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Bruno Freitas/UOL
Torcedores que pagaram R$ 418 na entrada da final ficarão longe do gramado do Maracanã
Diria uma famosa campanha publicitária, de uma grande companhia que já
foi ligada à Fifa, que assistir à final da Copa das Confederações no
Maracanã não tem preço. Para um grupo de amigos do Rio de Janeiro, no
entanto, o sonho futebolístico saiu por R$ 418. Mas os planos de
curtirem juntos a decisão no melhor setor do estádio acabaram virando
frustração, com a desagradável surpresa de assentos separados e, pior,
em seções pouco favorecidas da arena.
O quarteto de amigos combinou a compra pela internet, individualmente,
escolhendo o setor mais caro para a oportunidade histórica no novo
Maracanã. Mas, no momento de retirada dos bilhetes, a turma descobriu
que cada um havia sido direcionado para um canto do estádio, em assentos
distantes do gramado e, consequentemente, com uma vista pior.
"Somente depois de efetuar a compra descobrimos que o sistema escolhia
aleatoriamente os assentos, que só são informados no momento da retirada
dos ingressos. Assim sendo, só pode sentar junto quem fez a compra no
mesmo CPF e no mesmo cartão de crédito. Resultado: quatro amigos querem
se reunir para ver uma final de campeonato juntos, e estamos cada um em
um canto do estádio. Causa estranheza esse fato, pois hoje em dia, em
qualquer cinema ou teatro de 'beira de estrada', o consumidor escolhe
onde vai sentar", diz João Paulo Fernandes, proprietário de uma agência
de turismo.
Na retirada, João Paulo soube que havia sido direcionado para o setor
221, na diagonal em relação a um dos gols do Maracanã e bem no alto da
nova arquibancada do estádio. Outro colega, por exemplo, ganhou um
assento na zona 3, na região central, mas bem distante do gramado.
"A localização de nós todos é pífia, pagamos o ingresso mais caro, para
nem de longe termos o melhor lugar. A minha localização, por exemplo, é
no nível 3, fileira T. Já fui no Maracanã reformado duas vezes e sei
que isso é bem distante do gramado. Estou considerando até levar um
binóculo para ver o jogo. Conheço pessoas que pagaram R$28,50 pelo
ingresso e têm um lugar melhor. Como uma coisa dessas pode acontecer?",
afirma Pedro Tavares, analista de sistema.
VEJA ONDE VAI SENTAR QUEM COMPROU O INGRESSO MAIS CARO DA FINAL
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Montagem mostra onde vão sentar os amigos que compraram os
ingressos mais caros para a final da Copa das Confederações. Fifa diz
que escolha de assentos é automática.
De acordo com os amigos, o problema do caos na definição de assentos
atingiu outras pessoas que compraram ingressos para a Copa das
Confederações.
"Uma das coisas que mais vi acontecer na retirada de ingresso foi casal
que chegava para retirar e via que não estava junto. Muitos se
revoltavam, gritavam e saiam transtornados. Outro incômodo relacionado a
isso, no nosso caso, que compramos um ingresso caro, é que se
quiséssemos assistir ao jogo juntos, algum de nós teria que passar R$
1.672 no cartão, uma quantia elevada", relata Pedro Tavares.
Procurada pela reportagem do
UOL Esporte, a Fifa
afirmou que as condições para a venda e retirada dos ingressos foram
divulgadas no seu site. Segundo a entidade, todos os torcedores que
adquiriram uma entrada foram informados desde o início do processo de
compra das condições e do regulamento dos ingressos.
A Fifa informou ainda que a posição dos assentos de cada ingressos é
atribuída automaticamente. "Na hora da compra, o sistema automática e
imediatamente indica um a um os melhores assentos disponíveis dentro da
categoria escolhida. Compreendemos que para os brasileiros, a prática de
lugares pré-determinados é uma experiência nova. No entanto, e como as
categorias têm delimitações físicas umas com as outras, inevitavelmente
alguém que comprou um ingresso de uma categoria mais cara se sentará
perto de alguém com ingressos mais baratos", respondeu a entidade.
Dentro do grupo de torcedores frustrados relatado no caso acima, houve
quem pensasse em desistir da compra diante dos contratempos mencionados.
Mas, mesmo nessa opção, não encontraram um caminho de facilidade na
burocracia oficial do consumidor Fifa.
"Após eu informar que desta forma não tinha mais o interesse em
assistir ao jogo, nestas condições, a entidade me fez uma proposta:
coloque o seu ingresso à venda em nosso site e, em caso de compra, 10%
será direcionado à Fifa. Realmente, era tudo que eu precisava ouvir de
uma entidade que se diz tão séria", comenta Henrique Chiara, consultor
comercial.