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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Barra Mansa divulga programação para o Carnaval 2023

Blocos de rua e atrações musicais vão animar a cidade em fevereiro 
A animação vai envolver Barra Mansa em fevereiro, mês em que as tradicionais comemorações de Carnaval embalam o país. Após as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, que limitaram as festividades populares em 2021 e 2022, a programação volta forte este ano, com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultura. Os blocos carnavalescos irão animar diferentes bairros entre os dias 17 e 21, enquanto o Calçadão Dama do Samba, na Beira-Rio, vai receber atrações musicais exclusivas, a partir do dia 18. Um dos destaques será a presença de baterias das escolas do Grupo Especial do Rio.

De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, os desfiles alegóricos competitivos, conhecidos por algumas pessoas como "Carnaval Oficial", exigem um investimento muito alto, considerando-se que muita coisa mudou nos últimos anos, tanto no orçamento, quanto na legislação que regulamenta os eventos em vias públicas.

O Carnaval de Barra Mansa este ano vai celebrar uma das manifestações mais populares da cultura brasileira, com a proposta de um evento mais descentralizado e voltado para a cidade como um todo.

“Não só aqui, mas em todo o Rio de Janeiro, vimos um crescimento dos blocos autônomos, que buscam fazer uma festa, ao invés de criar quesitos de concurso. O impacto disso é que a comunidade se envolve em um clima de harmonia para promover um evento com alto astral. Assim, cada bairro fomenta uma referência maior nos festejos e, consequentemente, vemos atividades por toda a cidade”, comentou Bravo. 

Segurança

Durante reunião na última semana, Marcelo Bravo esteve reunido com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Sérgio Valente; e o comandante do 28° Batalhão da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Martins; para tratar das operações preventivas e também a segurança das principais áreas que receberão eventos nos dias de Carnaval.

“Por exemplo, as operações para o Bloco do Boi, que acontecem todos os dias e que tem o maior público no centro da cidade, recebem efetivo especial para conter carros de som, ambulantes entre outros elementos não regulamentados pela organização do evento. É importante que todos saibam que há um registro prévio para as autorizações, para poder garantir uma estratégia eficaz que ofereça conforto e segurança para quem participa da festa”, informou.

Sobre a legislação relacionada à organização de eventos na rua, especialmente no Carnaval, ele destacou que os interessados devem dar entrada nas documentações com antecedência de 40 dias. Para o próximo ano, quem tiver interesse em realizar eventos na rua, ou até mesmo em locais privados, precisa estar atento à data limite para protocolar as documentações na Secretaria de Ordem Pública – Avenida prefeito João Chiesse Filho, Jardim Boa Vista (Parque da Cidade). 

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS:

17/02: Bloco Tradição - das 19h às 23h - Morro do Cruzeiro.

18/02: Bloco Me Beija Direito - das 13h às 17h30 - Centro.

           Bloco do Boi - das 16h às 20h - Roberto Silveira.

19/02: Arrastão do Povão - de 12h às 20h - Vista Alegre.

           Bloco do Boi - das 16h às 20h - Roberto Silveira.

20/02: Bloco do Boi - das 16h às 20h - Roberto Silveira.

21/02: Arrastão do Povão - de 12h às 20h - Vista Alegre.

           Bloco do Boi - das 16h às 20h - Roberto Silveira. 

CALÇADÃO DAMA DO SAMBA – de 18 a 21 de fevereiro:

14h às 17h: matinê para a criançada.

17h às 22h: baile com show (atrações musicais ainda serão confirmadas).

USF do Jardim Primavera conscientiza usuários sobre o combate e a prevenção à Hanseníase

Roda de conversa contou com orientações e conscientização sobre sintomas e diagnóstico da doença

Profissionais do Programa Municipal de Hanseníase  e as equipes de trabalho da USF (Unidade Saúde da Família) do bairro Jardim Primavera e do NASF-BM (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizaram na tarde desta terça-feira (31), uma roda de conversa com usuários do dispositivo de saúde pública alusivas ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A iniciativa contou com orientações sobre o diagnóstico e tratamento da doença, bem como, a conscientização sobre a importância da data, que foi instituída pela Lei Federal nº 12.135/2009 e denominada de Janeiro Roxo.

Segundo informações da fisioterapeuta do NASF e do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Thaisa Roxo, o Brasil ainda registra alguns casos da doença. Em Barra Mansa, atualmente cinco pacientes estão em tratamento, sendo uma mulher e quatro homens.

Thaisa explicou que apesar de ser uma doença da pele, a Hanseníase é transmitida por meio de gotículas expelidas pelo nariz, ou através da saliva do paciente. Afeta primordialmente a pele, mas pode atingir também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta contra o sistema imunológico do paciente. O período em que a bactéria fica escondida ou adormecida no organismo é prolongado, e pode se estender por até 10 anos.

Se diagnosticada tardiamente ou o tratamento for inadequado, pode causar incapacidades físicas. A vacina BCG tem importante aplicação para o controle da Hanseníase e também da tuberculose.

Conforme explicou a psicóloga do NASF Juliana Soares, a Hanseníase até pouco tempo era popularmente conhecida como lepra e as pessoas acometidas pela doença, estigmatizadas. “Por conta disso, havia um grande preconceito. Os avanços das pesquisas médicas possibilitaram o diagnóstico da Hanseníase e seu tratamento. Importante ressaltar é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de contato próximo e contínuo com o paciente não tratado. Sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas, exteriorizadas, principalmente, por lesões dos nervos periféricos e cutâneas com alteração de sensibilidade”, detalhou. 

SINTOMAS

Os principais sintomas da doença são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele, com redução da sensibilidade e dormência no local, além de fraqueza muscular nas mãos, principalmente no dedo mínimo. O diagnóstico precisa ser feito por médicos especialistas.

TRATAMENTO

De acordo com o farmacêutico do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Vinícius Bicalho da Silva, ao suspeitar da doença o cidadão deve se encaminhar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência onde será submetido a uma consulta com o clínico geral.

- Ele será encaminhado para o Programa visando o fechamento do diagnóstico. Se positivo, receberá atendimento da equipe multiprofissional. O dermatologista fará uma avaliação clínica, com aplicação de testes de sensibilidade, palpação de nervos e avaliação da força motora. Se o especialista desconfiar de alguma mancha ou caroço no corpo do paciente, poderá fazer uma biópsia da área ou pedir um exame laboratorial para medir a quantidade de bacilos – disse.

O tratamento é feito por meio de medicamentos e pode durar de seis meses a um ano.

Prefeitura de Resende realiza nesta quinta-feira (2) sessão pública de abertura da licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Resende, cidade do Rio de Janeiro com mais de 130 mil habitantes, realiza nesta quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023, a sessão pública de abertura da licitação do transporte coletivo.

A Proposta Comercial será apresentada mediante a oferta, pelo proponente, do valor final da tarifa.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 20 de novembro de 2022 a prefeitura havia suspendido o certame por tempo indeterminado, para “adequação técnica no edital relacionada à idade média da frota”.

A licitação anterior, marcada para 1º de julho de 2020, foi suspensa duas semanas depois por tempo indeterminado, seguindo determinação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCE-RJ.

A atual concessionária, a empresa São Miguel, opera à base de liminar judicial na cidade após o contrato de concessão não ter sido renovado.

O contrato que já expirou foi assinado em 2000, com 20 anos de prazo, não renovado pela atual gestão municipal.

O certame a ser realizado nesta quinta-feira (02) terá prazo de contrato por 20 anos.

A idade máxima dos ônibus Básicos e Padrons, utilizados na prestação do serviço público de transporte é de 12 anos de uso efetivo, sendo de 10 anos de uso efetivo para os midi-ônibus e mini-ônibus, e oito anos para os micro-ônibus e Vans.

Os veículos padrons, convencionais, midiônibus e miniônibus, a idade média máxima, durante todo o prazo da concessão, não poderá ser superior a seis anos.

Os veículos micro-ônibus e vans, com idade média máxima, durante todo o prazo da concessão, não poderá ser superior a quatro anos.

