Rádio Acesa FM VR

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dormindo no ponto...de ônibus

Carioca perde quatro dias por ano só esperando o transporte. O tempo total médio de viagem no Rio é de oito horas semanais

O Dia
Rio - Os cariocas perdem, em média, duas horas por semana só na espera do ônibus, metrô ou trem, o que representa quatro dias inteiros ao ano. Isso é o que mostra pesquisa inédita realizada pelo aplicativo de celular Moovit, que auxilia os usuários a encontrar as melhores opções de locomoção para o trajeto que querem fazer.
O estudo identificou ainda que os passageiros gastam oito horas semanais com o transporte público, ou seja, 17 dias por ano.
A pesquisa, feita com 300 dos 40 mil usuários do aplicativo na capital carioca, entre os dias 27 de maio e 10 de junho, mostrou ainda as maiores insatisfações dos passageiros na cidade. A superlotação foi a primeira reclamação, com 34%, seguida pela incerteza do horário de chegada, com 29%, e pelos atrasos, com 17%.
Tarifas dos ônibus especiais no Rio aumentaram em torno de R$ 1
Foto:  André Mourão / Agência O Dia
Para o gerente de Desenvolvimento Urbano do ITDP (sigla em inglês da ONG Instituto para Políticas de Desenvolvimento e Transporte), Pedro Torres, o resultado é muito ruim para o passageiro e para a economia do Rio.
“O tempo de espera é jogado no lixo”, ressaltou. De acordo com o especialista, o longo tempo de espera é causado, principalmente, pelo trânsito da cidade, que torna imprevisível os horários dos ônibus. Para melhorar isso, diz Torres, somente com a implementação dos corredores de BRTs, que estão em construção na cidade.
“É por isso que o BRT é chamado de ônibus metronizado. Eles têm uma previsibilidade de intervalos muito maior, podendo chegar a três minutos no horário de pico”, explicou. Nas áreas onde não haverá BRTs, Torres acha que a saída é excluir táxis das faixas seletivas para ônibus.
Preços dos ‘frescões’ não vão baixar
Três dias depois de aumentar a passagem dos ônibus urbanos de R$ 2,75 para R$ 2,95, a Prefeitura do Rio autorizou o reajuste dos ‘frescões’. Por conta da pressão popular, os ‘quentões’ voltaram ao preço anterior.
Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, as tarifas dos veículos com ar-condicionado de uma porta não vão baixar. Em média, o acréscimo ficou em torno de R$1 e os novos preços vão de R$ 9,10 a R$ 13,50.
Os passageiros se disseram surpresos e querem que a redução seja para toda a frota. “Ninguém avisou nada. Tinha que diminuir o preço de todos”, reclamou Tatiana Pontes, 33 anos, usuária da linha 2333, da empresa Pégaso.

Senado aprova texto que torna corrupção crime hediondo

Os senadores agora discutem a proposta que destina os royalties do petróleo para a educação

O Dia
Brasília - O projeto de Pedro Taques (PDT-MT), que transforma a corrupção em crime hediondo, repousava no Senado desde 2011. Mas só depois dos protestos e do pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff em rádio e TV (na segunda-feira), a Casa decidiu aprová-lo. A corrupção equivalerá, portanto, a extorsão mediante sequestro, a homicídio cometido por grupos de extermínio e a estupro de crianças.
Grupo de manifestantes faz passeata na Avenida Rio Branco, Centro do Rio. Fim da impunidade é uma das demandas da populção
Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia
Em seu discurso, Dilma foi clara ao exigir “uma nova legislação que classifique a corrupção dolosa como equivalente a crime hediondo, com penas muito mais severas.”
O projeto aprovado seguirá para a Câmara e, se passar sem emendas, irá à sanção da presidenta. O texto sugere alteração no Código Penal que aumenta a punição do crime de concussão (usar o cargo para exigir vantagem indevida) para quatro a oito anos de reclusão e multa.
Nos casos de corrupção passiva (solicitar ou receber vantagem indevida em razão da função) e corrupção ativa (oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público), a pena passa de dois a 12 anos de reclusão para quatro a 12 anos, além de multa.
“No crime de corrupção, você não pode identificar quem são as vítimas. A ideia é protegê-las por meios jurídicos. Mas, para isso, precisamos que os processos caminhem mais rapidamente, até para a absolvição de quem não tem nada a ver com isso. O político também será afetado por essa mudança na lei, porque, apesar de não ser a quantidade da pena que impeça o cometimento de crime, esse também é um dos caminhos”, argumentou ontem o autor do projeto.
Na Câmara, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o voto secreto nas votações para perda de mandato. O texto precisa passar ainda por uma comissão especial no Senado e ser votado em dois turnos nas duas Casas.
Deputado vai para a cadeia
No mesmo dia em que o Senado deu um passo para punir corruptos mais severamente, o Supremo Tribunal Federal decretou a prisão do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). O parlamentar foi condenado em 2010 a 13 anos, quatro meses e dez dias por formação de quadrilha e peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração que também poderá virar crime hediondo). A Câmara instaurou processo para cassar o mandato de Donadon.
ESPECIALISTAS ACHAM QUE É SÓ O COMEÇO

