Rádio Acesa FM VR

quarta-feira, 29 de março de 2023

Oferta da vacina BCG é ampliada em Volta Redonda

Com estoque maior de doses, Secretaria de Saúde disponibiliza aplicação em seis unidades básicas, além de maternidade 
Foi ampliado, a partir dessa segunda-feira (27), a oferta da vacina BCG, que protege contra as formas graves da tuberculose. Com um estoque de doses maior disponível, a aplicação, que acontecia apenas na maternidade do Hospital São João Batista e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Jardim Paraíba, foi descentralizada e está sendo realizada também em seis unidades básicas. 

“A vacina BCG é aplicada em dose única, ao nascer. Em algumas maternidades, como no Hospital São João Batista, a maior parte dos recém-nascidos já têm a vacina aplicada antes da alta hospitalar. Porém, em alguns casos, como na prematuridade extrema ou baixo peso, a aplicação é adiada”, explicou o médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos. 

A vacina, que é aplicada em dose única e pode ser feita até a criança completar 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida, estará disponível nos seguintes dias e unidades: Conforto (quarta-feira); Jardim Paraíba (segunda, quarta e sexta-feira); Retiro 1: (terça e quinta-feira); Vila Brasília (quarta-feira); Açude 1 (quinta-feira); e Volta Grande (sexta-feira). 

Proteção

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 

Os sintomas da tuberculose ativa no pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia. 

Transmissão


Pessoas infectadas podem não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de gotículas de saliva da garganta. O compartilhamento de objetos não oferece risco. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, a forma grave e generalizada. 

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de vida. A vacina, em dose única, é oferecida gratuitamente nas unidades básicas de Saúde. 

Cuidados antes e após a vacinação

A vacinação não requer qualquer cuidado prévio. Após a administração da vacina, a reação pode acontecer em até 60 dias depois da aplicação e é esperada, com posterior formação de cicatriz. É importante não colocar nenhum produto, medicamento ou curativo, pois trata-se de uma resposta esperada e normal à vacina.

Auditoria do TCU aponta falhas na concessão de recursos previdenciários do INSS

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria no processo de recursos administrativos previdenciários, em que atuam o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) e a Subsecretaria de Perícia Médica Federal (SPMF). O objetivo da fiscalização, realizada no primeiro semestre de 2021, foi avaliar a eficiência, a eficácia e a transparência no tratamento de recursos administrativos, tendo em vista o aumento da quantidade de casos e do tempo de resolução.  

O trabalho do TCU demonstra que falta capacidade operacional aos órgãos, bem como procedimentos para monitorar a qualidade dos julgados. Foram identificadas, ainda, deficiências quanto à sistematização da jurisprudência pertinente e à transparência do processo. O principal efeito dos gargalos apontados é a desproteção dos direitos dos cidadãos, que normalmente dependem do benefício previdenciário para sustento próprio e da família.   

O relatório aponta que a duração total dos processos tem sido quase quatro vezes superior ao prazo máximo estipulado nas normas. Em razão do longo tempo de espera, os cidadãos acabam recorrendo ao judiciário, aumentando o custo para o governo. “É preciso ter em mente que a demora na concessão de direitos legítimos precariza a cidadania diante da natureza alimentícia das verbas previdenciárias”, observa o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo.

De acordo com a auditoria, seriam necessários mais de 16 anos apenas para cumprir os 274.777 acórdãos do CRPS pendentes. Destaca, ainda, que a tendência da fila no CRPS é de crescimento relativamente rápido: em média, surgem 48.880 novos recursos por mês, ao passo que o Conselho julga, em média, 34.107 ações mensais.

Apesar de o INSS ter decidido investir em inteligência artificial para agilizar a análise dos requerimentos pendentes, foram implementados algoritmos cuja resposta padrão passou a ser negativa diante de qualquer falha, resultando em quase 60% de recusa dos pedidos. “É essencial que algoritmos sejam validados de forma criteriosa, com seus resultados sendo submetidos à revisão humana pelo período necessário para se obter segurança de que não existem falhas detectáveis que possam trazer prejuízo a qualquer das partes”, pontua Cedraz.

Outras razões que contribuem para a incapacidade do INSS e do CRPS em atender adequadamente à demanda de recursos são: falta de uniformização de entendimento; ineficiências nos processos de recurso que tratam apenas de matéria médica; falta de clareza nas comunicações aos cidadãos que tiveram pedidos indeferidos pelo INSS; divergência sobre o modo de acesso dos conselheiros a informações dos sistemas do INSS e da Perícia Médica federal (PMF); baixa quantidade de processos relatados pelos conselheiros que não recebem jeton (gratificação paga em razão da participação em órgãos colegiados).

O TCU recomendou ao Ministério do Trabalho e Previdência e ao INSS que adotem ações para uniformizar o entendimento em relação a jurisprudências já pacificadas, facilitar o acesso dos conselheiros às informações necessárias para análise conclusiva do recurso, aumentar o nível de transparência aos cidadãos sobre a fila de recursos e aprimorar a automatização das atividades. A Corte orientou também que o INSS tome medidas preventivas para reduzir a quantidade de indeferimentos indevidos, disponibilize informações mais claras e detalhadas sobre a análise que motivou a decisão e reduza o estoque de processos pendentes de cumprimento de acórdão.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização é a Unidade de Auditoria Especializada em Previdência, Assistência e Trabalho (AudBenefícios).

terça-feira, 28 de março de 2023

Trânsito no Aero Clube terá mudanças para andamento de obra da Mobilidade Urbana em Volta Redonda

Interdição acontecerá nesta quarta-feira (29), a partir das 6h, em trecho da Avenida Ministro Salgado Filho. Linha 210C terá itinerário alterado

O trânsito no bairro Aero Clube, em Volta Redonda, terá mudanças a partir das 6h desta quarta-feira, dia 29, para que as equipes possam içar outra leva de vigas da ponte que está sendo construída sobre o Rio Paraíba do Sul. A ponte será um novo elo entre as duas margens do Rio Paraíba do Sul, desafogando o trânsito cada vez mais sobrecarregado no presente, mas principalmente preparando a cidade para o futuro. 

A obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município, em parceria com o Governo do Estado, que está investindo cerca de R$ 140 milhões em melhorias na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), um guindaste de 250 toneladas será posicionado na via em frente ao clube do bairro para a execução dos trabalhos. 

A interdição acontecerá em um trecho da Avenida Ministro Salgado Filho, compreendido entre a Avenida 7 de Setembro e o trevo com a Avenida Beira-Rio (próximo ao Kartódromo). O tráfego de veículos ficará interrompido até o término da instalação das vigas, que está previsto para as 18h. 

