Rádio Acesa FM VR: Rodrigo Maia confirma candidatura à reeleição para Presidência da Câmara

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Rodrigo Maia confirma candidatura à reeleição para Presidência da Câmara

Deputado pretende buscar apoio de todos os partidos da base e da oposição
 
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, confirmou nesta terça-feira (31) que é candidato à reeleição ao cargo. Maia participou de reunião da bancada do PMDB e ao sair do encontro declarou que tinha interesse em pleitear novamente a Presidência da Casa.

Rodrigo Maia afirmou ainda que pretende buscar o apoio de todos os partidos que compõem a base e a oposição. Ele defendeu a reforma do regimento da Câmara, para se adequar ao número atual de partidos, e que as votações sejam feitas durante o horário normal de trabalhos, até as 20 horas, uma reivindicação dos deputados que têm passado madrugadas votando nos últimos anos.

“Acho que o processo político é um processo de construção e tem que ser natural. E o processo de construção é o que gera o fortalecimento da candidatura e, independente do resultado, estamos no caminho certo, em defesa da instituição de ter o apoio do partido da base e parte da oposição para que, saído o vencedor, possamos fazer o trabalho na linha que venho fazendo, que é a construção de um ambiente de harmonia e diálogo com a certeza que a pauta que o Brasil precisa, através de muito diálogo, porque são matérias polêmicas, nós precisamos que a Câmara seja uma Câmara reformista. A Câmara precisa ser uma Câmara reformista que mostre à sociedade que a superação da crise que virá passou de forma decisiva pela nossa Casa."

Sobre o questionamento ao Supremo feito por diversos partidos sobre constitucionalidade ou não de sua candidatura e eventual reeleição, Rodrigo Maia ressaltou que não há vedação expressa sobre recondução no caso de mandato suplementar

"Vejo, com muita clareza, lendo a Constituição que diz que aquele que foi eleito na sessão preparatória do primeiro ano está vedada a sua recondução. Eu não fui eleito na sessão preparatória. Não há vedação clara, objetiva, em relação ao mandato suplementar, não é uma brecha, é uma decisão do legislador que não quis legislar. Se não há vedação, há autorização. Este é meu ponto de vista."

A eleição para Mesa Diretora da Câmara está marcada para esta quinta-feira (2), quando serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes para comandar os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825