento. No texto da resolução 598/2016, só é proibido o uso e bonés, chapéus, óculos e qualquer peça de vestuário que cubra parte do rosto ou da cabeça. Os turbantes só são permitidos nos casos das chamadas coberturas religiosas. Nos documentos de identificação civil, as regulamentações internas apontam para os mesmos procedimentos. Em nenhum deles, o sorriso é proibido.

Serviços do Detran serão levados às cidades do interior

DETRAN LEVA SERVIÇO DE VISTORIA ITINERANTE
A 50 MUNICÍPIOS DO INTERIOR EM AGOSTO

Durante o mês de agosto, o DETRAN vai visitar 50 municípios do interior do estado para oferecer serviços como licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características.
Com a visita dos vistoriadores, a partir de terça-feira (1/08), o DETRAN evita que seus clientes precisem se deslocar até cidades vizinhas para regularizar os veículos.
Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 e 0800-0204041 ou acessar o site www.detran.rj.gov.br.
                                                                      
Confira abaixo o calendário completo de vistorias no mês de agosto:
02/08 – Mendes;
03/08 – Três Rios e Engenheiro Paulo de Frontin;
07/08 – Sapucaia e Porto Real;
08/08 – Quatis;
09/08 – Itatiaia;
10/08 – Rio Claro;
16/08 – Três Rios,
17/08 – Três Rios;
23/08 – Pinheiral e Três Rios;
24/08 – Pinheiral, Itaguaí, Piraí;
28/08 – Levy Gasparian;
29/08 – Paraty;
31/08 – Três Rios.

Caminhão tomba na Rodovia Saturnino Braga (RJ-155) Barra Mansa

Homens são socorridos pelos os Agentes do Samu na Rodovia RJ-155 Barra Mansa/Angra dos Reis/Foto: Luciana Magalhães
Homens são socorridos pelos os Agentes do Samu na Rodovia RJ-155 Barra Mansa/Foto: Luciana Magalhães

Acidente é registrado na RJ-155, nesta quinta-feira (20) com o tombamento de um caminhão baú, deixando três pessoas feridas. A ciclista, Luciana Magalhães ao pedalar pela a via se deparou com o caminhão tombado, no Km 66, ocupando uma faixa da rodovia, e três pessoas feridas no chão.

Ela acionou o SAMU que socorreu as vitimas, levando todos para a Santa Casa de Barra Mansa. A assessoria da unidade da saúde informou no final da tarde que os três feridos passavam bem e estavam aguardando resultados de exames.

Segundo informações, o veículo seguia sentido Barra Mansa e ao que parece, o condutor perdeu o controle da direção e tombou na pista. Havia marcas de freadas próximas ao local. Um fluxo em uma das pistas precisou ser interrompido até a retirada do veículo.

Atualização do acidente, hoje de manhã na Via Dutra entre Resende e Barra Mansa

Acidente que aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), na Via Dutra entre Resende e Barra Mansa, sentido rio. 

No km 298 - às 7h42, ocorreu o primeiro acidente, uma colisão entre dois veículos de passeio, com duas vítimas moderadas, removidas à Santa Casa de Barra Mansa.km 298,2 - no mesmo horário, foi registrado um engavetamento envolvendo três veículos de passeio, sem vítimas.km 298,5 - ocorreu um engavetamento envolvendo três caminhões, às 7h53, sem vítimas.

No local, a faixa da direita o trânsito esteve interditado, e o tráfego fluiu pela faixa da esquerda.

O km 300,9 - um engavetamento envolvendo dois veículos de passeio e dois caminhões interditou totalmente a pista, às 8h02. Uma pessoa morreu e três ficaram feridas gravemente. A vítima que morreu foi identificada como Priscila Nogueira de Carvalho, de 24 anos.

A Nova Dutra aguardou os trabalhos da perícia para liberar a pista. Os feridos foram removidos ao Hospital de Emergência de Resende.

No km 301,3 - também às 8h02, houve registro de uma colisão envolvendo um veículo de passeio e um caminhão, com queda de um gerador na pista. Este acidente também interditou totalmente a pista sentido Rio de Janeiro e a liberação aconteceu às 10h28, após a retirada do gerador.km 297,8 - houve um engavetamento envolvendo três veículos de passeio, sem vítimas e sem interdição de faixas, registrado às 8h36.