A decisão do Senado de transformar a corrupção em crime hediondo foi recebida com reservas no mundo jurídico. Para os críticos, a futura lei pode não ter a eficâcia esperada pela população. “É apenas jogar para a galera”, reprova o criminalista Luiz Flávio Gomes. Ele sustenta que a vitória contra o aumento das passagens, sim, é concreta. “Os R$ 0,20 são reais. Esse aumento de pena não vai mudar a realidade. A maior punição para o corrupto seria o empobrecimento com a devolução do dinheiro jogado na Saúde e Educação”, analisa Gomes, observando que, desde 1940, o Código Penal foi alterado 136 vezes.
Pela proposta, os crimes de corrupção passam a ser inafiançáveis e, se condenado, o autor só terá direito a progressão de regime após cumprir 40% da pena, o equivalente a 2/5. “Nunca se comprovou que o aumento de pena reduz prática de crime. Esse lei só foi aprovada no Senado por causa do momento político. As pessoas estão indo às ruas clamar pelo combate à corrupção. Mas, na prática, nada será alterado”, avalia advogada Fernanda Tórtima.
Para o jurista Antônio Gonçalves, o Senado criou uma “lei midiática”, com base no clamor popular. “Na prática, não vai funcionar. É o que chamamos de Direito Penal Midiático”, opina Gonçalves. Especialistas ressaltam que é preciso investigação séria.
“Um processo criminal é muito lento. Então, mudar só a legislação é ilusório. A pena mínima de quatro anos pode ser substituída por medidas restritivas de direito”, arrematou Gomes.

Encosta desaba em estacionamento do HSJB

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Uma infiltração pode ter causado o desabamento de uma encosta revestida de cimento no estacionamento do Hospital São João Batista, em Volta Redonda, no final da manhã desta quarta-feira. A avaliação é da Defesa Civil do município, que esteve na área, localizada ao lado do hospital, no bairro Colina. Ninguém se feriu.

Privativo de médicos e funcionários o estacionamento abrigava vários veículos e pelo menos quatro foram atingidos. Acima do terreno estão a UTI neonatal e a pediatria do HSJB. A área foi interditada.

“Preliminarmente achamos que o motivo foi alguma infiltração”, disse o diretor do hospital, Sebastião Faria, que é engenheiro. “Ainda estamos aguardando para saber as providências que necessitarão ser tomadas”, acrescentou, descartando que haja riscos para as unidades da área contígua à que foi atingida.
O coordenador adjunto da Defesa Civil, Rubens Siqueira, disse que o objetivo agora é de preservar a área para que a empresa credenciada possa indicar a obra mais indicada. “Não há risco para as unidades do hospital, mas vamos fazer o monitoramento contínuo da área”, afirmou.

Ele disse que o fato de o terreno ter cedido mostra que a obra para a adaptação da área para estacionamento não foi feita de forma adequada: "A gente observa que uma espécie de película foi colocada sobre o terreno e que há muito material solto, o que criou uma carga que não suportou a pressão”.

Acidente deixa mulher ferida em VR
 Publicação: quarta-feira, 26 de junho de 2013 (18:4)


Um acidente ocorrido no final da manhã desta quarta-feira, no Viaduto Heitor Leite Franco, deixou a gerente do RH (Recursos Humanos), do Hospital São João Batista, Maiuza Stocco, com escoriações no rosto, no Centro de Volta Redonda.
O carro seguia sentido Aterrado, quando foi tocado pelo caminhão guincho do Detran, que está fazendo blitz na região.
O Peugeot placa LDT-3117, ficou desgovernado e caiu em um barranco. Um arbusto evitou a queda na Avenida Amaral Peixoto, sob o viaduto. Os guardas municipais tiveram dificuldades em resgatar o carro que estava num declive.
Interrupção no fornecimento de água em VR
 Publicação: quarta-feira, 26 de junho de 2013 (15:53)


O Saae de Volta Redonda realizará nesta quinta-feira serviços de manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte e soldagem na junta de dilatação da rede, entre 4 e 16 horas. Com isso, todos os bairros terão o abastecimento comprometido. Segundo a autraquia, esta manutenção é necessária para garantir o pleno abastecimento de água no próximo verão.
A completa normalização do abastecimento acontecerá de forma integral e gradualmente em até 24 horas após o término dos trabalhos.  A orientação do Saae é de que a população utilize a água de forma racional, evitando, por exemplo, lavar carros, calçadas e quintais durante o dia.
Em casos de emergência, os usuários devem entrar em contato com o telefone 115.
Homem é assassinado no Conforto
 Publicação: quarta-feira, 26 de junho de 2013 (22:1)


Marcos Augusto Gabriel, de 36 anos, foi encontrado morto no fim da tarde desta quarta-feira, no bairro Conforto, em Volta Redonda. Ele foi atingido com golpes na cabeça com uma peça de roda de automóvel, segundo os policiais militares, soldados Marcel e Braga, do 28º BOM (Batalhão de Polícia Militar), que foram acionados às 17h30min.
Quem encontrou o corpo foi Valcir da Silva Antônio, com quem a vítima morava na Rua 239, fundos, próximo à passagem de pedestres que leva à Companhia Siderúrgica Nacional. Foi ele quem acionou a PM.
A polícia ainda não tem mais detalhes do homicídio.
27/06/2013 00:01

Em 1910, Porfírio Diaz foi eleito mais uma vez presidente do México


A Revolução Mexicana é considerada o acontecimento político e social mais importante da História do México. E tudo começou em 27 de junho, quando Porfírio Diaz foi eleito pela sétima vez presidente do México. Um é pouco, seis já era demais, mas sete ninguém aguentou. Apesar do crescimento econômico, o povo ia mal, muito mal. A música do dia é Viva México!, com Mariachi Vargas e Aida Cuevas.
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Médicos propõem desligar aparelhos que mantêm Mandela vivo, diz jornal

A trajetória de Nelson Mandela em fotos146 fotos

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26.jun.2013 - Locais passam nesta quarta-feira (26) por painel em Pretoria (África do Sul) com mensagens de carinho direcionadas ao ex-líder sul-africano Nelson Mandela, que segue em estado crítico no hospital Marco Longari/AFP
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, 94, enfrenta nesta quarta-feira (26) seu quarto dia hospitalizado em estado crítico. Segundo o jornal "The Citizen", os médicos teriam proposto à família a possibilidade de desligar as máquinas que mantêm o líder político ainda com vida.

