Rádio Acesa FM VR: Serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação chega a todo território nacional

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação chega a todo território nacional

Quase dois anos antes do previsto, telefone 188 operado pelo CVV vai abranger todo país a partir de 1 de julho.

Iniciado como projeto piloto no estado do Rio Grande do Sul em setembro de 2015, o 188 é o único telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio do país. Devido aos ótimos resultados obtidos no estado, no primeiro trimestre de 2017 o Ministério da Saúde e o CVV assinaram um convênio que previa a expansão do 188 para todo o país.

Realizado em fases, a previsão inicial era de que somente em fevereiro de 2020 essa expansão fosse concluída dada a sua complexidade técnica. Porém, em um esforço dos voluntários do CVV e das operadoras de telefonia fixa e móvel, a implantação completa ocorrerá com quase dois anos de antecipação, sendo que no dia 1 de julho todos os mais de 5.500 municípios brasileiros terão acesso gratuitamente ao 188, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados.

“Não temos palavras para expressar nossa felicidade em conseguir levar a todas as regiões de nosso país esse serviço que oferecemos há mais de 50 anos”, comemora Robert Gellert Paris Junior, voluntário do CVV, uma entidade sem fins lucrativos e independente. “É a realização de um sonho de décadas e fruto do trabalho de muita gente.”

O CVV realizava em média 1 milhão de atendimentos ao ano até 2016. Com o início da expansão do 188, aliado à maior abertura da sociedade para falar sobre suicídio e procurar ajuda, concluiu 2017 com o dobro de atendimentos e espera ultrapassar 2,5 milhões ainda neste ano.

“O atendimento telefônico é o mais conhecido e usado, mas também oferecemos o mesmo serviço por e-mail e chat, pelo site cvv.org.br”, comenta Robert. “Importante ressaltar que nesse período em que dobramos o número de atendimentos, aumentamos nosso quadro de voluntário em mais de 20% e continuamos ampliando esse grupo de forma acelerada,” reforça. Robert explica que os 2.500 voluntários foram devidamente selecionados e preparados para o atendimento em cursos realizados periodicamente em mais de 90 endereços de todo o país ou de maneira remota.

O aumento de atendimentos foi possível graças ao investimento em tecnologia. O CVV implantou nacionalmente um sistema de PABX Virtual que permite o encaminhamento das chamadas para um voluntário disponível naquele momento em qualquer região. Antes disso, os telefonemas eram atendidos exclusivamente por voluntários localizados na mesma região da chamada, o que reduzia as chances de sucesso em muitos casos.

Para se tornar voluntário do CVV, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, quatro horas semanais disponíveis para o atendimento e vontade de conversar com outras pessoas de forma acolhedora, sem julgamentos ou aconselhamentos. A agenda atualizada dos cursos de seleção de voluntários fica disponível no site: www.cvv.org.br/voluntario .

Sobre o CVV
O CVV é uma entidade sem fins lucrativos, independente, fundada em 1962, que presta serviço voluntário, gratuito e sigiloso de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.500 voluntários pelo telefone 188, 24 horas por dia, ou via chat e e-mail no site cvv.org.br. Atualmente existem 90 postos de atendimento em todo o país, com previsão de chegar aos 100 ainda em 2018.

Sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

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