Acidentes na Via Dutra na manhã desta sexta-feira (21), alterou a rotina dos hospitais da região

Em função dos tristes acidentes que ocorreram na rodovia Presidente Dutra, na manhã desta sexta-feira (21), o Hospital de Emergência está mobilizado no atendimento das vítimas. Solicitamos à população que, em caso de necessidade de atendimento médico de baixa gravidade, se dirija à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou aos postos de saúde de seus bairros.

Preço da gasolina pode aumentar em R$ 0,41

Governo espera arrecadar R$ 10,4 bilhões neste ano com o aumento de imposto

Reuters

Em nota divulgada nesta quinta-feira (20), os ministérios da Fazenda e do Planejamento informaram que o PIS/Cofins que incide sobre a gasolina vai dobrar, de R$ 0,38 por litro para R$ 0,79 por litro. Com isso, o litro do combustível poderá ficar até R$ 0,41 mais caro nas bombas.

As novas alíquotas serão publicadas na edição desta sexta (21) do Diário Oficial da União. Os aumentos passarão a vigorar a partir de então.

O PIS/Cofins pago pelo distribuidor de etanol, hoje zerado, vai a R$ 0,19.O litro do diesel poderá ficar R$ 0,21 mais caro, já que alíquota subirá de R$ 0,24 para R$ 0,46.

O governo informou que espera arrecadar R$ 10,4 bilhões neste ano com o aumento de imposto.
Além disso, o Ministério da Fazenda informou que vai bloquear mais R$ 5,9 bilhões em despesas do Orçamento.

O aumento de impostos e o bloqueio extra ocorrem em um momento em que o governo enfrenta dificuldades em obter receitas.

A recuperação da economia é lenta, o que afeta a arrecadação de impostos, e projetos importantes no Congresso, como o Refis e a reoneração da folha de pagamentos, estão emperrados no Congresso Nacional.

ATRASO NO CRONOGRAMA

A previsão inicial era que o governo anunciasse a elevação do PIS/Cofins nesta quinta (20), antes da viagem do presidente Michel Temer e do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) à Argentina.
Mas o cronograma acabou sendo atrasado porque a equipe técnica teve que refazer cálculos, para incorporar alíquota superior ao que previam inicialmente.Os ministros Meirelles e Dyogo Oliveira (Planejamento) selaram o aumento em almoço com Temer nesta quinta no Palácio do Planalto.

Meirelles afirmou mais cedo nesta quinta que o aumento do tributo é necessário para elevar as receitas do governo, que vêm diminuindo em razão da recessão. "Houve queda da arrecadação, pelo resultado das empresas e também do setor financeiro, que refletiram os prejuízos acumulados nos últimos dois anos que estão sendo amortizados neste ano", disse. "Existem medidas de ajuste, fazendo com que o mais importante seja preservado".

A meta oficial é chegar ao fim do ano com deficit de R$ 139 bilhões. Com informações da Folhapress.

Previsão do Tempo - Volta Redonda, sexta-feira, 21 de julho de 2017

Climatempo
Sexta-Feira, 21 de Julho


Volta Redonda - RJ

Sex Sol com algumas nuvens. Não chove. 14ºC 26ºC 0mm 0%

Acidente de ônibus que seguia para SP deixa 7 mortos e 11 feridos

Veículo saiu da pista e caiu em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros

Reprodução / TV Globo
 
 Ao menos 7 pessoas morreram e 11 ficaram feridas após um ônibus sair da pista e cair em uma ribanceira em Nanuque, Minas Gerais.

De acordo com o jornal 'Hora 1', da Globo, o veículo seguia em direção a São Paulo. A ribanceira tinha aproximadamente 30 metros de altura.

O IML confirmou que há 1 criança e 6 adultos entre as vítimas fatais. Os feridos em estado de saúde mais grave foram levados a um hospital no município de Teófilo Otoni.

Empresa de avião alugado para Temer está proibida de operar no país

A Colt Transportes Aéreos perdeu sua licença no dia 3 de novembro de 2016

Beto Barata/PR

A Colt Transportes Aéreos, companhia que ganhou a licitação para fornecer a nova aeronave alugada pela Força Aérea, e começou a ser utilizada para viagens de longa duração do presidente Michel Temer, está proibida de fazer voos no Brasil.

De acordo com a coluna poder, da 'Folha de S. Paulo', o certificado está suspenso desde 3 de novembro do último ano. A justificativa da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) é a "deficiência no sistema de registros de panes, de treinamentos de funcionários, de controle de itens MEL (Lista de Equipamentos Mínimos) e de execução de tarefas de manutenção".

