Rádio Acesa FM VR: Há 53 anos, África do Sul era banida dos Jogos Olímpicos

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Há 53 anos, África do Sul era banida dos Jogos Olímpicos

O regime racista praticado na África do Sul na década 1960, além de trazer prejuízo social ao país, trouxe outras perdas, inclusive para o esporte.

No dia 18 de agosto de 1964, por causa do regime de Apartheid, a África do Sul foi banida dos Jogos Olímpicos, pelo COI – Comitê Olímpico Internacional. O afastamento prejudicou a carreira de muitos atletas sul-africanos, que graças à punição não puderam disputar grandes competições mundiais.

Três anos antes de ser banida pelo COI –  ainda durante o período em que o racismo era oficial no país –, eles já haviam sido banidos dos jogos pela FIFA. E a seleção sul-africana não pode participar de nenhum campeonato internacional de futebol.

Para se ter uma ideia do prejuízo que o esporte sofreu, basta analisar, por exemplo, que o futebol existe no país desde o século XIX. Por causa do racismo não havia, na década de 1960,  uma seleção unificada: brancos e negros possuíam os próprios times, seleções e associações.

Durante 28 anos, os sul-africanos ficaram de fora das Olimpíadas. O país só voltou a disputar em 1992, em Barcelona, depois de a política de segregação racial ter sido extinta no país. O sistema só foi oficialmente banido em 1990.

Para os sul-africanos, os Jogos Olímpicos de Barcelona foi um marco histórico. Duas atletas mostraram ao mundo que não era a cor da pele que as definiam.

Derartu Tulu, atleta negra, da Etiópia, disputou a maratona dos dez mil metros e venceu Elana Meyer, atleta branca, sul-africana.

Depois da prova, as duas corredoras se abraçaram e fizeram a volta Olímpica, juntas, para mostrar ao mundo que estava passando da hora de encerrar um longo período de discriminação e preconceito.

Derartu Tulu foi a primeira mulher negra da história a receber um prêmio Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825