Rádio Acesa FM VR: Rio de Janeiro supera média nacional e aumenta expectativa de vida

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Rio de Janeiro supera média nacional e aumenta expectativa de vida

A expectativa de vida de quem vive no Rio de Janeiro aumentou. Segundo dados do IBGE, a média de vida do estado pulou de 75,9 anos em 2015 para 76,2 anos em 2016.

Apesar de a média do Rio ter sido acima da nacional, que foi de 75,8, o estado ficou na lanterna dentro da região Sudeste. O Espírito Santo alcançou o segundo lugar nacional, com 78,2. Em seguida, vem São Paulo, com 78,1 anos. Minas Gerais teve média de 77,2 anos.

Com isso, o número de pessoas idosas também vem crescendo. Ainda de acordo com o IBGE, a quantidade de pessoas com 60 anos ou mais em 2016 cresceu 16% em relação a 2012. No Rio, a população total em 2016 era de 16 milhões e seiscentas mil pessoas. O grupo com 60 anos ou mais correspondia a mais de três milhões, sendo quase dois milhões só de mulheres.

Para o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas Bruno Ottoni, o crescimento da população idosa está acelerado. Se o Governo não tomar medidas, isso pode ser um problema para o setor previdenciário.

“À medida que o País for envelhecendo, a tendência é que a situação da previdência se torne calamitosa. Realmente, o Governo Federal vai ter muita dificuldade em fechar suas contas.”

Para Bruno Ottoni, as despesas com aposentadorias podem causar um colapso no sistema.

“Nossa previdência hoje consome uma quantidade absurda de recursos do Governo e nós ainda somos um País jovem. A nossa transição demográfica será muito acelerada. O que a França fez em 100 anos, e alguns outros países europeus também fizeram em muitos anos em termos de transição demográfica ou velocidade de envelhecimento, nós faremos em 20 anos.”

O governo estuda colocar em pauta ainda em dezembro a proposta da reforma da Previdência. Para ser aprovada, são necessários 308 votos favoráveis ao texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825