No entanto, o contrato com a Força Aérea, que garante US$ 19,77 milhões a serem pagos até 2019 para fornecer um Boeing 767-300ER, ocorreu antes: no dia 6 de junho. Em resposta, a FAB diz que o processo não foi afetado pela proibição civil e que "todos os requisitos operacionais contratados seguem sendo atendidos plenamente e sem interrupção".

A reportagem tentou entrar em contato com a Colt, mas não obteve resposta. Apesar da declaração da FAB, especialistas consultados - que preferiram não se identificar - afirmaram que é "estranho" que uma aeronave que transporta o presidente não possa fazer operações aéreas em território brasileiro.

Brasil estreia nesta sexta-feira no Mundialito de Futebol de Areia

Seleção brasileira enfrenta a Rússia no primeiro jogo da competição, que acontece em Cascais, em Portugal

Divulgação/CBSB

Depois da conquista do pentacampeonato invicto nas Bahamas (2017-2009-2008-2007-2006), o Brasil volta às areias na manhã desta sexta-feira (21), às 10h30 (de Brasília), para enfrentar a Rússia (bicampeã mundial em 2013-2011) em confronto válido pela primeira rodada do Mundialito de Cascais 2017. A estreia brasileira no quadrangular será realizada na arena montada na praia de Carcavelos, que fica perto da capital Lisboa.

A competição reúne, de maneira inédita, as quatro seleções campeãs da ‘Era FIFA’ – Portugal (2015) e França (2005) também participam. O Brasil, atual campeão, vai em busca da 12ª conquista na história do torneio (16/10/07/06/05/04/02/00/99/97/94).

“É uma competição de altíssimo nível, quatro campeões mundiais e muita rivalidade. Estamos vindo de uma sequência muito feliz de resultados, que culminou na conquista do pentacampeonato mundial, mas isso fica do lado de fora. Vamos para a quadra com a mesma postura, com o mesmo respeito aos nossos adversários, e temos três confrontos duríssimos pela frente. Vamos estrear contra a Rússia, uma das melhores e mais perigosas seleções do mundo, e temos que impor o nosso ritmo, buscando o gol e marcando forte, sempre com muita atenção”, afirmou o atacante Mauricinho.

No retrospecto entre Brasil e Rússia, dez confrontos (três pela Copa do Mundo FIFA), com quatro vitórias verde-amarelas e seis triunfos russos. No último encontro, na Copa Intercontinental Dubai, em novembro do ano passado, goleada brasileira por 7 a 0 na semifinal.

Invicta há 35 partidas, a Seleção Brasileira teve a base do penta mantida, com apenas uma novidade: o potiguar José Lucas, que fez parte da campanha vitoriosa nas Eliminatórias Conmebol 2017, mas não disputou o Mundial do Caribe. Dos 12 atletas que estiveram nas Bahamas, não estarão em Cascais o defensor Daniel Zidane e os atacantes Lucão e Bokinha.

Nas Bahamas, o Brasil conquistou seu quinto título na ‘Era FIFA’, acumulando 14 conquistas mundiais, se considerado o eneacampeonato do extinto Campeonato Mundial (disputado até 2004). Foi também o 100º título da história da Seleção Brasileira e a equipe brilhou na cerimônia de premiação: Mauricinhho foi o ‘Bola de Prata’, Datinha ficou com a ‘Bola de Bronze’, Rodrigo recebeu a ‘Chuteira de Prata’ (9 gols) e o Brasil também recebeu o troféu ‘Fair Play’.

Desde que Gilberto Costa assumiu, o Brasil sagrou-se campeão nos sete torneios que disputou: Copa do Mundo 2017 (Nassau-Bahamas), Eliminatórias Conmebol 2017 (Assunção-Paraguai), Copa América 2016 (Santos-SP), Copa Intercontinental 2016 (Dubai-Emirados Árabes), Mundialito Brasil 2016 (Santos-SP), Mundialito Cascais 2016 (Cascais-Portugal) e Sul-Americano 2016 (Vitória-ES).
Abaixo a relação de convocados.

