Rádio Acesa FM VR: Paciente morre com Covid-19, em hospital do Rio, e laudo aponta 'pneumonia'

domingo, 31 de maio de 2020

Paciente morre com Covid-19, em hospital do Rio, e laudo aponta 'pneumonia'

A cuidadora Teresa, de 73 anos, morreu no último dia 23, no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio. Apesar de ter feito um teste de Covid-19 com resultado positivo, a declaração de óbito diz que ela morreu de "sepse pulmonar - pneumonia viral".

Em 12 de maio, ao entrar na unidade, que é referência ao tratamento do novo coronavírus no município, Teresa – o nome completo será mantido em sigilo à pedido da família – já havia feito um exame em um laboratório particular. O resultado do método PCR deu "detectado".

A denuncia foi feita pelo Portal G1.

O quadro, no entanto, não foi o bastante para que sua morte fosse registrada na declaração de óbito como Covid-19. Segundo a declaração de óbito, Teresa morreu de problemas pulmonares – que inclusive são sintomas da doença.



Resultado positivo de exame de Covid da paciente — Foto: Reprodução
Questionada pela reportagem a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota, a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde – reconheceu que houve "erro no preenchimento da declaração de óbito e pediu desculpas à família da paciente" (veja a nota completa está no fim da reportagem).

A RioSaúde explica que, mesmo com a declaração não registrando Covid-19, o óbito de Teresa será contabilizado nas estatísticas da doença divulgadas pela prefeitura.

Por 30 anos, a senhora trabalhou como cuidadora e morou na Zona Sul do Rio. Segundo parentes, apesar das orientações das autoridades de saúde para se isolar socialmente e usar as máscaras caso precisasse sair de casa, ela manteve a rotina.

Ia à rua fazer as compras e sem máscara, contam familiares. Nos primeiros dias de maio, começou a sentir os sintomas e foi diagnosticada.

Inicialmente, foi acompanhada em casa por um médico mas seu quadro piorou. Levada para a UPA de Botafogo, Teresa foi transferida para o Ronaldo Gazzola, onde morreu, após 11 dias internada e com diagnóstico diferente daquele com o qual entrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825