Rádio Acesa FM VR: Vinte e seis de setembro: nascimento de Luiz Veríssimo, Cláudio Marzo, Gal Costa. Leandro Hassum e morte de Carmen Silva

domingo, 26 de setembro de 2021

Vinte e seis de setembro: nascimento de Luiz Veríssimo, Cláudio Marzo, Gal Costa. Leandro Hassum e morte de Carmen Silva

Luis Fernando Veríssimo, nascido em Porto Alegre no dia 26 de setembro de 1936. O escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro também já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo.

Cláudio Marzo, é nascido em São Paulo em 26 de setembro de 1940.

Na TV se destacou em várias telenovelas e minisséries. Pasou pelas TVs Globo, extinta Rede Manchete, na extinta TV Tupi e TV Record.

O ator morreu no dia 22 de março de 2015, aos 74 anos, vítima de complicações pulmonares, após internação no CTI desde o dia 4 de março do mesmo ano. O corpo do ator foi cremado no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.

Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, nascida em Salvador no dia 26 de setembro de 1945. A cantora e compositora foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil, em 2012.

Durante a gravidez, a mãe de Gal passava o tempo todo concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical.

Gal estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros. Ela participou de Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova. Deixou Salvador para viver na casa da prima Nívea, no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião. A primeira gravação em disco se deu no disco de estreia de Maria Bethânia (1965): o duo Sol Negro (Caetano Veloso), seguido do primeiro compacto, com as canções Eu vim da Bahia, de Gilberto Gil, e Sim, foi você, de Caetano Veloso - ambos lançados pela RCA, que posteriormente transformou-se em BMG (atualmente Sony BMG) - gravadora à qual Gal retornaria em 1984, com o álbum Profana. No fim do ano conheceu João Gilberto pessoalmente.

Participou do I Festival Internacional da Canção, em 1966. O primeiro LP foi lançado em 1967. Em 1968 participou do IV Festival da Record defendendo a canção Divino maravilhoso (Caetano Veloso e Gilberto Gil).

A cantora é discreta quanto a sua vida pessoal. Durante sua vida manteve relacionamentos estáveis, mas nunca foi oficialmente casada. De 1991 a 1992 viveu junto com o empresário Marco Pereira.

Leandro Hassum Moreira, o artista é nascido em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1973. O ator, humorista, roteirista, produtor, comediante, apresentador e dublador brasileiro ganhou notoriedade ao integrar o elenco do humorístico Zorra Total, passando a estrelar a série Os Caras de Pau, junto com Marcius Melhem. A partir de 2012, Hassum passou a estrelar diversos filmes de comédia, ultrapassando 20 milhões de espectadores em seus filmes.

Seus papéis principais no cinema incluem a franquia Até Que a Sorte nos Separe e os filmes Vestido pra Casar, O Candidato Honesto, Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel, O Amor Dá Trabalho, Não Se Aceitam Devoluções e Chorar de Rir. Hassum também é conhecido por ser a voz do personagem Gru, da franquia Meu Malvado Favorito, no Brasil.

Em 2019, após quase 21 anos, Hassum deixou a Rede Globo e assinou contrato com a Netflix e TNT, onde chegou a apresentar o talk show Tá Pago. Em novembro do mesmo ano, Hassum voltou a Globo para estrelar o seriado Casa Paraíso no Multishow.

Em 2014, inspirado pelo amigo André Marques, Hassum, que sofria com complicações de saúde decorrentes da obesidade mórbida, fez uma cirurgia bariátrica e perdeu mais de 65 kg, passando a fazer dieta e exercícios físicos. Apesar de algumas críticas por conta de sua nova aparência e comentários dizendo que ele havia "perdido a graça" depois de emagrecer, Hassum afirmou: “Sou um comediante muito à frente da minha barriga. Estou a mesma coisa, não tem diferença nenhuma na minha graça. O que muda é o tipo físico. Ser gordo era uma das minhas piadas e tenho muitas outras”.

Hassum revelou que o pai, Carlos Alberto, falecido em 2014, esteve envolvido com o tráfico de drogas e fez parte da máfia italiana, mas que só descobriu o fato aos 21 anos. O pai passou onze anos preso por por tráfico internacional de drogas, ele era o responsável pelo transporte da droga do Brasil para a Europa e para os Estados Unidos. Ele fazia parte da máfia italiana e foi preso em 14 de novembro de 1994.

Em 2016, o irmão de Hassum, Carlos Alexandre, foi preso por estelionato. Procurado pela imprensa, Hassum afirmou: “Não tenho relação com ele há mais de dez anos. Se é culpado, que seja preso”.

Morte de Carmen Sebastiana Silva de Jesus, ou simplesmente Carmen Silva, em 26 de setembro de 2016 em São Paulo. 

A cantora e compositora nasceu em Veríssimo-MG, triangulo mineiro, no dia 22 de março de 1945. Ela também conhecida carinhosamente pelos fãs como "A Pérola Negra".

Carmen é de origem de família humilde, abandonou os estudos adolescente, e começou a trabalhar como babá e empregada doméstica. Apesar de todas as dificuldades, seu sonho era se tornar cantora. Começou a frequentar programas de calouros. No fim da década de 60, em mais uma de suas tentativas, venceu o concurso "Um Cantor por um Milhão, um Milhão por uma Canção", da TV Record.

Gravou seu primeiro compacto para a gravadora Cantagalo, mudou-se para a Copacabana, e finalmente para a RCA Victor onde gravou "Adeus, solidão" ("Picking up pebbles' original britânico de Curtis, traduzida por Newton Miranda) que ficou em 1o. lugar absoluto durante varias semanas em 1970. Ganhou o Roquete Pinto e o Chico Viola. Viajou o mundo inteiro em apresentações musicais, fazendo muito sucesso no exterior.

No início de sua carreira sofreu pressão para gravar sambas, mas fez prevalecer sua vontade, que era o gênero romântico. Seus principais sucessos são: "Adeus Solidão", "Fofurinha", "O Destino Nos Separou", "Sapequinha", "Espinho na Cama", "Fotografia", "Amor com Amor se Paga", "Ser tua Namorada" e "Segura na Mão de Deus".

Na década de 90, sua carreira começou a entrar em declínio e, com isso, passou a enfrentar crises de depressão. Divorciada e morando sozinha, seus filhos moravam nos Estados Unidos, onde estudavam e trabalhavam a alguns anos, e Carmen sentia-se muito sozinha, o que piorava seu estado de ansiedade e tristeza. Nesta época, viajou para os EUA, para passar uma temporada com os filhos, e passou a frequentar cultos evangélicos, que seus filhos já frequentavam, e então, se converteu à religião. Se batizou nas águas e voltou ao Brasil decidida a cantar músicas em louvor à Deus.

Em 2001 Carmen assinou com a gravadora Graça Music e lançou três discos de música gospel, fazendo muito sucesso. Seu último disco lançado foi Minhas Canções na Voz de Carmen Silva, em 2008, cujas composições são de R. R. Soares em parceria com Carlinhos GerD, vocalista da GerD.
Vida pessoal

Durante mais de vinte anos foi casada com o compositor Carlos Mendes, com quem teve os filhos Jorge e Karla. Os dois se conheceram nos palcos, e de uma parceria musical, a relação se transformou em amizade, e depois em namoro. Carlos produziu diversos discos de Carmen, tanto em português quanto em espanhol. Mesmo após o divórcio continuaram amigos, e quando havia oportunidade, trabalhavam juntos escrevendo e gravando músicas.
Morte

Carmen morreu aos 71 anos, vítima de uma parada cardíaca provocada por tromboembolia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825