Rádio Acesa FM VR: BRASIL: Privatização da Petrobras não está na agenda estatal, afirma Pedro Parente

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

BRASIL: Privatização da Petrobras não está na agenda estatal, afirma Pedro Parente

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse que a privatização não está na agenda estatal. A declaração foi feita durante a Conferência de Investidores da América Latina 2017, em São Paulo.

“A Petrobras é uma empresa muito querida da sociedade, dá muito orgulho pelo desenvolvimento tecnológico da empresa, pelo fato de que fomos capazes de sempre vencer desafios de produção, até que chegamos nas águas profundas, em uma coisa que ninguém acreditava que seria possível, realmente uma história muito interessante... A gente só atrapalharia o nosso projeto se a gente falasse desse tema. Não faz parte da nossa agenda.”

E ao ser questionado até quando ele iria permanecer no cargo, o presidente da Petrobras afirmou que não tem previsão para sair.

“Eu não tenho prazo para sair. Tem coisas que dependem da gente e tem coisas que não dependem só da gente, tá certo? No que depende de mim, eu não tenho prazo para sair. Eu realmente estou comprometido com a Petrobras, junto com a nossa diretoria, com o nosso conselho, de fazer o que tem que ser feito e da maneira certa".

No final do ano passado o Tribunal de Contas da União proibiu a Petrobras de vender ativos e empresas por um tempo indeterminado. Esta decisão se deu em razão de irregularidades encontradas nos processos adotadas pela estatal para fazer os chamados “desinvestimentos”. Porém, a corte aceitou o pedido da companhia, e permitiu que sejam concluídos cinco projetos que estão em fase avançada. De acordo com Pedro Parente, esta decisão deve ser temporária e em breve, eles acharão uma solução.

“Em dezembro ele, cautelarmente, suspendeu o programa, mas, comprovando o que eu disse que não é ilegal, nos autorizando a continuar com cinco processos que já estavam em estágio avançado. Nós temos absoluta convicção de que isto é... digamos... uma coisa bastante temporária. Achamos que nós vamos ter uma solução para isto proximamente, mas quem define é o tribunal, não somos nós”.

O Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da Petrobras prevê investimentos de mais de 74 bilhões de dólares, sendo que 82% deste valor será destinado para a área de Exportação e Produção. Nas demais áreas de negócios, os investimentos vão ser destinados, basicamente, para a manutenção das operações e para projetos relacionados ao escoamento da produção de petróleo e gás natural.

Reportagem, Cintia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825