Rádio Acesa FM VR

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Mais uma tentativa de homicídio é registrada em Volta Redonda
   

Volta Redonda

Mais uma tentativa de homicídio foi registrada em Volta Redonda em menos de dois dias. Nélson Paulinho de Barros, de 55 anos foi baleado na Rua Cantagalo, no Eldorado, região do bairro Retiro. A tentativa ocorreu nas proximidades da casa da vítima.

Nelson foi atingido no ombro direito. Ele foi socorrido e encaminhado para o hospital São João Batista, onde foi submetido a uma cirurgia.

Na unidade, ele informou que foi surpreendido por três homens desconhecidos. Após efetuar os disparos, eles fugiram à pé.

Outra tentativa

Jhonatas Zine Rosa, de 18 anos, foi baleado na noite de anteontem, na Rua Manchester, bairro Ponte Alta. Ele estava nas proximidades da casa onde mora quando foi baleado por dois homens que também fugiram à pé.

Jhonatas e Nélson permanecem internados no hospital São João Batista.

História Hoje

15/08 - 07:10
O Festival de Woodstock,  foi um marco do movimento hippie. Realizado em agosto de 1969, em uma fazenda de Nova York, nos Estados Unidos, foi anunciado com o lema de Três Dias de Paz, Amor e Rock and Roll. 
Apresentação José Carlos Andrade
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Os mitos da felicidade.
Expectativa (14/08/2013)
 
A expectativa é uma espera ansiosa de algum acontecimento promissor. Em seu livro, “Os mitos da felicidade”, a autora convida o leitor a entender se suas expectativas são realistas ou se ele está sendo exigente demais no casamento ou na sua atuação como pai ou mãe, por exemplo. A autora explica ainda que, conforme o ser humano se acostuma com as mudanças positivas do seu dia a dia, suas expectativas tendem a aumentar e muitas vezes se tornam excessivas. Assim, ela mostra a importância de se avaliar os objetivos e sonhos de maneira realista e otimista, de forma a aprender com as dificuldades.

>>Definição do iDicionário Aulete:
(ex.pec.ta.ti.va)
sf.
1. Espera baseada em probabilidade ou promessa de que algo seja feito ou aconteça (expectativa de chuva)
2. P.ext. Espera ansiosa de algum acontecimento promissor: Vivia aqueles dias na maior expectativa.
3. Atitude de quem espera observando: Por enquanto, ficaremos na expectativa.
[F.: Do fr. expectative.]

Expectativa de vida
1 Dem. Ver Esperança de vida no verbete esperança.

Cultura > A Música do Dia
15/08/2013 00:01
Em 2012 morreu o flautista Altamiro Carrilho


Altamiro Carrilho morreu aos 87 anos no Rio de Janeiro, após complicações em decorrência de problemas pulmonares. O gigante Altamiro Carrilho viveu da flauta, mas, a exemplo de bons valores do país, passou por dificuldades financeiras, e, para sobreviver, chegou a vender algumas de suas flautas. Música: Bem-Te-Vi Atrevido.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 15/08/2013
Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar.
temperatura mínima: 11°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 3mm
--

Sex - 16/08/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 8°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 17/08/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Cultura > A Música do Dia
14/08/2013 00:01
Hoje é Dia do Cardiologista


É difícil dizer qual a especialidade da medicina mais importante. Talvez seja até injusto, mas a cardiologia é a especialidade mais em contato com a vida porque trata do órgão responsável pela circulação sanguínea, o coração, que é onde primeiro observamos a existência de vida, por meio de suas batidas ritmadas. Música: Aquilo Que Dá No Coração, com Lenine
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Conheçamos e Prossigamos em Conhecer Jesus


Texto:
Mateus 28:18-20: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

INTRODUÇÃO:

O que Deus está levando em questão para a igreja não é se o povo crê ou deixa de crer.

Deus sabe que o povo brasileiro tem um coração propenso a crer. Tão propenso que consegue misturar sua crença em todo tipo de lenda ou tradição. O brasileiro é tão propenso a crer que chega ao ponto de importar lendas de países estrangeiros.

