Rádio Acesa FM VR: Força-tarefa contra a dengue ganha reforço de voluntários em Volta Redonda

sexta-feira, 1 de março de 2024

Força-tarefa contra a dengue ganha reforço de voluntários em Volta Redonda

Em sua 15ª ação, funcionários da prefeitura estão contando com apoio de moradores do bairro Santa Rita do Zarur para combate ao mosquito Aedes aegypti
A mobilização no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – ganhou reforço nesta sexta-feira, dia 1º, com o apoio de moradores do Santa Rita do Zarur. Eles acompanharam os profissionais das secretarias de Saúde (SMS) e de Infraestrutura (SMI) que estão atuando no bairro com a força-tarefa contra a dengue montada pela prefeitura.

“São agentes da comunidade, voluntários que estão ajudando nossos agentes a identificar os pontos críticos dentro do bairro, auxiliando para que as pessoas recebam os agentes dentro de suas residências, e também passando orientações aos moradores”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad, lembrando que a ação acontece no bairro também neste sábado (2).

O Santa Rita do Zarur é o 15º bairro a receber a força-tarefa. Os voluntários e os agentes de endemia percorreram diversas vias da localidade, verificando possíveis focos do mosquito e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para que o mosquito não se reproduza. Em algumas residências foram encontrados recipientes com água parada e objetos que podem se tornar criadouro do mosquito. A dona de casa Natália Ruffo recebeu os agentes em sua casa para as devidas orientações e falou sobre a importância da prevenção.

Além dos agentes de endemias e os voluntários, a força-tarefa conta ainda com equipes da Secretaria de Infraestrutura que estão recolhendo, com apoio de caminhões, entulhos e diversos outros materiais não servíveis que podem armazenar água parada e virar criadouros do Aedes aegypti.

“Moradores, lideranças, representantes das igrejas católica e evangélica e governo municipal estão, juntos, atuando no bairro, fazendo limpeza, removendo focos e ações de conscientização. Estamos juntos contra a dengue. Peço aos moradores que abram suas casas para o mutirão contra à dengue até este sábado, dia 2. A ação realizada pela prefeitura conta com a ajuda de voluntários e lideranças do bairro e novamente eu peço: abram suas casas para os agentes e voluntários, olhem o quintal, caixa d’água e plantas. Vamos eliminar todos os focos”, frisou o presidente da Câmara Municipal, o vereador Edson Quinto, que ajudou a organizar esta etapa da campanha.

Até o momento, a força-tarefa contra a dengue já percorreu os bairros São Lucas, São Cristóvão, Minerlândia, São Carlos, Eucaliptal, Sessenta, Siderópolis, Dom Bosco, Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Santa Cruz, Aero Clube e Água Limpa.

‘Dia D’

Janaína Soledad lembrou ainda que neste sábado (2), no Santa Rita do Zarur, o trabalho da força-tarefa será integrado ao “Dia D” de combate à dengue. “Um dia de todo o Brasil se juntar para fazer suas campanhas, seus mutirões, para eliminar os focos do mosquito”, reforçou a coordenadora da Vigilância Ambiental.

Anunciado nesta semana pelo Ministério da Saúde, o “Dia D” de combate à dengue será uma mobilização nacional, programada para este sábado (2), para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema “10 minutos contra a dengue”. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a mobilização em todo o país.

“Faço aqui um chamamento à sociedade para que estejam conosco no ‘Dia D - Brasil unido contra a dengue’. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou.

Fotos de Geraldo Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825