Rádio Acesa FM VR: Estado passa a ter serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação no final do ano

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Estado passa a ter serviço de prevenção do suicídio sem custo de ligação no final do ano

A partir de 9 de dezembro o CVV expande o 188 para o Distrito Federal e mais 6 estados
Fruto de um convênio do CVV com o Ministério da Saúde, o 188, número telefônico sem custo de ligação para prevenção do suicídio, estará disponível em 15 estados mais o Distrito Federal a partir de 9 de dezembro. Estão contemplados nessa fase de expansão os estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Distrito Federal.

Com essa ampliação de abrangência, que inclui ligações feitas de telefones fixos e móveis de qualquer operadora, o 188 fica disponível para 112 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população nacional.

O serviço foi iniciado no Rio Grande do Sul em 2015 e teve a primeira expansão para oito estados em setembro deste ano. O CVV é uma ONG que atua há 55 anos gratuitamente na prevenção do suicídio, exclusivamente por meio de voluntários. A entidade oferece cursos de seleção e preparação de voluntários durante todo o ano em seus 80 postos de atendimentos. Os interessados podem se inscrever pelo site cvv.org.br .

A segunda expansão do serviço foi adiantada pelo CVV para conseguir atender a maior demanda histórica no final de ano. Normalmente o mês de dezembro tem 20% a mais de ligações ao CVV quando comparado com a média dos demais meses do ano, gerado por diversos fatores, como saudades, sensação de solidão e a pressão pela “obrigação de ser feliz” compartilhada na época de festas.

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários pelo telefone 188 ou 141 (de acordo com a região), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail.

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

* Dados do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua mensagem. Entre em contato com a nossa redação através do WhatsApp (24) 9 9914-5825