Rádio Acesa FM VR: Guarda de Volta Redonda apreende trinca-ferro em cativeiro no Açude

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Guarda de Volta Redonda apreende trinca-ferro em cativeiro no Açude

A Guarda Ambiental fez apreensão de pássaro silvestre mantido em cativeiro durante fiscalização de denúncia na Rua Pedro Elias de Moura, no bairro Açude I, em Volta Redonda, RJ. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), nesta terça-feira (1).

Agentes da Guarda Ambiental verificaram a presença de dois pássaros da espécie Saltator similis, conhecido popularmente como Trinca-ferro, na casa. Um possuía anilha indicativa de registro pelo Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) ou Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o outro foi apreendido por não ter esta identificação.

O secretário interino de Meio Ambiente de Volta Redonda, Marcus Vinícius Convençal, lembrou que a equipe da secretaria faz a apuração de todas as denúncias da população encaminhadas pelo FiscalizaVR e conta com a presença da Guarda Ambiental para suporte a ações como apreensões e translado de animais. “O Trinca-ferro apreendido na tarde de segunda-feira, dia 31, foi imediatamente para o Zoológico Municipal onde passou pela equipe de biólogos e veterinários para avaliação da possibilidade de retornar à natureza. Neste caso, o pássaro foi solto na manhã desta terça-feira, dia 1º, em área verde pública do município”, contou.

Ele explicou ainda que “quando não é possível a reinserção na natureza, esses animais são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), no município de Seropédica”, contou o secretário.
De acordo com o Joaquim Leonardo Valim, do Departamento de Controle Ambiental da SMMA, a ação da Guarda Ambiental seguiu denúncia feita por meio do aplicativo FiscalizaVR e a apreensão se baseou nas leis Municipal nº 4.438, que criou o Código Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda; e Federal nº 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. “Além do Termo de Apreensão, o responsável por manter o pássaro em cativeiro irregularmente recebeu multa, também prevista em lei”, explicou Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825