Rádio Acesa FM VR

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Doenças transmitidas pelo beijo

Um simples beijo na boca trocado com aquele cara ou menina que estava te olhando na balada pode transmitir desde uma gripe ou resfriado e até hepatite B. “Durante o beijo existe troca de fluido salivar, então toda a doença que usa a saliva como meio de contaminação cruzada, pode ser transmitida pelo beijo”, afirma o dentista Alexandre Morita. A boca, por ser escura e úmida, também é o local ideal para que os mil tipos diferentes de organismos que a habitam se desenvolverem. Além da gripe e da hepatite B, o ato pode transmitir mononucleose, cáries, herpes labial, faringite e também amigdalite.

Mononucleose
A mononucleose, a doença do beijo, é transmitida pelo contato direto com a saliva, objetos contaminados e transfusão de sangue. O vírus Epstein-Bar fica incubado por 30 a 45 dias e uma vez infectada a pessoa o carrega para sempre, podendo ser contagioso em ocasiões especiais. Dor de garganta, fadiga, inchaço nos gânglios linfáticos, tosse, perda de apetite, inflamação no fígado e hipertrofia do baço, são os sintomas da doença, que pode ser confundida facilmente com as comuns do inverno. Como nas demais viroses, não existem medicamentos específicos para combatê-la. O tratamento é feito com antitérmicos, analgésicos, antiinflamatórios e repouso.

Herpes labial
Outra doença bem comum é a herpes labial. Não é grave, porém, requer um tratamento específico. Os sintomas são locais: lesões cutâneas cheias de líquido claro ou amarelado aparecem formando crostas quando se rompem e podem causar coceira, ardor e formigamento que duram uma semana. A ação do vírus provoca uma reação imunólogica incapaz de combatê-lo, fazendo com que algumas células guardem o genoma viral, que podem ser ativados com a ajuda de fatores ambientais ou biológicos. O tratamento é feito com antivirais que reduzem os períodos em que ela aparece. Consulte um médico se suspeitar que está com herpes simples.

Meningite
O beijo também pode transmitir a meningite, infecção causada por bactéria ou vírus que ataca as meninges, membranas protetoras do encéfalo, medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Quando causada por vírus o quadro é leve e os sintomas são parecidos com os da gripe e, normalmente, espera-se que se resolva sozinho como outras viroses. Febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo são sintomas da meningite bacteriana. É importante introduzir os medicamentos adequados para combater essa forma da doença antes que cause danos neurológicos irreversíveis. É possível prevenir a meningite tomando vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825