Rádio Acesa FM VR: Smac realiza ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Smac realiza ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda

Combate ao trabalho infantil foi abordado com crianças e jovens

A Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) realizou na tarde desta terça-feira, dia 12, uma ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda. A atividade aconteceu na Praça Evandro Silva Campos, e contou com a participação de toda rede sócio assistencial, programas e projetos que são realizados em conjunto com os usuários, atendidos e acompanhados pelo município. A ação foi em alusão também ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

De acordo com o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, a atividade foi muito importante para informar a população sobre o trabalho infantil. “Essa atividade marca também o lançamento de uma série de eventos pela data pelo combate à exploração do trabalho infantil que é comemorado neste dia 12 de junho. Ao contrário que muitos pensam existe programas específicos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho como o Jovem Aprendiz e o programa federal Programa de Educação Tutorial (PET) que tem em nossa cidade”, contou.

A ação comunitária contou com a participação de todos os serviços prestados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, além do caminhão do Zôo, o caminhão da Brinquedolândia e o caminhão do cabelo.

O prefeito Samuca Silva enfatizou a importância de se combater o trabalho infantil.“A SMAC exerce uma função social muito importante na assistência social do município, pois é ela que desenvolve políticas públicas consolidadas. O combate ao trabalho infantil é feito rotineiramente pelo município de Volta Redonda, essa data merece ser sempre lembrada como um momento para que a população possa refletir sobre o assunto”, disse.

Para a moradora do bairro, Maria Santos, a atividade foi muito bem organizada.

“Achei muito boa a ação. Todos os serviços estavam participando e para as crianças foi muito divertido pelas brincadeiras. Eu vim acompanhando minha neta e uma vizinha que aproveitou para cortar o cabelo”, contou.

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda (COOJUV) realizou uma palestra de conscientização com os jovens e as crianças sobre a lei da aprendizagem e o contexto histórico do trabalho infantil.

Segundo Luciano Campos, coordenador da pasta é muito importante trabalhar essa informação nas crianças e adolescentes.

“Para nós tendo em vista os últimos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostra que em 2015, havia 2,7 milhões de crianças e adolescentes e jovens trabalhando irregularmente. Esse dado nos faz pautar em ações de conscientização e prevenção em todo esse mês de junho, onde as ações serão abordadas pelo coletivo da Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF)”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825