Para o início da operação, após a ordem de serviço, a idade média da frota, será de um ano.

A Frota Inicial para a operação dos serviços é de 54 veículos operacionais e cinco veículos reservas, totalizando 59 veículos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Guarda Municipal escolta carretas em velocidade adequada pela Rodovia do Contorno

Agentes formam filas com veículos pesados na entrada da via; objetivo é tirar trânsito de dentro da cidade
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) adotou uma medida para garantir a segurança de quem trafega pela Rodovia do Contorno, mas também evitando que o trânsito pesado acabe entrando dentro dos bairros da cidade. No horário do rush, nesta terça-feira, 31, os agentes se posicionam na entrada da via e formam comboios com os veículos maiores e mais pesados. Em seguida, as carretas e caminhões são escoltados ao longo da rodovia, em velocidade considerada segura. O primeiro comboio saiu escoltado pela Guarda Municipal por volta das 16 horas.

A medida durou até a prefeitura e outros agentes públicos liberarem o trânsito na pista, o que ocorreu nesta quarta-feira, dia 01 de fevereiro. Todas as ações da Prefeitura de Volta Redonda na Rodovia do Contorno aconteceram de forma emergencial, para evitar tragédias, uma vez que a via foi construída pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) e deve ser assumida pelo Dnit
(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), uma vez que se trata do prolongamento de uma rodovia federal, a BR-393. A prefeitura não pode, por exemplo, fazer obras de grande porte na
rodovia, mas vem agindo preventivamente com ações que garantam mais segurança aos motoristas e moradores que passam pelo local.

"Isso já vai melhorar um pouco as condições de trânsito dentro da cidade, que ontem recebeu um grande volume de caminhões, diante do fechamento da Rodovia do Contorno. A expectativa é que a gente possa amanhã liberar o trânsito no local, com algumas medidas de segurança", destacou o secretário municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

A partir desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) começou a instalar cones, barreiras e redutores de velocidade. O objetivo é garantir a segurança de
condutores e moradores dos condomínios às margens da rodovia. A medida será possível graças às ações emergenciais promovidas pela prefeitura nos últimos dias. Mesmo não tendo jurisdição legal sobre a via, o Poder Público Municipal fez a interdição total da Rodovia do Contorno, com acesso somente aos moradores da localidade, para definir quais ações seriam necessárias para o retorno do fluxo com segurança.

"Após esta primeira medida, foi feita uma inspeção, onde foram identificados os pontos mais críticos do pavimento, áreas da pista que estão mais escorregadias e foi feita uma sinalização provisória, de
forma a atuar como uma moderação de tráfego. Ou seja, criar um obstáculo físico, afim de pôr fim à prática do excesso de velocidade", explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana,
Paulo Barenco.

Barenco destacou que a via será toda sinalizada, com alerta aos condutores para respeitarem à sinalização implantada e reduzirem a velocidade. "A via ganhará sinalização horizontal e vertical de
emergência, em especial nos pontos mais críticos. Os motoristas devem respeitá-las. Vai ser feito um monitoramento contínuo, através de uma parceria com todos os órgãos de segurança do município: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e diversos setores da prefeitura. Tudo para dar uma resposta à sociedade, embora o município não tenha jurisdição legal sobre a via", frisou Barenco.

Máxima de 50 Km/h e cautela ao dirigir

Paralelamente, a Prefeitura de Volta Redonda busca medidas de caráter definitivo sejam tomadas junto ao Denit. "A recomendação é que os motoristas reduzam a velocidade em toda a extensão da via, com máxima de 50 km/h. Vamos implantar esta sinalização, comunicando ao Dnit todas essas atitudes para que ele possa intervir o mais rápido possível. Nós não queremos usurpar a responsabilidade de alguém. Mas nós temos a obrigação, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de garantir a preservação da vida", disse Barenco.

O secretário informou ainda que haverá sinalização noturna, com o uso de painéis luminosos, e monitoramento por meio de viaturas 24 horas. "A responsabilidade é mútua; tanto do Poder Público, seja ele de qualquer esfera, quanto do condutor. Percebendo que está em um local que requer maior atenção, que ele obedeça a sinalização e reduza a velocidade ao longo de toda a rodovia?, finalizou Barenco.

Medida Judicial

Em outra frente, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Procuradoria Geral do Município, reiterou a necessidade da realização de uma audiência especial, em caráter de urgência, com a Justiça Federal. O objetivo é que o Poder Judiciário possa ajudar a definir de quem é a responsabilidade sobre as obras e intervenções necessárias para garantir a segurança da Rodovia do Contorno em definitivo. A necessidade desta audiência se dá pelo fato do Dnit e DER não entrarem em consenso sobre quem é o responsável pela rodovia.

PM realiza operação em duas cidades da região Sul Fluminense

Policiais militares do 37º Batalhão de Polícia Militar estão nas ruas das cidades de Resende e Itatiaia, na na manhã desta quinta-feira (02), para realizar uma operação contra criminosos que atuam neste região.

Cercos estratégicos e abordagens estão sendo realizados. A ação visa a diminuição dos índices de criminalidade e a prisão de criminosos.

Secretaria de Estado de Saúde alerta para riscos de acidentes ao mergulhar em águas rasas

Riscos de lesões na coluna vertebral aumentam neste período de verão

Praias, lagos, represas, cachoeiras e piscinas são locais muito procurados nas férias de verão por quem quer se refrescar. Mas alguns cuidados precisam ser tomados para que a diversão aconteça sem riscos de acidentes e danos à coluna vertebral. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), a lesão medular cervical por mergulho em águas rasas é a segunda maior causa no verão. Estima-se que, durante a estação, cerca de dez pessoas fiquem paraplégicas ou tetraplégicas por semana no Brasil ao mergulhar em águas rasas.

Em caso de acidente, o primeiro procedimento que deve ser realizado é retirar a pessoa da água. Uma das sequelas mais comuns neste tipo de acidente é a tetraparesia. A pessoa perde a capacidade de se mover e pode acabar se afogando. Em seguida, é preciso buscar ajuda especializada de profissionais treinados, como o Corpo de Bombeiros.

O Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, é referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para nove municípios da Região dos Lagos. Segundo o médico e neurocirurgião do HERC João Thiago Frossard, antes de mergulhar, deve-se verificar a profundidade do local.

- Sem dúvida, o mergulho é uma das principais causas de lesão medular, principalmente o mergulho de cabeça em águas rasas. Esse impacto da cabeça com o fundo pode gerar uma fratura na coluna cervical na região do pescoço e, consequentemente, uma lesão na medula cervical - ressalta o médico.

Confira as principais dicas para evitar acidente:

- Não mergulhe de cabeça em locais desconhecidos;
- Não mergulhe em água turva;
- Faça o primeiro mergulho em pé;
- Evite brincar de empurrar amigos em piscinas, cachoeiras e no mar;
- Não corra para pular na piscina: as bordas podem estar escorregadias;
- Evite cambalhotas ou pular de costas na água;
- Não mergulhe após ingerir bebidas alcóolicas.

Volta Redonda troca mais de 1,2 mil lâmpadas de LED em janeiro

Ação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana e novos equipamentos já chegaram às vias principais e secundárias de 19 bairros

A troca das lâmpadas antigas por modelos de LED em Volta Redonda avançou em janeiro, com as equipes substituindo mais de 1,2 mil equipamentos no mês. A melhoria faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, que conta com apoio do Governo do Estado e prevê a troca em 28 mil pontos de luz, levando mais luminosidade e colaborando para a segurança em toda a cidade. 

De acordo com o engenheiro Sebastião Leite, que coordena o projeto de eficiência energética de Volta Redonda, as equipes já concluíram a substituição das lâmpadas em ruas e avenidas (principais e secundárias) de 19 bairros. 

“Primeiro, atuamos em vias com maior circulação de veículos e pessoas, pois atinge um número maior de pontos de luz, beneficiando mais pessoas de uma forma geral. Depois seguimos para as vias secundárias e vamos avançar para o interior dos bairros posteriormente”, explicou o engenheiro. 