Quem é Nelson Mandela


Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como terrorista e passou quase 30 anos na cadeia.

Madiba, mo Mandela é conhecido popularmente na África do Sul, respira com a ajuda de aparelhos e é submetido a diálises renais periodicamente, já que seus rins quase não funcionam mais, segundo fontes ligadas à família ouvidas pelo jornal.
O estado de saúde de Mandela piorou durante o domingo passado. Até então, seu estado era classificado como "grave, mas estável" pelos médicos.
A presidência do governo tinha afirmado que Mandela respondia bem ao tratamento, e membros da família especularam que o ex-presidente teria alta em breve.
No entanto, a notícia do domingo enterrou completamente o otimismo sobre sua recuperação na África do Sul.

Família se reune

A família de Mandela se reuniu na terça-feira (25) na cidade sudeste de Qunu, onde cresceu o antigo estadista, para discutir "assuntos delicados" da família.
O jornal sul-africano "The Star" publicou, citando fontes da família Mandela, que a reunião serviu para tratar sobre o lugar em que deverá ser enterrado o ex-ativista contra o regime racista do "apartheid".
De acordo com essa mesma fonte, a família está dividida entre os que são partidários que os restos de Madiba descansem em Qunu - onde Mandela tem uma casa - e os que preferem enterrá-lo em Mvezo (sudeste), o lugar onde nasceu.

Visitas no hospital

Na entrada do Medi-Clinic Heart Hospital de Pretória, onde está internado o ícone mundial da igualdade racial, cidadãos anônimos deixam presentes, flores, mensagens e canções de apoio a Mandela.
As visitas ao centro médico também continuam e, além da presença diária da família, ontem estiveram no recinto a ministra da Defesa, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, e o arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, Thabo Makgoba.
O ex-médico pessoal de Madiba, Vejay Ramlakan, também o visitou no hospital.

Saúde vem deteriorando

Nelson Mandela foi internado em quatro ocasiões desde o mês de dezembro.
O ex-presidente contraiu os problemas respiratórios, dos quais sofre de forma recorrente, durante os seus 27 anos nas prisões do "apartheid", regime contra o qual lutou durante quase sete décadas.
O primeiro presidente negro da África do Sul ganhou a admiração dos sul-africanos e do mundo por sua coragem na hora de combater o racismo institucionalizado imposto pela minoria branca.
Mas, sobretudo, por sua nítida aposta pela reconciliação e pela convivência na transição exemplar que liderou junto com o último presidente do "apartheid", Frederik De Klerk, o que rendeu aos dois o Prêmio Nobel da Paz em 1993. (Com Efe)

Governo eleva gasto com maquiagem e penteado para falas de Dilma na TV


FERNANDA ODILLA FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

A vaidade tem seu preço. E cada vez mais alto, por sinal, mostra a evolução dos gastos para arrumar o cabelo e maquiar a presidente Dilma Rousseff para suas aparições em rede nacional de TV.
Na sexta-feira passada, quando falou sobre as manifestações pelo país, Dilma Rousseff fez seu 14º pronunciamento desse tipo. Via Lei de Acesso à Informação, a Folha obteve os orçamentos detalhados de 12 deles.
Nos nove primeiros, preparar o visual presidencial custou R$ 400. Nos três de dezembro de 2012 a março deste ano, o governo pagou, em cada vez, R$ 3.125 -681% mais, variação de fazer corar o tomate, vilão da inflação.
Até no salão de Celso Kamura, cabeleireiro que repaginou o visual de Dilma para a campanha presidencial de 2010 e que tem entre suas clientes celebridades como a apresentadora Angélica, o serviço é mais em conta. Lá, o penteado sai por R$ 330 e a maquiagem custa R$ 350, informam as atendentes do salão. Ao todo, R$ 680.

Torcedores com ingresso mais caro da final ganham assentos ruins e detonam a Fifa


