Rádio Acesa FM VR: Volta Redonda, 28 de Maio de 2015. O DIA HOJE - Hoje é dia do Ceramista.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Volta Redonda, 28 de Maio de 2015. O DIA HOJE - Hoje é dia do Ceramista.

<<>>
 
Dorme-se no limite do levantar. A busca consome tempo e dedicação!
 


(Adriano Martins - 2015)
=================================================
Volta Redonda, 28 de Maio de 2015. Estação: Outono. Dia bom!


Quinta-feira.

Dia do Ceramista
Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna


Hoje Quinta-Feira, 28 de Maio é dia do Ceramista.

A palavra "cerâmica" vem do grego keramikós, que significa "de argila". A cerâmica é um dos materiais que acompanha o ser humano desde a Pré-História. Ao deixar as cavernas e se tornar agricultor, o ser humano necessitou de utensílios domésticos que pudessem auxiliá-lo em seu dia-a-dia. Tais utensílios tinham de ser de material resistente, impermeável e de fácil fabricação. Assim, a argila foi adotada no seu fabrico. O ser humano descobriu que a argila podia ser moldada, quando misturada à água, e que endurecia ao ser queimada. Com essa descoberta, ele pôde fazer casas, vasilhas para armazenamento de água, alimentos, vinho, óleo etc.
Para a arqueologia, esses utensílios são de valor incalculável quando encontrados em escavações, pois a partir deles os cientistas podem estudar a cultura de determinada civilização.

A canalização de cerâmica foi utilizada desde 4000 a.C. Na ilha de Creta, era utilizada em obras de irrigação, drenagem, transporte de água e coleta de esgotos.


No Brasil?
A cerâmica originou-se no Brasil nas Ilhas de Marajó e segue uma trajetória de ser originalmente produzida para consumo próprio e transformando-se para uso colonizador europeu quando então se adaptou a formas mais livres e criativas para competir no mercado.
Com a urbanização – o que antes era para uso próprio tornou-se oportunidade de trabalho e geração de renda para muitas famílias brasileiras.


“A cerâmica tem o papel de preservar a cultura, tendo diversas fontes de inspiração, como elementos dos cultos africanos, do catolicismo, das culturas indígenas, imagens representadas muitas vezes em objetos utilitários vendidos em feiras de artesanato.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825