Goleiros – Mão (Braga-POR) e Rafael Padilha (Vasco da Gama-RJ)
Defensores – Catarino (Lokomotiv Moscou-RUS), Bruno Xavier (Catania-ITA), Filipe (Delta Sarasov-RUS) e Fernando DDI (Corinthians-SP)
Atacantes – Datinha (Kristall-RUS), Mauricinho (Lokomotiv Moscou-RUS), Rodrigo (Kristall-RUS) e José Lucas (Sambenetesse-ITA)

Tabela do Mundialito de Cascais:

21/7 – Primeira rodada
10h30 – BRASIL x Rússia
12h – Portugal x França
22/7 – Segunda rodada
10h30 – BRASIL x França
12h – Portugal x Rússia
23/7 – Terceira rodada
10h30 – Rússia x França
12h – Portugal x BRASIL
*Horários de Brasília

Mais um policial alvejado e morto no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro registra 90ª morte de PM em 2017


O soldado Fabiano de Brito, de 35 anos, foi atingido por um tiro quando passava pelo bairro Jardim Tropical, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A vítima chegou a ser levada para o Hospital da Posse, que fica na região, mas não resistiu aos ferimentos. No momento do crime, ele seguia para o trabalho.

Manhã de neblina e acidentes na Rodovia Presidente Dutra

Acidentes envolvendo caminhões na manhã desta sexta-feira na Via Dutra/Foto: PRF
Acidentes envolvendo caminhões na manhã desta sexta-feira na Via Dutra/Foto: PRF
Dois pontos com acidentes na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na região do Sul do Estado, na manhã desta sexta-feira (21), interrompeu o trânsito, na altura da cidade de Barra Mansa e Resende sentido Rio de Janeiro, segundo informações da Concessionária Nova Dutra.

Acidente na Via Dutra nesta sexta-feira (21)
Foto: Reprodução
No km 298, em Resende, três caminhões se envolveram em um engavetamento no sentido Rio. No momento do acidente, uma forte neblina prejudicava a visibilidade da pista. Uma vitima fatal e três feridos em estado grave. A concessionária informou ainda que, por volta das 8h20, as duas faixas estavam interditadas para remoção dos caminhões, gerando cerca de 1 km de congestionamento.

Projeto de lei pode redefinir valores do teto salarial dos servidores

O Projeto de Lei que pode redefinir os valores do teto salarial dos servidores públicos está parado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados desde dezembro do ano passado. O projeto prevê o fim dos chamados supersalários no serviço público, com a instituição de tetos remuneratórios. De acordo com a Constituição, hoje, o limite salarial para os servidores públicos é definido pelo subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que é de 33 mil e 700 reais. Porém, há casos de servidores que recebem mais do que os ministros, por terem conseguido incorporar em seus vencimentos valores de funções acumuladas e gratificações.

Consumidores poderão instalar medidores próprios para conferir consumo de eletricidade, gás e água



Consumidores poderão instalar medidores próprios para conferir o consumo de produtos e serviços como eletricidade, gás e água.

O custo do equipamento e da instalação será do usuário. É o que diz projeto de lei aprovado na comissão de defesa do consumidor. Repórter bruno lourenço.

A ideia é dar ao consumidor uma ferramenta para ele saber se está ou não sendo lesado pelo fornecedor de eletricidade, gás ou água. Os senadores da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor entendem que os brasileiros estão sujeitos ao que as empresas estipulam, sem possibilidade de defesa. E o equipamento de medição dará uma garantia ao usuário.

O distribuidor ou fornecedor do serviço que impedir ou dificultar a instalação e a leitura do equipamento deverá ser multado. Caso o consumidor suspeite de cobrança indevida, deverá encomendar, às suas custas, uma perícia a uma empresa credenciada. Mas se for comprovada a diferença entre as medições, o consumidor terá direito a ressarcimento do valor pago a mais e do dinheiro gasto com a perícia. A proposta seguiu para a análise do Plenário do Senado.

PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 113, de 2014               

Consumidores poderão instalar medidores próprios para conferir o consumo de produtos e serviços como eletricidade, gás e água. O custo do equipamento e da instalação será do usuário. É o que propõe projeto de lei (PLC 113/2014) aprovado na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).  Segundo o senador Cidinho Santos (PR – MT), a proposta não representará aumento de custos para as empresas, já que a responsabilidade pela compra e instalação será do consumidor. E apenas para as pessoas que quiserem ter um medidor próprio.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Confira como vai ficar o clima na região Sudeste nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o céu vai ficar claro a parcialmente nublado com possibilidade de geada no leste, nordeste e sudoeste de Minas Gerais. No Espírito Santo terá chuvas isoladas e nas demais áreas, o céu vai ficar parcialmente nublado. Quem dá mais detalhes é o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia. 
Mamedes Luiz Melo, meteorologista do INMET.
"Na região Sudeste, depois que uma frente fria estava atuando entre o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo começa a se deslocar para o oceano e com isto induz uma nebulosidade especial para o leste de Minas Gerais que pode trazer algumas chuvas isoladas, assim como também no Espírito Santo. O nevoeiro continua acontecendo na faixa leste da região. Mas, já no interior, o que predomina é a névoa seca e também com baixa umidade, especialmente no noroeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e também o noroeste de São Paulo, onde pode chegar em torno de 20%."
A temperatura mínima na região Sudeste pode atingir 2 graus e a máxima será de 29 graus. A umidade relativa do ar pode variar de 25 a 95%.

Cintia Moreira, o tempo e a temperatura.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Jovem de Cruzeiro São Paulo é encotrado em Barra Mansa

Foto: Reprodução
Foi encontrado às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, com a ajuda de um internauta que acionou a Polícia, o jovem cruzeirense, João Pedro, de 14 anos, na manhã desta quinta-feira (20).

O adolescente que teria desaparecido dia 17/07 quando vinha da Vila Romana sentido Vila Batista na zona Leste de Cruzeiro, SP.

Segundo a tia do adolescente o mesmo teria fugido por problemas familiares, mas ele estaria bem e juntamente com sua família.


João Pedro foi levado para a 90ª DP (Barra Mansa), onde sua família foi avisado e no inicio da tarde ele já estava em casa.

Em nota nas redes sociais a família agradece as pessoas que ajudaram na divulgação do desaparecimento.

NOTA DE AGRADECIMENTO
A família de João Pedro, 14 anos vem a público agradecer a todos que ajudaram a divulgar seu desaparecimento e comunicar que graças a Deus e ao empenho de todos ele foi localizado e está bem. Agradeço também a Polícia que fez um trabalho excelente. Obrigado e Deus abençoe a todos.
Os familiares não deram mais detalhes sobre o caso.

Acidente envolvendo três coletivos, agora a noite no bairro Conforto, em Volta Redonda

Três ônibus se envolveram em um engavetamento na noite desta quinta-feira (20), no Viaduto Álimo Antônio Francisco, no bairro Conforto, em Volta Redonda, RJ. O coletivo da VINSAL (Viação Nossa Senhora Aparecida), bateu na traseira de outro coletivo, da Viação Sul Fluminense, e consequentemente com o impacto, bateu na traseira do coletivo da Viação Elite.
Com o acidente, parte dos veículos ficaram destruídos, como para brisas e vidro traseiro quebrados.

 Até o momento da publicação desta nota, não havia informação de feridos e nem acionamento do SAMU.


Evaristo Costa decide sair da Globo; saiba quem deve ficar no seu lugar

O apresentador é âncora fixo do "Jornal Hoje" desde 2004

© Rede Globo/Zé Paulo Cardeal 

Evaristo Costa, um dos jornalistas mais queridos da atualidade, parece ter tomado uma decisão que tomou seus fãs de surpresa. Ele, que apresenta o "Jornal Hoje" desde 2004 como âncora fixo, vai sair da Globo, de acordo com fontes do colunista Flávio Ricco.

A saída de Evaristo do canal carioca trata-se “de uma decisão em caráter pessoal e irrevogável”, ou seja, irreversível, ainda segundo Ricco.

Costa saiu de folga do "Jornal Hoje” nesta quarta-feira (19) e está sendo substituído por César Tralli. De acordo com amigos próximos do jornalista, o seu destino após desligar-se da Globo já é certo: algum lugar fora do Brasil, ainda não revelado, onde ele irá morar com a mulher e as duas filhas.

2018 está planejado para ser um “ano sabático” em sua carreira, ou seja, longe da TV e de seus compromissos profissionais. Enquanto isso, o mais cotado, internamente, para substitui-lo seria Rodrigo Bocardi. No entanto, Costa ainda tem contrato até o fim de setembro, ou seja, ele ainda irá aparecer em mais algumas edições do "Jornal Hoje" e do "Fantástico".

Consultada, a Globo não confirma o caso. Mas especula-se que, na próxima semana, em reunião que haverá entre Evaristo e a direção da emissora, tudo será feito para tentar fazer o âncora desistir de sair do canal.

