Rádio Acesa FM VR: Porto Real registra infestação de escorpiões

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Porto Real registra infestação de escorpiões

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e o Instituto Vital Brazil (IVB) estão intensificando esforços para controlar o aparecimento de escorpiões na região de Porto Real. Um abrangente plano de ação foi desenvolvido para o município, envolvendo diferentes secretarias e setores.

A equipe do aracnário do Instituto Vital Brazil está colaborando ativamente com os profissionais da prefeitura de Porto Real para combater a infestação de escorpiões, inclusive em ambientes sensíveis, como creches e escolas. De acordo com Claudio Maurício Vieira, biólogo e coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, a presença desses animais tem aumentado consideravelmente nos últimos cinco anos em áreas onde antes eram menos frequentes.

Especialistas do IVB fizeram uma capacitação para trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação, focado em medidas preventivas e ações a serem tomadas em caso de acidente com crianças. Além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram treinados em estratégias de educação em saúde, prevenção e controle de escorpiões. Também estão sendo planejadas intervenções físicas, como eliminação de criadouros, bloqueio de acessos, remoção de abrigos e coletas de escorpiões, em locais estratégicos para reduzir o risco de acidentes com estes animais.

Prevenção de acidentes com artrópodes peçonhentos:

Levantamento do Instituto Vital Brazil aponta aumento de casos de acidentes envolvendo aranhas e escorpiões. Em 2022, foram 658 registros de acidentes com aranhas e 635 com escorpiões, totalizando 1.293 acidentes. Foram registradas 1.219 ocorrências com estes animais em 2021 e 1.234 em 2020.  

Agravos envolvendo estes dois artrópodes são os mais comuns entre os acidentes com animais peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro. Juntos, eles corresponderam a 58,2% dos agravos com animais peçonhentos em 2022.

Para que os acidentes com aranhas ou outros animais peçonhentos não ocorram, devemos adotar as seguintes medidas:

— Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas;

—  Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas;

—  Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois as aranhas podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas que deles se alimentam; verificar a presença de aranhas em hortifrutigranjeiros;

— Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825