Talvez isso explique o crescimento da chamada população evangélica no Brasil. As igrejas estão repletas de frequentadores que confessam a Jesus como seu Salvador, mas não concordam em chamá-lo de Senhor. Há muitos que até o chamam de Senhor, mas não conhecem com tal (não praticam seus mandamentos).

Também existem frequentadores de igreja que tem na pessoa de Jesus seu Salvador e Senhor, mas esquecem de tê-lo como Único.

Mas não é para nenhum desses que Deus quer falar nesta mensagem. O foco desta mensagem são aquelas pessoas que (pelo menos tentam) reconhecer o Senhor Jesus como Único Senhor e Salvador e não conseguem viver as alegrias destinadas a todos os filhos de Deus.

Deus quer usar o pregador desta mensagem para mostrar aos seus filhos que há muito mais poder disponível do que se pode imaginar.

1) Nenhuma fé é bastante para obter os grandes milagres.

Marcos 9,23-27: "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e não entres mais nele. E ele, clamando e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou."

Essa passagem me ensina duas lições: Primeiro vejo o homem pedir mais fé; depois, vejo o Senhor tomando o menino pela mão.

A) O milagre aconteceu depois que o homem apresentou seu pedido de acréscimo de fé a Jesus.
B) Mesmo depois de liberto dos demônios, o menino continuou precisando da intervenção de Jesus.

2) Jesus é sempre capaz de dar mais do que pedimos ou pensamos.

Marcos 10.51-52: - "E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."

Aqui vemos um homem cego pedindo a Jesus para suprir sua maior necessidade. O que aprendemos com ele?

A) Como deve ser difícil para um cego pedir coisas espirituais a aquele que tem poder para lhe abrir os olhos!
B) mas o cego mostrou que podia ser cego, mas não era burro (Seguiu a Jesus).

Mar 2.10-11: "Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.

Quantos de nós somos apanhados duvidando que Jesus possa fazer um milagre que precisamos?

Quantos de nós buscamos explicações científicas para justificar algumas derrotas?

Quanto de nós apresentamos para Jesus as causas mais fáceis e deixamos as mais difíceis para os médicos e advogados da terra?

3) Cada um tem dentro de si o Jesus que conhece.

Mateus 16.13-15: "E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?"

A pergunta de Jesus está registrada aqui para que cada um de nós procure descobrir lá dentro do coração se essa pessoa que nós chamamos de Jesus está em sintonia com o Jesus verdadeiro.

Naquela época, já havia essa multiplicidade da visão sobre Jesus. Havia crentes que viam um Jesus João Batista (o profeta da PALAVRA), outros viam um Jesus Elias (o profeta dos MILAGRES). Também havia os que viam Jesus como Jeremias (o profeta da COMPAIXÃO).

Os discípulos, ali representados por Pedro, mostraram a visão mais ampla, quando declararam que Jesus é o filho do Deus vivo.

Em nossos tempos, o número de visões diferentes é ainda maior. Cada denominação propaga um Jesus moldado a sua doutrina. Vejamos alguns:

A) O Jesus bonzinho e educado, que bate na porta e só entra se a pessoa abrir a porta e é incapaz de reagir contra as covardias.
B) O Jesus religioso, que está preso pelo estatuto de cada denominação e sustenta suas redes de política.
C) O Jesus médico ou advogado, que pode entrar na causa dos que conseguem ficar frente a frent com ele.
D) O Jesus consultor de negócios, que não interfere nas decisões, mas está sempre pronto para resolver todos os problemas criados pela pessoa,.
E) O Jesus baladeiro, que só está presente onde houver muita música e dança.

CONCLUSÃO:

Para cada pessoa, ou para cada igreja, o Sr. Jesus faz as mesmas perguntas: Que queres que Eu faça? Que vocês dizem de mim? Qual é a medida da vossa fé?

Quando a pessoa, ou igreja, diz que o Jesus que conhecem é João Batista, toma-lhe PALAVRA.

Quando limitam sua fé em um Jesus que se move só na música, ou só no jejum, ou só nas campanhas, essa pessoa ou igreja vai ter o Jesus que escolheram.

