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quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mecânica

Brasil vai desenvolver motor a álcool de nova geração

Com informações da Agência Fapesp - 22/10/2013
A FAPESP e a Peugeot Citroen aprovaram proposta para a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia voltado ao desenvolvimento de motores a combustão movidos a biocombustíveis.
O centro reunirá pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Mauá de Tecnologia e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O projeto pretende criar conceitualmente um motor a etanol que apresente melhor desempenho do que os desenvolvidos nas últimas décadas no Brasil.
O centro terá apoio por quatro anos renováveis por mais seis anos - e tem como objetivo desenvolver motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis, e sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.
Motores flex
O grupo irá trabalhar com novas configurações de motores movidos a diferentes biocombustíveis, veículos híbridos, redução de consumo e de emissões de gases, além de estudar os impactos e a viabilidade econômica e ambiental dos biocombustíveis.
"Pretendemos projetar conceitualmente, nos próximos quatro anos, um motor dedicado exclusivamente ao etanol, que apresente maior potência e seja mais eficiente do que o motor flex existente atualmente", disse Waldyr Luiz Ribeiro Gallo, coordenador do projeto.
De acordo com Gallo, uma das limitações do motor flex é ter que funcionar bem tanto com etanol como com gasolina.
Os combustíveis apresentam diferenças significativas em relação, por exemplo, à resistência à detonação (capacidade de ser comprimido sob altas temperaturas na câmara de combustão).
Por causa disso, o motor flex não pode ser otimizado para rodar com etanol porque diminuiria seu desempenho e eficiência ao ser movido a gasolina e vice-versa.
Segundo Gallo, apesar de já ter melhorado muito nos últimos anos em razão dos avanços na eletrônica, o motor flex existente hoje ainda não é otimizado para o etanol.
"Ele não é ótimo nem para a gasolina nem para o etanol. Tecnicamente, é uma solução de compromisso", disse, referindo-se a um motor desenvolvido como alternativa para possibilitar ao consumidor a escolha entre as duas opções de combustível.
Motor a álcool de nova geração
Para desenvolver um novo motor a álcool, os pesquisadores vão avaliar avanços tecnológicos recentes na área de motores, que possibilitariam ao novo motor apresentar um desempenho melhor do que aqueles utilizados no início da década de 1980.
"Os motores daquela época tinham carburador e necessitavam de calibração especial para reduzir a emissão de poluentes", disse Gallo. "Hoje, não possuem mais carburador, têm catalisador e utilizam recursos de eletrônica para controle de parâmetros de operação que avançaram muito desde que os últimos motores a álcool foram lançados no mercado brasileiro."
Algumas das novas tecnologias que devem ser analisadas no projeto conceitual de um novo motor avançado a etanol são o comando de válvula variável (que permite a variação no tempo e no curso das válvulas do motor) e a injeção direta de etanol dentro da câmara de combustão, em vez da injeção do combustível no coletor.
A técnica é considerada uma das mais promissoras para melhorar a eficiência dos motores movidos a álcool. "Um dos objetivos do projeto será avançar no conhecimento dos mecanismos de injeção e de combustão de etanol, sobre os quais ainda não há muitos estudos", disse Gallo.

Primavera e Fé


"A fé e ao amor que a primavera da esperança armazena para você no céu e que você já ouviu falar na Palavra da Verdade, o Evangelho." Colossenses 1:5 , NvI

É inicio de primavera, a estação do reflorescimento da flora e da fauna. No Brasil, comemora-se a Primavera austral que  tem inicio em 22 de Setembro e termina 21 de Dezembro. Moro no Nordeste do País, e nessa região, não percebemos claramente a chegada da estação, lamento! Mas no Sul e em alguns lugares do centro-oeste, é possível ver bem de perto os efeitos da nova estação: dias mais claros e longos, temperatura amena, desabrochar das flores com todas as cores e beleza. Primavera também é um bom período para o plantio, especialmente de milho e soja, a chegada da chuva ajuda a regar as plantações.

Primavera é sinônimo de esperança, é Deus renovando o que já parecia sem vida. Li tempos atrás, uma frase que dizia: "Quando Deus criou a esperança, era inicio de primavera". Primavera é assim como um largo sorriso que expressa a felicidade da existência.