Bruno Freitas e Vinicius Konchinski
Do UOL, em Fortaleza e no Rio de Janeiro
  • Bruno Freitas/UOL
    Torcedores que pagaram R$ 418 na entrada da final ficarão longe do gramado do Maracanã Torcedores que pagaram R$ 418 na entrada da final ficarão longe do gramado do Maracanã
Diria uma famosa campanha publicitária, de uma grande companhia que já foi ligada à Fifa, que assistir à final da Copa das Confederações no Maracanã não tem preço. Para um grupo de amigos do Rio de Janeiro, no entanto, o sonho futebolístico saiu por R$ 418. Mas os planos de curtirem juntos a decisão no melhor setor do estádio acabaram virando frustração, com a desagradável surpresa de assentos separados e, pior, em seções pouco favorecidas da arena.
O quarteto de amigos combinou a compra pela internet, individualmente, escolhendo o setor mais caro para a oportunidade histórica no novo Maracanã. Mas, no momento de retirada dos bilhetes, a turma descobriu que cada um havia sido direcionado para um canto do estádio, em assentos distantes do gramado e, consequentemente, com uma vista pior.
"Somente depois de efetuar a compra descobrimos que o sistema escolhia aleatoriamente os assentos, que só são informados no momento da retirada dos ingressos. Assim sendo, só pode sentar junto quem fez a compra no mesmo CPF e no mesmo cartão de crédito. Resultado: quatro amigos querem se reunir para ver uma final de campeonato juntos, e estamos cada um em um canto do estádio. Causa estranheza esse fato, pois hoje em dia, em qualquer cinema ou teatro de 'beira de estrada', o consumidor escolhe onde vai sentar", diz João Paulo Fernandes, proprietário de uma agência de turismo.
Na retirada, João Paulo soube que havia sido direcionado para o setor 221, na diagonal em relação a um dos gols do Maracanã e bem no alto da nova arquibancada do estádio. Outro colega, por exemplo, ganhou um assento na zona 3, na região central, mas bem distante do gramado.
"A localização de nós todos é pífia, pagamos o ingresso mais caro, para nem de longe termos o melhor lugar. A minha localização, por exemplo, é no nível 3, fileira T. Já fui no Maracanã reformado duas vezes e sei que isso é bem distante do gramado. Estou considerando até levar um binóculo para ver o jogo. Conheço pessoas que pagaram R$28,50 pelo ingresso e têm um lugar melhor. Como uma coisa dessas pode acontecer?", afirma Pedro Tavares, analista de sistema.

VEJA ONDE VAI SENTAR QUEM COMPROU O INGRESSO MAIS CARO DA FINAL

  • Montagem mostra onde vão sentar os amigos que compraram os ingressos mais caros para a final da Copa das Confederações. Fifa diz que escolha de assentos é automática.
De acordo com os amigos, o problema do caos na definição de assentos atingiu outras pessoas que compraram ingressos para a Copa das Confederações.
"Uma das coisas que mais vi acontecer na retirada de ingresso foi casal que chegava para retirar e via que não estava junto. Muitos se revoltavam, gritavam e saiam transtornados. Outro incômodo relacionado a isso, no nosso caso, que compramos um ingresso caro, é que se quiséssemos assistir ao jogo juntos, algum de nós teria que passar R$ 1.672 no cartão, uma quantia elevada", relata Pedro Tavares.
Procurada pela reportagem do UOL Esporte, a Fifa afirmou que as condições para a venda e retirada dos ingressos foram divulgadas no seu site. Segundo a entidade, todos os torcedores que adquiriram uma entrada foram informados desde o início do processo de compra das condições e do regulamento dos ingressos.
 
A Fifa informou ainda que a posição dos assentos de cada ingressos é atribuída automaticamente. "Na hora da compra, o sistema automática e imediatamente indica um a um os melhores assentos disponíveis dentro da categoria escolhida. Compreendemos que para os brasileiros, a prática de lugares pré-determinados é uma experiência nova. No entanto, e como as categorias têm delimitações físicas umas com as outras, inevitavelmente alguém que comprou um ingresso de uma categoria mais cara se sentará perto de alguém com ingressos mais baratos", respondeu a entidade.
Dentro do grupo de torcedores frustrados relatado no caso acima, houve quem pensasse em desistir da compra diante dos contratempos mencionados. Mas, mesmo nessa opção, não encontraram um caminho de facilidade na burocracia oficial do consumidor Fifa.
"Após eu informar que desta forma não tinha mais o interesse em assistir ao jogo, nestas condições, a entidade me fez uma proposta: coloque o seu ingresso à venda em nosso site e, em caso de compra, 10% será direcionado à Fifa. Realmente, era tudo que eu precisava ouvir de uma entidade que se diz tão séria", comenta Henrique Chiara, consultor comercial.

Susana Werner se irrita com notícia da participação do marido em “festa de arromba”


Foto: Reprodução / TwitterO colunista Leo Dias, do jornal 'O Dia', conseguiu deixar Susana Werner, 35, irritada. Ele publicou fotos de jogadores da Seleção Brasileira, entre eles o goleiro Julio César, 33, - marido da loira -, curtindo uma festa cheia de mulheres em Salvador, depois que o Brasil venceu a Itália por 4 a 2 no último sábado (21).
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Apesar de assalto, Susana Werner diz que é louca para morar no Brasil

Em uma das imagens, Julio aparece junto com três mulheres. Ele está abraçado com uma morena. Em seu Twitter, Susana defendeu o marido. "Uhu! Festinha de arromba! Aqui em casa deve ter sido melhor (risos), pelo menos o nível das pessoas", escreveu.
"Pena que fica só em foto. Elas bem que tentam, mas a minha família é de Deus. Julio é um homem maravilhoso. Amo demais", disse Susana em outros posts.
Susana acredita que as mulheres são apenas fãs que quiseram tirar foto com o maridão. Em outra mensagem ela provocou o jornalista. "@LeoDias, não tem uma foto comprometedora não??? Manda vai! Essa não cola. Beijão".
Lucas e Neymar, que namora a atriz Bruna Marquezine, também estavam no local e foram flagrados abraçados com outras garotas que usavam roupas decotadas e curtíssimas.
Susana e Júlio César são casados há 11 anos e têm dois filhos: Cauet, 11, e Giulia, 8.
ESTRADA DE MIL LÉGUAS COMEÇA
POR UM PASSO

Existem pessoas que se habituam a planejar, projetar mil ideias e, no entanto, nada sai do campo das intenções.
Em suas mentes os planos mais mirabolantes são possíveis, e os projetos mais complicados são factíveis, desde
que outros os assumam.
São pessoas que se esquecem que, se planejar é indispensável para o bom andamento e provável sucesso da
empreitada, nada se concretizará de fato, se não derem o primeiro passo.
Por mais difícil que possa parecer inicialmente a realização de um projeto, de um desejo, de um plano, somente
após ter dado o primeiro passo em sua direção é que podemos realmente avaliar sua viabilidade.
Há uma certa distância entre o pensar e o fazer, embora estejam interligados e um dependa do outro. O primeiro
passo implica certamente um risco, mas sem ele nada poderá ser realmente levado adiante.

