Rádio Acesa FM VR: Há 117 anos EUA davam início ao bloqueio de Santiago de Cuba

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Há 117 anos EUA davam início ao bloqueio de Santiago de Cuba

Há 117 anos EUA davam início ao bloqueio de Santiago de Cuba

Apresentação Carmen Lúcia
Há 117 anos, os Estados Unidos davam inicio ao bloqueio de Santiago de Cuba. O bloqueio à colônia espanhola localizada ao leste da Ilha de Cuba, foi a primeira grande vitória militar dos Estados Unidos, na chamada Guerra hispano-americana.

O ano era 1898. A Espanha, em decadência, enfrentava rebeliões em suas colônias: além da Ilha de Cuba, Porto Rico e Filipinas. Os Estados Unidos tinham interesse em enfrentar a Espanha para minimizar os efeitos da guerra civil que devastou o país. Também seria uma boa oportunidade para testar a indústria naval do país. Buscaram aliados nos próprios cubanos que lutavam por independência.

E assim, com o pretexto de libertar Cuba do domínio espanhol, o presidente norte- americano William McKinley declarou guerra ao país europeu em abril de 1898. A ação militar dos Estados Unidos veio após a explosão de um navio no porto de Havana, em Cuba, ocorrida dois meses antes.

A imprensa tratou a explosão como um atentato arquitetado pela Espanha, que chegou a pedir desculpas, mas não adiantou. Mais tarde, segundo historiadores, foi constatado que a explosão não foi um ato de guerra, mas um acidente.

Percebendo que a guerra seria decidida pela campanha em Cuba, os espanhóis enviaram para a Ilha, o almirante Pascual Cervera y Topete, comandante da frota do Caribe, com seis navios. Esperavam mostrar a bandeira na maior colônia espanhola e uma força preparada para enfrentar a poderosa Marinha dos Estados Unidos. Mas não conseguiram nem uma coisa nem outra.

A Espanha tinha uma frota antiquada e com o apoio de apenas 12 mil homens não resistiu à ação americana. Seis navios foram arrasados pelos Estados Unidos, que não sofreram qualquer baixa. Do lado espanhol, foram cerca de 500 vítimas, incluindo o oficial de mais alto escalão.

Os mais de mil marinheiros espanhóis resgatados, incluindo o Almirante Cervera, foram enviados para o estaleiro Naval de Portsmouth, em Maine. No final da batalha, que durou 8 meses, o General Chambers McKibbin, foi escolhido como governador militar da cidade de Santiago de Cuba. Além de Cuba, as batalhas dos americanos pelas colônias espanholas também aconteceram em Porto Rico e nas ilhas Filipinas.

Cuba passou a ser administrada pelos americanos. Porto Rico se integrou aos Estados Unidos e as distantes ilhas Filipinas foram anexadas, transformando-se na primeira colônia americana. Quatro anos depois do fim da guerra hispano-americana, em 1902, Cuba se tornou independente, mas ainda permaneceu ligada à política e aos interesses dos Estados Unidos por várias décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825