Ônibus 

A STMU informa que também haverá desvio no itinerário dos ônibus da Linha 210 C (Três Poços X Aterrado), no sentido da Radial Leste para o Senai. Durante toda a quarta-feira, os veículos dessa linha irão percorrer as seguintes ruas e avenidas: Rua da Figueira; Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes; BR-393; Radial Leste; Trevo do Aero; Avenida Ministro Salgado Filho (Cohab); Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio); Rua Capitão João Maurício de Medeiros; Rua Tenente José Eduardo Junqueira (garagem da PMVR); Avenida Ministro Salgado Filho; Avenida Pedro Lima Mendes (Senai); Avenida Beira-Rio. 

O retorno será realizado pela Avenida Ministro Salgado Filho (Cohab) para a Avenida Beira-Rio; Avenida Artur Luiz Correia (Jardim Veneza); Avenida Nossa Senhora do Amparo; Ponte Pequetito Amorim; Avenida Paulo de Frontin; Rua Neme Felipe; Rua Antônio Leal Souza Neto; Rua 552; Viaduto Nossa Senhora das Graças; Avenida dos Trabalhadores; Avenida Getúlio Vargas; BR-393; Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes; e Rua da Figueira. 

Os motoristas de carros de passeio podem usar o mesmo itinerário, passando pela Avenida Artur Luís Correia, no bairro Barreira Cravo.

Barra Mansa aumenta fiscalização sobre empreendimentos poluidores

Ação tem como finalidade evitar possíveis contaminações ambientais e regulamentar empresas sem o licenciamento ambiental

A Guarda Ambiental de Barra Mansa aumentou o número de fiscalizações sobre atividades potencialmente poluidoras, inspecionando todos os postos de combustíveis da cidade com o intuito de verificar o cumprimento das normas e legislações vigentes.

Em comparação com o primeiro trimestre de 2022, o número de denúncias sobre empresas em funcionamento sem a devida licença ambiental aumentou mais de 50%. Das mais de 40 denúncias atendidas em 2023, 18 notificações foram expedidas determinando providências para o licenciamento ambiental da atividade.

O Licenciamento Ambiental da atividade sujeita à autorização é importante para que sejam adotadas medidas de controle com a finalidade de evitar que possíveis incidentes ocasionem a poluição do ar, da água ou do solo. Além disso, empreendimentos devidamente licenciados têm acesso facilitado ao crédito e a serviços oferecidos por empresas multinacionais.

As denúncias relacionadas a empresas que estão funcionando sem o devido licenciamento ambiental podem ser realizadas pelo telefone (24) 2106-3408 ou pelo site da Prefeitura Municipal de Barra Mansa: www.barramansa.rj.gov.br.

Tenista de Volta Redonda conquista vice-campeonato na Argentina

Sthefany Lima, atleta do Clube dos Funcionários em Volta Redonda/RJ, foi finalista do torneio ITF (International Tennis Federation) J100 de Mendoza, na Argentina. Depois de ter vencido seus quatro primeiros jogos na competição, a paulista, de 16 anos, ficou com o vice-campeonato. Sthefany foi superada na última sexta-feira, dia 24, pela chilena Martina Pavissich por 7/6 (7-4), 4/6 e 6/3.

Com apenas 16 anos, a atleta ocupa o 266º lugar do ranking mundial juvenil e é a sexta melhor brasileira na classificação. A jovem que buscava seu segundo título de ITF, receberá 60 pontos pela boa campanha no torneio. Como profissional, Sthefany já tem 10 pontos na WTA (Women's Tennis Association).

“Essa é a primeira vez que a Sthefany disputa a final de um torneio ITF 100. Tenho muito orgulho da dedicação e empenho que ela coloca em tudo que faz. Nosso objetivo é avançar para que ela realize o sonho de estar entre as melhores do ranking para jogar os grandes torneios na chave principal”, destaca o técnico e pai da atleta, Emerson Lima.

Nesta semana, Sthefany está disputando em Santa Cruz, na Bolívia, o ITF 300 e já venceu com duplo 6/0 contra a boliviana April Pastor. No próximo desafio, Sthefany enfrentará a chilena Antonia Vergara.

O diretor de Esportes do Clube dos Funcionários, Alex Ribeiro, avalia com otimismo os resultados da tenista. “Sthefany está construindo uma carreira brilhante no esporte. Suas conquistas são fruto de um trabalho árduo ao lado de seu técnico, o que nos impulsiona a investir cada vez mais na formação de atletas na região”, comentou Alex.

Carreta tomba na Dutra, em Piraí

Foto: PRF

Uma carreta carregada com tábua tombou na madrugada desta terça-feira, dia 28, no km 243 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. O acidente, segundo a PRF, aconteceu por volta dás 03h40min.

A carga ficou espalhada pela pista e o veículo tombado atravessado na pista, interditando totalmente a via, não houve vítimas. 

Por volta dás 05h40 foi liberada parcialmente, continuando as faixas direita e esquerda interditadas, mas, desviando o trânsito pelo acostamento.

Elevatória de Ipiabas passará por manutenção nesta quinta-feira (30)

Barra do Piraí — a Cedae vai executar, nesta quinta-feira (30/3), das 7h às 17h, manutenção preventiva no sistema de abastecimento do distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí. Técnicos da Companhia farão a limpeza da barragem e do poço de captação da elevatória de água bruta. Durante o serviço, o fornecimento de água ficará interrompido no distrito.

O abastecimento será retomado logo após a conclusão da manutenção, mas pode levar até 36 horas para normalizar em toda a região.

Imóveis com caixas d’água e/ou cisternas não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a Companhia recomenda aos consumidores que utilizem água de forma equilibrada, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão-pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Carreta pega fogo após ser atingida por outra na Dutra, em Volta Redonda

Um acidente no inicio da manhã desta terça-feira, dia 28, interditou totalmente a Rodovia Presidente Dutra, na altura do km 263, em Volta Redonda.

A PRF informou que duas carretas se envolveram num acidente e uma delas pegou fogo em seguida. O motorista foi retirado a tempo com ferimentos e levado para o Hospital São João Batista.

O Corpo de Bombeiros impediu que a situação se agravasse mais, pois a carreta incendiada (tanque) estava carregada com etanol (inflamável), conseguindo apagar o fogo.

Fotos: PRF

Consumidor tem até sexta-feira, 31 de março, para negociar dívidas pelo Mutirão Nacional

Negociação pode ser feita pelo portal Consumidor.gov.br ou diretamente nos canais de atendimento da instituição credora 
Termina na sexta-feira, 31 de março, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons. 

Durante a negociação, as instituições oferecem condições especiais para que o consumidor possa organizar a sua vida financeira. A renegociação de dívida costuma ocorrer por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, a migração para outras modalidades de crédito mais baratas. 

Fica a critério de cada instituição, que define as regras e condições a serem ofertadas ao consumidor. 

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (como veículos, motocicletas e imóveis). 

A negociação pode ser feita diretamente nos canais oficiais da instituição credora ou pelo portal Consumidor.gov.br, que o consumidor acessa por meio de sua conta Gov.br prata ou ouro. 

