Rádio Acesa FM VR: Menino que ficou famoso por fumar desde novo agora está curado do cigarro

sábado, 2 de setembro de 2017

Menino que ficou famoso por fumar desde novo agora está curado do cigarro

Cercado por terras agrícolas e plantações na pequena aldeia de Teluk Kemang Sungai Lilin, no sul de Sumatra, um menino, com apenas 8 anos, fica sorrindo com sua mãe.



Mas este menino tem um passado tumultuado e uma reputação que o precede, tendo sofrido uma recuperação, a maioria das crianças jamais enfrentarão.

Seis anos atrás, Aldi Suganda, também conhecida como Aldi Rizal, era uma fumaça de 2 anos de idade viciada em cigarros, fumando todos os dias. "Foi difícil para mim parar", disse ele. "Se eu não fumo, o gosto da minha boca é amargo e minha cabeça fica tonta.

"Estou feliz agora. Eu me sinto mais entusiasmado, e meu corpo está se sentindo fresco", disse ele.
Ele tornou-se uma sensação global como a "criança em cadeia", com videoclipes dele soprando excessivamente sobre um fornecimento de cigarros sem fim visto por milhões ao redor do mundo.
Sua mãe, Diana, pensa de volta a esse período e recua à memória. Seu filho ficaria com raiva, lembra-se, e lança birras se ela reteve cigarros dele ou não conseguiu dar-lhe dinheiro para obtê-los. "Ele (iria) começaria a esmagar a cabeça para a parede. Ele estava louco, machucando-se se não tivesse um cigarro", disse ela.

As pessoas a acusariam de ser uma má mãe e regularmente questionavam suas habilidades parentais, disse ela. "Eu sou uma mãe fraca. Ele sempre me ameaça se eu não lhe desse dinheiro. Eu estava com medo de que ele (ele) iria morrer".

Aldi é o mais novo de três meninos nascidos de Diana e seu marido, que pediram para não ser nomeado. Mas ele está longe de ser o único filho que pegou o hábito nas ilhas da Indonésia: Mais de 267 mil crianças, estima-se que usem produtos do tabaco todos os dias.

Hoje, Aldi é um jovem saudável que freqüenta a escola e recebe boas notas, mas para chegar aqui, levou anos de reabilitação com o psicólogo infantil líder do país, o Dr. Seto Mulyadi, presidente da Comissão Nacional para a Proteção da Criança do país. Sua estrada também não acabou com seus desejos de tabaco. Pouco depois de sua recuperação, ele substituiu o tabaco por comida e começou a comer demais como meio de compensação, acabando se tornando obeso.

Mas uma segunda luta de reabilitação para enfrentar este excesso de comida criou o jovem saudável e estável sentado ao lado de sua mãe hoje.

Mulyadi acredita que o benefício de trabalhar com crianças que têm vício é a sua agilidade mental. No caso de Aldi, sua idade e inteligência significavam que ele respondeu rapidamente ao seu tratamento, em que Mulyadi distraiu o filho de 8 anos com corrida, escalada e brincar enquanto reduzia lentamente a quantidade de cigarros que ele fumava a cada dia. Mas o tratamento foi intenso e obrigou Aldi a ir a Jacarta por alguns meses para estar com Mulyadi todos os dias.

"Ele tinha apenas 3 anos e fumava quatro pacotes por dia", disse Mulyadi. "(Mas) Eu estava confiante porque ele ainda é muito jovem. Psicologicamente, quando criança, ele é muito flexível e mais fácil de curar".

E curado ele é - pelo menos por enquanto. - "Eu não quero mais fumar. Eu não quero ficar doente", disse Aldi, que agora quer ajudar a evitar que outras crianças passem por uma provação similar. "Por favor, não fume. Não tente nem. É difícil sair".

Em 2013, mais de 57% dos homens eram fumantes na Indonésia e mais de 42% dos adolescentes de 13 a 15 anos, de acordo com o Atlas do Tabaco, em comparação com 17% e 8,2%, respectivamente, nos Estados Unidos. Estima-se que mais de 217.000 pessoas morram por doenças associadas ao uso do tabaco a cada ano na Indonésia, incluindo doenças cardíacas e condições respiratórias, como enfisema e câncer de pulmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825