Foi na Primavera que aconteceu a libertação dos israelitas do domínio de faraó, o nascimento de Isaac, após a promessa: "virei a vocês na primavera e Sara conceberá" Gn 18:14. A páscoa judaica é em meados da primavera e reserva lições essenciais sobre vida e morte, prisão e libertação, enfim sobre a necessidade de renascer para uma nova esperança em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus sacrificado na Páscoa, primavera judaica.

Fé tem muito a ver com primavera porque somente através da fé em um Deus que transforma é que enxergamos a beleza do futuro, quando em nosso presente, ainda é inverno daqueles bem frios e carregados de lama. Primavera é mais que uma estação, é estado de espírito, que não desanima diante das tempestades que varrem as sementes e as plantações. Mas elas brotam, em outro tempo e lugar, reservado por Deus, não se perdem. As plantações se vão, mas das raízes que não se foram renascem, na primavera.
O versículo que inicia esse artigo traz uma versão maravilhosa para Colossenses 1:5" A fé e ao amor que a primavera da esperança armazena para você no céu e que você já ouviu falar na Palavra da Verdade, o Evangelho." Colossenses 1:5  Que maravilha de promessa!! Essa é a melhor de todas as primaveras! A que está reservada para os que recebem a Palavra da Verdade no coração! 

Quando estiver triste, abatido, se sentindo solitário, humilhado. Ou quando estiver feliz, realizado, amado, acompanhado lembre-se: "Há uma primavera da esperança reservada para todos os que creem em Cristo Jesus! 

Essa primavera é eterna. Posso vê-la aqui no Nordeste ou em qualquer outro lugar que esteja.Viva a primavera!
Que Fazeis de Especial?
“Que fazeis de especial?”. Mat, 5:47
Você não deve levar a mesma vida que todos levam.
Certamente a grande maioria não teve ainda as oportunidades que você teve
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Previsão para Volta Redonda - RJ
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Qua - 23/10/2013
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Qui - 24/10/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Sex - 25/10/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 7mm
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Quando os discípulos de Jesus perguntaram sobre Seu ensino através de parábolas, "Jesus disse a eles - A vocês Deus mostra o segredo do Seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; senão, eles voltariam para Deus e Ele os perdoaria" (Marcos 4:11-12).

Crentes ou não crentes, somos limitados. Primeiro, porque somos humanos, feitos “do pó da terra”. Segundo, porque o Criador é essencialmente diferente das Suas criaturas. Por isso, Cristo nos concedeu o Seu Espírito: “para ensinar toda a verdade a vocês” (João 16:13). Entender a mente de Deus, consequentemente, exige abandonar as nossas próprias crenças e obedecer a mensagem do Pai: “Jesus respondeu – A pessoa que me ama obedecerá a Minha mensagem e o Meu Pai a amará” (João 14:23). O pecado do mundo é a sua decisão de não obedecer a Deus. E exatamente por causa do pecado, só entendemos e aceitamos ao Senhor quando nos submetemos à ação do Espírito de Cristo.

Ainda hoje, o Senhor emprega parábolas para aperfeiçoar nossa vida em Cristo. Nem sempre as entendemos e isto nos entristece e desanima. Aos poucos, vamos descobrindo aquilo que o Senhor está tentando nos ensinar, à medida que a postura do nosso amor a Cristo nos encoraja a obedecer Seu Espírito em nós. A pedagogia divina consiste exatamente na prática deste binômio – amor e obediência. Esta é a chave para compreender Suas parábolas em nossa vida.

terça-feira, 22 de outubro de 2013



Pobreza faz criança torna-se adulto sem controle emocional, sugere pesquisa

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Colorado, nos Estados Unidos, e destacado na mais recente edição do periódico científico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) afirma que a condição de pobreza na infância de um indivíduo limita sua capacidade de controle emocional na vida adulta.
Para a pesquisa, isso ocorre porque a pobreza na infância afeta diretamente, e com duração acentuada, as regiões do cérebro que controlam emoções.
O efeito seria sentido em uma região do cérebro chamada amídala cerebelosa, responsável por detectar e responder a ameaças. Essa área fica sob controle de outra área do órgão: o córtex pré-frontal.
Juntas, as regiões desempenham papéis fundamentais na resposta cerebral a situações de estresse e quando ativadas acima do normal podem desencadear quadros de depressão, ansieade, impulso agressivo e vícios.

