Rádio Acesa FM VR: Morre aos 93 anos, o jornalista Newton Zarani

terça-feira, 12 de maio de 2020

Morre aos 93 anos, o jornalista Newton Zarani

O jornalista Newton Zarani faleceu nesta segunda (11), aos 93 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em um hospital no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. Ele marcou história no Jornal dos Sports, no qual trabalhou durante 40 anos, cobrindo diversos esportes como hipismo, remo, natação, futebol de campo, de praia e de salão (a sua maior paixão).

Além reportar a modalidade nas páginas rosas do Jornal dos Sports, Zarani foi o primeiro atleta federado da história e também prestou serviços como treinador. Mas ele foi além, pois em 1954 fundou, junto com um grupo de amigos, a Federação Carioca de Futsal, a primeira registrada em todo o mundo. Por isso ficou conhecido como o fundador do futebol de salão.

Em dezembro do ano passado, a Associação dos Cronistas do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) homenageou com uma placa todos os profissionais associados há mais de 30 anos, e Zarani estava no grupo. O presidente da ACERJ, Eraldo Leite, falou sobre o jornalista: “O Zarani é uma destas pessoas que se transformam em ícones, aquelas figuras que representam uma classe, uma categoria, uma entidade. Ele era assim, um ícone da crônica esportiva. Nos baseávemos nas coisas que ele fazia para fazer igual ou parecido. Desde os tempos do Jornal dos Sports, gostávamos de ler os textos do Zarani, seu conhecimento, o seu amor pelo futebol e pela imprensa. Vai deixar uma grande lacuna, aqueles espaços que não podem ser preenchidos. Nós temos por ele um grande respeito e carinho, inclusive porque não se deixou ser vencido pela idade e, até os 82 anos, insistiu em jogar futebol. Um abraço à família e que Deus o receba de braços abertos no céu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825