O que muitos deixam de considerar é que Jesus encerrou seu ministério terreno declarando em Mateus 28:18-20: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Aqui vemos pelo menos duas afirmações essenciais para a vida cristã:
A) Jesus também é todo-poderoso.
B) Ele está conosco até a consumação dos séculos.
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Os mitos da felicidade.
Mito (12/08/2013)
 
Um mito é uma crença popular ou tradição que se desenvolvem em torno de algo ou alguém. Em “Os mitos da felicidade”, a autora, Sonja Lyubomirsky, trata de desconstruir as crenças de que determinadas conquistas da vida adulta, como o casamento, ou o emprego dos sonhos, por exemplo, nos deixarão felizes para sempre. A autora também desmistifica a crença de que certos fracassos, como problemas de saúde ou financeiros, nos deixarão infelizes para sempre. Dentre os mitos desmistificados pela escritora estão a noção de que “eu serei feliz quando...” e “não poderei ser feliz se...”.

>>Definição do iDicionário Aulete:
(mi.to)
sm.
1. Narrativa fantasiosa, simbólica, ger. com elementos sobrenaturais, transmitida pela tradição oral de um povo, e que retrata sua visão de mundo e de aspectos da natureza humana e a forma como explica fenômenos naturais; LENDA; MITOLOGIA: "O mito é o nada que é tudo./ O mesmo sol que abre os céus/ É um mito brilhante e mudo - / O corpo morto de Deus,/ Vivo e desnudo." (Fernando Pessoa, "Ulisses"in Mensagem))
2. Crença popular ou tradição que se desenvolve sobre alguém ou algo; MITOLOGIA: Criou-se um mito em torno dele.
3. Acontecimento ou fato extraordinário, incomum, com frequência exagerado e distorcido pela imaginação popular ou pelos meios de comunicação.
4. Personalidade de destaque nos meios artísticos, esportivos, culturais etc., cuja atuação, trabalho etc. são reconhecidos e reverenciados pelo público: Pelé é um mito do futebol: Tom Jobim é um mito da música brasileira.
5. Pessoa ou coisa que não tem existência real ou passível de ser provada (o mito da Atlândia).
6. Representação idealizada de uma época passada ou futura da humanidade.
7. Verdade, valor moral, conceito etc. inquestionável para um grupo social (mito da virgindade/da raça pura).
8. Pej. Noção falsa ou infundada: Há um mito de que o povão não aprecia música erudita.
[F.: Do gr. mýthos, pelo baixo lat. mythus.]

Mito da caverna
1 Fil. Narrativa em que o filósofo grego Platão comparou alegoricamente o conhecimento das verdades eternas (alcançado pela alma) à visão das coisas sob a luz do Sol, em contraste com o conhecimento imperfeito (preso às condições mundanas), comparado à visão de sombras dentro de uma caverna.

Fora da lei, 11 capitais negam tempo livre a professores

Municípios ignoram exigência de horário para docente planejar aula. Prefeituras alegam falta de verbas; apenas Macapá ainda não paga o valor mínimo de R$ 1.567 de salário-base

Fonte: Folha de S.Paulo (SP)


Cinco anos após ser aprovada no Congresso, a lei que fixa condições mínimas aos Professores de Escolas básicas públicas não é cumprida em 12 das 27 capitais. Uma delas não paga o piso salarial e as outras 11 não concedem jornada extraclasse mínima. A regra determina piso salarial de R$ 1.567 no Ensino fundamental e médio (jornada de 40 horas semanais). Também exige que o Docente fique 1/3 do período fora das aulas, para preparação de atividades, por exemplo.
Levantamento da Folha com secretarias municipais de Educação aponta que em 11 capitais o período extraclasse é inferior ao exigido (Belém, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória).
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo


Redes municipais dizem que vão se adequar à norma
As capitais que descumprem a lei do magistério dizem buscar a adequação, mas esbarram na falta de recursos.
Única capital que não paga o valor salarial mínimo, a Prefeitura de Macapá diz que o pagamento é compensado com gratificações, que podem aumentar "em até quatro vezes" o salário Docente.
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo


Jornada afeta professor e aluno, diz docente
A baiana Ivone Anunciação Souza, 43, não se conforma. Ela trabalha na rede municipal de Salvador, que descumpre a lei dos professores e não lhe dá um terço de sua jornada para preparar aulas ou corrigir provas.
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo


Opinião: Da intenção à realidade, ainda há uma grande distância
Com a adoção de um piso salarial nacional para Professores de Educação básica, há cinco anos, a sociedade brasileira emitiu sinal inequívoco de que deseja pôr termo à progressiva proletarização dessa profissão decisiva para o desenvolvimento do país e de seus cidadãos. Da intenção à realidade, todavia, vai uma grande distância.
A boa notícia do levantamento realizado pela Folha está na razoável obediência à norma salarial pelas redes municipais de Ensino nas capitais. Só em Macapá se observa descumprimento.
O Grupo Folha não autoriza a publicação na íntegra do conteúdo produzido pelo jornal Folha de S.Paulo
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Os mitos da felicidade.
Hedonismo (13/08/2013)
 
De acordo com a psicologia, o hedonismo é uma teoria segundo a qual o comportamento humano seria motivado pela busca do prazer e a tentativa de evitar o desprazer. Em “Os mitos da  felicidade”, a autora aborda um conceito científico conhecido como ‘adaptação hedonista’, ou seja, a capacidade que os seres humanos têm de se acostumar com a maioria das mudanças da vida. Esse conceito também explica por que a alegria da vitória e a tristeza das derrotas diminuem com o tempo.

>>Definição do iDicionário Aulete:
(he.do.nis.mo)
sm.
1. Ét. Doutrina que considera a busca do prazer como o bem supremo, o principal objetivo da vida moral.
2. P.ext. Busca incessante do prazer como opção de vida.
3. Psi. Teoria segundo a qual o comportamento humano seria motivado pela busca do prazer e de evitar o desprazer.
[F.: Do lat. cient. hedonismus, deriv. do gr. hedoné 'prazer'.]
É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem na penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota. Theodore Roosevelt Leia muitas frases sobre triunfo
Qui - 15/08/2013
Chuvoso durante o dia. À noite pode chuviscar e o céu ainda fica nublado.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 6mm
--

Sex - 16/08/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 8°C
temperatura máxima: 21°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 17/08/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 22°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Entidades de rádio e TV protestam contra portaria que altera regras para rádios comunitárias Atenção, abrir em uma nova janela

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e 20 entidades estaduais do setor divulgaram nesta sexta-feira, 9/8, uma carta de repúdio à publicação da Portaria n° 197/2013, que altera regras do Serviço de Radiodifusão Comunitária.

Segundo as entidades, três itens da portaria do Ministério das Comunicações incorrem em “flagrante contrariedade e violação à legislação de regência” e, por isso, devem ser revogados.

A manifestação é assinada pela Abert e por presidentes das associações estaduais de radiodifusão que participam desde quarta-feira do 15º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Florianópolis.

O primeiro item contestado pelas associações permite às rádios comunitárias receberem patrocínio, sob a forma de apoio cultural, de poderes e órgãos públicos, o que contraria a lei de nº 9.612 e o decreto nº 2.615.

O segundo item possibilita às emissoras comunitárias excederem o limite de transmissão de sinal, de até um quilômetro, de acordo com a lei.

O terceiro ponto crítico da medida prevê que a Anatel possa destinar canais em faixas de frequência diferentes a emissoras comunitárias situadas em localidades próximas. O objetivo é evitar interferências de sinais entre as próprias comunitárias.

Segundo o diretor de Assuntos Legais da Abert, Rodolfo Moura, os itens questionados causam grave prejuízo a todo sistema de radiodifusão brasileiro.
“As entidades esperam a revogação da medida, mas, caso isso não ocorra, estão dispostas a adotar todas as medidas necessárias para reparar as ilegalidades e preservar o atual modelo da radiodifusão”, afirma.

