Rádio Acesa FM VR

terça-feira, 11 de junho de 2013

Junho é mês da laranja!
   

Última atualização em 11/06/2013, às 09h36

Suco de laranja possui alto teor de vitamina C e é muito eficaz no combate a resfriados


Marcia Regina da Silva Teixeira Ferreira
marcia@diariodovale.com.br

A laranja, embora nascida na Índia, foi trazida da China pelos portugueses para adoçar as mesas brasileiras. É uma fruta muito popular, refrescante e nutritiva. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.

A laranja é a fruta cítrica mais valorizada por suas propriedades terapêuticas. Contém numerosas substâncias que contribuem para melhorar o bom estado do organismo. Entre elas destacam por estarem presentes numa alta porcentagem o cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, e várias vitaminas, em especial a vitamina C.

Ao consumir laranja nos beneficiamos do efeito antioxidante da vitamina C no nosso organismo, ajudando a prevenir numerosas doenças degenerativas como a perda da visão, o aparecimento de cataratas, a hipertensão ou surdez. Evidentemente, o elixir da eterna juventude não existe, mas, sem dúvidas, a presença de vitamina C entre seus componentes, junto com outros antioxidantes, e seu elevado conteúdo de vitamina A na forma de betacarotenos e luteína, a convertem em um alimento ideal para atrasar o envelhecimento natural de nosso organismo.
A fruta vem sendo utilizada como ingrediente em remédios naturais e caseiros para melhorar a saúde desde muitos séculos. Sua ajuda principal e mais efetiva é a de depurar o organismo rapidamente, eliminar toxinas, reduzir o ácido úrico e fluidificar a corrente sanguínea.

A laranja pode ser consumida ao natural ou transformada em compotas, geleia, bebidas e licores.
Quando fresco, o suco de laranja possui alto teor de vitamina C, ácidos orgânicos, flavonoides e açúcares, sendo muito eficaz no combate a resfriados e à fragilidade capilar. Quando se consome na forma de suco, é importante lembrar que tem que ser tomado assim que espremer a laranja para evitar perder essas propriedades.
A flor possui propriedades calmantes e a folha propriedades excitantes.

A casca também possui várias propriedades medicinais, sendo indicada como tônico e digestivo.
Devido a seu alto conteúdo em fósforo, é especialmente recomendável o consumo de laranjas por parte daquelas pessoas que sofrem problemas de estresse, intoxicações, insônia, neurose ou doenças relacionadas com o sistema nervoso. Junto com o fósforo, o cálcio ajuda as crianças no seu crescimento e previne osteoporose nos adultos.

Dica

Na hora de comprá-las dê preferência às de casca mais lisas e mais pesadas, pois, normalmente, são as que contêm mais suco.

Valor calórico: 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825