Rádio Acesa FM VR: Metalúrgicos rejeitam proposta de abono de 152 % da CSN

quinta-feira, 21 de março de 2019

Metalúrgicos rejeitam proposta de abono de 152 % da CSN

Em votação desde cedo nesta quarta-feira (20), na Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, os metalúrgicos da CSN rejeitaram a proposta de 152,50% do salário de cada trabalhador, a ser pago em cota única, no dia 9 de Abril, aniversário da empresa.

A apuração dos votos, secreto, aconteceu após as 18 horas ainda de quarta quando o resultado foi que 3.550 metalúrgicos escolheram o “não”, 3.014 votaram “sim”, 14 votaram em branco e sete anularam o voto. 
O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense vai informar oficialmente o resultado à Companhia nesta quinta (21) e espera que a empresa reabra nas negociações, já que a proposta recusada tinha sido qualificada como final pela siderúrgica.

Pouco depois da votação, empregados da CSN que acompanharam a apuração comentavam o resultado, atribuindo ao valor do lucro obtido pela Companhia este ano (mais de R$ 5,2 bilhões) a recusa da proposta. Eles faziam cálculos e diziam que, caso a empresa decidisse destinar três por cento desse valor para os trabalhadores, o abono seria bem maior do que o proposto pela empresa.

Após várias cobranças à CSN e de recusar em mesa os dois primeiros valores apresentados, o sindicato voltou a se reunir com a empresa,nesta 2ª feira, dia 18, recusando mais duas propostas que foram apresentadas durante a reunião. A primeira proposta foi de 1.2 salário a ser paga em duas parcelas. E a segunda foi de 1.35 salário para pagar em única parcela no dia 31/5. O sindicato recusou as duas.

E, apesar de achar que ainda não corresponde às expectativas dos trabalhadores, o sindicato decidiu levar à apreciação por questões jurídicas e para que possa garantir a participação ampla e direta dos funcionários nas negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825