Rádio Acesa FM VR: CIEP fechado no Padre Josimo: local de descarte de material da prefeitura

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

CIEP fechado no Padre Josimo: local de descarte de material da prefeitura

O CIEP Othon Reis Fernandes, construído no alto de um morro do bairro Padre Josimo, na década de 90, e que chegou a funcionar por alguns anos, é um monumento de desperdício e depósito de resto de materiais.

Um vídeo, feito por um morador, mostra a triste realidade do espaço que poderia ter a sua utilização para trabalhos educativos e até comunitários. Hoje, o local está impregnado de sujeira com descarte de inúmeros monitores, carteiras, resto de armários, materiais didáticos e até de escritório ocupando pátio, corredores, salas, refeitório, banheiros e a quadra de esporte e lazer.

Abandonado desde 1995, o então Ciep foi reformado e adaptado em uma fábrica de material esportivo e entregue ao bairro em 14 de setembro de 2007. A fábrica que a princípio empregou boa parte da mão-de-obra local, hoje é apenas um elefante branco de concreto servindo de depósito para materiais não utilizados pela prefeitura. A fábrica funcionou até o fim do ano passado.



Em setembro deste ano, a prefeitura de Volta Redonda tinha informado que a fábrica voltaria a funcionar no Ciep do bairro. O projeto estava sendo estudado pela prefeitura de Volta Redonda e a secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. A ideia partiu do prefeito Samuca Silva (PODEMOS) e do deputado estadual Gothardo Netto (PSL) ao secretário estadual da pasta, Thiago Pamplona. O trio vistoriou os equipamentos da fábrica que até então estava na sede da Fundação Beatriz Gama.

Uma equipe da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e outra da secretaria municipal de Administração faria um relatório com os dados da fábrica e com a capacidade de produção, conforme determinou o prefeito.

A fábrica não está em funcionamento, em pleno vapor, há mais de três anos. O local tem capacidade para produzir bolas, redes e uniformes esportivos.

Há mais de 20 anos da sua construção, o estabelecimento não teve a serventia de forma definitiva, o que causa grande prejuízo a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825