(ba.lé)
sm.
1. Ação
ou arte de representar um enredo ou tema por meio da dança e da pantomima,
associadas à música; BAILADO: A história de Romeu e Julieta é perfeita para
o balé
2. Arte
e técnica da dança, do uso preciso, harmonioso e expressivo do corpo em
movimentos e posições coreografados ou improvisados; BAILADO: aula
de balé: talento para o balé
3. Obra
ou apresentação de balé (1 e 2), em que ger. se combinam a dança e a música com
elementos de outras artes e técnicas (cenários teatrais, técnicas ou aparelhos
circenses, iluminação, figurinos, efeitos visuais etc.): Fomos ao teatro ver a
estreia do novo balé
4. Companhia
ou corpo de bailarinos que fazem apresentações de balé. [Ger. designa grupo
de dança clássica e/ou vinculado a alguma instituição maior. Para dança moderna
ou grupos independentes, us. em geral companhia de
dança.]
5. Mús. Obra
composta esp. para balé (1); BAILADO
6. Número
de dança, em certas obras de teatro, ópera, cinema
7. Qualquer
dança, obra ou companhia de bailarinos, caracterizadas por certa técnica ou
tema: balé folclórico/tradicional
8. Fig. Série
de movimentos que, por sua harmonia, beleza etc. lembram uma
dança
[F.:
Do fr. ballet]
Balé
clássico
1 Aquele em que os bailarinos executam uma sequência de
movimentos bem definidos, e em que todos os passos começam e terminam em
posições precisas; dança clássica.
Balé
moderno
1 Aquele que, a partir do fim do séc. XIX, abandona as regras
clássicas e explora uma forma mais livre de expressão e de movimento; dança
moderna.
A
dança como forma de expressão artística surgiu na corte francesa no séc. XIV,
mas só veio a se firmar como espetáculo no reinado de Luís XIV, no séc. XVII.
Começou a ser sistematizado, com especificação de passos e movimentos, no séc.
XVII. A primeira bailarina a dançar nas pontas dos pés foi a famosa Maria
Taglione, em 1832, época áurea do balé francês (La Sylphide, Giselle,
Coppelia), da sapatilha de ponta, do saiote (tutu). No fim do séc.
XIX deu-se a ascensão e o domínio do balé russo, esp. as criações do coreógrafo
Petipa sobre músicas de Tchaikovski (O Quebra-Nozes, O lago dos
cisnes, A bela adormecida). Grandes e revolucionários
coreógrafos foram também Fokine, Diaghilev e Nijinski, este também um dos
maiores bailarinos da história, ao lado de Ana Pavlova, Tamara Toumanova, Margot
Fonteyn, Rudolf Nureiev e Mikhail Barishnikov. O balé moderno procurou
libertar-se do rigor dos movimentos e passos clássicos, dando ênfase à expressão
corporal, à composição visual e ao vigor acrobático, através dos trabalhos de
Isadora Duncan, Alwin Nikolais, Martha Graham, Paul Taylor, Alwyn Ailey, Twyla
Tharp, George Balanchine, Maurice Béjart e muitos outros. No Brasil,são
conhecidos os nomes de Tatiana Leskova, Berta Rosanova, Marcia Haydée, Ana
Botafogo, Débora Colker, o Grupo Corpo, entre outros.