Rádio Acesa FM VR: Boletim Covid-19: indicadores apontam tendência de alta, mas sem impacto na rede assistencial

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Boletim Covid-19: indicadores apontam tendência de alta, mas sem impacto na rede assistencial

Recomendação da SES-RJ é para que todos tomem a vacina bivalente, principalmente os idosos
O Boletim de Monitoramento de Dados Precoces da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), atualizado nesta segunda-feira (18.09), aponta que, apesar do aumento sustentado nas taxas de positividade, tanto em antígeno quanto de RT-PCR, a rede assistencial não está sobrecarregada de atendimentos a pacientes e não apresenta pressão na capacidade instalada. Os atendimentos de adultos nas UPAs estaduais mostram estabilidade, enquanto que o atendimento de crianças aponta para uma redução nesta última semana. A análise leva em consideração as semanas epidemiológicas 36 (de 03 a 09 de setembro) e 37 (de 10 a 16 de setembro).

A taxa de positividade em ambos os exames (RT-PCR e Antígeno) manteve tendência de aumento passando de 18% e 36% para 20% e 39%, respectivamente. Na rede privada, houve uma redução no número de exames realizados para os testes laboratoriais (RT-PCR) e teste rápido (antígeno). Já na rede pública, houve aumento da procura pelo teste rápido (antígeno)  nas unidades básicas de saúde, mas não houve aumento do exame RT-PCR.

"Essa atualização nos indica que, neste momento, não há uma mudança significativa no cenário epidemiológico. A recomendação da SES-RJ segue a mesma, para que todos atualizem o esquema vacinal com a bivalente, especialmente os idosos e os grupos prioritários", analisa Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.

Produzido pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), o novo boletim auxilia na tomada de decisões da pasta e é público, disponível no Painel Monitora, no site da SES-RJ (http://monitorar.saude.rj.gov.br).

Subvariante Éris


 Até esta segunda-feira (18.09), a SES-RJ confirmou seis casos da nova subvariante. Todos na cidade do Rio de Janeiro. Em função do atual cenário epidemiológico, novos casos sequenciados serão divulgados assim que confirmados laboratorialmente no Painel de Monitoramento da Covid-19 (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#).

As investigações dos casos são feitas pela Secretaria Municipal de Saúde da capital. A SES-RJ monitora a situação e reforça a recomendação para que todas as pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina bivalente procurem os postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825