Rádio Acesa FM VR: Gengivas que sangram? Entenda o problema e evite o tártaro e a perda dos dentes

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Gengivas que sangram? Entenda o problema e evite o tártaro e a perda dos dentes

Gengivas que sangram? Entenda o problema e evite o tártaro e a perda dos dentes

— Regra número um: gengiva saudável não sangra! — afirma Mario Groisman, Mestre em Ciências Dentais pela Universidade de Lund, Suécia, e membro da Academia Brasileira de Odontologia ao comentar sobre a gengivite, uma das doenças periodontais que mais acometem brasileiros de todas as idades.

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde afirma que 37% da população brasileira com até 12 anos é acometida por algum tipo de doença periodontal. Este número atinge a casa dos 49,1% para jovens entre 15 e 19 anos, vai para 82% entre adultos de 35 a 44 anos e chega à marca de 98,2% em idosos entre 65 e 74 anos.

— A doença se caracteriza por uma inflamação da gengiva que, ao progredir, atinge o osso que envolve e segura os dentes. Ela é causada pela placa bacteriana ou pelo que chamamos de biofilme dental, que é uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes — explica Mario Groisman.

A gengivite pode ser prevenida por meio da escovação eficaz e pelo uso de fio dental feito corretamente. Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente, podendo causar a retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.

Entenda a importância da preocupação com a higiene bucal

O especialista respondeu algumas dúvidas sobre a saúde das gengivas.
- Qual a importância de ter gengiva saudável?

Manter a gengiva saudável é um fator extremamente importante para a manutenção dos dentes na cavidade oral, uma vez que a progressão da gengivite para uma periodontite afeta diretamente os tecidos de suporte dos dentes, o osso alveolar e o ligamento periodontal, levando à possibilidade de perda dos dentes. Outro aspecto absolutamente importante é a correlação positiva entre a periodontite e alterações cardiovasculares, maior incidência de nascimentos prematuros e o desenvolvimento de crianças de baixo peso.

- Quais os sintomas da gengivite?

Os sintomas mais comuns são as gengivas que sangram com facilidade (especialmente ao escovar os dentes), e que se apresentam inchadas e avermelhadas, além do mau hálito e do gosto ruim na boca.
- Como tratar problemas na gengiva?

A gengivite pode ser geralmente revertida com a escovação regular e o uso do fio dental. Entretanto, se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.
- As pastas de dentes especializadas são uma boa opção?

Novas tecnologias em cremes dentais auxiliam, por exemplo, na diminuição da sensibilidade dentinária, no melhor controle das lesões de cárie, e em outros aspectos.
- Quais as consequências de gengiva mal cuidada?

Além da evolução para a formação de tártaro e periodontite, no aspecto social, além do mau hálito, a coloração avermelhada e o edema são características que podem afetar a autoestima dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825