Rádio Acesa FM VR: Abastecimento de água em Barra do Piraí fica comprometido após fortes chuvas

domingo, 3 de março de 2024

Abastecimento de água em Barra do Piraí fica comprometido após fortes chuvas

Após as chuvas recentes, a situação de abastecimento de água em Barra do Piraí se agravou, com dezenas de bairros afetados e as estações sofrendo danos adicionais. Segundo informações da prefeitura, foram registrados 154 pontos de deslizamentos, alguns dos quais comprometendo diretamente as estações hídricas.

Diversas Estações de Tratamento de Água tiveram o seu funcionamento interrompido, desta forma, causando o desabastecimento em diversos bairros do Município, entre eles, os mais populosos: Areal, Boa Sorte, Cantão, Asilo, Maracanã, Muqueca, Centro, Oficinas Velhas, Lago Azul, São José, Roseira, Ponte Vermelha, Boca do Mato e Adjacências. Estas localidades representam uma de polução de, aproximadamente, 15 mil usuários.

A Estação de Tratamento de Água – ETA, localizada no bairro Morro do Gama, que abastece 70% da cidade, foi a mais afetada pelos estragos causados pelas chuvas, tendo o seu ponto de captação desativado por causa de descargas elétricas nos conjuntos de bombas e moto-bombas, com isso, impedindo o bombeamento de água bruta e, por consequências, a impossibilidade de tratamento e distribuição do líquido.  Além disso, o desmoronamento de terras obstruiu o aceso à ETA, sendo assim, dificultando que os insumos químicos chegassem ao ponto de tratamento e distribuição de água potável.

Ainda, existe o risco de rompimento das tubulações de 200 milímetros que ligam a Estação de Tratamento com a Estação de Captação de Água Bruta. "O risco de uma nova tragédia é agravada pelo fato de que inúmeras residências foram construídas por cima de tais tubulações, pois, o deslizamento de novas áreas de terras e o rompimento destas adutoras poderiam levar diversas famílias ao estado de calamidade novamente", relata o prefeito Mario Esteves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825