Os bairros com a troca concluída em vias principais e secundárias neste mês foram: Jardim Normândia, Village Santa Helena, Morada da Colina, Vale da Colina, São Geraldo, Colina, Sessenta, Jardim Esperança, Siderópolis, Casa de Pedra, Jardim Tiradentes, São Cristóvão, Minerlândia, Santa Inês, São Lucas, Conforto, Eucaliptal, Jardim Ponte Alta e São Carlos. 

A substituição das lâmpadas de sódio (amarela) pelos modelos mais modernos foi iniciado em centros comerciais e alguma vias principais, onde o fluxo de motoristas e pedestres é maior. Para estes locais, foram utilizadas lâmpadas de 200 watts, que são mais potentes. 

Conforme o trabalho foi avançando e lâmpadas de outros modelos foram chegando, as equipes seguiram com instalação de equipamentos de 150 watts e, neste momento, a ação pelas vias secundárias envolve a troca dos modelos antigos por lâmpadas de LED de 100 watts.

Volta Redonda: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência firma parceria com a CSN para recrutar PCDs

Empresa vai receber currículos que constam no banco de dados da SMPD e absorver alunos do curso superior de Administração da prefeitura

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) de Volta Redonda firmou uma parceria com a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) para o recrutamento de profissionais PCDs (Pessoas com Deficiência). O acordo foi selado em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (31), que contou com a participação do secretário da Pasta, Washington Uchôa, e representantes da empresa. 

Uchôa explicou que a secretaria vai ficar responsável por encaminhar currículos de PCDs para a CSN, com intuito de promover a socialização, autonomia e o desenvolvimento de habilidades profissionais. 

“Será feito um link eletrônico entre a secretaria da Pessoa com Deficiência e a CSN para encaminhar currículo de PCDs para seleção de vagas na CSN. Recebemos muitos currículos. A secretaria da Pessoa com Deficiência conta com um banco de dados de algumas pessoas que estão interessadas em ingressar no mercado de trabalho e aguardam apenas uma oportunidade. Queremos promover a inclusão na sociedade de Volta Redonda, e o primeiro passo é dar uma oportunidade a elas”, destacou o secretário. 

Ainda por meio da parceria com a CSN, alunos do curso superior de Administração para PCDs, iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda onde as aulas ocorrem no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), receberão palestras promovidas pela siderúrgica e serão absorvidos através dos programas de estágios. 

“O pessoal da CSN quer promover palestras motivacionais para as nossas turmas, que têm, em sua maioria, alunos surdos. Também será feito um trabalho para acolhê-los nos programas de estágios da CSN. Então está é mais uma parceria que firmamos que mostra que Volta Redonda tem um novo olhar sobre a pessoa com deficiência. Tenho certeza que é uma motivação extra para todos os que já estão estudando, e aos novos alunos que ingressam no curso superior, no qual as aulas começam a partir do próximo dia 14 de fevereiro”, enfatizou Uchôa. 

Recentemente, o secretário também esteve na Ambev, em Piraí, apresentando o projeto da universidade para deficientes para a direção da empresa. 

Por meio de parceria com o Ministério Público do Trabalho, a SMPD já encaminhou mais de 50 currículos de pessoas com deficiência para empresas da região. A empresa que tiver interesse em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode entrar em contato pelo telefone: (24) 3339-9031, ou através do e-mail: smpd@voltaredonda.rj.gov.br.

Rodovia do Contorno é reaberta com intervenções até Dnit cumprir decisão judicial

Prefeitura montou estrutura para tentar obrigar redução de velocidade nos trechos mais perigosos

A Rodovia do Contorno, em Volta Redonda, foi totalmente reaberta nesta quarta-feira (1º), por volta das 10h40. Após o impasse entre DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro) e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a Justiça decidiu que a responsabilidade pela estrada é do órgão federal e determinou a instalação de redutores de velocidade. Até o cumprimento da ordem judicial, a prefeitura deverá uma estrutura para aumentar a segurança na via. 

Nesta quarta-feira, a Prefeitura manteve guardas municipais e funcionários da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) no local, a fim de orientar os motoristas. A STMU instalou cones, barreiras e redutores de velocidade no local. Foram montadas também espécies de "ilhas" para controle de velocidade, em um esquema que conta com a participação de policiais militares e apoio do Corpo de Bombeiros. A recomendação é que os motoristas reduzam a velocidade em toda a extensão da via, com máxima de 50 km/h.

A STMU também implantou a sinalização vertical e horizontal, inclusive com painéis luminosos, buscando garantir orientação adequada aos condutores.  O objetivo é garantir a segurança deles e de moradores dos condomínios às margens da rodovia, bem como evitar que o trânsito pesado passe a fluir pelo Centro de Volta Redonda. 

A decisão sobre a rodovia foi tomada na tarde de terça-feira (31), pelo juiz Bruno Otero Nery, da 3ª Vara Federal de Volta Redonda. Ele levou em consideração laudos técnicos da prefeitura, apresentados em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A prefeitura, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), também fez pedido semelhante. 

De acordo com o que foi decidido pelo magistrado, a autarquia federal deverá instalar os redutores baseados nas orientações de seus técnicos, em trechos que apresentam danos na pista de rolagem; onde haja tendência de aumento de velocidade e a existência de agravamento das condições de tráfego em período de chuvas. O prazo para que o Dnit inicie as obras é de 10 dias (a contar da notificação), sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Além disso, o órgão federal também fica como responsável pela manutenção e obras na rodovia. 

Laudo técnico aponta defeitos estruturais


Um laudo técnico da STMU, realizado em novembro do ano passado, apontou diversos defeitos estruturais ao longo dos nove quilômetros da Rodovia do Contorno, como afundamentos, fissuras, trincas e rachaduras, que podem provocar novos acidentes. Além das condições precárias de manutenção e sinalização, aumentando o risco no período de chuvas. Por conta de trincas no pavimento, há um bombeamento de um fino material que compõe a base do pavimento em diversos trechos. Por isso, sobre a pista é criada uma camada de lama, mesmo em dias sem chuva, provocando a perda do controle dos veículos pelos condutores e aumentando o risco de colisão frontal.

Neto acerta com Dnit e DER-RJ intervenções emergenciais na Rodovia do Contorno

Dirigentes dos órgãos garantiram ao prefeito de Volta Redonda que vão instalar redutores de velocidade na via

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, fez nesta quarta-feira, (1º), uma reunião online com o coordenador de Engenharia do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), Fernando Luiz Correa. Da mesma maneira, Neto também entrou em contato com o presidente do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), Pedro Henrique de Oliveira Ramos, para atualização do trabalho do órgão estadual na cidade. A boa notícia é que tanto Pedro como Correa garantiram que a instalação de redutores de velocidade na via deve começar em breve.

Pedro Henrique afirmou ao prefeito que o DER-RJ inicia ainda está semana as obras para que a Rodovia do Contorno ganhe mais segurança, com mais redutores e sinalização. O presidente do departamento também disse que estará na cidade no próximo dia 8, quarta-feira, para uma reunião convocada pelo prefeito para alinhar ações conjuntas na via, que terá também a presença do Dnit.

"Tem uma equipe nossa já pronta e devemos começar entre esta quarta-feira e quinta-feira a instalação dos redutores e de sinalização. No dia 8 estaremos aí e vamos dar andamento nas ações", garantiu Pedro.

Este foi o primeiro contato entre as partes, desde a decisão judicial que apontou o Dnit como responsável pelas obras emergenciais e serviços de manutenção na via. Segundo Correa, já há orientação de Brasília para iniciar o planejamento das primeiras intervenções.

Apesar de ainda não ter sido notificado oficialmente, o Dnit tomou ciência do teor da decisão pelo próprio prefeito.

?Já recebemos orientações de Brasília (União) para fazer intervenções na rodovia. Com essa decisão, já vamos tentar agilizar isso tudo e montar um plano para dar mais segurança para os motoristas, moradores e por quem passa ali", disse Correa.

