Rádio Acesa FM VR: Escolas de Barra Mansa terão curso pré-vestibular através de parceria com a UERJ

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Escolas de Barra Mansa terão curso pré-vestibular através de parceria com a UERJ

Quatro unidades de ensino também receberão atividades culturais e esportivas extras

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, dia 17, um convênio entre a prefeitura de Barra Mansa com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para implantação de curso pré-vestibular em quatro unidades de ensino municipais. 

Além da preparação para o ingresso ao Ensino Superior em colégios dos bairros São Pedro, Saudade, Vila Nova e Centro, estudantes terão acesso a aulas de capoeira, karatê, teatro e hip-hop. O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de fevereiro. 

O termo de cooperação entre a Prefeitura e a UERJ foi assinado no gabinete do prefeito, que ofereceu o Centro Administrativo Municipal para a universidade instalar um polo de graduação na cidade.

Participaram do encontro o reitor da universidade, Ricardo Lodi, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves; o coordenador do projeto e do polo da UERJ a ser instalado na cidade, Abílio Fabiano; os professores Samuel Marques e Leonardo Salles; os secretários municipais Marcus Barros (Educação) e Luis Antônio Cardoso (Governo); Fanuel Faria, subsecretário de Governo; e Paulo Davi, coordenador da Secretaria de Governo.

O prefeito Rodrigo Drable aproveitou para destacar importantes projetos desenvolvidos no município, como o ‘Música nas Escolas’ e a implantação de ensino integral em quatro unidades de ensino.

“Desenvolvemos um trabalho focado na ponta, que é formada por nossas crianças e adolescentes. Mas também, buscamos um meio de trabalhar os pais, pois é de extrema importância que eles enxerguem a Educação como uma cadeia de resultados e passem isso para seus filhos como valor básico da evolução de uma sociedade. Firmar este acordo com a UERJ é um passo importante neste processo”, destacou o prefeito.

Drable ainda ofereceu o Centro Administrativo Municipal para a universidade instalar um polo de graduação na cidade. “O prédio da prefeitura é grande demais e comportaria muito bem um campus ou anexo da UERJ. Se for possível, em dois meses conseguimos desocupá-lo. Já temos até o projeto da construção de um novo centro administrativo pronto, que seria construído em definitivo no Parque da Cidade”, ofertou o prefeito.

Proposta tentadora
O reitor da universidade disse que a proposta é tentadora e que muitos se preocupam, mas são poucos os que tratam a Educação até o fim.

“Estamos colocando nosso bloco na rua, que é formado por polos de extensão e curso pré-vestibular da UERJ. Estou feliz por estar aqui, pois trabalhar com educação é uma missão de vida e passaporte para muitas pessoas rumo a um futuro melhor que o presente. A proposta de instalar um polo de graduação aqui é tentadora, mas um pouco burocrática, já que é preciso a realização de um concurso público para isso. Tudo é um caminhar. A extensão é o primeiro passo e a graduação pode ser o segundo”, disse Ricardo Lodi.

O secretário de Educação, Marcus Barros, aproveitou para destacar a importância da união de todas as redes de ensino.

“No momento de pandemia, criamos um Comitê com representantes de escolas municipais, estaduais, particulares e de Ensino Superior, inclusive. Nunca foi promovida uma união como essa para se conversar sobre Educação. Através de parcerias, vamos implementar duas escolas vocacionadas no município – uma em música e outra no ensino socioambiental. Nossas crianças sairão desses locais capacitadas para atuarem nestas áreas. Isso é muito importante para o desenvolvimento de toda a sociedade”, concluiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825