Na página do Mutirão Nacional, criada para orientar o consumidor sobre como participar da campanha, há vídeos mostrando o passo a passo sobre como acessar o portal Gov.BR, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.

Na mesma página, o consumidor também encontra conteúdo exclusivo sobre orientação financeira e acesso a outros canais, como o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em nome do consumidor perante as instituições financeiras.

“O mutirão promove educação financeira, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas. É uma ação muito relevante para o consumidor, principalmente para aqueles que estão vivendo um momento difícil em relação às suas finanças pessoais. A iniciativa faz parte do nosso calendário anual, um esforço permanente dos bancos para auxiliar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças”, explica Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban.

No último Mutirão realizado em entre 1º e 30 de novembro de 2022, 2,325 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados. Com isso, chegou a 24,3 milhões o número total de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, que superam R$ 1,3 trilhão em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas. 

Como negociar no Mutirão


Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo.

Depois, pode utilizar uma das Planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas. Elas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um raio X das finanças. 


passo a passo para negociar dividas e contas atrasadas no mutirão 2022 febraban 

Na ocasião da negociação com a instituição credora, o consumidor interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, pode fazer contrapostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.

Lembrando que podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras e que tenham condições de quitar o valor que será negociado. Para pessoas superendividadas, que têm tratamento previsto na Lei 14.181, de 2021, a orientação é que procurem órgãos de proteção e defesa do consumidor.

A lista das instituições participantes do Mutirão Nacional pode ser consultada na página Meu Bolso Em Dia, da Febraban.

Armadilhas utilizadas para caça de animais, armas de fogo e aves silvestres, são apreendidas em Angra

Policiais ambientais que averiguavam denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – apreenderam neste domingo (26) na Gamboa do Belém, em Angra dos Reis, diversos materiais usados para caçar animais ilegalmente, armas, munições e inclusive pássaros da fauna silvestre brasileira que eram mantidos em cativeiro.

De acordo com os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, a equipe seguia as informações encaminhadas pelo Linha Verde e, na Alameda Jacarandá, ouviram um barulho de motosserra e foram ao local. O homem que utilizada o maquinário foi questionado sobre a LPU (Licença para Porte e Uso de Motosserra) e informou não possuir, informando ainda que a árvore estaria sendo podada pois ameaçava cair sob sua residência. Diante disso, levou os agentes da 4ª UPAm ao local e nesse momento, os mesmos observaram uma gaiola contendo uma maitaca. Perguntado novamente acerca da documentação necessária, o responsável disse não possuir e, quando os policiais perguntaram se havia outros pássaros, o mesmo correu para o interior da residência informando que não e que seria necessário um mandado para que os policiais militares adentrassem sua residência. Por haver então indícios de que algo de estranho ocorria ali, a equipe da UPAm explicou ao proprietário que o mesmo encontrava-se em flagrante delito e que essa seria uma das condicionantes para a entrada da equipe. Durante a fiscalização no interior do imóvel, a polícia avistou uma cartucheira e um coldre na varada, além de três gaiolas contendo um trinca ferro em cada, dois alçapões, um pio de caça, um transporte e uma gaiola armadilha.

Ainda dentro da casa, foram encontradas uma espingarda calibre 32 e um espingarda do tipo “soca-soca”, uma espingarda de pressão calibre 5.5mm, dois trabucos calibre 36, dois trabucos calibre 32, três trabucos calibre 28, um cano para trabuco calibre 32 e uma garrucha calibre 36, munições de calibre 32, 38, 22 e 36. Diante dos fatos, foi dada ciência dos crimes que ali ocorriam e depois de apreendidos, todos os materiais, inclusive a motosserra, foram encaminhados à 166ª DP, onde o responsável ficou preso em flagrante, sendo arbitrada fiança. Após presença do advogado do mesmo, foram lavrados autos de constatação em desfavor ao seu cliente, sendo as aves levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e o restante ficou no cartório da 166ª DP.

Mulher desaparece em Resende

O Programa Desaparecidos do Disque Denúncia, divulgou nesta segunda-feira, dia 27, cartaz a fim de obter informações que indiquem o paradeiro de Rachel de Carvalho Silvestre, de 35 anos

De acordo com o Programa, Rachel é moradora do bairro Liberdade, em Resende, e está desaparecida desde o dia 17 de março, por volta das 19 horas, quando saiu de casa sem revelar seu destino.

Gustavo Tramontin e Expedito Aquino são reeleitos no Clube dos Funcionários

Cargos serão ocupados durante o próximo biênio 2023/2025 
Os atuais presidente e vice do Clube dos Funcionários, Gustavo Tramontin e Expedito Aquino, seguem para mais um mandato na Diretoria Executiva da instituição até 2025. A reeleição ocorreu por aclamação no último domingo, dia 26, na Assembleia Geral do Clube junto a aprovação do relatório da Diretoria de 2022, em Volta Redonda/RJ.

Neste ano de 2023, em que o Clube completou 81 anos, o time segue investindo na modernização dos espaços e no bem-estar dos associados. “Nos últimos anos priorizamos a experiência dos sócios, sempre com muito zelo e responsabilidade. Recebemos em 2022 o quarto título consecutivo de Clube TOP 100 do Brasil, e esse resultado é fruto de um trabalho feito por muitas mãos. Assim nós queremos prosseguir, investindo em melhorias para a família Alvigrená, unindo sempre a tradição e a paixão pelo nosso Clube” afirmou o presidente reeleito, Gustavo Tramontin.

Desde o início da administração, a Diretoria trabalhou para oferecer uma experiência de qualidade a todos que frequentam o Clube, como relembra o vice-presidente, Expedito Aquino. “Diversas mudanças estruturais já foram realizadas, mas acreditamos ser só o começo de uma série de avanços que estão por vir. O Clube Alvigrená é um dos principais da região, além de ser referência tanto em formação esportiva, quanto nas áreas de lazer e cultura. Seguiremos cumprindo nosso compromisso com a família Alvigrená, fortalecendo nossos pilares: lazer, esporte e cultura”, finalizou Expedito.

A Assembleia foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Alyson Santana e contou com a presença do presidente do Grande Conselho, Evandro Ruy. O evento contou ainda com a participação de associados da família Alvigrená, além de membros da Diretoria, Conselho Deliberativo e Grande Conselho. A posse oficial será realizada no dia 1º de maio.

Aumenta o numero de pessoas sem medo de perder o emprego no estado do Rio

Em relação ao futuro, levantamento mostra estabilidade Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) realizada com 298 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 23 de fevereiro, mostra que o número de pessoas que não tiveram medo de perder o emprego nos últimos três meses aumentou em […]

Em relação ao futuro, levantamento mostra estabilidade

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) realizada com 298 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 23 de fevereiro, mostra que o número de pessoas que não tiveram medo de perder o emprego nos últimos três meses aumentou em relação a janeiro. Em fevereiro, esse percentual foi de 40,3% ante 39,9% do mês anterior. Já os que tiveram muito medo ficou estável (40,6%). A pesquisa revela que 19,1% tiveram pouco medo, contra 19,6% de janeiro.

