Empresas apostam em carros voadores
Gigantes estrangeiras disputam para ver quem vai ser pioneira em tecnologia. Modelos, para 2015, dependem de certificação
Fundada em 2006 por engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Terrafugia já tem mais de 100 pedidos de seu modelo inaugural, o Transition, que custa US$ 279 mil (cerca de R$ 597 mil). Parecido com um avião de pequeno porte, o veículo têm uma hélice traseira e asas retráteis, e chega a 185 km/h no ar.
Já a concorrente holandesa deve iniciar
as vendas do Pal-V One no segundo semestre deste ano. Segundo o
engenheiro chefe da empresa, Mike Stekelenburg, a expectativa é vender
600 unidades por ano, cada uma por 250 mil euros (cerca de R$ 707 mil).
Pessoas físicas e jurídicas e instituições
militares estão entre a potencial clientela dos carros. Segundo a
Agência Nacional de Aviação Civil, as aeronaves serão registradas como
experimentais por aqui apenas se a operação tiver fins lucrativos. Para
pilotar, é preciso ter mais de 18 anos e um Certificado de Piloto
Desportivo (CPD), para lazer, ou o Certificado de Piloto de Recreio
(CPR), para espaço aéreo controlado.Mercado ainda precisa ganhar força
Segundo a holandesa Pal-V, a onda de carros voadores vai demorar para deslanchar. “Não esperamos vender milhões em poucos anos, levará algum tempo para desenvolver esse mercado”, avalia o engenheiro chefe da empresa, Mike Stekelenburg.
Entre a clientela potencial da holandesa, figuram desde pessoas físicas até empresas e instituições militares.
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