O prefeito se colocou à disposição do Dnit para ajudar no que for preciso, assim como fez um balanço das últimas ações adotadas pelo governo municipal na estrada.

"Ainda que tardiamente, pelos menos agora todos estão dispostos a trabalhar de maneira conjunta para solucionar os problemas na rodovia. Neste momento, as ações são emergenciais, mas vamos estar atentos até que soluções definitivas sejam adotadas" afirmou o prefeito.

Barra Mansa realiza coleta para detecção e controle da leishmaniose visceral canina

Município apresenta trabalho bem-sucedido no combate à doença

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está intensificando o trabalho de coleta para detecção e controle da leishmaniose visceral canina (LVC). Os testes rápidos começaram no dia 30 de janeiro e seguirão até 10 de fevereiro. Os atendimentos são feitos nas praças dos seguintes bairros, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30: Ano Bom, Vista Alegre, São Judas, Boa Vista I, Boa Vista II, Boa Vista III e Paraíso de Cima.

A leishmaniose é uma doença infecciosa sistêmica e não é transmitida diretamente de animal para animal ou de humano para humano, mas sim através de um vetor – inseto alado conhecido como mosquito-palha, que se reproduz em material orgânico, como restos de frutas, comidas e folhas em decomposição. A doença afeta não só os cães, mas também os gatos e os seres humanos, sendo considerada uma zoonose.

Os mosquitos-palha, que na verdade são insetos flebotomíneos, geralmente são encontrados em áreas de matas, mas com a destruição de seu habitat natural, eles podem ir migrando para as áreas urbanas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da leishmaniose visceral.
Nos animais, os principais sintomas são: fraqueza; perda de apetite; emagrecimento progressivo; feridas na pele, no focinho, orelhas, articulações e cauda que demoram a cicatrizar; descamação e perda de pelos; crescimento exagerado das unhas; problemas oculares; diarreia com sangue e paresia dos membros.

De acordo com a gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Juliana Ferreira, Barra Mansa tem tido destaque no diagnóstico e levantamento da doença, apresentando baixa incidência de casos. Se o resultado da primeira testagem no laboratório da Vigilância der positivo, a amostra é enviada para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ).

“Barra Mansa desenvolve esse programa desde 2011, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o LACEN. Ambientalmente o município oferece condições favoráveis para a procriação dos flebotomíneos, pois possui uma extensa área rural com bairros próximos, assim como diversas outras cidades do país.  E devido à abrangência do nosso projeto,  continuamos a merecer esse apoio dessas instituições”, informou Juliana.

Juliana informou que não existe tratamento garantido para a cura do animal, apenas ações que melhoram temporariamente sua sobrevida, que devem ser feitas pelo tutor.

A prevenção da doença pode ser feita com vacinação e uso de coleira específica nos cães, instalação de telas de proteção nas residências, limpeza de ambientes (para evitar o acúmulo de matéria orgânica) e uso de repelentes a insetos, especialmente ao entardecer.

HUMANOS

Os principais sintomas da leishmaniose visceral em pessoas são: febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

O diagnóstico pode ser realizado por meio de técnicas imunológicas e parasitológicas, sendo fundamental procurar o médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de evitar complicações. A falta de tratamento adequado pode levar o paciente à morte.

CRONOGRAMA DOS TESTES
- 1°/02: Rua Ary Parreiras, no Ano Bom;
- 2 e 3/02: Vista Alegre e Loteamentos do bairro;
- 6/02: São Judas;
- 7/02: Boa Vista I;
- 8/02: Boa Vista III;
- 9/02: Boa Vista II;
- 10/02: Paraíso de Cima.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Vigilância em Saúde Ambiental: (24) 3512-0722.

Estrada é desobstruída de acesso ao Morro do Galego, em distrito de Floriano

Ações visam à segurança e acessibilidade dos moradores e o escoamento da produção agrícola e leiteira

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa estão trabalhando na desobstrução da estrada que dá acesso ao Morro do Galego, no distrito de Floriano. As chuvas que atingiram a região nos últimos dias provocaram o deslizamento de barreiras em diversos pontos da localidade. 

As frentes de trabalhos, segundo o secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, contam com uma retroescavadeira e um caminhão. “Nesta quinta-feira (02), os serviços receberão reforços com a chegada de mais uma retroescavadeira e um caminhão. 

Ainda de acordo com Beleza, outros pontos do município localizados em áreas rurais também precisam de manutenção, entre eles a Estrada Nossa Senhora do Amparo x São Joaquim e Ribeirão Claro, no distrito de Amparo. “Com as chuvas recorrentes e seus estragos, os trabalhos também têm sido constantes. Na estrada Colônia Santo Antônio x Rialto, funcionários da Secretaria de Manutenção Urbana e do Saae-BM estão atuando na retirada de terra oriundas do deslizamento de encostas, visando à segurança e acessibilidade dos moradores, além do escoamento da produção leiteira e agrícola”. 

Defesa Civil segue em alerta máximo

Com previsão de chuva moderada a forte para esta quarta-feira, 1º,  possibilidade de 25mm de chuva e temperatura máxima de 35°c, a Defesa Civil de Barra Mansa segue em estado de alerta total. 

Nas últimas 96 horas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil registrou o total de 15 ocorrências: duas quedas de muro, sendo uma com vitimas sem óbitos; quatro deslizamentos de terra; três transbordamentos de rios e córregos; dois pontos de alagamento e enxurrada e quatro quedas de árvores.

Pela manhã, a Defesa Civil atualizou o nível dos rios. A cota do Paraíba do Sul era de 3,00m, sendo a cota de alerta de 3,50m e de transbordo de 4,50m. A vazão medida foi de 499m³/s e a vazão de transbordo de 750m³/s. 

A cota do Rio Bananal chegou a 1,48m. A cota de alerta é de 5,30m e de transbordo de 6,70m. Já a cota do Rio Barra Mansa era de 0,81m, com cota de alerta de 1,60m e de transbordo de 2,50m. 

Nas últimas 96 horas o acumulado de chuvas atingiu 120,8mm. Nos casos de urgência/emergência, o cidadão deve entrar em contato com a  Defesa Civil pelos telefones (24) 3028-9370 e 199.

Campo de futebol do Encruzo da Enseada continua nos sonhos dos moradores

Prefeitura pagou R$ 641 mil pela obra, que não saiu do papel e cancela contrato

Um sonho antigo dos moradores do Encruzo da Enseada continua longe de se transformar em realidade. A tão esperada área de lazer do bairro foi contratada pela TurisAngra em outubro de 2020 pela bagatela de R$ 1.734.251,70 (um milhão setecentos e trinta e quatro mil duzentos e cinquenta e um reais e setenta centavos) a empresa P.H.B de Lima Serviços e Logística Eireli-ME e deveria ser entregue em 14 de abril de 2021, seis meses após contratação. O andamento da obra, segundo contrato nº 014/2020 ficaria na época sob a responsabilidade da subsecretaria de Parques e Jardins que no final de 2020 foi alçada a Secretaria de Parques e Jardins, se tornando uma pasta independente, com estrutura própria administrada pela então subsecretaria Elizabeth Brito, agora secretária, que também é esposa do atual secretário de Governo Cláudio Sírio, o Ferreti.  

Com a promoção da subsecretaria a secretaria, contratos como o da área de lazer do Encruzo da Enseada foram readequados a nova nomenclatura administrativa, o que ocorreu através do termo aditivo nº 001/2021/FTAR, mantendo o mesmo prazo e custo da obra. Como a área de lazer ainda não havia saído do papel, a secretária de Parques e Jardins fez um novo aditivo ao contrato, alterando o prazo para a entrega da área para o dia 21 de novembro de 2021, com pagamentos periódicos que ocorreram regularmente entre os meses de junho a dezembro de 2021, somando R$ 463.813,44. Mesmo com as adequações contratuais e os pagamentos periódicos, a obra não ficou pronta no prazo, recebendo mais um aditivo de prorrogação de de 180 dias, transferindo a entrega da área de lazer do Encruzo da Enseada para o dia 21 de maio de 2022. Neste período, a empresa recebeu mais R$ 177.961,45 em pagamentos. Tudo publicado no Portal da Transparência da Prefeitura de Angra.