Pobreza x classe média

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores analisaram a atividade cerebral de 54 adultos enquanto os submetiam a um experimento.
Destes, metade havia tido uma infância pobre e metade vinha de famílias de classe média.
O experimento consistia em exibir aos participantes imagens retratando situações negativas e questioná-los acerca da intensidade de suas reações àquelas imagens.
Ao mesmo tempo, a ressonância magnética indicava aos pesquisadores o nível de atividade da amídala cerebelosa e do córtex pré-frontal durante a visualização das imagens.
Isso revelou que participantes que haviam experimentado condição de pobreza na infância tinham níveis anormais de atividade nessas áreas do cérebro, ao contrário do que ocorria com os participantes que não haviam sido pobres quando crianças.
De acordo com os autores do estudo, a descoberta pode ajudar a melhorar políticas de redução de disparidade social.


Enem 2013: 77% dos candidatos já estão fora da escola

A quantidade de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pulou de 4,03 milhões para 7,11 milhões entre 2009 e 2013, mas poucos candidatos extras vêm direto da educação básica. Embora avaliar o ensino médio fosse o objetivo da prova, quando criada, há 15 anos, 77% dos candidatos desta edição já estão fora da escola. 
Útil para vários objetivos - como vestibular de instituições públicas, acesso a bolsas em particulares, diploma de ensino médio e intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras - a prova tem atraído cada vez mais pessoas fora do grupo de concluintes do ensino médio.
As provas do Enem acontecem hoje e amanhã, nos dias 26 e 27 de outubro. Os estudantes podem consultar seu local de prova no site do exame.
Homem é esfaqueado no Retiro
   
Volta Redonda

Jorge Bernardo de Souza, de 38 anos, foi esfaqueado na noite de ontem, por volta de 22h, na Rua General Macedo Soares, no bairro Retiro. O suspeito de ter cometido a tentativa de homicídio, Carlos Alberto Barros, de 22 anos, foi preso poucas horas após o delito - em uma rua próxima.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas que presenciaram o crime informaram a dinâmica do crime e o local onde os agentes poderiam encontrar o suspeito.

Jorge foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, e encaminhado para o Hospital São João Batista, onde permanece internado. A unidade médica informou que o estado de saúde do paciente é regular.

O delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, autuou o suspeito por tentativa de homicídio.


Inscrições para cursos técnicos na FEVRE estão abertas até dia 11 de novembro

    A Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) está retornando os cursos técnicos para alunos que irão cursar o Ensino Médio em 2014 e para os que já tenham concluído essa modalidade de ensino. Os cursos de Enfermagem, Manutenção e Suporte para Informática, Administração, Qualidade e RH serão realizados nos Colégios Getúlio Vargas e João XXIII e são uma parceria entre a Fevre e a FAETEC.  As inscrições ficarão abertas até 11 de novembro e podem ser realizadas diretamente no site da FAETEC - www.faetec.rj.gov.br.

História Hoje

22/10 - 06:13
O balonista André Jacques Garnerin fez o primeiro salto de pára-quedas, a partir de um balão, em Paris, na França, no dia 22 de outubro de 1797.
Apresentação Dilson Santa Fé
22/10/2013 00:01

Em 1969 o Congresso foi reaberto após dez meses

Com o AI-5, o Congresso Nacional foi fechado. Menos de um ano depois, foi reaberto. Quando os atos institucionais começaram a virar rotina, Chico Barque começou a fazer sucesso. A música do dia: "Ela desatinou", de Chico Buarque.
Produção e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Resultados do Enem refletem desigualdades comuns no país

Análise de dados mostra que a nota da redação está diretamente ligada à renda familiar dos candidatos; quanto melhor a situação financeira e de escolaridade familiar, maior é a nota do candidato na redação

Fonte: O Globo (RJ)


