Rádio Acesa FM VR: Um corpo foi encontrado e as buscas seguem por outras pessoas que desapareceram após tromba d'água em Itatiaia

domingo, 20 de janeiro de 2019

Um corpo foi encontrado e as buscas seguem por outras pessoas que desapareceram após tromba d'água em Itatiaia

O Corpo de Bombeiros localizou o corpo de uma vitima, um homem que não teve a identidade divulgada, na noite deste domingo, e seguem as buscas por mais oito pessoas que desapareceram após tromba d'água no alto do Parque Nacional do Itatiaia na tarde deste domingo (20) e que atingiu banhistas que estavam em uma área conhecida como Paraíso Perdido, local turístico.

Oficialmente, segundo os bombeiros, duas famílias entraram em contato relatando possíveis desaparecimentos de parentes. As buscas foram encerradas por volta das 22h30 e vão retomar na manhã de segunda-feira (21).

A Defesa Civil informou que no alto do Parque Nacional choveu de 10 a 15 mm. O rio Campo Belo subiu aproximadamente três metros.

"A gente foi descendo e ouviu a gritaria aqui na frente. Disseram que tinha uma menininha sendo arrastada, eu achei que tava se afogando, quando eu cheguei lá eu vi que a água tinha subido muito rápido, a gente voltou para ter noção da situação e já tava levando muita gente, muita gente que estava na beira conseguiu sair a tempo’’, disse Marcio Ramos que estava no meio das pessoas no momento da tragédia.

Trombas d'água – ou cabeças d'água – costumam ocorrer quando chove na cabeceira (nascente) de um rio, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos, como uma espécie de tsunami dos rios. As chances de ocorrência aumentam no período chuvoso, que em boa parte do país coincide com o verão.

A expressão tromba d'água também designa outro fenômeno climático, que consiste na formação de colunas de água que lembram tornados sobre mares ou grandes rios.

No fim de dezembro, cinco pessoas com idades entre 24 e 32 anos morreram após uma tromba d'água em São João Batista do Glória (MG). Três pessoas praticavam rapel em um paredão e outras duas pessoas nadavam quando foram atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825