Com os atrasos na conclusão da obra, a Secretaria de Parques e Jardins ainda aumentou em R$ 321.404,85 o custo da obra, e deu outro aditivo de tempo, transferindo a conclusão da área de lazer para novembro de 2022. E mais uma vez a obra não ficou pronta.

A obra que deveria ter sido entregue no dia 14 de abril de 2021 por R$ 1.734.251,70, teve um atraso de mais de 2 anos para a entrega e passou a custar R$ 2.055.656,55 (dois milhões, cinquenta e cinco mil, seiscentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e cinco centavos). E mais uma vez a obra não foi entregue aos moradores.

Em 11 de outubro de 2022 a secretaria de Parques e Jardins rescindiu o contrato que deu um prejuízo aos cofres públicos de R$ 641.774,89 pagos pela prefeitura por uma obra que não foi entregue. É o dinheiro do povo sendo jogado no ralo.

Deputados tomam posse na Alerj

Foi iniciado nesta quarta-feira (01/02) a 13ª legislatura de deputados na Alerj, com a posse dos 70 representantes parlamentares eleitos em 02 de outubro de 2022. A sessão foi presidida pelo deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciará seu 10º mandato. O evento aconteceu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, antiga sede do Parlamento Fluminense. A Alerj terá uma renovação de 45,7% de suas cadeiras, e essa Legislatura contará com 32 novos parlamentares e 38 reeleitos. Os deputados voltam a se reunir nesta quinta-feira (02/02), às 15h, também no Palácio Tiradentes, para a eleição da Mesa Diretora e do presidente da Alerj. Os eleitos terão um mandato de dois anos.

Nesta nova Legislatura, destaca-se o crescimento da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares - em 2018, tinham sido eleitas 12 mulheres. O Parlamento também ganha em inclusão e diversidade, com a eleição de Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual a ter mandato na Assembleia; de Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena; e de Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática. A Alerj conta com 24 deputados que não se consideram brancos, ou seja, 34,2% do total. Destes, oito se declaram pretos e 16 pardos, além de Armelau e Takimoto. Na Legislatura que se encerrou, não foram eleitos asiáticos e nem indígenas, os pardos eram 14 e cinco se autodeclararam negros.

Presente ao evento, o presidente da Alerj durante os últimos quatro anos (de 2019 a 2022), André Ceciliano (PT), destacou o trabalho realizado na última legislatura e saudou os deputados empossados.

"Fizemos uma transição na Alerj após um turbilhão de acontecimentos. Votamos pautas difíceis, exigidas pelo momento de penúria que o Estado viveu até aderir ao Regime de Recuperação Fiscal. Enfrentamos o impeachment de um governador, o primeiro da história do país. Encaramos uma pandemia mundial. Mas não paramos um dia sequer, e aprovamos medidas essenciais ao suporte da população do estado, vulnerável diante do cenário da crise sanitária. A política deve ser um instrumento de pacificação e de construção de um estado e de um país mais justo e igualitário", destacou,

Ceciliano enfatizou, ainda, que estará sempre presente e por perto. “Estarei atento e forte nas brigas, nas lutas, na constante defesa do Estado do Rio de Janeiro. Desejo a vocês que iniciam o mandato hoje muito boa sorte, paciência, resiliência e diálogo, sempre!", concluiu.

Em seu discurso, o presidente da sessão solene de posse deu boas-vindas aos deputados eleitos e reeleitos, agradeceu a oportunidade de estar assumindo seu décimo mandato e lembrou da importância de festejar a democracia. “Nós temos que celebrar a beleza da democracia. A gente briga, a gente se desentende, mas é uma festa ver todos vocês aqui. É a reafirmação do poder democrático. Quem está aqui foi eleito pelo voto do povo e os novos deputados verão que aqui a gente trabalha em grupo. O Parlamento tem que mostrar ao povo que a gente está à altura da confiança que nos depositaram. Nós temos a obrigação, independentemente das nossas posições políticas e ideológicas, de defender a democracia como um bem maior”, afirmou Minc.

Já o governador Cláudio Castro, em sua fala, disse que contará com o apoio de cada deputado empossado para trabalhar de forma conjunta pelo Estado do Rio. Ele também pediu um minuto de silêncio em homenagem aos ex-deputados Gil Vianna e João Peixoto que faleceram por conta do Covid, na última Legislatura.

“Reforço minha disposição e empenho em dialogar com todos os partidos, de qualquer espectro político-partidário. O momento atual pede que nós encontremos uns nos outros o que temos em comum, o que nos une: o nosso compromisso público e dever ético perante ao povo do Rio”, discursou Castro.

“Quando Executivo e Legislativo estão organizados e atuam em sintonia, os desafios se tornam menores. A população sempre é a maior beneficiária do entrosamento entre os Poderes”, salientou.

Juramento

Durante a cerimônia, os 70 parlamentares que tomaram posse juraram respeitar a Constituição e a confiança depositada neles pela população: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Em seguida, todos foram chamados por ordem alfabética para assinar o termo de posse.

A banda da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tocou o Hino Nacional no início da sessão, sob a regência do tenente Washington. E encerrou a solenidade ao som do Hino do Estado do Rio.

A deputada Martha Rocha (PDT) foi a responsável por secretariar os trabalhos da Mesa Diretora e fazer a leitura nominal de cada parlamentar. Além dela, de Castro, Ceciliano e Minc, a Mesa foi composta pelo vice-governador Thiago Pampolha; o presidente da Câmara dos Vereadores da cidade do Rio, Carlo Caiado; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Mello; a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso; e o subprocurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio, Eduardo da Silva Lima Neto.

Nova bancada

A maior bancada na nova Legislatura é do PL, com 17 deputados. Em sequência, vem a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e PSol com cinco. O PP conta com 4 parlamentares e o Republicanos e o Solidariedade têm três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj são o PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já com um parlamentar cada estão os seguintes partidos: Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB.

Confira a lista de todos os deputados eleitos que tomaram posse na Alerj em ordem alfabética:

    Alan Lopes (PL)
    Anderson Moraes (PL)
    André Correa (PP)
    Andrézinho Ceciliano (PT)
    Arthur Monteiro (Pode)
    Brazão (União)
    Bruno Dauaire (União)
    Carla Machado (PT)
    Carlinhos BNH (PP)
    Carlos Macedo (REP)
    Carlos Minc (PSB)
    Célia Jordão (PL)
    Chico Machado (SDD)
    Cláudio Caiado (PSD)
    Dani Balbi (PCdoB)
    Dani Monteiro (PSol)
    Danniel Librelon (REP)
    Delaroli (PL)
    Dionísio Lins (PP)
    Douglas Ruas (PL)
    Dr. Deodalto (PL)
    Dr. Pedro Ricardo (PROS)
    Dr. Serginho (PL)
    Eduardo Cavaliere (PSD)
    Elika Takimoto (PT)
    Fábio Silva (União)
    Felipinho Ravis (SDD)
    Filipe Soares (União)
    Filippe Poubel (PL)
    Flávio Serafini (PSol)
    Franciane Motta (União)
    Fred Pacheco Banda Dom (PMN)
    Giovani Ratinho (SDD)
    Giselle Monteiro (PL)
    Guilherme Schleder (PSD)
    Gustavo Tutuca (PP)
    Índia Armelau (PL)
    Jair Bittencourt (PL)
    Jari (PSB)
    Jorge Felippe Neto (Avante)
    Júlio Rocha (Agir)
    Léo Vieira (PSC)
    Lucinha (PSD)
    Luiz Paulo (PSD)
    Márcio Canella (União)
    Márcio Gualberto (PL)
    Marina do MST (PT)
    Martha Rocha (PDT)
    Munir Neto (PSD)
    Otoni de Paula Pai (MDB)
    Professor Josemar (PSol)
    Rafael Nobre (União)
    Renata Souza (PSol)
    Renato Machado (PT)
    Renato Miranda (PL)
    Rodrigo Amorim (PTB)
    Rodrigo Bacellar (PL)
    Rosenverg Reis (MDB)
    Samuel Malafaia (PL)
    Tande Vieira (PROS)
    Thiago Gagliasso (PL)
    Thiago Rangel (Pode)
    Tia Ju (REP)
    Val Ceasa (Patriota)
    Valdecy da Saúde (PL)
    Verônica Lima (PT)
    Vinicius Cozzolino (União)
    Vitor Júnior (PDT)
    Yuri (PSol)
    Zeidan (PT)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Novos deputados tomam posse nesta quarta-feira (1º) na Alerj

Foto: arquivo/Alerj
Os deputados eleitos para a 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vão tomar posse nesta quarta-feira (01/02), às 15h, em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. A sessão será comandada pelo deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciará seu décimo mandato. A Alerj terá uma renovação de 45,7% de suas cadeiras, e essa legislatura contará com 32 novos parlamentares e 38 reeleitos.