Quanto à confiança no emprego nos próximos três meses, 37,2% disseram estar com muito medo de ficar desempregado. O índice na pesquisa de janeiro era de 37,3%. Em relação aos que não estão com medo de perder o emprego, os percentuais apresentaram queda: 40,3% em fevereiro e 41,3% em janeiro. 

Inadimplência e endividamento

O número de consumidores inadimplentes ou muito inadimplentes nos últimos três meses ficou em 35,2%. Ficaram pouco inadimplentes 15,8%. 49,0% não ficaram inadimplentes.

Entre os que ficaram inadimplentes, o cartão de crédito continua sendo o maior motivo, com 67,8%, seguido de luz, gás, telefone, água e internet (35,6%), crédito pessoal (33,6%), cheque especial (28,1%) e IPVA (24,7%). 70,5% responderam que tiveram mais de uma inadimplência.

O número de consumidores endividados ou muito endividados nos últimos três meses, de acordo com a nova pesquisa, ficou em 47,6%. Os pouco endividados são 22,8%. 29,5% não ficaram endividados.

Renda familiar

A quantidade de consumidores fluminenses que afirmaram ter sofrido diminuição na renda familiar nos últimos três meses ficou em 49,6% no novo levantamento. O percentual de consumidores que notificaram evolução da renda familiar foi de 9,7%. 40,6% disseram que a renda familiar continuou como está.

Para os próximos três meses, 34,2% acham que a renda familiar vai reduzir ou reduzir muito. Já os que acham que a renda familiar vai aumentar ou aumentar muito foi de 24,8%. 

Consumo de bens duráveis

Nos últimos três meses, 45,4% disseram que os gastos foram menores com bens duráveis. 27,1% gastaram mais e 27,5% tiveram gastos iguais.

Perguntados sobre os gastos com bens duráveis nos próximos três meses, 34,2% afirmaram que irão mantê-los, enquanto 36,3% diminuirão e 29,6% aumentarão.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Maquinista morre em acidente na CSN

Um acidente envolvendo uma locomotiva e um caminhão guincho deixou um homem morto na manhã desta segunda-feira, dia 27, em Volta Redonda. A batida aconteceu por volta das 06:20 da manhã na CSN.

A vitima foi identificada como José Mauro do Nascimento, de 56 anos.

Segundo informações preliminares, ele operava um composição quando colidiu com um caminhão. Ele chegou a ser levado para Hospital Santa Cecília, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota à imprensa, a empresa lamentou o ocorrido e disse que está prestando todo apoio necessário à família da vítima. A causa do acidente será investigado.

Homem relata como foi sobreviver a um grave acidente na Dutra, em Barra Mansa

Depois de visitar um amigo, José estava voltando para Porto Real quando se deparou com um trecho de lentidão da Dutra por causa de uma obra na estrada. Após uma freada brusca, José foi atingido por um caminhão que seguia logo atrás e não conseguiu desviar a tempo.

No último dia 21 de março, o senhor José Donizete Pereira, morador de Porto Real, sobreviveu a um grave acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, e literalmente, nasceu de novo. O homem que já se encontra em recuperação no Hospital Municipal, onde está recebendo todos os cuidados e contando com o apoio da família.

"Eu fiquei preso entre as ferragens e, graças a Deus, estava bem consciente. Na hora até quis sair do carro, mas fui orientado pelos caminhoneiros que foram me socorrer a esperar a chegada dos profissionais para os primeiros socorros”, relata José, que aguardou cerca de cinco minutos até a chegada dos bombeiros.

“Graças a Deus eu tive apenas uma fratura pequena na clavícula, e depois recebi a notícia que os dois caminhoneiros não ficaram feridos. Agora quero me recuperar bem e em breve voltar para a minha família, sabendo que nasci de novo e estou tendo uma nova oportunidade de vida”, finalizou José.

 

Sobre o Acidente

Depois de visitar um amigo, José estava voltando para Porto Real quando se deparou com um trecho de lentidão da Dutra por causa de uma obra na estrada. Após uma freada brusca, José foi atingido por um caminhão que seguia logo atrás e não conseguiu desviar a tempo.

A Polícia Rodoviária Federal explica que ao ser atingido, o carro foi arrastado para a outra faixa da pista e atingido por um outro caminhão que também não conseguiu desviar a tempo, deixando o carro do sr. José espremido entre os dois caminhões.

Hospital São João Batista recebe mais leitos e poltronas para melhor acomodar pacientes e acompanhantes

Unidade adquiriu mais 50 novas camas e 50 novas poltronas para os leitos, atendendo clínicas cirúrgica e médica, maternidade e PSA

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, adquiriu 50 novas camas e 50 novas poltronas de acompanhantes para leitos da unidade hospitalar.

A arquiteta e assessora técnica do hospital, Cláudia Freitas, explicou que os novos equipamentos vão substituir os antigos, que sofreram desgaste pelo tempo de uso. 

“São camas mais reforçadas e de três manivelas, o que aumenta o número de movimentos do leito. Trocamos na clínica médica, clínica cirúrgica, alojamento conjunto 1 e 2 da maternidade e todas do pronto-socorro”, explicou Cláudia, citando que foram investidos R$ 186 mil para a nova aquisição. 

Os novos equipamentos se juntam aos 70 já adquiridos em 2022, quando o hospital recebeu 40 novas camas e 30 novas poltronas. O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância das melhorias na unidade, que é referência em emergência no Sul Fluminense, e afirmou que o trabalho é constante no investimento na saúde do município.

Proprietários podem recuperar placas de seus veículos perdidas em alagamentos em Volta Redonda

Secretaria funciona na Ilha São João e os materiais recolhidos estão à disposição de segunda a sexta-feira, no horário comercial 
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda está devolvendo placas veiculares perdidas em alagamentos, durante as fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos meses. 

As placas recolhidas estão à disposição para devolução na sede da Semop, na Ilha São João, das 8h às 11h30, e das 14h às 17h30. 

“Muitas placas veiculares se encontram na sede da Semop. Basta ir nos dias e horários mencionados, e verificar se a sua está lá”, explicou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Teatro da Fevre passa por reforma para fomentar a cultura

Espaço está ganhando melhorias de adequação que devem ser concluídas em cerca de três meses
O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr., localizado no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, em Volta Redonda, está sendo reformado pela Prefeitura de Volta Redonda, para adequar o espaço para receber espetáculos de maior porte e fomentar a cultura. De acordo com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), que é responsável pela administração do local, a obra teve início neste mês de março e deve ser concluída em cerca de 90 dias. 

