Rádio Acesa FM VR

terça-feira, 8 de abril de 2014

Prefeitura implantará recolhimento de pilhas e baterias de celulares
   
Volta Redonda

A prefeitura está criando pontos estratégicos para a coleta de pilhas e baterias de celulares. Serão criados 50 pontos de coletas em locais de fácil acesso para a população. O projeto será implantado por meio do Programa de Coleta Seletiva Solidária, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), que está disponibilizando em Volta Redonda contêineres para armazenamento de pilhas e baterias. Serão implantados cinquenta contêineres nos principais pontos de comércio da cidade como Vila Santa Cecília, Amaral Peixoto, Ponte Alta, e Retiro e também em algumas igrejas da cidade.
08/04/2014 00:01

Hoje é Dia da Natação

Esporte-geral-natacao
A natação foi uma das primeiras invenções do homem.
Foi criada por instinto e aperfeiçoada conforme os movimentos da água resultavam em melhor resultado.
Nadar é a satisfação aquática do desejo atávico do homem que não pode voar.
Curiosamente o primeiro estilo de natação não foi o crowl, e sim o nado de costas.
Música do dia: Trampolim, de Paulinho Moska.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Parecer com metas para Educação deve ser votado nesta terça

Projeto do PNE foi enviado pelo Executivo em dezembro de 2010
Fonte: Agência Câmara

A comissão especial que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) reúne-se nesta terça-feira (8), às 11 horas, para votar o parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).
O projeto do PNE foi enviado pelo Executivo em dezembro de 2010. Foi aprovado na Câmara em 2012, tramitou no ano seguinte no Senado, onde sofreu modificações, e agora retornou à Câmara, para análise final.
Vanhoni já avisou que vai manter no seu parecer a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) exclusivamente para a educação pública.
Polêmica
A votação estava prevista para a semana passada, mas foi adiada após intenso debate sobre a questão de gênero e de orientação sexual prevista em um dos artigos do PNE.
O inciso do artigo 2º do projeto que inclui, entre as diretrizes da educação, a superação das desigualdades educacionais. O texto que havia sido aprovado na Câmara definia que a superação dessas disparidades ocorreria "com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual".
Os senadores mudaram o dispositivo e definiram que, na superação das desigualdades educacionais, teriam ênfase a promoção da cidadania e a erradicação de todas as formas de discriminação.
Por sua vez, Angelo Vanhoni alterou os dois textos e criou uma nova redação, colocando como meta a erradicação de todas as formas de discriminação. Em razão das divergências, Vanhoni informou que vai retomar o texto originalmente aprovado pela Câmara.
O local da reunião ainda não foi definido.

Reprovação vergonhosa

Últimas posições no ranking do Pisa mostram que os alunos têm dificuldade para resolver problemas de raciocínio lógico. Por que o Brasil não avança nas políticas de Educação?
Fonte: Revista Isto É