Nesta nova legislatura da Alerj, destaca-se o crescimento da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares - em 2018, tinham sido eleitas 12 mulheres. O Parlamento também ganha em inclusão e diversidade, com a eleição de Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual a ter mandato na Assembleia; de Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena; e de Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática.

A maior bancada será do PL, com 17 deputados. Em sequência, vem a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e PSol com cinco. O PP contará com quatro deputados, enquanto o Republicanos e o Solidariedade terão três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj são PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB contam com um parlamentar, cada legenda.

Eleição da Mesa Diretora

Os deputados eleitos voltam a se reunir na quinta-feira (02/02), às 15h, também no Palácio Tiradentes, para a eleição da Mesa Diretora e do novo presidente da Alerj. Os eleitos terão um mandato de dois anos.

Moto e carreta colidem e deixa homem ferido em Resende

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Foto: PRF

Um homem ficou ferido num acidente envolvendo a moto em que ele conduzia e uma carreta no km 310 da Rodovia Presude te Dutra, em Resende.

A PRF informou que a batida aconteceu por volta de uma hora desta terça-feiura, dia 31, na pista auxiliar, na altura do bairro Paraíso.

O motorista da carreta, saiu ileso, e alegou que estava entrando na pista auxiliar, tendo olhado para os dois lados (direita e esquerda), não avistando nenhum veículo, quando de repente apareceu o ciclomotor, não conseguindo frear a tempo de evitar a colisão.

O condutor do ciclomotor, que não é habilitado, nem possui Autorização para conduzir ciclomotor (ACC), foi socorrido com ferimentos por equipe de resgate médico do Corpo d eBombeiros e levado para o Hospital de Emergência de Resende. 

O veículo foi removido para o pátio e aplicadas multas por estar com licenciamento vencido desde 2016 e dirigir sem possuir CNH ou ACC, pneu dianteiro em mau estado.

Proposta de reajuste das bandeiras tarifárias de energia elétrica é aprovado pelo TCU

O TCU examinou o reajuste autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nos valores das bandeiras tarifárias e não encontrou irregularidades
O Tribunal de Contas da União (TCU) examinou Solicitação do Congresso Nacional (CN) a respeito de possíveis irregularidades no reajuste nos valores das bandeiras tarifárias autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As bandeiras tarifárias têm o objetivo de repassar ao consumidor que se utiliza da energia elétrica provinda do Sistema Interligado Nacional (SIN), mensalmente e de forma transparente, os custos adicionais decorrentes da necessidade de acionamento de usinas térmicas. Isso ocorre por meio da cobrança de um valor adicional, equalizando a parcela de custos variáveis relativa à aquisição de energia elétrica pelas distribuidoras.

As alegadas irregularidades noticiadas estão relacionadas à Consulta Pública 012/2022, que buscou subsídios para a revisão dos adicionais e das faixas de acionamento para as Bandeiras Tarifárias 2022/2023.

A análise do TCU não identificou indícios de irregularidades na apreciação realizada pela Aneel das contribuições apresentadas na Consulta Pública 012/2022. Essa consulta teve, na verdade, significativo grau de transparência ao disponibilizar a integralidade da rotina de cálculo relacionada à parametrização e à determinação dos valores das Bandeiras Tarifárias. Foram, inclusive, incluídos algoritmos da programação e dados de entrada, o que possibilitou uma auditoria pormenorizada e contribuições com maior refinamento.

O Tribunal também constatou que os ajustes dos parâmetros de cálculo não resultaram em impactos expressivos nos valores das Bandeiras Tarifárias, apresentando acréscimos entre 2,12% e 4,98% dos valores inicialmente apresentados. A atualização dos parâmetros de cálculo das Bandeiras Tarifárias é importante para indicar projeções mais precisas, na busca de maior assertividade, que reflitam de forma mais fidedigna a realidade.

Assim, o trabalho concluiu que a Aneel apresentou argumentos legais e técnicos suficientes para acatar ou afastar as propostas apresentadas e não encontrou afronta à norma legal.

O relator do processo foi o ministro Benjamin Zymler. A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a então Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de Energia Elétrica.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Trânsito é liberado para carretas com escolta da GM na Rodovia do Contorno

_Agentes formam filas com veículos pesados na entrada da via; objetivo é tirar trânsito de dentro da cidade_

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) adotou uma nova medida para garantir a segurança de quem trafega pela Rodovia do Contorno, mas também evitando que o trânsito pesado acabe entrando dentro dos bairros da cidade. No horário do rush, nesta terça-feira, 31, os agentes se posicionam na entrada da via e formam comboios com os veículos maiores e mais pesados. Em seguida, as carretas e caminhões são escoltados ao longo da rodovia, em velocidade considerada segura. O primeiro comboio saiu escoltado pela Guarda Municipal por volta das 16 horas.

A medida deve durar até que a prefeitura e outros agentes públicos possam liberar o trânsito na pista, o que deve ocorrer nesta quarta-feira, dia 01 de fevereiro. Todas as ações da Prefeitura de Volta Redonda na Rodovia do Contorno acontecem de forma emergencial, para evitar tragédias, uma vez que a via foi construída pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem) e deve ser assumida pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), uma vez que se trata do prolongamento de uma rodovia federal, a BR-393. A prefeitura não pode, por exemplo, fazer obras de grande porte na rodovia, mas vem agindo preventivamente com ações que garantam mais segurança aos motoristas e moradores que passam pelo local.

“Isso já vai melhorar um pouco as condições de trânsito dentro da cidade, que ontem recebeu um grande volume de caminhões, diante do fechamento da Rodovia do Contorno. A expectativa é que a gente possa amanhã liberar o trânsito no local, com algumas medidas de segurança”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

A partir desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) vai começar a instalar cones, barreiras e redutores de velocidade. O objetivo é garantir a segurança de condutores e moradores dos condomínios às margens da rodovia. A medida será possível graças às ações emergenciais promovidas pela prefeitura nos últimos dias. Mesmo não tendo jurisdição legal sobre a via, o Poder Público Municipal fez a interdição total da Rodovia do Contorno, com acesso somente aos moradores da localidade, para definir quais ações seriam necessárias para o retorno do fluxo com segurança.

“Após esta primeira medida, foi feita uma inspeção, onde foram identificados os pontos mais críticos do pavimento, áreas da pista que estão mais escorregadias e foi feita uma sinalização provisória, de forma a atuar como uma moderação de tráfego. Ou seja, criar um obstáculo físico, afim de pôr fim à prática do excesso de velocidade”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco.

Barenco destacou que a via será toda sinalizada, com alerta aos condutores para respeitarem à sinalização implantada e reduzirem a velocidade. “A via ganhará sinalização horizontal e vertical de emergência, em especial nos pontos mais críticos. Os motoristas devem respeitá-las. Vai ser feito um monitoramento contínuo, através de uma parceria com todos os órgãos de segurança do município: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e diversos setores da prefeitura. Tudo para dar uma resposta à sociedade, embora o município não tenha jurisdição legal sobre a via”, frisou Barenco.