Empate do líder, vitória do São Paulo e briga por vaga na Libertadores são os destaques dos jogos desta quarta-feira

A quarta-feira de futebol foi marcada por sete jogos importantes, válidos pela décima quinta rodada do Brasileirão 2017. Começando com Santos e Chapecoense, que duelaram na Vila Belmiro. A vitória foi do Peixe, por um a zero. O resultado manteve o time paulista em terceiro lugar na tabela. Já no Barradão, quem se deu bem foi o Grêmio, que balançou a rede do Vitória três vezes, enquanto o Leão marcou apenas um. O time gaúcho continua em segundo lugar.

Enquanto isso, a Ponte Preta não teve dó do Coritiba e meteu quatro gols na equipe paranaense. O Coxa não marcou nenhum.

Quem não foi muito bem foi o líder da competição, Corinthians. O Timão foi até a Ressacada encarar o Avaí, mas o time catarinense segurou bem. A partida acabou em zero a zero.

Mas um jogo que ferveu nesta noite foi entre Flamengo e Palmeiras. Com apenas dois pontos separando os dois times na tabela, a diferença se manteve ontem. Com dois gols para cada lado, as equipes continuam brigando pela quarta posição. O mengão continua na frente.

E quem começou a surgir das cinzas foi o São Paulo, que ganhou do Vasco. Com um gol de Lucas Pratto, o time paulista somou três pontos, mas ainda continua na zona da degola.

E encerrando os jogos da noite de quarta, jogando em casa, o Atlético Mineiro perdeu para o Bahia. O jogo terminou dois a zero.

Reportagem, Marquezan Araújo

Taxa de incêndio ainda é um assunto solicitado na central de atendimento dos Bombeiros

Sede do Corpo de Bombeiros em Volta Redonda/Foto: Reprodução
Sede do Corpo de Bombeiros em Volta Redonda/Foto: Reprodução
Um grande número de reclamações na central de atendimento do Corpo de Bombeiros de Volta Redonda, sobre a recusa na hora do pagamento. Tem sido em média 300 ligações por dia sobre a taxa de incêndio do Governo do estado. A população ainda tem dúvidas sobre o pagamento. Segundo Anderson Cardoso, capitão do Corpo de Bombeiros da cidade, o tributo é previsto no Código Tributário Estadual e serve para equipar a corporação.

“Todas as pessoas que possuem imóveis residenciais, não residenciais, no estado do Rio de Janeiro tem que pagar a taxa. É um tributo obrigatório”, disse o capitão, ressaltando que o pagamento é feito uma vez ao ano. O boleto chega até a casa do contribuinte através do Correio.

Sobre a nova forma de cobrança, Anderson Cardoso explicou que “isso foi uma determinação do Banco Central que os boletos, as taxas emitidas têm que vir com o CPF ou com o CNPJ do contribuinte. Então, algumas pessoas não tem esse CPF cadastrado no sistema. Em função disso, alguns boletos vieram com a descrição de título não compensável. Então, esses boletos só poderiam ser pagos exclusivamente no banco Bradesco. E os outros boletos que começavam com o código de barras 237 eles poderiam ser pagos em qualquer agência ou então, também, na casa lotérica”.

Estão isentas da taxa aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física — através de laudo comprovado. “Essas pessoas só podem ter um único imóvel no nome, no estado do Rio de Janeiro, pode ser locatário ou proprietário. Esse imóvel só pode ter até 120 m², não pode passar disso, e as pessoas só podem receber até cinco salários mínimos. Ela tem que satisfazer todos esses requisitos. Se tiver um faltando ela não tem mais direito”.

Testes na Getúlio Vargas é avaliado pela a prefeitura como positivo

Foto: Gabriel Borges
Volta Redonda – O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, e o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, comemoram os primeiros resultados das ações experimentais na Avenida Presidente Vargas, no Centro, realizadas em horário de pico. A pedido do prefeito Samuca Silva, desde segunda-feira, dia 10, o trânsito na avenida passa por testes nos horários de pico, entre 17h30 e 19h. Nesse horário, há interdição de acesso nas transversais e a liberação dos semáforos na avenida.

“Na primeira semana houve melhoria gradativa do trânsito, principalmente, na sexta-feira quando o trânsito é mais intenso. Correu tudo bem. A Avenida Getúlio Vargas, com as medidas tomadas, virou uma via expressa dentro do horário estabelecido, com os semáforos desligados para quem passa por ela no horário de maior movimento”, avaliou o secretário, acrescentando que os testes terão continuidade. “Vamos continuar avançando gradualmente com os testes e fazendo os ajustes necessários”.

