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terça-feira, 16 de abril de 2013

Light e Ampla deixam clientes sem luz por mais tempo que o limite da Aneel

As concessionárias de energia do Rio de Janeiro, literalmente, passaram dos limites. Light e Ampla excederam o tempo máximo que podiam deixar o consumidor sem luz, estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Light manteve os clientes no escuro por 18 horas em 2012, o dobro do permitido pela Aneel. A Ampla alcançou 16 horas — o limite é de 13 horas e 30 minutos.

A Light atribui os resultados às sobrecargas na rede provocadas pelos furtos de energia. A Ampla alegou que “atendeu à meta regulatória estabelecida”.

A conta da energia está pesando mais no bolso do consumidor. A Aneel autorizou o reajuste médio de 12,23% nas tarifas da Ampla, que atende a 66 municípios do estado. As novas tarifas já começaram a valer.

Saiba como conferir

Na conta de luz, os "Indicadores de qualidade" mostram se a concessionária cumpriu os limites estabelecidos pela Aneel. DIC é o tempo que o cliente fica sem luz. FIC é o número de vezes que a energia cai. 

Se a concessionária tiver ultrapassado o limite aceitável de interrupção ou o tempo sem fornecimento de energia, o consumidor terá um desconto na conta, que é a compensação determinada pela Aneel. As empresas têm um prazo de 30 dias para restituir o consumidor.

Caso a compensação leve mais do que o prazo para chegar ou o cliente saiba que ficou mais tempo sem luz que o indicado no DIC, ele deve fazer uma denúncia na Aneel, pelo número 167.

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