Rádio Acesa FM VR: PMERJ comemora 211 anos nesta quarta-feira, dia 13

quarta-feira, 13 de maio de 2020

PMERJ comemora 211 anos nesta quarta-feira, dia 13

Neste dia 13 de maio de 2020, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro comemora 211 anos de existência num momento de grande apreensão em todo o país e no mundo
A pandemia provocada pela Covid 19, uma crise sanitária global sem precedentes nos últimos 100 anos, já ceifou a vida de mais de 11 mil brasileiros entre meados de março e os dez primeiros dias deste mês de maio. Iniciada na Ásia no final do ano passado, o vírus se alastrou por todos os continentes e já provocou a morte de quase 300 mil pessoas.

Assim como em outras crises sanitárias, em situações de emergência acidentais ou em momentos conturbados da vida política e econômica, a Polícia Militar do Rio de Janeiro se faz presente. Estamos na linha de frente no enfrentamento à epidemia desde a decretação do isolamento social pelo Governo do estado.

Internamente, trabalhamos muito para cuidar na nossa tropa. Como categoria que presta serviço essencial, estamos mais expostos ao vírus, assim como os profissionais de saúde e outros trabalhadores impossibilitados de exercer suas funções à distância.

O Comando da Corporação integrou as áreas de gestão e com a Diretoria Geral de Saúde para comprar de forma emergencial Equipamentos de Proteção Pessoal, produtos de higienização e todos os insumos necessários para dar condições de trabalho aos nossos policiais. Com a mesma preocupação, criamos novos protocolos de procedimentos baseados nas diretrizes das autoridades de saúde.

Embora inédita para a atual geração de policiais militares, a missão imposta no momento faz parte do nosso DNA.

Nossa Corporação foi fundada oficialmente no dia 13 de maio de 1809, um ano após a chegada da Família Real ao Brasil. Nesses mais de dois séculos, trabalhamos em defesa da sociedade que juramos servir e proteger.

Nossa presença pode ser percebida tanto nos fatos de grande relevância histórica, como acontece na crise atual, como no dia a dia de cada cidadão, em áreas urbanas ou rurais, em qualquer horário do dia ou da noite.

Apesar da complexidade do momento, não descuidamos em nenhum momento de nossa principal missão constitucional.

Adotada desde o início do ano passado, nossa estratégia de ampliar o policiamento preventivo e ostensivo nas áreas de maior incidência criminal tem surtido resultados expressivos. As taxas de homicídio doloso são as mais baixas da série histórica. Da mesma forma, os indicadores estratégicos de crimes contra o patrimônio foram reduzidos a patamares inéditos nos últimos cinco anos.

As atividades operacionais permanecem em ritmo acelerado, mesmo considerando o momento atípico vivido por nossa sociedade. Até o dia 11 de maio deste ano, apreendemos 2.534 armas de fogo, entre as quais 125 fuzis. Efetuamos 11.106 prisões e 1.776 apreensões de adolescentes envolvidos com atividade criminosa. Caminhamos para alcançar os números espetaculares registrados durante o ano passado, quando retiramos de circulação 505 fuzis, uma marca histórica.

Perseguimos também com afinco a superação de um dos nossos mais delicados desafios: reduzir o ainda inaceitável índice de vitimização policial. Consolidamos o processo de acautelamento de armas e coletes balísticos. E, na medida do possível, seguimos em frente nas ações de treinamento de aperfeiçoamento técnico de abordagem e de porte velado de arma.

Por obediência às determinações das autoridades de saúde não haverá este ano festividades cívicas convencionais para celebrar os 211 de história da nossa gloriosa Polícia Militar do Rio de Janeiro. Sabemos o valor das nossas tradições – desfiles, bandeiras, canções – e o fundamental contato com o público nas ruas. Mas a preservação da saúde de todos – policiais, familiares e o público em geral – deve estar sempre em primeiro plano.

Como instituição de Estado, conduzida pelos princípios inabaláveis da hierarquia e disciplina, a Polícia Militar do Rio de Janeiro celebrará sua data magna respeitando o distanciamento social, no momento a arma mais eficaz para conter a proliferação de um vírus minúsculo e invisível, mas extremamente perigoso.
Assim, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro comemorará seus 211 anos de existência nesta quarta-feira (13/05) recorrendo a um efeito visual de grande vulto. Às 18h30m, a imagem do Cristo Redentor – o mais representativo símbolo de uma Nação cristã – será iluminada com a cor azul para expressar publicamente a homenagem à Corporação.

Mesmo à distância, tenho certeza de que esta ação simbólica, registrada na imagem do Senhor, será abraçada por todos os integrantes da nossa tropa, independentemente da orientação religiosa da cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825