Rádio Acesa FM VR: Mais de 50 ruas são desobstruídas após tempestade em Volta Redonda, RJ

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Mais de 50 ruas são desobstruídas após tempestade em Volta Redonda, RJ

380 funcionários públicos estão trabalhando ininterruptamente desde o fim do temporal

Após o vendaval na tarde desta quarta-feira (16), uma operação foi montada para limpar e restabelecer a fluidez do trânsito em Volta Redonda, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a Secretaria de Municipal de Infraestrutura (SMI), na manha desta quinta-feira, dia 17, 53 ruas e várias avenidas já tinham sido desobstruídas na cidade, dando mais fluidez ao tráfego.

O coordenador da Defesa Civil, Leandro, informou que não houve vítimas, nem desalojados e nem desabrigados. Ainda segundo dados da Defesa Covil, em pouco mais de 20 minutos por volta das 17h de ontem, os ventos atingiram quase 90 km/h, e foi canalizado geograficamente através do ‘Vale do Paraíba’ que corta cidades como Resende, Barra Mansa e Volta Redonda.

“Já havia anos que a região não sofria com uma corrente tão forte de vento como essa que ocorreu na tarde desta quarta feira. Nem choveu tanto. Forma 9mm de chuva, muito baixo na questão de chuva, mas a concentração na velocidade e na força do vento, foi surpreendente, derrubado cerca de 50 árvores entre os bairros Ponte Alta e Jardim Amália, incluindo Conforto, Vila Santa Cecília e Centro, foram os mais atingidos”, explicou Leandro.

O secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, informou que 350 funcionários, com ajuda de retroescavadeiras, caminhões e motosserras, estão atuando na limpeza das ruas desde a madrugada de a de quarta feira.

“As equipes de poda, capina e roçada estão trabalhando juntas para que a cidade retome a normalidade e não vamos parar de trabalhar, principalmente essa época do ano, quando esses temporais são mais frequentes”, disse, informando ainda que até os profissionais de varrição da empresa Pioneira, foram deslocados para os bairros mais atingidos pelo vendaval como Vila Santa Cecília, Conforto, Centro, Eucaliptal e Jardim Amália.

Ainda no temporal, vários proprietários de veículos, lojas e residências contabilizaram prejuízos com queda de janelas, quebra de vidraça, queda de árvores em cima dos carros que tiveram vidros quebrados, lataria amassada e motos tombadas dentro da enchente na Vila Santa Cecília.

A presidência da Associação de Moradores da Vila Santa Cecília (AMAVILA), informou que no final do ano passado (novembro), solicitou através de ofício protocolado ao órgão responsável da prefeitura, mencionando sobre o estado em que as árvores estavam, que ofereciam risco de queda, caso houvesse algum temporal.

Na ocasião o pedido não foi atendido e muito menos um relatório foi entregue aos moradores do bairro, informou a presidente Quênia. Na chuva desta quarta uma árvores caíram em cima de carros, outra em cima de poste e rede elétrica que deixou o bairro sem luz por mais de 9 horas.


Zoológico e Parque Aquático


O Zoológico Municipal também foi afetado pela forte chuva e pelo vendaval, tendo que fechar ao público para manutenção. Árvores e galhos caíram, inclusive em fios de alta tensão. O local ainda se encontra sem fornecimento de energia elétrica, prejudicando o comércio que opera dentro do zoológico. Muita lama ficou acumulada no deck que dá acesso ao pedalinho, impossibilitando o uso do brinquedo.

“Não temos nenhuma excursão agendada para esta quinta-feira e decidimos fechar o zoológico para conseguirmos limpar e arrumar tudo. Na sexta já reabrimos normalmente”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Ruiz.

O Parque Aquático Municipal também ficará fechado nesta quinta-feira, dia 17, para limpeza das piscinas, que normalmente acontece no período da noite e foi interrompida por conta da falta de energia. Também será feito o recolhimento de galhos e árvores caídos. O parque será reaberto nesta sexta-feira, dia 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825