Os trabalhos atuais envolvem o reforço da estrutura do telhado e correção de algumas infiltrações. A obra contempla também o reforço da estrutura superior para receber equipamentos de iluminação e cortinas cênicas; além de mesa, cabeamento, entre outras melhorias. 

“Também faremos melhorias ligadas à segurança e o conforto dos espectadores. Com essa reforma, o teatro estará pronto para entrar no circuito nacional de peças, colocando Volta Redonda no papel de destaque no cenário artístico do país”, contou o presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira. 

Espaço conta com 166 lugares e palco de 260 m²

O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr. tem duas entradas – uma por dentro do Colégio Getúlio Vargas e outra pela Rua 154, no Laranjal – favorecendo tanto ao público escolar como a comunidade fora da escola, tendo ainda acessibilidade total para as pessoas com deficiência (PCD). 

O espaço tem 1,7 mil m2 de área construída, em três pavimentos – subsolo e térreo com mezanino, além de uma recepção com espaço suficiente para uma galeria de artes – mais um espaço público para os artistas da cidade. 

Na parte interna contempla a sala multiuso, que pode abrigar cursos, ensaios, palestras, seminários ou ainda projeções para filmes ou documentários. O mezanino na parte superior do auditório tem capacidade de 166 lugares com visão privilegiada para o palco de 260 m2. O teatro conta ainda com dois camarins - feminino e masculino.

Volta Redonda está entre os dez municípios do estado do Rio que farão o uso de novas armadilhas para monitoramento da dengue

Secretaria de Estado de Saúde coordena implantação de projeto que utiliza ovitrampas
Diante do cenário de aumento de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro, dez municípios foram selecionados para participar de um projeto-piloto que vai aprimorar o monitoramento da infestação pelo mosquito Aedes aegypti no ambiente. O treinamento para a implantação da nova ferramenta foi coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e reuniu profissionais das equipes municipais de vigilância epidemiológica e ambiental de 68 municípios. As chamadas ovitrampas são armadilhas que atraem fêmeas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, tornando mais sensível o monitoramento do ambiente.

No encontro, que aconteceu no último dia 16, a equipe da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde esclareceu as dúvidas sobre a implantação das ovitrampas e os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela SES-RJ para o início do projeto. Neste primeiro momento, os municípios selecionados foram: Macuco, Vassouras, Volta Redonda, Itaboraí, Nova Iguaçu, Itaguaí, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Cabo Frio e Saquarema. O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES-RJ, Mário Sérgio Ribeiro, explicou como será o processo de instalação  das armadilhas e o monitoramento.

- O monitoramento do mosquito com ovitrampas é uma metodologia extremamente sensível. Ela simula o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti. Essa metodologia tem característica de atração e funciona da seguinte forma: um vaso preto é preenchido com água e levedura de cerveja, que fica parada, atraindo as fêmeas dos mosquitos para a postura de ovos. Nele, é inserida uma palheta de madeira que facilita que a fêmea do Aedes coloque os ovos. Ela desova dentro da armadilha e os agentes de saúde realizam a coleta periódica desse vaso - disse Mário Sérgio Ribeiro.

A implementação da vigilância por meio das armadilhas foi apresentada pelo pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Bento Pereira Lima. A gerente de doenças transmitidas por vetores e zoonoses da SES-RJ, Cristina Giordano, abordou o cenário epidemiológico das arboviroses urbanas no estado do Rio. Os agentes que compõem as equipes municipais de vigilância também assistiram a uma palestra sobre o “Fortalecimento da Entomologia para a Vigilância do Aedes”, ministrada pela consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Poliana Lemos.

Programa ‘Advogado Social’ completa um ano com cerca de 4 mil atendimentos em Volta Redonda

Profissionais que atuam no projeto da secretaria de Ação Comunitária foram homenageados em cerimônia no Palácio 17 de Julho
O projeto “Advogado Social”, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda, completou um ano de retomada, com cerca de 4 mil atendimentos de suporte jurídico a famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Para celebrar o feito, a prefeitura prestou uma homenagem aos profissionais que atuam no projeto, durante cerimônia realizada no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado, na manhã desta sexta-feira (24), que teve a presença de diversas autoridades do município e do estado, além de representantes da sociedade civil e outras instituições. 

Foram homenageados os advogados sociais: Lara de Araújo Carvalho; William Ferreira de Carvalho Júnior; Juliana de Castro Lopes Medeiros; Valéria Oliveira, que atuam no programa promovido pelo Departamento de Proteção Social Básica da Smac, após frequente procura das famílias acompanhadas pelos Cras. O “Advogado Social” é oferecido como forte instrumento na promoção do acesso à justiça, pois permite que os usuários tenham a informação jurídica de forma gratuita em sua própria comunidade, diminuindo o deslocamento e os custos. 

O objetivo é que as famílias possam contar com o suporte jurídico de advogados que se deslocam para os bairros estabelecidos dos respectivos 31 Cras e Centros de Convivência, a partir de uma agenda que é mantida para permitir o contato regular com os usuários, através de atendimentos coletivos ou individuais. As equipes de cada Cras, de posse de sua listagem de atendimento, fazem o agendamento dos usuários conforme disponibilidade de dia e hora. 

Cerimônia

A abertura da cerimônia aconteceu com apresentação da ação “Guarda Chuva de Poesias” e entrega de poesias por participantes da oficina de Teatro do Cras Nova Primavera: Maria Gabrielli Araújo Jesus e Lorran Pieri Soares dos Reis. Depois foi apresentado vídeo sobre o Advogado Social e, em seguida, foi composta a mesa de abertura com as seguintes autoridades: prefeito Antonio Francisco Neto; deputado estadual Munir Neto; secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, e a subsecretária da Smac, Rosana Marques, a Branca; o ex-deputado federal Delegado Antônio Furtado; a coordenadora do programa “Advogado Social”, Adriele Gama; e o Dr. Rodolfo Levenhagen, responsável por iniciar o projeto. 

“Esse projeto só aconteceu graças a vocês (advogados sociais). Sou uma privilegiada por ter essa equipe incansável e capacitada. Todos os usuários são muito bem recebidos e a palavra é gratidão. E que daqui pra frente venham novos projetos e desafios”, disse a coordenadora Adriele, aproveitando a ocasião para lançar oficialmente a primeira edição da cartilha Direito Legal, que será distribuída nos Cras com orientações jurídicas. Nesta primeira edição o tema é sobre os direitos ao BPC/LOAS – Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga ao cidadão em determinadas condições. 

Em seguida foi a vez de Rodolfo Levenhagen agradecer pela oportunidade de retomar o programa que, segundo ele, gerou muitos resultados positivos. “É muito gratificante. É um orgulho ter feito parte desse trabalho que é realizado em equipe. Ele qualifica cada vez mais a assistência social e não tenho dúvidas de que é um benefício para a população”. 

