Rádio Acesa FM VR: Carteira de habilitação eletrônica começa a valer em 2018

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Carteira de habilitação eletrônica começa a valer em 2018

CNH digital começa a valer em 2018
CNH digital começa a valer em 2018/Foto: Reprodução
A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, feita pelo Ministério das Cidades, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, e entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018. A novidade é que agora, além do documento físico, os motoristas terão o arquivo virtual da CNH por meio de um aplicativo para smartphones. Este documento virtual vai poder ser apresentado no lugar da carteira física e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito, Elmer Vicenzi, explica que para adquirir esta CNH, é preciso se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital.

Elmer Vicenzi, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito.

"O usuário vai escolher o qual o celular que ele vai querer ter a sua CNH. Isto vai poder ser feito através do site do Denatran, feito com o certificado digital ou indicado pelo usuário no balcão do Detran."

Logo em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link, que será enviado ao e-mail do motorista. Segundo o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito, Elmer Vicenzi, esta ativação vai ser protegida por um PIN e, caso o celular seja extraviado, o sistema permite o bloqueio do aplicativo.

Elmer Vicenzi, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito.

"Vão existir dois métodos de segurança para evitar que, ao perder o celular, a carteira de motorista não seja exibida indevidamente. Primeiro é o PIN, a senha que vai ser cadastrada pelo usuário para acessar e segundo é no próprio site do Denatran, que vai ser possível suspender naquele aparelho."

A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso.



Reportagem, Cintia Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825