Criado para democratizar o acesso ao Ensino superior no país, o Exame Nacional do Ensino médio (Enem) não conseguiu se esquivar das desigualdades do Brasil. Uma análise do banco de dados do Ministério da Educação (MEC), realizada pelo GLOBO, mostra que a prova vem refletindo as conhecidas diferenças socioeconômicas do país.
O levantamento deixa evidente que o desempenho dos participantes está ligado a sua renda. Quanto melhor a situação financeira e de Escolaridade familiar, maior é a nota do candidato na redação, principal prova do disputado processo de seleção do MEC. Consulte aqui os dados apurados.
Para chegar a essa conclusão, o jornal analisou informações de 3,87 milhões de candidatos do Enem 2011 que responderam ao questionário socioeconômico no ato da inscrição e que fizeram a prova de redação naquele ano. Esses dados são os mais recentes disponíveis em relação ao exame que se tornou a principal porta de entrada para o Ensino superior no Brasil. Neste fim de semana, acontece a próxima edição do exame, que tem 7,1 milhões de inscritos.
Ao comparar renda familiar e desempenho na redação, prova que tem o maior peso no exame, percebeu-se um aumento contínuo da nota junto com a situação financeira e a Escolaridade dos pais. Enquanto a nota média entre aqueles com renda de até um salário mínimo foi de 460 pontos, o grupo com renda acima de 15 salários chegou a 642 pontos. Diferença de 40%.
Na comparação entre as unidades da federação, essa disparidade é mais ampla no Piauí, onde a diferença entre a menor e a maior médias é de 50%. Santa Catarina e Amapá são os que apresentam menor discrepância: 27%.
— O Enem reproduz brutalmente as nossas desigualdades, e outros estudos que consideraram outras variáveis sociais chegaram às mesmas conclusões. O pobre não é burro, mas ele participa de um concurso com jovens que têm acesso a experiências educacionais muito mais ricas. Nesse sentido, a sociedade não se dá conta de que vivemos uma situação de cartas marcadas, que reproduz nosso padrão socioeconômico.
A solução para isso não é fazer uma avaliação mais leniente com quem vem de família com baixa renda, mas melhorar a Escola, pôr a questão do aprendizado no centro da atenção — diz o Professor Francisco Soares, do grupo de avaliação e medidas socioeducativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Quando as notas são avaliadas segundo a rede de Ensino, as diferenças persistem. Em 2011, cerca de 1,4 milhão de Alunos que fizeram a redação do Enem estavam no Ensino médio. A nota média entre os candidatos de Escolas estaduais (78% desse universo) foi de 486 pontos. A rede municipal alcançou 498. Já a média entre os colégios privados chegou a 612, pouco abaixo do Ensino federal, com 623. A porcentagem de Alunos de Escolas federais no Enem, porém, está em 1,8%.
O baixo desempenho nas redes estadual e municipal é explicado também pela renda das famílias. Cerca de 80% dos estudantes das Escolas estaduais e municipais que fizeram o Enem 2011 afirmaram ter renda de até dois salários mínimos. Na rede federal, esse percentual cai para 55%, e na privada é de apenas 30%.
Também há muita discrepância quando se comparam notas entre Alunos de baixa e alta renda dentro da mesma rede de Ensino. Nas Escolas municipais, a média entre Alunos com renda de até um salário é de 433 pontos, enquanto entre os de renda de mais de 15 salários é de 553 (diferença de 28%). Na rede estadual, as notas vão de 443 a 562 (27%). Na federal, de 550 a 689 (25%). E na particular, de 539 a 652 (21%).
Desistência maior na rede estadual
O coordenador de projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins Faria, explica que jovens de famílias com poucos recursos vivem em condições desfavoráveis que afetam o aprendizado, como, por exemplo, espaço inadequado em casa para se dedicar aos estudos, baixo acesso a livros e até mesmo um vocabulário pouco diversificado utilizado pelos pais. Para Faria, a relação entre desempenho na redação e renda familiar, contudo, deve ser vista com cautela quando se trata de Alunos da rede federal.
— O patamar das notas dos Alunos de baixa renda é bem mais baixo nas redes públicas estadual e municipal. Esses Alunos têm um background extraEscolar mais desfavorável. Alunos da rede particular provavelmente têm pais mais engajados, e o gasto com Educação privada, apesar da baixa renda familiar, ilustra isso. Já entre os Alunos da rede federal, alguns devem ter passado por processos seletivos que são feitos em certas Escolas. Para Alunos que passam por processos seletivos a renda não é uma boa ilustração do background ou das oportunidades educacionais — afirma Faria.