Sindicato e CSN se reúnem e votação tem opção greve

Sindicato se prepara para possível greve dos metalúrgicos

José Roberto - do DP, em Volta Redonda
Sindicato e CSN se reúnem e votação tem opção greve
Os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos e os representantes da Companha Siderúrgica Nacional, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, para discutir a nova proposta da empresa, no antigo Escritório Central da CSN.

O presidente do sindicato, Renato Soares, disse que as negociações avançaram, mas os sindicalistas vão decidir no escrutínio secreto, se aceitam a nova proposta. A empresa está oferecendo reajuste salarial de 7,16% (INPC), retroativo a maio/2013. Os salários acima de R$ 7 mil terão um teto de reajuste de R$ 500.

O cartão alimentação sobe para R$ 295, retroativo de maio, com 5% de participação do trabalhador. E mais duas cargas extras de R$ 250, em julho/2013 e janeiro/2014, sem a participação do funcionário. A empresa abriu mão do corte da bonificação de férias de 70% para 1/3, que seria incorporada no salário. O Banco de Horas também não foi conversado.

Os metalúrgicos da CSN voltam nesta quinta-feira às urnas para votarem mais uma proposta da empresa, visando o acordo coletivo 2013/2014. A novidade é que uma das opções da cédula que os trabalhadores vão preencher é a greve.

Um boletim distribuído ontem pelo Sindicato dos Metalúrgicos afirma que "Independente de como for essa proposta apresentada pela CSN, a próxima votação já irá conter na cédula a opção greve".
Estratégias para os jovens
 Publicação: segunda-feira, 24 de junho de 2013


Entrevista - Tiago Santana - Superintendente estadual de Políticas para a Juventude

Volta Redonda sediou na quarta-feira (19), o Encontro Regional dos Conselhos Municipais da Juventude. Organizado pela Coordenadoria da Juventude do município, o evento contou com a presença de Tiago Santana, superintendente estadual de Políticas para a Juventude. Também participaram Adrielle Saldanha, presidente do Conselho Estadual da Juventude, e Alessandro Melchior, presidente do Conselho Nacional da Juventude. Em entrevista ao FOCO REGIONAL, Tiago Santana comentou as políticas para a juventude que já foram colocadas em prática e concordou que questões como primeiro emprego e qualidade da educação ainda são um grande desafio para este segmento da população.
FR – Quando se fala de políticas públicas para a juventude se trata de um leque tão grande que há impressão de que a própria juventude tem dificuldades para compreender. O que se busca afinal?TS – Política para juventude é algo novo no país. Só em 2003 o governo brasileiro passou a discutir e trabalhar de forma específica para o jovem, vendo ele de forma estratégica para o desenvolvimento do país. Foi criada a Secretaria Nacional da Juventude com a responsabilidade de articular as ações de governo para este contingente. É uma política necessariamente transversal. Não tem uma característica uniforme, é constituída como se fosse um mosaico, porque o jovem tem inúmeras demandas e possibilidades. Então o desafio da política para a juventude é buscar na pluralidade a singularidade das demandas emanadas deste contingente diverso. Às vezes parece não ser fácil distinguir, mas é justamente nestas diferenças da juventude que se pode criar uma agenda mais efetiva para se alcançar a resolução dos seus problemas.
FR – Desde a década passada quais os avanços que de fato correram em políticas para a juventude no país?TS – Houve sim, tanto de programas e projetos quanto de iniciativas e ambientes próprios para a juventude – o que também é importante. Do ponto de vista de programas e projetos, com a orientação e o empenho do governo federal, ficou mais fácil, nas prefeituras e nos governos dos estados, conceber ações estratégicas para a juventude, pois até então isso era algo dentro da educação, dentro da cultura, ou seja, dentro das inúmeras secretarias. Com uma formulação própria, com conteúdo sobre o quadro da juventude brasileira, fica mais fácil construir programas e projetos específicos. Podemos citar o Projovem, o Prouni e outros programas federais que estão nos estados e municípios e orientaram estes a criarem seus próprios programas. O estado do Rio, por exemplo, tem um grande programa, que é o Centro de Referência da Juventude. O nosso desafio agora é ampliar este programa para além da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Inclusive, Volta Redonda já manifestou interesse em ter um destes centros, o que está sendo discutido com a Kika Monteiro, coordenadora da Juventude na cidade. De outro ponto de vista, a participação política do jovem hoje é mais consolidada. Temos visto estas recentes manifestações dos jovens nas ruas, coisa que há dez, quinze anos atrás não era natural. As demandas para a juventude daquela época eram outras. Hoje, algumas continuam na pauta, mas o ambiente de participação e mobilização da juventude é muito mais favorável do que quinze anos atrás.
FR – Em relação a alguns aspectos que afligem a juventude, como primeiro emprego e qualidade de educação, ainda há um grande desafio pela frente, não?TS – Sim, ainda há. Embora sejam políticas específicas, elas fazem parte de uma integralidade, de um pensamento de governo, de uma ação de desenvolvimento. Afinal, se o jovem é o futuro ele também é o presente. Ele precisa de política presente para alcançar o futuro. Imagino que, durante estes últimos dez, doze anos, já fundamentamos os marcos legais necessários para criar uma nova cultura, para permitir que o jovem possa ficar mais tempo na escola, mas também para que tenha oportunidade de qualificação que dê empregabilidade e renda, vindo a surtir efeito futuramente. Parece estar ainda muito distante esta efetivação, mas acho que já demos passos largos para construir um ambiente em que teremos estes jovens cidadãos plenos de direitos, diferente das gerações passadas, as dos meus pais e as dos meus avós.
FR – Como vocês ligados diretamente às políticas para jovens refletem sobre a violência sofrida por este contingente, inclusive impulsionada pelas drogas?TS – A violência é um problema da sociedade brasileira. Os governos federal, estaduais e municipais têm que estar juntos para pensar em soluções para o problema. E a juventude está no centro deste debate. As condições de pobreza, de vulnerabilidade social contribuem, mas a juventude está exposta a este ambiente de violência, de tráfico de drogas, do domínio armado em determinados territórios e comunidades. Para enfrentar isso é preciso continuar com este investimento em programas e projetos setoriais e estratégicos, que garantam proteção para a juventude. Mas também é necessário emancipar ela como agente social que também pode ajudar a resolver estes problemas. Destaco uma grande ação, à qual Volta Redonda está também sendo incorporada, que é o Plano Nacional de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, do governo federal. Sabemos que a juventude negra é a mais exposta a esta condição de violência. O governo está empregando esforço, a articulação de vários serviços, com estados e municípios, no sentido de proteger e dar oportunidade a esta juventude. Até porque não adianta só proteger se não construir oportunidade. Em resumo, a violência é um grande problema, mas com esta articulação que a Secretaria Nacional da Juventude oferece já vejo possibilidade de construirmos uma cultura de paz para esta juventude e dando mais instrumentos de emancipação social a ela.
GMs de Barra Mansa fazem treinamento em Volta Redonda

