Rádio Acesa FM VR

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Atores, atletas e músicos morrem mais cedo, revela estudo

De acordo com pesquisa australiana, fator pode estar ligado à bebida, cigarros e drogas

    [Pin It]

    Texto: -A +A

Do R7
[Chorão e Amy Winehouse morreram jovens ]
Chorão e Amy Winehouse morreram jovens EduardoEnomoto e AFP - Fotomontagem R7

Realmente a fama tem um preço muito alto. Artistas, músicos e esportistas famosos tendem a viver menos, de acordo com uma nova pesquisa australiana publicada no An International Journal of Medicine nesta quinta-feira (18). Segundo os pesquisadores, uma explicação poderia ser de que artistas são mais propensos a ter vícios, como fumar, beber demais ou usar drogas ilícitas.

Pesquisadores australianos chegaram a esta conclusão a partir do levantamento de dados de mil obituários publicados no jornal New York Times, que incluem apenas os nomes de pessoas ricas, bem-sucedidas e famosas. A morte chegava mais cedo entre as pessoas que se dedicaram às artes e ao esporte.

A análise mostrou que atletas e artistas têm uma média de vida de 77,2 anos de idade. Já entre os anônimos também ligados à arte, a expectativa de vida era de 78,5.

Entre os acadêmicos, a expectativa era de 81,7 anos e das pessoas no mundo dos negócios, carreiras militares e políticos a expectativa de vida era de 83 anos de idade.

Leia mais notícias de Saúde

As vidas mais curtas estavam ligadas a acidentes, infecções e certos tipos de câncer. As mortes relacionadas ao câncer foram mais comuns entre os artistas, com 27% dos casos.

Mortes por câncer de pulmão — uma indicação provável de tabagismo crônico — foram mais frequentemente observadas entre aqueles em carreiras com mais criatividade e menos frequentemente entre profissionais e acadêmicos.

Veja os famosos que tiveram câncer e deram a volta por cima

Segundo o autor da pesquisa, o professor Richard Epstein, do Centro de Câncer Kinghorn do Hospital de St. Vincent, em Sydney, Austrália, essa análise não pode provar nada, mas levanta algumas questões interessantes.

—  Uso de cigarros, álcool e drogas ilícitas podem melhorar sua produção o desempenho no curto prazo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825