Máxima de 50 Km/h e cautela ao dirigir


Paralelamente, a Prefeitura de Volta Redonda busca uma reunião com a Justiça Federal e a Superintendência Regional do Dnit para que medidas de caráter definitivo sejam tomadas. “A recomendação é que os motoristas reduzam a velocidade em toda a extensão da via, com máxima de 50 km/h. Vamos implantar esta sinalização, comunicando ao Dnit todas essas atitudes para que ele possa intervir o mais rápido possível. Nós não queremos usurpar a responsabilidade de alguém. Mas nós temos a obrigação, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de garantir a preservação da vida”, disse Barenco.

O secretário informou ainda que haverá sinalização noturna, com o uso de painéis luminosos, e monitoramento por meio de viaturas 24 horas. “A responsabilidade é mútua; tanto do Poder Público, seja ele de qualquer esfera, quanto do condutor. Percebendo que está em um local que requer maior atenção, que ele obedeça a sinalização e reduza a velocidade ao longo de toda a rodovia”, finalizou Barenco. 

Medida Judicial

Em outra frente, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Procuradoria Geral do Município, reiterou a necessidade da realização de uma audiência especial, em caráter de urgência, com a Justiça Federal. O objetivo é que o Poder Judiciário possa ajudar a definir de quem é a responsabilidade sobre as obras e intervenções necessárias para garantir a segurança da Rodovia do Contorno em definitivo. A necessidade desta audiência se dá pelo fato do Dnit e DER não entrarem em consenso sobre quem é o responsável pela rodovia.

Guarda Municipal organizará trânsito próximo às escolas do Centro da cidade

Medida visa garantir  a fluidez dos veículos

A partir desta quinta-feira, dia 02, a Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Guarda Municipal, intensificará a atuação nas áreas centrais da cidade, próximo às escolas da rede particular de ensino. A iniciativa visa maior organização e fluidez no trânsito em função das voltas às aulas.

Segundo o secretário da Pasta, Capitão Daniel Abreu, as orientações e ordenamento do tráfego de veículos serão realizadas nos horários de entrada e saída dos colégios, inibindo a formação de filas duplas ou qualquer outro incidente que prejudique o trânsito.

Desde o ano passado os colégios adotaram horários alternados para os alunos. Esta diferenciação de alguns minutos no momento da chegada e saída dos alunos tem reduzido os impactos sobre o trânsito.

Ainda de acordo com Abreu, algumas vias de Barra Mansa dispõem de vagas de estacionamento destinadas às paradas rápidas. “Elas devem ser utilizadas para que os alunos entrem e saiam dos veículos com segurança. Para evitar transtornos é imprescindível o respeito ao Código Brasileiro de Trânsito. Também é recomendável, pelo menos nas primeiras semanas do retorno às aulas, sair de casa com alguns minutos de antecedência”.

Importante ressaltar que o acesso a escola localizada próximo ao Fórum do município deve ser realizado pela Via Sérgio Braga, no bairro Barbará.

Vestibular para curso de Administração para Pessoas com Deficiência em Volta Redonda será nesta terça e quarta-feira

Segunda turma da graduação exclusiva e gratuita, realizada em parceria pela prefeitura e UGB, terá aula inaugural no próximo dia 14

Candidatos à vaga na segunda turma do curso superior de Administração para Pessoas com Deficiência (PCDs), iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), prestam o vestibular social nesta terça e quarta-feira, dias 31 e 1º. A aula inaugural do curso gratuito, exclusivo para estudantes com deficiência auditiva e física e alunos com baixa visão será no dia 14 de fevereiro, no campus da universidade, no bairro Aterrado.

A avaliação dos 45 candidatos que pleiteiam uma vaga no curso pode ser pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por prova ou redação. O aluno que já tiver concluído outra graduação fica isento do vestibular. Todas as orientações foram passadas durante encontro, no fim da semana passada, no auditório do Palácio 17 de Julho, quando cada candidato escolheu o horário e o dia para passar pelo processo seletivo.

O prefeito Antonio Francisco Neto conversou com os estudantes e fez um pedido: "Não desistam do curso. Sejam corajosos diante das dificuldades e sigam até o fim. Quero ver todos vocês jogando o capelo para o alto no dia da formatura", falou, lembrando que a primeira turma, que começou a estudar em 2021, está no quarto período do curso.

"Diante de uma ideia pioneira, sabemos que muitos desafios serão enfrentados pela instituição, professores e também alunos, mas sabemos também que faremos história juntos", afirmou, lembrando que o curso superior amplia o leque de oportunidades para ingressar no mercado de trabalho ou empreender.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchoa, colocou a Pasta à disposição dos alunos para qualquer ajuda. Ele contou ainda que está em contato com empresas que atuam na cidade e região para conseguir vagas de estágio e emprego para os alunos do curso. ?Mais recentemente, estive na Ambev, em Piraí, apresentando o projeto da universidade para deficientes para a direção da empresa", contou.

Bruna Monteiro Jorge Faria é surda e vai concorrer a uma vaga no curso superior de Administração. "Terminei o ensino médio em 2016 e o terceiro grau sempre foi um sonho, que ficou adiado por falta de
recursos financeiros. Agora, vou agarrar a oportunidade, me dedicar para crescer na minha carreira profissional", disse Bruna, que atua no laboratório de uma empresa de beneficiamento de aço.

Luiz Cláudio Silvério é deficiente físico e terminou o ensino médio ano passado. Ele vai fazer o vestibular nesta semana e tem o apoio da irmã Letícia, que estava com ele na reunião na prefeitura. "É muito bom poder seguir com os estudos e, com diploma na mão, ter mais chances de conseguir um bom emprego", afirmou Luiz Cláudio.

Thiago da Silva, que é deficiente físico e presidente do Coopenea (Cooperadores com Pessoas com Deficiência), está na primeira turma do curso. Ele também esteve no encontro na prefeitura e conversou com os futuros colegas. "Esse curso é preparado para nos receber, já tentei outros cursos de formação, mas não conseguiu concluir. Agora, tenho certeza que vou até o final, citando a união da turma, a dedicação dos professores e o reforço pedagógico que têm no contraturno das aulas como fundamentais para o sucesso", disse.

Aulas noturnas e apoio pedagógico à tarde

O curso superior de Administração para pessoas com deficiência do UGB tem duração de quatro anos com aulas presenciais noturnas. Os professores terão o auxílio de intérpretes de Libra (Língua Brasileira de Sinais) para facilitar a compreensão das disciplinas pelos alunos. Além disso, no contraturno, no período da tarde, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) oferece apoio de intérpretes de Libra e professores de português e matemática para ajudar com o conteúdo das aulas do dia anterior.

A coordenadora do projeto e intérprete de Libras, Eliete Guimarães Vasques, acredita que essa é uma oportunidade ímpar, que fará a diferença na vida profissional destas pessoas. "É comum ocuparem vagas para deficientes, as cotas, mas com o diploma terão oportunidade de crescer dentro da empresa. Será um instrumento de mudança", afirmou.

Encontro entre profissionais da educação de Pinheiral promove abertura do ano letivo de 2023

Evento receberá diversos profissionais da educação

A Secretaria de Educação de Pinheiral reunirá profissionais da rede pública de ensino para a abertura oficial do ano letivo de 2023. O evento acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro em dois locais da cidade: No instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e na Escola Municipal Domingas Alves Ferreira, onde participarão do evento, professores, pedagogos e funcionários administrativos. Os organizadores esperam receber cerca de 600 profissionais.

“Preparamos esse momento para acolhida de retorno dos nossos professores e funcionários. Para os professores daremos início ao curso de educação especial, que terá continuidade durante o bimestre. Desejamos um feliz retorno para todos nossos profissionais, que seja um ano de muito sucesso profissional para todos”, declarou a diretora do departamento pedagógico, Maximilia Brandão.

"Nesta segunda-feira (30), realizamos uma reunião com os diretores para traçar as metas de 2023. Desejamos que 2023 seja repleto de muitas realizações, conquistas e sucesso a todos os profissionais da educação e de muito aprendizado e crescimento para os nossos alunos”, disse o secretário de Educação, Fernando Cabral.