Dez agentes da Guarda de Barra Mansa iniciaram, nesta quarta-feira, a segunda etapa do treinamento de e confecção do Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito). O curso, que está previsto para encerrar por volta do meio-dia, acontece em Volta Redonda.  Os agentes irão atuar, já nas manifestações programadas para hoje, nas duas cidades.
A partir de 1º de julho, a Guarda Municipal de Barra Mansa deverá começar a atuar nas infrações de trânsito que são de competência do Estado, assim como faz a GM de Volta Redonda. Há cerca de 15 dias, foi realizada a primeira etapa do treinamento, quando foi ensinado a maneira correta de preencher o auto de infração, que dará aos agentes a permissão para abordar os condutores.
Esta segunda etapa prevê o conhecimento sobre como deve ser feito um Brat, sempre visando aos acidentes sem vítimas, cujo atendimento iniciará também no dia 1º de julho. De acordo com o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, “Rssim como já ocorre em Volta Redonda, os policiais militares ficarão liberados para o combate à criminalidade, sem contar que vai aumentar substancialmente a atuação da GMBM”, analisou ele.
Segundo o comandante da GMBM, Mílson Brandão André, “por força de convênios estamos assumindo mais essas atribuições em Barra Mansa e pretendemos aumentar as fiscalizações, visando principalmente às motocicletas, para que consigamos diminuir os crimes praticados por duplas em motos, por exemplo. Sem contar que as fiscalizações contribuem para a diminuição dos acidentes de trânsito”, afirmou o comandante Mílson.
Volta Redonda terá nova manifestação hoje


Está programada para a tarde desta quarta-feira mais uma manifestação em Volta Redonda. O movimento “Volta Redonda Vem Pra Rua” confirma que a passeata será realizada, desta vez, da Vila Santa Cecília em direção ao Aterrado.

A concentração está programada para 16 horas, na Praça Brasil, de onde os manifestantes sairão em caminhada e passarão pelo Viaduto Nossa Senhora das Graças para chegar ao Aterrado. Temendo atos de vandalismo, diversos comerciantes já decidiram que vão fechar as portas.

No ato realizado na semana passado, que, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 20 mil pessoas, apenas o antigo Escritório Central da CSN, na Vila, acabou sofrendo com atos de vândalos. Manifestantes chegaram a atirar pedras contra as vidraças dos prédios, mas foram contidos por outros participantes.

Pelo Facebook, outra corrente está convocando o público para mais uma manifestação, marcada para a quinta-feira, também a partir das 16 horas, com concentração em frente ao Supermercado Vitória, Retiro. A caminhada, segundo os organizadores, seguirá para o Colégio João XXIII, também no Retiro, para onde está programada uma apresentação do Bilhete Único pela prefeitura de Volta Redonda.


