Rádio Acesa FM VR: A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

(CBMERJ) seguem mobilizados atuando para prevenir e minimizar danos causados pelas precipitações em todo o Estado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O CBMERJ realizou mais de 300 atendimentos relacionados às chuvas desde sábado (08.01). Não há registro de vítimas fatais, até o momento.

A Sedec-RJ está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição, colocando em prática as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.

Os agentes seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos e dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.  

Outras informações:

- Agentes estaduais seguem visitando as regiões afetadas para analisar a situação in loco e prestar todo apoio às Defesas Civis municipais, a fim de minimizar danos. Os agentes prestam, inclusive, auxílio às autoridades locais no preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência.

- Segundo dados compilados, há cerca de 2900 desalojados e 500 desabrigados em função das chuvas em todo o estado (sugerimos atualizar em tempo real com as prefeituras). Todas as regiões registram áreas de inundações, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.

 - Até o momento, os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu decretaram Situação de Emergência (SE). Outras cidades têm os processos em avaliação. Com o reconhecimento da situação de emergência pelo Estado, os municípios podem contar com a ajuda financeira do Governo Federal.

🌧 Panorama Meteorológico para 11 e 12 de janeiro (Cemaden-RJ)
 
Áreas de instabilidade em médios e altos níveis da atmosfera associadas à alta umidade influenciarão o tempo no estado hoje (11/01) e amanhã (12/01).
 
11/01 - Céu parcialmente nublado a encoberto, com pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte a partir da tarde.
 
12/01 – Céu parcialmente nublado a encoberto, com pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte na madrugada. A partir da tarde, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva moderada a ocasionalmente forte.
 
Nas questões geológicas:
 
O cenário de possibilidade de ocorrências de deslizamentos permanece MODERADO, ALTO e MUITO ALTO em todo o estado do Rio de Janeiro por conta dos acumulados pluviométricos elevados, associado à previsão de chuva moderada a ocasionalmente forte para as próximas horas.

Nas questões hidrológicas:
 
O cenário permanece com risco hidrológico MODERADO, ALTO ou MUITO ALTO para todo o estado do Rio de Janeiro. A região Noroeste ainda apresenta transbordamento em todas as seções de monitoramento fluviométrico das bacias dos rios Muriaé, Pomba e Itabapoana. Na região Serrana, na bacia hidrográfica do rio Dois Rios, houve o registro de acumulados pluviométricos elevados ao longo do dia 10/11/22 e a ocorrência do transbordamento na madrugada do dia 11/01/22 de afluentes do rio Negro, confirmado in loco pelas equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Os principais municípios atingidos foram os de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, mas
 Trajano de Morais, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Itaocara e São Fidélis também merecem atenção.

Alerta por celular

Uma importante ferramenta na prevenção de desastres são os alertas de risco enviados para a população. Para se cadastrar é preciso mandar um SMS com o número do CEP para 40199. É gratuito! Atualmente, o serviço já conta com mais de 1,6 milhão de registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825