No último dia 31, a Abert entregou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, uma contestação legal dos termos da portaria.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Há 52 anos, foi construído o Muro de Berlim
Em 13 de agosto de 1961, guardas da Alemanha Oriental começaram a separar com arame farpado e concreto os lados oriental e ocidental de Berlim, isolando Berlim Ocidental dentro do território da Alemanha Oriental. O muro que dividiu fisicamente a maior cidade da Alemanha se tornou símbolo da guerra fria.
Apresentação Dilson Santa Fé

Editorial: Escolas sem professores

"A estimativa é de que haja 4,8 mil turmas sem professores fixos. Isso significa que, de cada 5 escolas da rede de Ensino Fundamental e Médio, 4 têm pelo menos uma turma sem professor designado", afirma jornal

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)


Em seu terceiro mandato à frente do Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin não conseguiu resolver um dos problemas que mais críticas tem trazido para sua gestão. Trata-se da efetivação de Professores em número suficiente para completar os quadros do magistério público estadual.
Segundo dados da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, com base em levantamento feito em junho, a rede pública estadual de Ensino básico tem um déficit de 49.085 Professores efetivos, o que tem obrigado as autoridades educacionais a contratar Docentes temporários. Além do problema logístico, dada a dificuldade de distribuir aulas para um número muito grande de Professores temporários, a falta de Professores concursados impede a implementação de projetos pedagógicos e prejudica o desempenho Escolar dos Alunos. "A proporção de Alunos com aprendizagem adequada cai ano a ano" diz Priscila Cruz, da ONG Todos Pela Educação.
Mesmo assim, o governo estadual não consegue ter Professores para lecionar todas as disciplinas oferecidas. A estimativa é de que haja 4,8 mil turmas sem Professores fixos. Isso significa que, de cada 5 Escolas da rede de Ensino fundamental e médio, 4 têm pelo menos uma turma sem Professor designa-
do. Pelos dados da Coordena-doria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, existem 833 turmas sem contar com Professor de matemática; 767 turmas sem Docente para lecionar geografia; e 767 turmas sem Docentes 11a matéria de sociologia. Das 91 diretorias de Ensino de toda a rede estadual, só 9 estariam com o quadro de Professores completo, dispondo de Docentes para todas as turmas sob sua jurisdição. O problema é maior do que as estatísticas revelam, uma vez que em muitas Escolas os Professores só foram designados meses após o início do semestre letivo.
A situação é mais dramática na capital - especialmente nas zonas leste e sul - e na região metropolitana. Só na zona leste, há 203 turmas sem Professor de matemática - na zona sul, são 144 turmas. Na região metropolitana, a pior situação é na cidade de Suzano, com 260 aulas sem Professor. Entre as disciplinas com maior carência de Professores, destacam-se português, história, física, biologia, química, Educação artística, sociologia, geografia e filosofia, além de matemática, matéria em que há um déficit de 10.508 Professores efetivos.
As autoridades educacionais atribuem o problema a vários motivos. Um deles seria o grande número de Professores em licença médica - cerca de 22 mil. Em média, cada Professor da rede pública de Ensino básico faltou 21 dias em 2012 por licença-saúde. Outro motivo seria a dificuldade de manter Professores nos bairros mais carentes e violentos da região metropolitana. Um terceiro motivo seria a falta de Professores com licenciatura em ciências exatas. Como os salários da iniciativa privada são maiores do que os do magistério público, os profissionais da área preferem não lecionar.

O governo estadual reconhece que há turmas sem Professores fixos, mas lembra que, em algumas Escolas, os diretores estão tentando "minimizar eventuais perdas de conteúdo" com atividades didáticas sob responsabilidade de Docentes temporários. "Não teve Professor fixo, mas teve atividade com Professor eventual. Não há salas vazias", diz o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula. A justificativa não cabe. "Aluno que não tem aula (com Professor fixo para cada disciplina) aprende menos e acumula deficiências", afirma Priscila Cruz. "Sem Professor fixo, qualquer solução para a Educação tem pouca eficácia", diz o promotor João Faustinoni e Silva.
Segundo o governo paulista, 20 mil Professores efetivos começarão a atuar na rede estadual em 2014. Mas os concursos de seleção ainda precisam ser realizados. E, segundo os especialistas em Educação pública, esse número é tão alto que não será fácil recrutar Professores competentes. Ou seja,, o problema da má gestão Escolar no Estado não será resolvido tão cedo.