Um estudo divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na terça-feira 1º colocou o Brasil mais uma vez nas últimas posições de um ranking de educação. Desta vez, o alvo da pesquisa foi a capacidade de os alunos de 15 anos resolverem problemas, avaliando seu raciocínio lógico. É a primeira vez que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) faz um levantamento das habilidades cognitivas, que envolvem capacidades como interpretação, análise e organização de informações, motivado por números da própria OCDE.
Um estudo publicado no ano passado mostrou que 57% dos adultos que chegam ao primeiro nível de competência dessas capacidades estão empregados, enquanto 79% dos que chegam aos níveis quatro ou cinco têm emprego. Ficar em 38º lugar em um ranking com 44 países é um péssimo resultado para o Brasil. Mas assusta ainda mais o fato de 75,1% dos jovens estarem no nível dois de proficiência ou abaixo. São adolescentes carregando uma lacuna de desenvolvimento cognitivo que pode se estender para o resto de suas vidas. E quem perde com isso, além deles, é o País.
Apesar de ter apresentado uma baixa performance na prova, o Brasil ainda ficou acima do esperado em comparação a outros países que tiveram desempenho similar no Pisa de matemática, ciências e leitura, divulgado em dezembro de 2013, segundo Andreas Schleicher, diretor-adjunto de educação e competências da OCDE.
Para Ernesto Martins Farias, coordenador da Fundação Lemann e especialista em análises de dados educacionais, isso mostra que há um potencial de aprendizado dos alunos que o nosso sistema escolar não está conseguindo acompanhar. “Acredito que, basicamente, é preciso melhorar o ensino de matemática, já que a disciplina pesa bastante no desenvolvimento do raciocínio lógico”, diz. Resolver o problema, porém, não é tão fácil, pois partimos de índices muito baixos. De acordo com dados da última Prova Brasil, aplicada em 2011, apenas 12% dos jovens cursando o nono ano da rede pública demonstram aprendizado adequado.
Um importante passo para melhorar esse cenário é avançar em relação à equidade e garantir o acesso à escola de qualidade a todos os estudantes brasileiros. O Pisa mostra que, regionalmente, a diferença é gritante. Quando se dividem alguns países por regiões e os distribuem em rankings, Sudeste, Sul e Centro-Oeste do País apresentam pontuação maior do que a média geral nacional, enquanto Nordeste e Norte aparecem mais de dez posições abaixo. “O Brasil é um país desigual. O que o Pisa mostra não é diferente de outros levantamentos”, diz Chico Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mudar isso requer esforços em políticas públicas, como capacitação de professores. Mas, quando se trata de investimentos, a questão fica ainda mais delicada e nebulosa. Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgado na quinta-feira 3, o País está entre as 30 nações que mais arrecadam impostos, porém é o que tem pior retorno dessa verba, não só em educação, mas também em áreas como saúde e saneamento.
Revisão da base curricular unificada e capacitação de professores estão entre as soluções propostas por especialistas para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos brasileiros. Já é possível notar mudanças. Se há alguns anos a escola focava mais no conteúdo, hoje há uma preocupação em incitar a reflexão e a análise. O enunciado da prova deixa de ser somente uma conta e passa a ter um texto com uma situação cotidiana.
A psicopedagoga Quézia Bombonatto, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia, defende essa mudança no perfil das escolas e ressalta a importância de ensinar o aluno a aprender, a construir o conhecimento, e não a decorar ou chegar a conclusões de maneira automática. “Fazer isso significa instrumentalizá-lo para a vida.” Essa modernização da educação, porém, ainda está limitada, em grande parte, às escolas particulares. Isabel Santana, educadora e superintendente da Fundação Itaú Social, defende que a escola pública garanta educação integral, com ampliação da jornada e diversificação de conteúdos, para que os alunos em desvantagem por causa da diferença socioeconômica recuperem esse “prejuízo” com mais atividades. “É preciso colocar intencionalmente no currículo a necessidade de valorização do desenvolvimento das habilidades mais complexas”, afirma Isabel.
Embora a própria OCDE reconheça que o Brasil tem mostrado progressos, aumentando o acesso e as taxas de alfabetização de crianças, avaliações como o Pisa deixam claro que ainda há muito a ser conquistado. É consenso que universalizar e aumentar a qualidade do ensino levará décadas. Enxergar a educação como algo essencial para o desenvolvimento do País é uma ideia relativamente recente. Segundo especialistas, há avanços concretos, principalmente a partir da década de 1970.
O problema é que, mais de 40 anos depois, a área ainda não parece ser uma prioridade do governo. Enquanto isso não acontecer, corre-se o risco de o baixo desempenho se arrastar por mais tempo e continuarmos amargando os últimos lugares dos rankings. “A lógica é: precisamos caminhar para que os brasileiros na sua totalidade tenham oportunidades educacionais mais completas”, diz Chico Soares, presidente do Inep. Estamos, sim, caminhando. Mas precisamos ter mais pressa.