O Delegado Antônio Furtado elogiou o programa, citando que deve ser um exemplo para outras cidades do país. “É importante que a pessoa tenha orientação e que isso possa virar benefício. 

A subsecretária de Ação Comunitária Branca também parabenizou todos os envolvidos: “É uma honra, uma gratidão, porque sei que temos uma equipe competente, e esse projeto traz mais humanidade no atendimento às pessoas, e está melhorando as relações familiares, que é o que importa”, acrescentou. 

A secretária Carla Duarte destacou a importância de os Cras receberem o programa para que ele aconteça. “É importante a acolhida dos Cras. A gente consegue ver a gratidão das pessoas. Tivemos depoimentos de situações paradas há mais de 10 anos e que os advogados sociais conseguiram dar prosseguimento. É dar mais dignidade, fazer o melhor para que a população de Volta Redonda se sinta realmente acolhida. Estou muito feliz”, disse Carla, que também foi homenageada durante a cerimônia, pelo trabalho realizado. 

O próximo participante da mesa a falar foi o deputado Munir Neto, destacando que o “Advogado Social” leva a Justiça a quem não tem condições. “É um projeto de excelência. A doutora Carolina nos apresentou esse projeto que levamos até 2016. Quando voltamos, retomamos a partir da reabertura dos Cras, e vai continuar avançando”. 

Em seguida, o prefeito Neto iniciou sua fala agradecendo a todos presentes e aos envolvidos no desenvolvimento e execução do programa. “Temos que fortalecer os Cras, esse trabalho, principalmente para quem mais precisa, é importante ser valorizado. Como o Munir sempre diz: Volta Redonda é proporcionalmente o município que mais tem Cras por habitante no país. E vamos chegar a 40 Cras ainda este ano. Estamos trabalhando todos os dias para melhorar o atendimento”, disse o prefeito. 

A cerimônia foi encerrada com a entrega das placas de homenagem aos advogados sociais e com uma apresentação de chorinho com a música Mulher Brasileira, de autoria do cantor e compositor Benito de Paula, ainda em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste mês (8 de março). A canção foi tocada por Cacá (Carlos Alberto da Silva Avelino), facilitador de cavaquinho e percussão, que estava acompanhado de Wesley da Silva Paes de Oliveira, participante da Oficina de cavaquinho e percussão do Cras Açude.

domingo, 26 de março de 2023

Rio registra o menor número de roubos de rua desde 2005

Outros crimes contra o patrimônio, como roubos de veículo e de carga, também apresentaram resultados positivos
Nos dois primeiros meses deste ano os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo) diminuíram 10% no estado do Rio em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 8.881 casos entre janeiro e fevereiro deste ano, contra 9.909 em 2022 - o menor valor para o período dos últimos 18 anos.

Outros indicadores estratégicos de crimes contra o patrimônio, como roubo de carga e de veículo, também registraram queda no período, de 8% e 7%, respectivamente. Nos roubos de carga, o número de casos foi o menor dos últimos 10 anos e, no de veículos, o menor desde 2011.

- Em primeiro lugar, é necessário destacar o trabalho integrado das polícias Civil e Militar. Sem isso, não chegaríamos a resultados tão relevantes. Temos investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais para levar cada vez mais segurança a quem mora e investe no nosso estado - ressaltou o governador Cláudio Castro.

A produtividade policial apresentou números muito importantes para a segurança do estado: 5.972 pessoas foram presas em flagrante nos dois meses de 2023, 10 armas de fogo foram retiradas das ruas por dia, sendo um fuzil por dia.

- A redução dos crimes contra o patrimônio, principalmente dos roubos de rua, na época do Carnaval, quando temos diversos blocos nas ruas, mostra que os esforços das polícias civil e militar estão sendo efetivos - afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

As mortes por intervenção de agente do estado registraram queda de 1% no período, com o menor número desde 2017. Já a letalidade violenta e o homicídio doloso aumentaram 6% e 9%, respectivamente.

Em 2022, por causa do aumento dos casos da COVID-19, os desfiles das escolas de samba não aconteceram em fevereiro.

Indicadores estratégicos:
 
    Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 768 mortes no primeiro bimestre de 2023, 405 em  fevereiro. No comparativo com os primeiros dois meses de 2022, o delito registrou aumento de 6% no acumulado e de 12% no mensal.

    Morte por intervenção de agente do estado: 198 mortes no primeiro bimestre de 2023, 96 em  fevereiro. Estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 2017. No comparativo com os primeiros dois meses de 2022, o delito registrou redução de 1% no acumulado e de 5% no mensal.

    Roubo de carga: 627 casos no primeiro bimestre de 2023, 312 em  fevereiro. Estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 2013. No comparativo com os primeiros dois meses de 2022, o delito registrou queda de 8% no acumulado e de 2% no mensal.

    Roubo de veículo: 3.397 casos no primeiro bimestre de 2023, 1.581 em fevereiro. Estes foram os menores valores para o acumulado e para o mês desde 2011. Na comparação com 2022, o indicador registrou queda de 7% no acumulado e de 11% no mensal.

    Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular): 8.881 casos no primeiro bimestre de 2023, 4.221 em  fevereiro. Estes foram os menores valores para o acumulado desde 2005 e para o mês desde 2017. No comparativo com os primeiros dois meses de 2022, o delito registrou queda de 10% no acumulado e 12% mensal.

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de fevereiro. Para mais informações sobre os indicadores, acesse o site do ISP.

Volta Redonda abre inscrições para novas turmas do Ballet Educação

São 140 vagas para alunos do 1º ao 3º ano do Fundamental de toda a rede pública municipal
Estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Volta Redonda, interessados em participar das novas turmas do projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME), podem se inscrever nesta sexta-feira, dia 24, das 8h às 12h, e das 13h às 16h, na sede da SME, no bairro Niterói. Serão oferecidas 140 vagas. 

O projeto acontece em duas unidades escolares. Uma delas é a Escola Municipal Minas Gerais, no Retiro, onde serão abertas 20 vagas para alunos do 2º ano do Fundamental, que estudem em qualquer unidade da rede no turno da tarde. 

“Os alunos que forem aprovados vão fazer o balé na parte da manhã. Nessa escola já funcionam 11 turmas e temos um horário disponível para atender o público interessado”, explicou a coordenadora do Ballet Educação, a professora Izabel Santos Leal. 

Também serão oferecidas 120 vagas para alunos do 1º, 2º e do 3º ano do Fundamental da rede, para participarem das aulas na Escola Municipal Prof. Wladir de Souza Telles, no bairro Jardim Tiradentes. São 60 vagas para alunos que estudam pela manhã e outras 60 para estudantes do período da tarde. 