Cultura > A Música do Dia
13/08/2013
Hoje é o Dia Internacional dos Canhotos


Se o hemisfério direito do cérebro predomina sobre as ações de uma pessoa, o controle motor mais fino está na mão e no pé esquerdo. Isso é genético e também é meio sinistro, pois portadores deste gene têm mais risco de desenvolver esquizofrenia e epilepsia. A música de hoje é Abismo de Rosas, de Canhoto, no violão de Dilermando Reis.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 13/08/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 2mm
--

Qua - 14/08/2013
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 11°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 8mm
--

Qui - 15/08/2013
Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 19°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 5mm
--

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ter - 13/08/2013
Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 7mm
--

Qua - 14/08/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 21°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 6mm
--

Qui - 15/08/2013
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 15°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 3mm
--

domingo, 11 de agosto de 2013

No olhar do meu pai


Na mente lances repletos de intensa vida. A visão de si e do mundo nos chegam pelos olhares mais freqüentes com os quais convivemos. È impossível não nos lembrarmos dos olhares paternos. Olhar de aprovação, olhar de reprovação, olhar de ternura, olhar de admiração. Emoções tornadas visíveis. “Os olhos são o espelho da alma” expressa o dito popular. Sim, muito mais do que as palavras, os olhos nos falam.

As palavras nos servem para reproduzir nas entrelinhas as marcas profundas de dias em que nos olhamos. Alguns olhares, apesar de não serem verbalizados, permanecem arraigados nas profundezas da alma. Muitos desses olhares com o passar do tempo agem como o foco das lanternas, iluminando os caminhos que percorremos.

Dentre tantas lembranças, gosto do mundo da alegria, das festas familiares. Muita música, muitos quitutes; crianças e adultos no farfalhar dos gestos. Como nada dura para sempre, em seguida o trabalho; colocar tudo no seu devido lugar. Muito próxima a meu pai, correndo de um lado para outro, no desejo de atender aos seus pedidos. Lembro-me dele jovem, cheio de vigor, olhos brilhantes e confiantes. Da sua confiança a minha confiança. Lembro-me também de seus olhos tristes, acabrunhados, desesperados na perda de sua mãe. Da sua tristeza fez-se a minha também.
Pai, “pai herói”, na infância parecia-me perfeito. Com seu carinho sentia-me amada. Com seu olhar orgulhoso, sentia-me única e bela. Sob seus olhos criei minha auto-estima. Contudo, na adolescência pareceu-me enfraquecido e não reconhecia mais o meu herói. Dei-me conta da sua humanidade. No transcorrer do tempo, as perdas de emprego, da juventude, da mãe. De perda em perda o vi transformando-se. A dignidade e humor intactos, mas o corpo curvado e o olhar embaçado. O meu orgulho pelo pai herói transformou-se em orgulho pelo homem e em imensa gratidão e ternura.

No compasso do tempo somamos diversos e diferentes olhares. Como marca, trago para a vida um olhar atento para este mundo tão transformado, cada vez mais violento e desumano, mundo não alcançado por meu pai. Por vezes, busco no meu íntimo sua referência e extraio dela uma nova visão. Uma visão que me permite ter esperança. Esperança de olhares ternos, solidários e mais justos.

Hoje, as formas de reprodução dos olhares ampliaram-se através da tecnologia. Formas que nos permitem registrar momentos para a posteridade. Os meios de comunicação ampliam os horizontes das pessoas. Mistura-se o real ao imaginário. Mas, os principais registros dos nossos olhares são aqueles que ficam do nosso cotidiano.

A origem do Dia dos Pais


Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !
Não desperdice seu tempo com monotonias. Trabalhe e ame que seus dias serão mais proveitosos.