Educação Integral, mas só no tempo

Em Goiânia, das mais de 100 instituições municipais da capital que fazem parte do projeto, apenas 22 são consideradas escolas integrais
Fonte: Tribuna do Planalto (GO)

Ao se depararem com a pergunta: “Em sua opinião, a Educação Integral é necessária ou não para o futuro das novas gerações?”, 90% dos entrevistados de uma pesquisa da Fundação Itaú Social, realizada pelo Instituto Datafolha, responderam que “Sim, a Educação integral é necessária”.
O estudo, realizado com mais de duas mil pessoas em 132 municípios brasileiros, mostra que muitas pessoas ainda não são familiarizadas com o conceito de Educação Integral (ver tabela), mas quando apresentadas a uma explicação rápida, a grande maioria é a favor desta mudança na Educação brasileira.
A jornada de uma Escola de período integral é de, no mínimo, sete horas diárias, carga horária que ocupa dois períodos e, geralmente, representa um número de horas bem maior do que o de uma Escola regular. O conceito vai de encontro ainda com as necessidades da família, na qual os pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos no período em que não estão na Escola.
Mas a definição de Educação Integral vai além de um período maior de tempo na Escola. De acordo com o Centro de Referência em Educação Integral, o conceito abrange “uma perspectiva de formação continuada que inclui não só o espaço da Escola, como também o ambiente familiar, a comunidade e a própria cidade, como Educadores e aprendizes de um mesmo processo colaborativo”.
Para a gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Guedes, “quando comparamos a nossa realidade com a de outros países, percebemos que nossos Alunos são expostos a um curto espaço de tempo de aprendizagem, mas este é apenas um aspecto a ser pensado”.
Patrícia explica ainda a importância de se repensar também a questão do espaço, por exemplo, estimulando parcerias com organizações sociais e a participação da comunidade, pois, segundo ela, “existe um conjunto de habilidades e uma série de saberes específicos que não podem ser desenvolvidos dentro de sala de aula.
Programa federal
Com o programa “Mais Educação” do governo federal, implantado há seis anos, mais de 3 milhões de estudantes em todo o país puderam experimentar mudanças nas atividades Escolares baseadas no conceito de Educação integral.
O crescimento do programa excedeu às expectativas, ultrapassando as 45 mil unidades educacionais previstas para o ano passado, chegando a 49 mil instituições com adesão ao programa. A meta para 2014 é levar o atendimento do “Mais Educação” a um total de 60 mil Escolas em todo o país.
Em Goiânia, desde o ano de 2009, o número de Escolas participantes subiu de 38 para 107, registrando um aumento de 181,58%, o que representa um total de 16 mil Alunos. Mas, apesar das melhorias que o programa trouxe para muitas Escolas brasileiras, das mais de 100 instituições municipais da capital que fazem parte do projeto, apenas 22 são consideradas Escolas integrais.
A gerente da Fundação Itaú Social, explica que, “por definição, o programa do MEC serve como um catalisador de Educação integral e, portanto, não é uma política de uma secretaria de estado ou do município, mas pode compor e estimular políticas locais”.
Para ela, esta é a oportunidade de, através dessa iniciativa, trazer o planejamento da política pública para o âmbito local, pois os municípios e estados têm uma maior possibilidade de desenhar a políticas de Educação integral, mapeando os desafios e realidades locais.