“No Jardim Tiradentes, o objetivo é viabilizar o acesso para quem quer fazer ballet e mora no Jardim Tiradentes e em bairros daquela região, como o Roma, Vila Rica, Casa de Pedra, Siderópolis, Sessenta, Jardim Belvedere, São Geraldo, até mesmo para os moradores do Jardim Amália, Monte Castelo, a própria Vila Santa Cecília e outros bairros”, afirmou Izabel, ressaltando que o projeto atende exclusivamente alunos matriculados na rede municipal de Volta Redonda. 

Inscrições 

A inscrição deve ser feita nesta sexta-feira (24), das 8h às 12h, e das 13h às 16h, no Departamento Pedagógico da SME, que fica na Rua Santa Helena, nº 22, bairro Niterói. É necessário levar: cópia da certidão de nascimento do(a) candidato(a); declaração de escolaridade atualizada; uma foto 3x4 atualizada. 

Provas

Os alunos inscritos farão uma prova prática, sendo avaliados em coordenação motora, musicalização, ritmo e flexibilidade, por uma banca examinadora composta por profissionais especializados em dança e música. Para participar, deverão usar os seguintes trajes: short e top, e cabelos presos num coque para meninas; short e camiseta para meninos. 

A prova será aplicada no dia 31/3 (sexta-feira), na Escola Minas Gerais (Rua Vouga, nº 122, Retiro). O horário da prova é marcado no ato da inscrição.

Pinheiral abre inscrições para matrículas da segunda chamada escolar de creches

Inscrições devem ser realizadas pelo Site da Prefeitura, até o dia 04 de abril 
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pinheiral abriu as inscrições para a segunda Chamada Escolar para vagas em Creches da Rede Municipal para 2023. As inscrições serão realizadas até o dia 04 de abril, exclusivamente pela internet, através do link: https://forms.gle/Bm6ufFH4YG2JpA8d7. É obrigatório anexar no ato da inscrição os documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de renda (exceto para autônomos). 

Essa será a última chance para matricular os alunos para o ano letivo de 2023. Para mais informações, os responsáveis devem procurar a Secretaria de Educação, localizada na Rua Nini Cambraia, 170, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

No ato da matrícula deverá ser observada a idade mínima obrigatória nos períodos /ou anos de escolaridade: 

Educação Infantil, modalidade Creche: 

 Berçário: 04 (quatro) meses a 11 (onze) meses, de idade, a completar até 31/03/2023; 

 Maternal I – 01 (um) ano a 01 (um) ano e 11 (onze) meses, de idade, a completar até 31/03/2023; 

 Maternal II – 02 (dois) anos a 02 (dois) anos e 11 (onze) meses de idade, a completar até 31/03/2023; 

 Maternal III – 03 (três) anos a 03 (três) anos e 11 (onze) meses, de idade, a completar até 31/03/2023. 

 Serão ofertadas 70 vagas de desistência da 1ª chamada, sendo distribuídas da seguinte maneira: Para o berçário, serão disponibilizadas 10 vagas, ao Maternal I, 20 vagas, Maternal II, 25 vagas e Maternal III,15 vagas. 

Para o Secretário de Educação, Fernando Cabral, o aumento das demandas escolares tornou possível essas novas matrículas. 

- A Secretaria de Educação vem tentando atender 100% das demandas de vagas nas creches, de modo que, estamos abrindo novamente uma nova chamada escolar, oferecendo 70 vagas, para que consigamos atender aos pais de alunos que não tenham realizado o processo anterior de inscrição, podendo assim, atender os que ainda não tenham sido atendidos- disse o secretário.

Rio bate recorde histórico de captação de órgãos e transplantes

Secretaria de Estado de Saúde investe na capacitação de equipes e no uso de helicóptero exclusivo para agilizar o atendimento
A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) alcançou novo recorde de doação de órgãos e transplantes realizados. Em 2022, os números foram os maiores da série histórica, iniciada em 2010. Após o recuo por conta da pandemia de Covid-19, no ano passado, ocorreram 1.152 notificações de possíveis doadores, 349 doações e 2.650 transplantes. O governador Cláudio Castro parabenizou as equipes e destacou as ações que têm contribuído para o sucesso do programa.
 
- Este é o resultado do investimento que o Governo do Estado tem feito na capacitação das equipes e na melhoria da estrutura para que essas doações tenham êxito. Colocamos um helicóptero dedicado ao programa, o que agilizou muito e deu maior eficácia ao sistema de captação e transplante no estado. Parabéns às equipes que vêm fazendo um trabalho sensível, em momentos tão delicados - afirmou Castro.

Em uma doação pode haver captação de  mais de um órgão. Por isso, o número total de transplantes é bem maior. Em 2022, foram realizados 2.650 transplantes, sendo 821 de órgãos sólidos, 172 de medula óssea, 549 de córnea, 93 de esclera e 1.015 tecidos músculo esqueléticos.

E mais vidas se renovam este ano. Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, foram realizados 236 transplantes, sendo 121 de órgãos sólidos, 36 de medula óssea, 64 de córnea e 15 de esclera. O dado é reflexo de um trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Estadual de Transplantes na capacitação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que funcionam dentro das unidades de saúde. Atualmente, 160 comissões atuam em conjunto com a Central Estadual de Transplantes.

- A Secretaria de Estado de Saúde quer que o Rio de Janeiro seja referência e modelo para todo o Brasil em captação de órgãos para transplantes. Para isso não mede esforços e tem investido em aumento e capacitação de equipes que fazem a captação de órgãos nos hospitais. Todo esse esforço é fundamental para salvar vidas - diz o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

As doações de órgãos no Brasil ocorrem de forma solidária e dependem do “sim” dos familiares. Levantamento da Central Estadual de Transplantes aponta ainda que o número de negativas, ou seja, quando as famílias informam que não desejam doar o órgão do familiar, vem caindo ano a ano. Em 2015, essa taxa foi de 43%. Em 2022, ficou em 35% das entrevistas realizadas. No primeiro bimestre de 2023, a taxa foi de 33%.

Para melhorar as condições do transplante no estado do Rio, a SES-RJ tem investido na melhoria da prestação de serviços. Em 2021, disponibilizou um helicóptero exclusivo para o transporte dos órgãos. A medida agiliza o processo, que é contado em horas para o sucesso. Em 2022, o helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) transportou 145 órgãos para transplante.

Responsável por todo o processo desde a doação, transplantes dos órgãos e capacitação da rede de apoio, a Central Estadual de Transplantes credenciou em 2022 novos centros transplantadores e treinou equipes transplantadoras e de acolhimento às famílias enlutadas, que atuam na sensibilização sobre o gesto da doação de órgãos. No ano passado, o programa habilitou uma equipe para, depois de 15 anos, o Estado do Rio voltar a realizar transplante de pulmão. Com a medida, passou a ser um dos três únicos do país a realizar esse tipo de cirurgia.

