Rádio Acesa FM VR: Volta Redonda abre segundo polo do projeto “Empoderadas”

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Volta Redonda abre segundo polo do projeto “Empoderadas”

Aula inaugural com apresentação do programa foi na tarde dessa terça-feira (23) no Cras do bairro Rústico
Volta Redonda inaugurou na tarde dessa terça-feira (23) o segundo polo do programa “Empoderadas”, de prevenção de combate à violência contra a mulher. O projeto do Governo do Estado, que já funciona no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Retiro, agora chegou ao bairro Rústico. A aula inaugural reuniu 22 mulheres na quadra ao lado do Cras, que aprenderam dicas de defesa pessoal e comportamento.

A coordenadora do Serviço de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Patrícia Pereira, lembrou que as aulas no Rústico acontecerão às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h.

A palestrante e professora de tatame do programa “Empoderadas”, Yasmin Thomé, conversou com as mulheres e ensinou algumas técnicas básicas de defesa pessoal.
 
A palestrante também chamou algumas voluntárias para repetir os movimentos de defesa pessoal, que executou com ajuda de outro profissional. Elizabeth dos Santos e Losângela de Fátima, moradoras do
bairro Santa Teresa, foram até o meio da roda e fizeram, na prática, as técnicas ensinadas pela professora.

O vereador Hálison Vitorino, que compôs a Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal de Volta Redonda em 2023, também prestigiou o lançamento do segundo polo do “Empoderadas” em Volta Redonda.
 
Programa ‘Empoderadas’

O programa “Empoderadas”, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi criado em 2019 por Erica Paes, superintendente do “Empoderadas” e especialista em segurança feminina, e que é uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa foi implantada em Volta Redonda por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), que oferece aulas de prevenção e enfrentamento à violência contra meninas, mulheres e mulheres trans (através de técnicas de defesa pessoal) e assistência social.

A secretaria municipal de Assistência Social, Carla Duarte, reforça que o programa é um importante instrumento de enfrentamento à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825