Durante os três dias, serão realizadas diversas atividades, como palestras e abordagens que visam tratar de assuntos voltados a um aperfeiçoamento para os profissionais. No dia 1º, ocorrerá a recepção em cada unidade de ensino, promovendo o encontro de diferentes formações educacionais. Nos dias 2 e 3, as reuniões serão no auditório do IFRJ, em dois horários: às 7h e às 14h.  No dia 2, o evento será voltado para os professores e pedagogos, e contará com a participação da professora, pedagoga, psicopedagoga e palestrante Edineia da Silva, abordando o tema: Educação inclusiva: Uma utopia possível.

Já no dia 3, o público-alvo será os funcionários administrativos, onde os participantes receberão uma palestra motivacional, promovida pelo professor e especialista em neurociência aplicada à educação, Leandro Maia, sob o tema: O desafio é o que nos move.  Dando sequência, no mesmo dia, a recepção será na Escola Municipal Domingas Alves Ferreira, às 7h30, com a presença de mediadores educacionais e professores das salas de atendimento educacional especializado, com palestra que será realizada pela Coordenadora de Educação Especial, Frances Marcato.

Defesa Civil percorre áreas atingidas pelas chuvas desta segunda-feira, 30

Equipe atua em parceria com diversos órgãos públicos visando minimizar os estragos provocados pelo temporal 
Agentes da Defesa Civil de Barra Mansa estão percorrendo as áreas mais afetadas pelas chuvas que caíram no município na tarde desta segunda-feira, dia 30. Até o momento, informações dão conta do rompimento de uma manilha na Rua das Figueiras, no distrito de Nossa Senhora do Amparo e de alagamento na via principal do distrito de Floriano, próximo à Praça Central.

No bairro Siderlândia a situação continua sendo de alerta total. O temporal de domingo provocou a queda do muro de uma casa na Rua Suinã e um muro de contenção cedeu na Rua A e parte da via cedeu. Com a queda e o deslizamento, uma casa localizada abaixo do nível da via foi afetada. Nos cômodos atingidos estavam quatro crianças e um casal dormindo. Duas ficaram soterradas - um menino de 8 anos e um bebê de 1 ano. As seis vítimas foram socorridas pelos Bombeiros com escoriações leves e encaminhadas para a Santa Casa.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, a previsão era de 30 mm de chuvas. “Em uma hora, choveu cerca de 25mm. Estamos com nosso todo nosso efetivo em atuação, em parceria com as secretarias de Manutenção Urbana, Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública, Coordenadoria de Comunicação Social, Saae, entre outras,  visando amenizar os estragos causados pelas chuvas.

As chuvas devem continuar pelo menos até a próxima quinta-feira. Por isto é importante evitar trafegar por áreas alagadas, estar atentos a sinais de água escoando pelos morros, rachaduras em imóveis/encostas e quem mora em área ribeirinha se manter atento ao nível do rio.

A Defesa Civil monitora áreas de risco da cidade e possui sirenes de alertas de emergência. O órgão pode ser acionado através do telefone 199 ou (24) 3028-9370. Os Bombeiros atendem pelo número 193.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Sistema de pedágio Free Flow será iniciado em março na Rio-Santos/BR-101

Após o período de testes e ajustes nos equipamentos, cobrança efetiva deve acontecer a partir de março

A CCR RioSP inicia hoje (30/01), a operação assistida do Free Flow, o primeiro sistema de pagamento eletrônico de pedágio sem paradas do Brasil. Os pórticos estão instalados em Paraty/km 538; em Mangaratiba/km 447 e em Itaguaí/km 414, no trecho fluminense da BR-101. Durante o mês de fevereiro serão feitas as análises de fluxos e passagens com TAGs ou placas dos veículos, sem nenhuma cobrança. E após eventuais ajustes nos equipamentos, a concessionária estipula o início da cobrança a partir de março.

Como funciona o Free Flow 

· O sistema Free Flow substitui as convencionais praças de pedágio e permite uma viagem sem paradas ou diminuição de velocidade para a passagem pelos pórticos. · Os motoristas devem apenas respeitar os limites de velocidade dos respectivos trechos das rodovias. · O sistema funciona por meio de pórticos com tecnologia de última geração que identificam, classificam os veículos e cobram a tarifa eletronicamente, conforme o tipo e o número de eixos. · O sistema eletrônico de cobrança de tarifa traz para o cliente da rodovia conforto, fluidez de tráfego e economia de combustível. · Na BR-101, a cobrança não será por quilômetro percorrido.

Como pagar a tarifa Free Flow

· Todos os veículos com TAG terão desconto de 5% na tarifa de pedágio. · Os veículos leves têm desconto progressivo a partir da segunda até a trigésima passagem, desde que realizadas no mesmo local/sentido, dentro do mês vigente. Os descontos podem variar entre 5 e 70%. · Há duas maneiras de funcionamento: uma pela leitura de uma TAG previamente instalada no para-brisa; outra pela leitura da placa dos veículos; · No primeiro caso, a passagem será cobrada direto na fatura da operadora de TAG com o desconto previsto para o usuário frequente, que pode alcançar até 70%; · Cliente de TAG terá desconto de 5% mesmo com uma passagem ao mês; · Já para o motorista que não tem TAG instalada no para-brisa, o pagamento da tarifa poderá ser feito por WhatsApp/Chatbot, App ou portal web da concessionária, além da carteira digital, por meio de PIX ou cartão de crédito; · A tarifa deve ser paga em até 15 dias corridos após a passagem; · Ao não efetuar o pagamento, o condutor estará cometendo infração de trânsito, prevista no art. 209-A da Lei nº 9.503 de setembro de 1991, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). · Os valores da tarifa ainda não foram publicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


Campanha educativa na rodovia

Para orientar sobre o free flow, a concessionária está com ações educativas nos locais em que a operação assistida vai funcionar. As ações de comunicação também incluem mensagens nas principais rádios do eixo, ativações em postos de serviços, hotéis, empresas e faculdades e já acontecem desde o dia 14/01. Para mais informações, o cliente da Rio-Santos pode acessar o exclusivo do free flow. O endereço é o www.ccrriosp.com.br/freeflow.

Sobre a CCR RioSP: A CCR RioSP é responsável pela administração das Rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), num total de 626 km de extensão. A Via Dutra liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do país – Rio de Janeiro e São Paulo - que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. Já a BR-101, entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro (RJ), passa por uma região litorânea que tem grande fluxo turístico. Saiba mais em www.ccrriosp.com.br.

Traficante é preso com drogas em Barra Mansa

Foto: PM
Um homem foi preso com drogas no final da tarde desta segunda-feira (30), no bairro Bom Pastor em Barra Mansa.

Policiais verificaram uma denúncia de trafico de drogas e detiveram um homem que tinha consigo um rádio transmissor, 35 dolas de maconha, 183 papelotes de cocaína, 122 pedras de crack e 45 reais em espécie.

Tudo apresentado junto à 90DP em Barra Mansa onde o suspeito permaneceu preso.

GM remove dezoito veículos irregulares em Volta Redonda

Entre os dias 23 e 29 de janeiro, através de fiscalizações ou atendendo às denúncias recebidas, a operação 'VR em Ordem' removeu ao Depósito Público Municipal dezoito veículos irregulares – quatro automóveis e quatorze motocicletas.

Nas quatorze motos foram constatadas as seguintes irregularidades: condutor sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); sem placas; estacionamento irregular e a moto com o escapamento modificado, ou a “famosa moto barulhenta”. Tudo isso após denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) ou de fiscalizações realizadas pelas forças de segurança nas ruas.

Os quatro automóveis foram recolhidos por: estar em situação de abandono na via pública; como o gol branco, recolhido no bairro Mirante do Bosque, o Corsa vinho, no bairro Vila Americana e a Kombi, no Jardim das Américas. Após receber várias denúncias, a GMVR esteve aos locais para remoção dos veículos, no qual os proprietários não cumpriram o Decreto Municipal 15601. Moradores reclamaram e fizeram o comunicado ao Ciosp para que uma solução fosse tomada.