Além disso, ressalta Patrícia, “a liderança do secretário de Educação ou do próprio prefeito ou governador, permite a mobilização de outras secretarias, como a da saúde, do esporte e cultura, para uma articulação intersetorial mais eficaz”.
Experiência no município
A Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras Neves começou a funcionar já em período de tempo integral, demanda dos próprios moradores do Residencial Barravento. Construída há seis anos e há cinco atendendo os Alunos em período integral, a unidade educacional recebe estudantes do 1º ao 6º anos do Ensino fundamental, com uma jornada Escolar que vai das 7h45 até às 16h30.
De acordo com a diretora Izabel Leal, o aumento da jornada implicou em uma reestruturação curricular para melhor atender as necessidades dos Alunos. “Além das disciplinas comuns, como português, matemática, ciências e geografia, incorporamos outras atividades mais culturais como desenho, contação de histórias, música e dança, bem como o atendimento pedagógico e Educação ambiental, em uma forma de ampliar as oportunidades das crianças de acesso à cultura e outras formas de linguagem”.
Parte importante dessa estruturação foi a construção de um currículo intercalado entre disciplinas e oficinas, para evitar a separação entre “a parte chata e a parte divertida” da Escola, incorporando a ideia de que, tanto as disciplinas tradicionais quanto as oficinas, fazem parte do processo educacional.
A diretora explica ainda que, para a realização desse trabalho, é fundamental a integração entre disciplinas. “Todos os dias, nos reunimos com os Professores para planejamento coletivo. É uma oportunidade para discutirmos assuntos relacionados às oficinas e aos conteúdos ministrados em sala de aula, bem como o desempenho dos Alunos”.
Números pelo Brasil
O Censo Escolar da Educação básica é um estudo realizado pelo governo federal que todos os anos coleta dados sobre os primeiros anos do Ensino em Escolas de todo Brasil.
Na pesquisa divulgada em fevereiro deste ano, com números referentes ao ano passado, destaca-se o crescimento do número de matrículas em Educação Integral no Ensino fundamental (ver gráfico). Desde 2010, o número de Alunos matriculados cresceu 139%.
De acordo com a gerente de Educação da Fundação Itaú Social, Patrícia Guedes, é importante avaliar os resultados, mantendo um monitoramento contínuo, registrando os avanços e dificuldades na implementação do novo sistema de Ensino. “É essencial o trabalho de avaliação de impacto, que estuda o desempenho dos Alunos não apenas nas disciplinas tradicionais, mas também na mudança de hábitos e comportamentos”.
As experiências mais exitosas de implementação da Educação Integral contam ainda com uma preocupação na formação continuada, “não apenas para os Professores”, mas também dos profissionais das organizações sociais que lidam com as crianças”, explica Patrícia.
Visitas a museus, trabalhos interdisciplinares e projetos extraclasse, que contribuem para que os Alunos se envolvam com outros segmentos da comunidade, são práticas já utilizadas com sucesso por Professores de maneira isolada.
O desafio agora, destaca Guedes, “é ampliar essas ações através de políticas públicas, para que o trabalho do Professor não seja limitado e para que o aprendizado possa se potencializar para além de um experiência específica".

