Rádio Acesa FM VR: Quatro pessoas são vítimas de racismo por dia no estado do Rio de Janeiro

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Quatro pessoas são vítimas de racismo por dia no estado do Rio de Janeiro


No Dia da Consciência Negra, um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, entre agosto e setembro deste ano, 245 indivíduos foram vítimas de discriminação racial no estado do Rio de Janeiro. Este número representa 54% de todos os crimes de injúria registrados durante o período analisado, evidenciando uma média de quatro novos casos de racismo a cada 24 horas.

A análise do perfil das vítimas revelou que a maioria é do sexo feminino, com idades entre 18 e 59 anos. A capital fluminense desponta como líder nas estatísticas, contabilizando 117 ocorrências, o equivalente a 47,7%, quase metade dos casos. Logo em seguida, estão os municípios de Nova Iguaçu e Niterói, ambos com 15 (6,1%) registros.

 – O racismo é uma questão enraizada que atravessa todos os setores da sociedade, muitas vezes de forma sútil. Por essa razão, a divulgação dos dados é fundamental não apenas para subsidiar a criação de políticas públicas de combate ao racismo, como também para aprimorar os instrumentos já existentes de enfrentamento – afirma o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.

A Secretaria de Estado de Polícia Civil tem uma unidade especializada de atendimento às vítimas de racismo, a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), localizada no Centro do Rio, possui profissionais capacitados para fazer o acolhimento ao cidadão. Além disso, o Disque Denúncia recebe e monitora as denúncias cadastradas e atua em parceria com órgãos especializados no combate à violação de Direitos Humanos.

Outra iniciativa do Governo do Estado é a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, responsável por desenvolver políticas públicas para auxiliar no combate e conscientização sobre os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de cor, raça, etnia, religião ou procedência nacional. Em julho deste ano, o Estado sancionou a Lei nº 10.053/23, que estabelece a Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio de Janeiro, entre as medidas previstas estão a interrupção de partidas esportivas em caso de denúncia ou manifestação, bem como a realização de campanhas educativas nos estádios.

Painel Grupos Vulneráveis


Disponível para consulta pública, o painel Discriminação desempenha um papel crucial na análise de estatísticas relativas à discriminação contra indivíduos ou grupos em razão de sua etnia, raça, cor, sexualidade e religião. Seu objetivo é fornecer informações que possam ser utilizadas no desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para o combate ao preconceito. De acordo o levantamento anual, ao longo de 2022 foram registrados 322 casos de preconceito de cor, raça, etnia e religião. Para acessar as estatísticas na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825