Com poucos recursos e enfrentando situações por vezes desfavoráveis, boa parte dos Alunos da rede pública desiste no meio do concurso. Pelos dados analisados pelo jornal, quanto menor a renda familiar, menor é a probabilidade de os Alunos participarem da redação, aplicada no segundo dia de provas. A desistência entre os Alunos na rede municipal chegou a 24%, seguida da estadual, com 19,7%. Nas Escolas federais, a desistência foi de apenas 6%, patamar muito próximo da rede privada (5%).
— Esses dados revelam algo que merece uma maior atenção do poder público. O Enem gera um incentivo à participação dos Alunos, porque eles querem o Ensino superior. Quem faz a redação está envolvido com essa perspectiva. A desistência maior entre Alunos da rede pública indica, a meu ver, uma falta de perspectiva dos Alunos. Eles pensam que não poderão ser aprovados ou, caso sejam, pensam em como poderão se manter financeiramente no Ensino superior. Isso tudo tem a ver com as políticas que podem ser criadas para permitir que esses jovens se dediquem aos estudos ou possam se manter durante a faculdade — observa Faria.
Falta de Professores prejudica estudante
Aluna do Colégio Estadual João Alfredo, Rayane Florêncio, de 17 anos, vai fazer o Enem este ano. A moradora do bairro de Jacaré, na Zona Norte, ficou sem Professor de química durante meses, e está sem Professor de geografia devido à greve de profissionais da categoria nas redes estadual e municipal do Rio. Para correr atrás, entrou num cursinho pré-vestibular comunitário.
— Gostaria de estar num colégio particular para não ter esses problemas, mas não teria como pagar — conta a aluna, filha de um caminhoneiro e uma dona de casa, cujo sonho é estudar Letras na UFF. — Tenho um pouco de medo. Sei que a prova vai cobrar coisas que não aprendi.
Até agosto, Rayane trabalhava numa pizzaria à noite, para ter seu próprio dinheiro, mas isso atrapalhava demais sua preparação.
— Tinha a Escola pela manhã e, depois, o cursinho das 13h às 18h. Saía correndo para o trabalho, onde ficava até meia-noite. Era cansativo. Abri mão do trabalho para focar no Enem — desabafa.
No estudo feito pelo GLOBO, também foram comparadas as médias por estados. Como a participação no Enem é voluntária, os dados servem apenas para ilustrar o desempenho dos Alunos que fizeram as provas, e não para explicar disparidades socieconômicas nos estados como um todo. No Piauí, onde a discrepância entre as notas de Alunos com baixa e alta renda chega a 50%, os estudantes de famílias que vivem com até um salário mínimo tiveram média da redação de 450 pontos, enquanto os com renda acima de 15 salários alcançaram 676. Em Mato Grosso do Sul, a disparidade foi de 46%. As menores diferenças foram no Amapá e em Santa Catarina (ambos com 27%), seguido de São Paulo (33%).
O impacto da situação socioeconômica no rendimento dos Alunos foi analisado pelo doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) Rodrigo Travitzki. Na pesquisa, feita para defesa da sua tese este ano, ele comparou a média das Escolas no Enem e concluiu que mais de 80% das variações são explicadas por fatores que não podem ser controlados pelas Escolas, como renda e Escolaridade familiar.
— Esse dado revela que a Educação de um país não pode ser muito melhor que o país. As Escolas sozinhas não resolvem. Precisamos melhorar as Escolas, mas precisamos também reduzir nossas desigualdades. Minha tese procurou discutir esse tema, porque não adianta focar no ranking das melhores Escolas do Enem. Acaba virando marketing das Escolas, quando sabemos que elas, sozinhas, pouco podem fazer.
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela aplicação do Enem, Luiz Claudio Costa reconhece que o exame, por si só, não vai melhorar os rumos da Educação. Ele sabe das discrepâncias entre as notas de Alunos de baixa e alta renda familiar.
— Educação é maratona. É preciso transformar toda uma realidade. Nossa historia é de exclusão, e o Brasil vem mudando isso, colocando jovens nas Escolas. O Enem, assim como as cotas, é uma ferramenta no processo. Antigamente, dois ou três vestibulares influenciavam muito no Ensino, e só dialogavam com Escolas particulares. O Enem promove diálogo com a Escola pública. Mas não é uma mudança rápida.