Opinião: Um país sem acesso a livros

"Parece que não há muito interesse do poder público em investir em bibliotecas escolares e públicas, o que diminui o acesso à leitura da população que não tem recurso", afirma Luiz Carlos Amorim
Fonte: Diário Catarinense (SC)

Muitas promessas, leis até, já foram feitas, ara que uma biblioteca em cada Escola brasileira seja realidade, mas a verdade é que essa esperança de Alunos e Professores nunca se concretizou. Volta e meia, desde o governo Lula e quase que de ano em ano, o governo anuncia que vai zerar o déficit de bibliotecas nas Escolas, que não haverá no Brasil Escola sem biblioteca. Na verdade, parece que não há muito interesse do poder público em investir em bibliotecas Escolares e públicas, o que diminui o acesso à leitura da população que não tem recurso para adquirir livros. Um estudo feito pouco antes de iniciarem as aulas prova isso: em cada três Escolas, duas não têm biblioteca, laboratório nem sala de informática.
Conforme divulgado pela mídia, a infraestrutura de mais de 157 mil Escolas públicas foi avaliada, recentemente, por um estudo do Movimento Todos Pela Educação: 62% das Escolas municipais têm apenas os serviços essenciais como água, energia e saneamento. Apenas 34% das Escolas analisadas têm infraestrutura avançada – com laboratórios, bibliotecas, áreas de lazer e conexão à internet.
Para cobrar o cumprimento de promessas feitas, o Instituto Ecofuturo está liderando a campanha Eu Quero Minha Biblioteca, que busca a efetividade da Lei 12.244/2010, que diz que “até 2020 todas as instituições de Ensino público brasileiras – e privadas – terão uma biblioteca. A campanha conta com o apoio da Academia Brasileira de Letras, Conselho Federal de Biblioteconomia, Fundação Nacional do Livro Infantil, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Movimento por um Brasil Literário, Todos Pela Educação e outras empresas.
Para uma promessa semelhante, que já havia sido feita há bastante tempo, prevendo que em 2006 não haveria mais cidade brasileira sem biblioteca pública, prometer de novo, com tão largo prazo, tem que haver cobrança, mesmo, há que se unir a sociedade para exigir o seu cumprimento.
Até porque, apesar dessa lei 12.244 ter sido sancionada em 2010, no dia 10 de setembro de 2013, cinco meses atrás, foi noticiado na imprensa brasileira que “A Comissão de Educação do Senado confirmou a aprovação do projeto de lei que estabelece que todas as Escolas públicas brasileiras que oferecem Ensino básico, terão que criar e manter bibliotecas abertas para os Alunos e Professores.
Uma das mudanças, feitas pelo relator da matéria, alterou o prazo para que as instituições se adaptem à nova regra, que passou a ser de três anos a partir da publicação da lei. Na sessão do dia 10, o colegiado decidiu acatar as mudanças que incluem também a previsão de contratação de bibliotecários para atuar nesses espaços e atender a Alunos e profissionais de Ensino. Como passou por alterações, o projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados, voltará a ser analisado na Câmara para nova votação. Se aprovado, o texto segue para sanção do Executivo e passa a valer como lei.” O que não foi esclarecido é com quais recursos essas bibliotecas seriam criadas.
Aparentemente, estariam trabalhando para aprovar uma lei que já existe, mas na verdade o governo está, com essas mudanças, tentando se eximir da responsabilidade. Isso é bem coisa de políticos incompetentes e de um país que não sabe e não quer resgatar a sua Educação. Hoje não se fala mais no tal projeto de lei, será que foi aprovado? Esperemos que pelo menos a lei 12.244 seja cumprida, pois segundo o movimento Todos Pela Educação, 33,7% das Escolas públicas do país não têm bibliotecas. E precisamos de bibliotecas, precisamos de livros, precisamos incutir o hábito da leitura. E sem bibliotecas públicas e Escolares, isso fica bem difícil, ainda mais com o sucateamento da Educação que todos estamos vendo em nosso país.
A propósito, leio texto de Galeno Amorim, a respeito do não zeramento do número de municípios brasileiros sem bibliotecas. A minha ênfase, até aqui, tem sido sobre as bibliotecas Escolares, mas uma cidade sem biblioteca, por menor que seja, é uma situação inaceitável.
Galeno foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional e, segundo ele, quando deixou a casa, no ano passado, estavam sendo entregues os últimos kits para montagem de biblioteca aos municípios que ainda não as tinham. O principal vem agora: centenas de municípios que receberam os kits ainda não tinham aberto as suas bibliotecas. A justificativa, conforme o texto: “para muitos prefeitos manter uma biblioteca aberta dá um trabalhão danado, por menos que façam. Sendo assim, justificam esses, melhor nem abrir...”
Dá pra acreditar? Dá trabalho promover cultura e Educação, não há verba, não há pessoal, não há espaço. Conheço essa história de cor. Nosso grupo literário, que existe há quase 34 anos, nunca conseguiu um espaço para reuniões e estudo, por todas as cidades onde teve sua sede. Fazíamos o atendimento de escritores iniciantes que procuravam a Casa da Cultura, em Joinville, por exemplo, a qual por sua vez, mandava as pessoas para nós. Mesmo assim não conseguíamos espaço.
Então, não duvido da veracidade do fato. Mas o mais grave é que para outras finalidades bem menos importantes, quase sempre, há verba, como Carnaval, como a farra da Fifa, em Florianópolis, que teve a “ajuda” do governo do Estado, etc., etc.
Mas tem mais no texto lido, igualmente terrível: a notícia de que muitos municípios acabam fechando suas bibliotecas. Sim, bibliotecas vêm sendo fechadas, sistematicamente. Por falta de leitores, dizem. Sinal de que o descaso com a Educação brasileira está dando frutos. Mas, a bem da verdade, o motivo principal do fechamento de bibliotecas é que o poder público acaba cortando os pagamentos de tudo o que é necessário para a manutenção dos espaços, até que eles tenham que ser fechados, por não ter mais condições de receber ninguém.
É lamentável que alguns de nossos prefeitos deem tão pouca importância ao valor da Educação de seus eleitores. E o pior é que não são só os prefeitos.
É triste ver que faltam bibliotecas Escolares e municipais por todo o Brasil e muito se promete, mas pouco se cumpre em favor das suas aberturas e da manutenção das que já existem.

