Rádio Acesa FM VR: EDUCAÇÃO: Apenas 7,3% dos estudantes deixam o Ensino Médio com conhecimento satisfatório em matemática

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

EDUCAÇÃO: Apenas 7,3% dos estudantes deixam o Ensino Médio com conhecimento satisfatório em matemática

Apenas 7,3 por cento dos estudantes brasileiros atingem níveis satisfatórios de conhecimento em matemática, quando deixam o Ensino Médio. Os dados são de um levantamento divulgado neste ano pelo movimento Todos pela Educação. O índice é ainda pior que o constatado na última pesquisa, divulgada em 2013, quando a parcela de alunos com conhecimento adequado em matemática era de 9,3 por cento. 

Para o vice-presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, José Ferreira de Castro, o problema do ensino no Brasil está na base, desde a alfabetização. 

De acordo com estudo divulgado pelo Todos pela Educação, o índice de aprendizagem em matemática é ainda pior quando consideradas apenas as escolas públicas. Somente 3,6 por cento dos alunos alcançam um conhecimento adequado em matemática, o que significa que 96,4 por cento dos estudantes do ensino público não aprendem o esperado na escola. De acordo com o presidente da Câmara de Educação Básica, da Confenen, Samuel Lara, isso acontece, porque as escolas da rede privada exigem dos alunos resultados individuais que confirmem a compreensão do aprendizado. 

“Na escola particular, o resultado é melhor, devido ao processo de levar ao aluno a plena concepção de resultados que confirmem o aprendizado. Por isso, também observa-se o desempenho melhor desses alunos nas avaliações externas. A rede privada tem conseguido resultados melhores de seus alunos para a progressão ao ensino superior.”

Mesmo com a preocupante situação relacionada a aprendizagem da matemática ao fim do período escolar, a pesquisa do Todos Pela Educação mostra um avanço geral do conhecimento dos alunos na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Entre 2005 e 2015, houve um aumento dos municípios com maiores percentuais de estudantes com aprendizado adequado. Em 2005, apenas 0,1 por cento dos municípios tinha mais de 75 por cento dos estudantes aprendendo o mínimo adequado. Esse índice saltou para 8,4 por cento em 2015. 

Reportagem, João Paulo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825