Resende
Resende decretou a redução do valor da passagem de ônibus na cidade de R$ 2,80 para R$ 2,60. Em reunião antecipada para ontem (25), o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) revogou, por unanimidade, o decreto assinado em abril deste ano, que determinou o aumento de R$ 0,20 na passagem. A reunião, que aconteceu na Aciar (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), contou com a presença de membros do Conselho e representantes de Resende do Movimento Nacional Contra o Aumento das Passagens. A redução deve começar a valer a partir de sábado, dia 29.
O reajuste das passagens em Resende, feito no mês de abril deste ano, teve na planilha os impostos da época. A diminuição do valor, de acordo com a prefeitura, aconteceu em razão da redução dos impostos feita pelo governo federal, no início deste mês.
Reunião
A reunião do Comutran, que acontece sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, foi antecipada para esta terça, em razão de um pedido do prefeito Rechuan, que ao longo da semana passada teve diversos encontros com representantes do Movimento Nacional Contra o Aumento das Passagens.
Empresas reduzem valor das passagens na região
   
Última atualização em 26/06/2013, às 10h09

Sul Fluminense

Empresas que cobrem as linhas intermunicipais de transporte público da região realizaram, nesta quarta-feira (26), a redução do valor da passagem. A ação cumpre o Decreto Nº 44.266, de 21 de junho, publicado no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (24), e revoga, a partir de hoje, o aumento no valor das tarifas estabelecido no ano passado pela Portaria Detro/Pres Nº 1101 de 20/12/2012.

A viação São João Batista, que cobre a linha intermunicipal Barra Mansa x Volta Redonda, reduziu a passagem de R$ 3,10 para R$ 2,80.

A viação Elite, responsável pela linha Volta Redonda x Pinheiral, e que até ontem operava com a tarifa no valor de R$ 2,55, a partir de hoje, volta a operar com a tarifa do ano passado, no valor de R$ 2,40.

Mais de mil linhas intermunicipais em todo o Estado estão sujeitas a determinação.

Chinesa tenta estacionar de ré, mas esmaga o marido e prensa a própria cabeça

Motorista se desesperou e acabou esquecendo de trocar a marcha; casal morreu no local
Do R7
Mulher se esqueceu de trocar a marcha Reprodução/thesun.co.uk
Uma motorista chinesa estava apenas tentando estacionar o seu carrão — um Lexus SUV — em uma garagem em Fenghua, na China, mas acabou provocando uma tragédia: ela matou o marido e a si mesma esmagados.
A mulher, de 41 anos, tinha conseguido sua licença de motorista fazia apenas cinco semanas, segundo reportagem do tabloide britânico The Sun.
Como ainda não tinha muita prática, ela estava recebendo dicas do marido sobre como estacionar o carro de marcha ré — ele lhe passava as instruções do lado de fora do veículo.
Mas em vez de a motorista acelerar o carro vagarosamente, ela acabou pisando fundo na marcha ré, pressionando o marido contra a parede.

Ao ouvir os gritos de seu companheiro, a mulher colocou a cabeça fora da janela e tentou mover o carro. Mas, no desespero, a chinesa se esqueceu de trocar a marcha.
De ré, ela acelerou novamente, acertando mais uma vez o marido e esmagando a própria cabeça na coluna de concreto da garagem.
A única testemunha do acidente foi a filha de seis anos do casal, que estava dentro do carro e presenciou todo o drama.
Segundo o The Sun, a criança conseguiu buscar ajuda. Mas, quando a ambulância chegou ao local, o casal já estava morto.

Mayara Vivian, do MPL, diz que teve conta bloqueada e muda Facebook

Jovem diz que Facebook a acusou de manter uma identidade falsa.
Assessoria do site disse que se pronunciará na quarta-feira sobre o caso.

Do G1, em São Paulo
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Perfil de Mayara Vivian no Facebook foi suspenso por alegação de que sua identidade fosse falsa (Foto: Reprodução/Facebook)Perfil de Mayara Vivian no Facebook foi suspenso por alegação de que sua identidade fosse falsa
(Foto: Reprodução/Facebook)
A garçonete e estudante de geografia Mayara Vivian, uma das representantes do Movimento Passe Livre (MPL), que luta por melhoria da qualidade e tarifa zero do transporte público, afirmou nesta terça-feira (25) que o Facebook suspendeu seu perfil. Em comunicado divulgado depois de recuperar sua conta, ela afirmou que o site a acusou de não ser quem ela diz.
Para conseguir acessar seu perfil, Mayara afirmou que precisou mudar seu nome real, e adotou o apelido May Vivian na rede social.
"Pessoal, o facebook bloqueou minha conta temporariamente, alegando que eu não era eu, e pedindo pra que trocasse meu nome (muito estranho, porém já resolvido)", avisou ela.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Facebook afirmou, na noite desta terça-feira, que só poderia dar uma posição sobre o caso na quarta-feira (26), porque recebe muitos pedidos.
No próprio Facebook, amigos de Mayara afirmaram que uma das possibilidades é uma tentativa coordenada de denunciar o perfil da jovem. O Facebook oferece uma série de opções para pessoas denunciarem páginas e perfis, como identidades falsas, mensagens ofensivas e quebra de direitos autorais.
Resende anuncia redução de tarifa de ônibus
            


O Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), de Resende, anunciou na noite da terça-feira a redução da tarifa dos ônibus municipais. O valor, que é de R$ 2,80 , cairá para R$ 2,60 a partir do próximo sábado.
Esta é a primeira redução no preço da tarifa dos ônibus na região desde que tiveram início as manifestações pelo país contra o valor das passagens no transporte coletivo. A diminuição do valor, de acordo com a prefeitura de Resende, aconteceu em razão da redução dos impostos feita pelo governo federal, no início deste mês.
O decreto do prefeito José Rechuan aumentando a tarifa foi assinado em março deste ano e entrou em vigor em abril. A reunião do Comutran aconteceu na sede da Associação Comercial da cidade e contou com a participação de aproximadamente 40 representantes do Movimento Nacional Contra o Aumento das Passagens.
Desde o início do mandato do prefeito José Rechuan, em 2009, o valor do bilhete sofreu duas alterações. A primeira de R$ 2,15 para R$ 2,60, representando um aumento de 20,93%, e depois de R$ 2,60 para R$ 2,80, reajuste de 7,14%.
Volta Redonda
O motociclista Eduardo Vilarinhos, de 32 anos, não resistiu e morreu no fim da manhã de hoje, no hospital São João Batista, para onde foi socorrido. Ele ficou gravemente ferido ao se acidentar na manhã de hoje (25), por volta de 10h, na BR 393, próximo a passagem superior da CSN, na Vila Santa Cecília. Ele precisou ser reanimado pela equipe de Bombeiros, e foi socorrido com sinais vitais fracos.
Eduardo pilotava a moto Suzuki prata, placa KXJ 0949, quando teria tentado passar entre a carreta placa IKR 8064, e um carro. Segundo o caminhoneiro que dirigia a carreta, é provável que o motociclista tenha esbarrado no retrovisor do carro.
- Só vi quando ele se jogou para baixo da carreta. Ouvi um barulho e olhei pelo retrovisor e ele já estava embaixo do caminhão. A única coisa que pude fazer foi brecar - contou o caminhoneiro.
Segundo informações, Eduardo trabalha de técnico de abastecimento na CSN e estava indo trabalhar. Dois Resgates do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municpal foram necessários para realizar o socorro. Eduardo precisou ser submetido aos primeiros socorros ainda na rodovia e estava inconsciente. Ele recebeu massagem cardíaca, soro, e foi reanimado pelos agentes que conseguiram socorrê-lo com sinais vitais muito fracos para o Hospital São João Batista.
A ação dos Bombeiros surpreendeu populares que acompanharam o resgate.
- Os Bombeiros chegaram aqui muito rápido. É impressionante ver um acidente tão grave, mas nos deixa confortados saber que existe uma equipe tão comprometida. Eles estão lutando pela vida do rapaz e isso é muito bonito de se ver, apesar de triste - elogiou André Ribeiro, de 24 anos, que estava indo para o trabalho e parou para acompanhar o resgate.
A Guarda Municipal orientou o trânsito que ficou completamente interrompido por cerca de meia hora. O horário do velório ainda não foi definido.
Volta Redonda
Um caminhão da transportadora TransArdo, placa ARX-4482, de Carambeí-PR, ficou destruído depois de tentar passar sob o viaduto Nossa Senhora das Graças. De acordo com as primeiras informações, o veículo, que transporta alimentos, saiu da Avenida Amaral Peixoto sentido Vila Santa Cecília. A altura no local é de 4 metros.
Até por volta das 6h40 de hoje (26), o caminhão permanecia a poucos metros da passagem - próximo à Rodoviária - com parte da carga no chão. Segundo testemunhas que passavam pelo local, o acidente teria acontecido no final da noite de ontem. O trânsito flui normalmente, mas nem o motorista, nem agentes da Guarda Municipal foram encontrados no local.


26/06/2013 00:01

Em 1819 foi patenteada a bicicleta na Grã Bretanha


   
A ideia da bicicleta, este veículo com duas rodas movido por força humana, é mais velha que andar pra frente. Quer dizer, nem tanto. Mas, há milhares de anos, os chineses já tinham feito um esboço. Ao longo do século 18 e 19 a coisa ganhou corpo. Depois do corpo, veio o pedal. Ah, o guidom veio antes. Música do dia: Bicicleta  
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto
Mecânica

Aviões serão elétricos enquanto estiverem no aeroporto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2013
Aviões serão elétricos enquanto estiverem no aeroporto
O "avião elétrico" foi demonstrado durante o Show Aéreo de Paris, totalmente controlado pelo piloto.[Imagem: Honeywell]
Já se sabia que os aviões mais eficientes do mundo são elétricos.
Mas, quando se trata dos grandes aviões de passageiros, as coisas precisam começar por baixo.
Enquanto não inventam baterias capazes de fazê-los voar, os Airbus A320 receberão motores elétricos em seus trens de pouso.
O objetivo é que os grandes aviões sejam elétricos enquanto estiverem no chão, taxiando ou manobrando nos aeroportos.
Hoje, desde que sai do hangar, o avião aciona suas turbinas, mesmo para se mover lentamente pelo pátio - o que inclui o tempo que eles ficam esperando que os passageiros embarquem e desembarquem.
Isso significa que o avião está gastando o combustível que poderia aumentar sua autonomia, aumentando seus custos operacionais, emitindo poluentes no entorno das cidades e fazendo barulho.
Especialistas afirmam que aviões em rotas domésticas mais curtas, que fazem várias escalas por dia, chegam a gastar quase tanto combustível em solo quanto voando.
Com os motores elétricos, as empresas Honeywell e Safran acreditam poder economizar entre 3% e 4% do combustível gasto hoje pelos grandes aviões - algo em torno de US$200.000 por ano para um A320.
O sistema, chamado EGTS (Electric Green Taxiing System, sistema de taxiamento elétrico verde), é alimentado pelo próprio sistema elétrico do avião, sem exigir modificações na aeronave.
O "avião elétrico" foi demonstrado durante o Show Aéreo de Paris, totalmente controlado pelo piloto.
Outras empresas de equipamentos aeronáuticos anunciaram durante o evento que estão trabalhando em sistemas similares, o que parece mostrar uma tendência firme rumo a aeroportos mais limpos e silenciosos e companhias aéreas com menos perdas financeiras.