5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo

Perdendo tempo precioso de estudo com distrações? Veja as dicas para ajustar o foco e tornar as horas em frente aos livros bem mais efetivas

Basta sentar-se à mesa rodeado de apostilas e livros para se dar conta de que a dedicação aos estudos para concursos públicos exige um poder de concentração para lá de afiado.
Na base da falta de foco estão velhos e novos vilões. O som hipnotizante da televisão, o toque repetitivo do celular, redes sociais e aplicativos de mensagens (como o WhatsApp) são alguns deles.
No entanto, vencê-los é apenas questão de (muita) força de vontade. Afinal, basta apertar o botão desligar para ter a certeza de não ser interrompido.
Mas e quando é o pensamento que insiste em voar longe levando o concurseiro a adiar a leitura de uma doutrina do Direito ou a resolução daqueles exercícios “cascudos” de raciocínio lógico?
Se a raiz da distração está fincada dentro da sua cabeça, algumas atitudes antes e durante o período de estudos podem ajudar. Veja o que Juliana Pivotto, sócia diretora da Nova Concursos, sugere para aumentar o poder de concentração e conseguir estudar mais em menos tempo.
Antes
1. Preste atenção ao fluxo de respiração
5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo
Sim, investir 2 minutos da sua atenção (apenas) no ritmo da respiração pode ser decisivo para baixar a ansiedade e melhorar a concentração.
“É um exercício simples, que dá para fazer em casa e baixar a adrenalina”, diz Juliana. Experimente alongar o tempo de inspiração e, sobretudo, o de expiração durante estes minutos.
2. Foque em um ponto estático
5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo
O esvaziamento da mente é um dos pressupostos da meditação cujo objetivo é conectar o praticante ao momento presente. Seus benefícios para ativar a capacidade de foco são propagados há milhares de anos.
Para se ter uma ideia, na época do julgamento do mensalão, o então ministro do STF, Ayres Britto, contou que 30 minutos diários de meditação bastavam para encarar com serenidade a pressão e a pesada carga de trabalho.
Nunca tentou? Para começar, imagine, por alguns minutos, a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. “O desafio é não pensar em mais nada, o que é bem difícil”, diz Juliana.
Durante
3. Vá logo ao limite da sua capacidade mental
5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo
Com mais tranquilidade, é hora de partir para os livros e apostilas. Mas não comece pelo caminho mais fácil, ou seja, aquela matéria que você já domina.
Na opinião de Juliana, assuntos complexos forçam a mente a trabalhar mais. “Quanto mais difícil, mais você terá que se concentrar e, assim, seu cérebro permitirá menos brechas para a distração”, recomenda.
4. Faça do estudo um jogo
5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo
Criar um esquema de “auto premiação” pode ser o empurrãozinho que faltava para continuar motivado, segundo Juliana.
Venceu um tópico daquela doutrina complicada? Gabaritou a lista de exercícios? Ponto para você.
Estabeleça uma lista metas, e à medida que elas forem cumpridas, dê a si mesmo pequenos “presentes”, como pausas e momentos para estudar sua matéria preferida, por exemplo.
Depois
5. Anote o que tira a sua concentração
5 atitudes para conseguir estudar mais em menos tempo
Conhecer o “inimigo” é o primeiro passo para superá-lo. Por isso, Juliana indica também um exercício de autoconhecimento.
A ideia é verificar o que o tira do foco e criar suas próprias estratégias para não se deixar vencer pela distração.
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Previsão para Volta Redonda - RJ
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Ter - 08/04/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
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Qua - 09/04/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
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Qui - 10/04/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
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segunda-feira, 7 de abril de 2014