O Que Tem Nos Influenciado Mais - As Escrituras ou as Novelas?


A partir do momento que tomamos conhecimento das verdades de Deus, precisamos nos moldar a elas. Depois de nossa conversão precisamos urgentemente passar por um processo de revisão de todos os valores cultivados e vividos outrora. O conhecimento de Deus e das verdades bíblicas devem permear nossa forma de pensar, agir e encarar o mundo. Quando o apóstolo Paulo diz em Romanos 12.2 que não devemos nos conformar com este século, ele está nos ensinando que não podemos tomar a forma deste mundo mau, que precisamos ser diferentes, com pensamentos, conceitos, valores remodelados pelo conhecimento do Evangelho. Em seus comentários sobre a epístola de Romanos, João Calvino, analisando este trecho, afirma que: “Visto que o mundo jaz no maligno, então devemos despir-nos de tudo quanto pertence à natureza humana, se verdadeiramente anelamos por vestir-nos de Cristo.”

É somente a partir do momento que colocamos em cheque nossos conceitos, desconfiando de nós mesmos, e depositando na Palavra de Deus nossa confiança irrestrita, é que poderemos experimentar a transformação de que Paulo fala. Seremos transformados pela renovação da nossa mente! Esta renovação consiste em revermos toda a nossa vida pelo padrão das Escrituras. Viver desta forma é andar na contramão do mundo.

A mídia nos assedia dia e noite, querendo nos encher de seus conceitos e valores. O que eu devo vestir, comprar e usar; que tipo de casa devo ter, com que tipo de homem vou me casar, quantos quilos devo pesar. Todas estas são questões levantadas pela mídia. Cabe a nós detectar o que estão tentando vender à nossa família e aceitar ou não.

No meio deste turbilhão de informações fornecidas pelos meios de comunicação encontramos os filmes, seriados e novelas com suas histórias sedutoras, seus romances inebriantes e seus finais arrebatadores. Muitas vezes temos nos assentado como espectadoras não pensantes diante de uma televisão que se propõe a ‘entreter’, mas que na verdade está querendo nos discipular, modelar nossas mentes, mudar o comportamento da sociedade! Por isso meu convite a você é que descubra um poderoso botão que existe no controle remoto, que nos possibilita desligar a TV, tão logo detectemos formas de alimentarmos o mau e o pecado que tenazmente nos assediam. Quando digo isso, não me refiro apenas a cenas imorais e provocantes, mas também àquelas que vão moldando a nossa forma de pensar gradativa e sutilmente. Isto não é feito de forma aberta e honesta, expondo os objetivos corruptos e o desprezo a Deus e a seu reino.

Façamos, então, uma rápida análise de alguns conceitos massivamente expostos nas novelas, contrapondo-os ao padrão que devemos seguir:

Tantas mentiras ditas em tão pouco tempo, que tomam forma de verdade e grudam em nossa mente, de forma tão feroz que não nos permitem questionar ou contradizer! Precisamos sacudir-nos deste sono mortífero! Precisamos urgentemente entender que tudo que se passa ali naquela telinha é de mentirinha, portanto, não pode servir de padrão para nós. Nas novelas e filmes, ninguém trabalha 8 horas por dia, pega metrô lotado, ninguém enfrenta fila de banco, mercado ou combustível. Os apartamentos estão prontos e incrivelmente decorados quando a esposa abandona o marido e o filho e se muda para viver sua paixão. As moças que engravidam dos namorados continuam estudando, pagam babás, têm o apoio irrestrito dos pais, e a vida segue normalmente. Este é um mundo imaginário, sem paralelo com o mundo real.

No salmo 1, Davi nos ensina que bem-aventurado é o homem que não toma parte e não é cúmplice da forma de pensar do homem ímpio. Quando nossa mente é encharcada pela ideologia do mundo, ensinada pela televisão, acabamos nos tornando como este homem, que paulatinamente vai se chegando, concordando, pensando igual, defendendo e, por fim, praticando as mesmas obras corruptas.
 - Quanto tempo dedicamos à leitura da Palavra de Deus, de bons livros, artigos edificantes?
- Temos feito nosso culto doméstico diariamente com nossa família, a fim de instruí-la nos caminhos do Senhor?
- Temos aproveitado todo o tempo disponível para estar no meio dos crentes, falando coisas santas, compartilhando das coisas de Deus?
- Temos dado a devida importância ao 4º mandamento, guardando o dia do Senhor como Ele requer de nós?
- A hora da novela é mais sagrada do que domingo?
- Desesperamo-nos se não conseguimos chegar a tempo do capítulo da novela, mas somos relaxadas com a hora de prestar culto solene ao Senhor? Todas estas perguntas precisam de respostas!
- Que Deus nos dê a bênção de refletir sobre tudo isso e moldar nossas vidas, pensamentos e atitudes de acordo com sua Palavra, para que, como o texto de Romanos diz, experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!