Dalboni descartou a possibilidade de risco de acidentes na via onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. “A Getúlio Vargas sendo uma via expressa não tem risco de acidentes. A Rua Piauí continua fechada para acesso à avenida, e a Rua São João está parcialmente aberta somente até a altura da Major Aguiar,para acesso ao estacionamento ou para as lojas daquela localidade”, disse o comandante.
Primeiros Resultados

“Os resultados positivos mostram que nós acertamos quando decidimos experimentar soluções. É assim, ouvindo, dialogando e propondo melhorias no trânsito, que a gente vai dar melhor qualidade de vida para a sociedade”, completou o prefeito Samuca Silva.

Mudança – A Rua Hypólito Costa, que havia sido invertida no início das ações, está novamente com o fluxo normal. “Não fez diferença essa alteração e não prejudicou o fluxo”, explicou Wellington.

Policiais do 10ºBPM apreendem 10Kg de Maconha

LINHA VERMELHA FECHADA NA ALTURA DA VIA DUTRA SENTIDO RIO. CARROS VOLTANDO NA CONTRAMÃO. CUIDADO NA REGIÃO.

LINHA VERMELHA FECHADA NA ALTURA DA VIA DUTRA SENTIDO RIO. CARROS VOLTANDO NA CONTRAMÃO.  CUIDADO NA REGIÃO.

Projeto de Lei do vereador Washington Uchôa proíbe que obras inacabadas sejam inauguradas

Vereador Washington Uchôa apresenta projeto na câmara municipal de Volta Redonda/Foto: Arquivo pessoal
Vereador Washington Uchôa apresenta projeto na câmara municipal de Volta Redonda/Foto: Arquivo pessoal
O Projeto de Lei nº 118/2017, de autoria do vereador Washington Uchôa (PRB), proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam.

Segundo o vereador, hospitais, escolas, centros de educação infantil, praças, parques, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento ou estabelecimentos similares, ou qualquer obra nova, de reforma, ampliação ou de aparelhamento, desde que executada ou adquirida, total ou parcialmente com o dinheiro público, passam a não poderem ser inauguradas e entregues à população caso estejam inacabadas ou incompletas.

- Obras incompletas, aquelas que não estejam aptas ao imediato funcionamento por não preencherem todas as exigências legais do município, mesmo por falta de emissões de autorizações, licenças ou alvarás, além de obras públicas que não atendam ao fim a que se destinam, que embora completas possuam algum fator que impeça a sua entrega ou seu uso pela população, tais como falta de servidores para ocuparem as funções do local, materiais de expediente, equipamentos afins ou situações similares, não têm sentido algum serem inauguradas – afirmou Washington.

Ainda de acordo com o Projeto de Lei, aos agentes políticos ou servidores fica expressamente proibido realizar qualquer ato para inauguração e entrega de obras públicas custeadas, ainda que em parte, com recursos públicos que estejam incompletas ou que, embora concluídas não atendam sua real motivação.

- Essa é uma das formas de coibir o mau uso de verba pública, permitindo somente a inauguração de obras completas que realmente possam ser imediatamente usufruídas pela população. Isso evita a exploração de estratégias eleitoreiras por parte de agentes políticos que visam a sua promoção pessoal em detrimento da eficiente aplicação dos recursos públicos. Precisamos ter respeito com as pessoas que esperam por aquele serviço. Não adianta inaugurar algo que a população não vai poder se beneficiar de imediato – finalizou o vereador.

Semirreboque clonado é preso na Via Dutra em Piraí

Certificado de licenciamento suspeito e a numeração do chassi adulterada/(Foto: Cedida pela PRF)
Certificado de licenciamento suspeito e a numeração do chassi adulterada/(Foto: Cedida pela PRF)
Na noite desta quarta-feira (19), agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreenderam o semirreboque clonado. O motorista da carreta, um homem, de 32 anos, e o passageiro, de 33, apresentaram um certificado de licenciamento com sinais de falsificação. Além disso, a numeração do chassi estava adulterada.
A carreta com placa do Espírito Santo, transportava peças de madeira. A abordagem dos agentes foi no Posto da PRF (Caiçara), às margens da Via Dutra, no km 227, em Piraí.
A ocorrência foi registrada na 94ª DP (Piraí).