Há 125 anos, nascia a poetisa chilena Gabriela Mistral

Apresentação Márcia Dias
Ela foi a primeira escritora latino-americana a receber o Nobel de Literatura. Gabriela Mistral, foi o pseudônimo escolhido de Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga.
Dia 07 de Abril de 2014!

07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista
07 · Dia Mundial da Saúde


07/04/2014 00:01

Há 45 anos nasceu um bebê chamado internet

No dia 7 de abril de 1969 foi publicado o primeiro RFC, o RFC 1. RFC significa Request for Comments.O que é isso? Simples: os requests for comments são documentos de texto que regulamentam os protocolos usados na Internet e que são fundamentais para o desenvolvimento dos programas que você usa no computador. Na palavra de Stephen Crocker (foto), o criador do RFC1, eles moldaram o funcionamento interno da internet. 
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
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Previsão para Volta Redonda - RJ
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Seg - 07/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Ter - 08/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Qua - 09/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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domingo, 6 de abril de 2014



Estiagem exige providências de estações de abastecimento        
Desde quando foi criado o serviço de medição em 1931, a ausência de precipitação no mês de março no estado do Rio de Janeiro foi recorde. Destacada em dados revelados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade do Rio de Janeiro, apresenta precipitação muito baixa no mês de fevereiro. Em março, o nível foi bem abaixo do esperado e levando a capital ao segundo lugar das capitais nacionais mais secas durante o mês.
A época de poucas chuvas se estende a todo o estado, e os municípios da região procuram se precaver agindo em conjunto com as estações de abastecimento locais. Porém, a probabilidade de chuva até meados da semana, deixa a situação menos tensa. Durante o verão, o maior número de reclamações, foram referentes à falta de água.
Volta Redonda
De acordo com o engenheiro Paulo César, do Saae Volta Redonda, a confiança é na capacidade de armazenamento.
- Se o nível do rio diminuir fora do nível de captação da Estação de Tratamento (ETA) teremos problemas. A cidade de Volta Redonda tem topografia com muitos morros e em função do consumo nesta época, a recuperação dos reservatórios se torna ainda mais difícil. Infelizmente só percebemos o perigo quando já temos que atuar na emergência.
06/04/2014 00:01

Hoje o Dia Mundial da Atividade Física

TV Câmara
Esporte - Geral - Atividade Física
Dia Mundial da Atividade Física foi instituído pela OMS
A atividade física é qualquer movimento do corpo produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em gasto energético maior do que o repouso. Bela definição. Mas quase sempre a expressão se refere a exercícios para a saúde física ou a boa forma.
A OMS, Organização Mundial da Saúde, estabeleceu o dia 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física.
A Música do dia é  Saúde, de Rita Lee
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
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Previsão para Volta Redonda - RJ
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Dom - 06/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Seg - 07/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Ter - 08/04/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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