Enem: por que este exame vai mudar a sua vida

Exame, que foi criado para avaliar o aluno do Ensino Médio, acumula funções a cada ano e é alvo de críticas por parte dos educadores: seria uma forma de o governo pressionar as universidades a aderir?

Fonte: Revista Isto É


No próximo fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, sete milhões de estudantes estarão debruçados sobre o Exame Nacional do Ensino médio (Enem). Será a décima quinta edição da prova, que, ao longo desses anos, foi acumulando atribuições além da função original, de avaliar o desempenho dos Alunos na última etapa da Educação básica.
A mais recente, e polêmica, foi ter se tornado requisito obrigatório do programa Ciência Sem Fronteiras, que assegura bolsa de estudos no Exterior. Antes, a exigência era um critério de seleção. Em anúncio feito três dias antes do fim das inscrições do Enem, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que todos os estudantes de Ensino superior interessados em receber uma bolsa de estudos no Exterior precisariam ter prestado a prova pelo menos a partir de 2009 e atingido, no mínimo, 600 pontos.
Com tantas aplicações além de proporcionar a entrada na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o exame pode garantir o certificado de conclusão do Ensino médio e conceder bolsa e financiamento do governo para o Ensino superior, como no caso do Programa Universidade para Todos (Prouni) , não é de se espantar que o Enem bata recorde de inscritos.
Mas, se, por um lado, ele garante maior acesso ao Ensino superior, por outro, sua supervalorização tem sido considerada uma estratégia do governo para fazer com que mais instituições optem pela adesão. Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa rebate as críticas sobre uma possível pressão. “Aderir ao Enem é uma decisão autônoma”, afirma.
Não é o que pensam muitos integrantes de corpos Docentes espalhados pelo País. “As universidades que não usam Enem são coagidas com esse tipo de medida”, diz Fernando Josepetti Fonseca, presidente da comissão de relações internacionais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Alunos nossos ficaram de fora porque não sabiam da regra.”
A USP diz que não adere ao exame porque a pontuação não é divulgada a tempo para compor a nota do vestibular da Fuvest. Tal posição contraria seu Diretório Central dos Estudantes (DCE). “A USP deveria participar, porque o Enem é um meio de democratizar a Educação”, diz Gabriel Lindenbach, 21 anos, um dos diretores do DCE. Outras importantes instituições brasileiras, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB) que só entrou no Sisu neste ano , também deixarão de mandar estudantes para o Exterior por causa da nova norma. “Na Unicamp, 16 Alunos das últimas chamadas foram excluídos por causa do Enem”, afirma Laura Sterian Ward, coordenadora do Ciência sem Fronteiras na instituição.
Entre esses Alunos está Lucas Ramirez, 22 anos, estudante de engenharia elétrica da Unicamp. Ele fez apenas a parte objetiva do Enem para somar pontos no vestibular, mas, sem a redação, atingiu 545 pontos o Ciência sem Fronteiras exige pelo menos 600. “Farei o Enem no próximo final de semana porque quero tentar uma bolsa novamente”, diz. Já o gaúcho Marcos Vinícius Saturno Ribeiro, 25 anos, Aluno de sistemas para internet do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS), não fez o Enem para entrar na faculdade e perdeu o prazo de inscrição da prova deste ano. “Agora só poderei viajar na pós-graduação, pois me formo no semestre que vem.”
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, afirma que o governo passou a exigir o Enem porque a demanda por bolsas no Exterior aumentou muito. “Precisamos agir rápido porque temos contrato com parceiros internacionais”, diz.
Como processo seletivo, o exame está consolidado. Se em 2010 havia 793.910 inscritos no Sisu disputando 47.913 vagas, em 2013 o número de interessados pulou para 1.949.958 e a quantidade de vagas subiu para 129.319. Especialistas são unânimes em afirmar que ele facilitou o acesso à faculdade. E cada vez mais instituições vêm aderindo, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que, neste ano, excluiu o vestibular próprio. Para se prepararem, os candidatos estudam em cursinhos especializados. Caso da estudante Mariana Almeida, 18 anos, que pretende cursar direito na UFMG. “Estou me preparando porque a prova é muito extensa”, afirma.
Instituições particulares também entram no sistema, por meio do Prouni. Nesse caso, o resultado do Enem é um critério para distribuição de bolsas de estudo. Para Bianca Carolina Basílio Silva, 21 anos, o Prouni é o passo principal para realizar o sonho de cursar medicina. “Entrar na universidade pública, muito mais concorrida, é bem mais difícil do que conseguir uma bolsa em uma instituição particular, cuja mensalidade não posso pagar”, diz.
Mesmo que abra portas, o Enem ainda é alvo de várias críticas por acumular tantas responsabilidades. “É uma prova muito ambiciosa”, afirma Paula Louzano, especialista em Educação e doutora pela universidade Harvard. “Com tantas funções, é difícil discriminar os diferentes níveis de desempenho necessários para cada objetivo. Para certificação do Ensino médio, por exemplo, a nota de corte é baixa, mas quem quer entrar em um curso de medicina, por exemplo, precisa ir muito bem”, afirma a Educadora. Ela explica que, se o Inep, que elabora a prova, focar em um objetivo, poderá ter falhas em outro.”
Outra polêmica é a metodologia de correção da prova, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que usa modelos matemáticos para calcular a pontuação de cada candidato levando em conta seu nível de proficiência, penalizando os chutes. Com isso, dois Alunos podem ter o mesmo número de acertos, mas ter pontuação diferente. “Mas, para dar certo, é necessário um banco de questões muito grande. Se o de hoje fosse ideal, não teríamos vazamento de questões, como já ocorreu”, afirma o Professor da Faculdade de Educação da USP Nilson José Machado, que fez parte da equipe de criação do Enem.
Já Tufi Machado Soares, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, acredita que esse banco não está mais em situação insegura. O Inep não divulga o número de itens no banco, mas afirma que ele aumenta ano a ano.
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Previsão para Volta Redonda - RJ
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Ter - 22/10/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
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Qua - 23/10/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
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Qui - 24/10/2013
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
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Infelizmente, em alguns movimentos cristãos, o nome de Jesus foi reduzido a um simples mantra ou palavra mágica, na qual as coisas podem acontecer. É uma utilização simplista e pobre, não compatível com a a majestade do Filho de Deus. É consenso de boa parte dos estudiosos da Bíblia que orar "em nome de Jesus" significa orar "em Cristo", em completa obediência a Sua Palavra, aceitando a Sua morte na cruz como sendo eficaz para reconciliar o homem com Deus.