Os transplantes no mundo todo foram afetados pela pandemia da Covid-19 e o cenário não foi diferente no Brasil, que também viu o número de captações e de transplantados reduzir. Embora em 2020 os dados no estado do Rio também tenham sofrido impacto pela doença, esses números já conseguiram alcançar os patamares anteriores à pandemia em 2022, marcando número superior ao registrado em 2020, que fechou em 1.936 procedimentos realizados, o mais baixo da série. No ano de 2021, foram 2.468 procedimentos realizados. Em 2019, foram 2.481 transplantes registrados.

CDL Barra Mansa comemora seu Jubileu de Diamante

Entidade foi pioneira no suporte ao lojista barra-mansense por meio de consultas e registros do SPC Brasil e se firmou como uma das entidades representativas mais importantes da cidade

Nesse sábado,  dia 25 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL BM) comemorou 60 anos, seu Jubileu de Diamante. A data marca o desenvolvimento de uma entidade que se firmou como uma das principais representantes do comércio e da prestação de serviço em Barra Mansa, um setor que, a cada ano, em todo Brasil, cresce e se torna peça fundamental nas engrenagens da economia brasileira.

Em Barra Mansa, o setor é responsável por gerar 60% de emprego e renda.

Como parte do sistema nacional do Movimento Lojista, a CDL Barra Mansa compõe as duas mil entidades autônomas, as chamadas Câmaras de Diretores Lojistas (CDLs) do Brasil que, juntas, reúnem 500 mil empresas em 1,4 milhão de pontos de venda, e são responsáveis por 5% do PIB nacional, algo como R$ 340 bilhões por ano e cinco milhões de empregos formais.

Fundada no ano de 1963, a entidade, desde então, busca respaldar os empresários do setor e colaborar com o desenvolvimento regional. Atualmente, tem mais de 600 associados e acompanha o crescimento da classe empresarial mostrando os produtos, os benefícios e a segurança em fazer parte do movimento lojista. 

Como tudo começou

O dia 25 de março de 1963 marcou o início de uma nova era para Barra Mansa. Nesta data, reunidos na sede da Associação Comercial Industrial Agropastoril e Prestadora de Serviços, um grupo de representantes comerciais e de lojistas votaram o estatuto de criação do Clube de Diretores Lojistas e, assim, elegeram sua primeira diretoria.

Estiveram presentes à assembleia de fundação, 51 membros que realizaram a maior revolução em termos de organização lojista do Sul do Estado do Rio de Janeiro.

O primeiro presidente eleito foi empresário Diógenes Doca –  até então, gerente das Casas Buri. A partir desse momento, Barra Mansa passou a se destacar pela grande união entre os lojistas. Um propósito que, segundo a entidade, ainda se mantém firme para os dias atuais.

Para o atual presidente da entidade, Gleidson Gomes, empresário e que há muitos anos faz parte do Movimento Lojista em Barra Mansa, e também já foi presidente da CDL Jovem, comemorar os 60 anos da CDL é um presente para sua gestão.

“Para nós, representa o tamanho e a importância que essa entidade tem na cidade, sendo  voz de muitas decisões para o setor.  São mais de 700 meses de uma história que cresceu junto a todos em Barra Mansa. São mais de 20 mil dias que trabalhamos, incansavelmente acreditando em nosso município, nas pessoas que aqui moram e nas pessoas que abriram e abrem seus negócios nessa cidade tão acolhedora que nasceu do comércio e que se fortalece nesse setor que mais gera emprego e renda. Foram muitas diretorias que pela CDL passaram ao longo desses anos e a certeza é a de que o legado que passa por aqui é firmado no nosso propósito: junto a vocês, nossos associados, nos tornarmos o elo forte para o desenvolvimento do comércio, que é peça fundamental da cadeia produtiva”, enalteceu Gleidson. 

Representatividade no município e no Brasil

A CDL Barra Mansa é reconhecida pelas campanhas de datas comemorativas que realiza para movimentar o comércio e acelerar a economia local. É o caso do projeto Sonho de Natal, que envolve a decoração da cidade e a realização de ações culturais no fim de ano. As campanhas promocionais que envolvem o comércio junto aos seus associados, ajudam a fomentar as vendas em diferentes datas comemorativas do comércio. A principal delas, Natal Premiado que a CDL promove na maior data do comercio varejista.
Além disso, a instituição também tem um bom relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo, a fim de deliberar sobre assuntos que afetam diretamente o setor, como o comércio ilegal e estacionamento rotativo e tantas outras demandas inclusive junto aos órgãos governamentais estaduais e nacional com lutas em prol de benefícios para o setor empresarial junto às entidades parceiras, ACIAP BM e Sicomércio BM.

“Uma luta que nunca para, em prol das defesas de nossas bandeiras”, diz o presidente. 

Marco dos últimos dez anos

Um dos diferenciais da CDL Barra Mansa é levar modernidade e praticidade à classe. Nos últimos dez anos, a entidade reuniu grandes projetos executados pelas diretorias.  As ações envolvem as campanhas no comércio; a presença nas atividades municipais e nacional do Movimento Lojista, em demandas do comércio; novos serviços e benefícios por meio de parcerias a serem oferecidas aos associados bem como cursos e palestras de capacitação; projeto de sustentabilidade como a energia solar de sua sede;  modernidade e tecnologia com canais cada vez mais atualizados como o portal CDL BM, redes sociais, e a novidade: a criação do APP CDL BM, uma inovação entre as CDLs do estado. 

Para a entidade, o comércio de Barra Mansa, de fato, mostrou sua força e sua energia nos últimos anos devido à pandemia. “Nos três últimos anos então, nos momentos desafiadores devido à pandemia mundial, o que vimos no mundo e, em especial, em nossa cidade, demonstrou a força que o setor de comércio e serviço tem para  fortalecimento econômico e social. Todo esse esforço coletivo de nosso setor destacou a nossa capacidade, como empresários, de reinventarmos e inovarmos ao longo do tempo. Nosso setor, de fato, é muito forte e precisamos nos manter firmes para continuarmos sendo base e farol para empresário”, diz Gleidson Gomes. 

Em homenagem à CDL de Barra Mansa, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, destacou o potencial da CDL Barra Mansa no propósito de desenvolver o setor de comércio e serviços e os empreendedores da região. “Ao longo das últimas seis décadas, a CDL Barra Mansa esteve à frente das principais lutas e conquistas do varejo, e se posicionou ao lado de bandeiras importantes para o desenvolvimento do Brasil, sempre apontando para os valores do associativismo, da liberdade econômica e do desenvolvimento social. A CNDL agradece por fazer parte dessa história e de acompanhar o desenvolvimento dessa entidade que é referência para todo o Sistema CNDL. Vida longa à nossa CDL Barra Mansa!”, diz o presidente da CNDL, José César da Costa. 

Comemoração

No próximo dia 29 de março, quarta-feira, a CDL Barra Mansa irá comemorar seu aniversário, em seu tradicional café da manhã que será marcado pela posse da diretoria atual e por homenagens.