Se você orar de forma egoísta em nome de Jesus,o Deus que é justo não poderá lhe atender. Mas se você orar em nome de Jesus em total dependência da Palavra de Deus, os céus se abrirão em Seu favor. É a própria palavra que garante isso: "Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem". (João 15:7 NTLH).

Somente quem está unido a Cristo poderá contemplar Deus como um Senhor amoroso e fiel, e não simplesmente como um gênio da lâmpada realizador de sonhos.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aluna receberá R$ 15 mil de universidade após ser ofendida por professor

Uma universidade particular de Brasília foi condenada a pagar a uma aluna uma indenização no valor de R$ 15 mil a título de danos morais, devido a palavras ofensivas e inapropriadas dita por um professor em sala de aula. A decisão é da 4ª Vara Cível de Brasília.
No processo, a estudante do curso de Direito contou que pediu a revisão da nota de uma avaliação, e o professor lhe respondeu de forma constrangedora, em alto tom e na presença de vários alunos. O profissional teria respondido que: "se você quer moleza, senta no pau do Mauro, com todo respeito a ele, pois é meu chefe". Indignada com o tratamento recebido, ela procurou o coordenador do curso, mas, ainda de acordo com ela, o caso foi tratado com desprezo.
Após o tratamento desrespeitoso, a aluna resolveu entrar na Justiça. Em sua defesa, a universidade alegou que as palavras foram proferidas em um tom jocoso e de brincadeira. Ainda de acordo com a instituição, se houve dano, este teria sido sofrido pelo coordenador do curso, destinatário da "piada" realizada. Ao final, requereu a improcedência do pedido.